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Caixa manual 5 velocidades novo C3 - dificuldade em engrenar a marcha atrás.

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    Caixa manual 5 velocidades novo C3 - dificuldade em engrenar a marcha atrás.

    Boa tarde a todos, vou tentar explicar aqui o problema que tenho com o meu Citroen C3 de agosto de 2017 que adquiri novo, é o seguinte:

    Ao engrenar a marcha atrás, muitas vezes a mesma bloqueia (faz ponto, segundo a Citroen) , não engrenando, o problema não acontece sempre, mas acontece com bastante frequência.


    Já fui à Citroen e após o mecânico testar o carro disse que aquilo era normal tanto naquele como em outros carros de 5 velocidades com caixa manual, que como são caixas de carretos(salvo erro), isso por vezes acontecia, que deveria engrenar primeiro a 1ª e 2ªe somente de seguida a marcha atrás.
    Realizaram a afinação da mesma, mas o problema mantem-se e muitas vezes não entra,o que não acontece assim tão poucas vezes, mesmo engrenando primeiro a 1ª e 2ª e somente de seguida a marcha atrás.

    Quanto a ser normal, isso para mim e conversa, pois se fosse normal ninguém comprava o carro com uma peça defeituosa e até hoje não ouvi, nem li ninguém a referir este problema.

    Não sou especialista em automóveis, mas que eu saiba uma caixa de velocidades deve engrenar as mudanças sem grandes dificuldades e não deve bloquear (fazer ponto)quando se pretende introduzir alguma.

    Alguém sabe o que poderá ser ou se já ouviram alguém referir que teve o mesmo problema?

    Obrigado a todos e parabéns pelo FÓRUM!
    Editado pela última vez por AAvlis; 08 January 2020, 11:42.

    #2
    Habitual nas caixas de 5 no grupo PSA.

    Piora com o desgaste da embraiagem.

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      #3
      Obrigado!
      Estou a ver que sim.
      Desconhecia esse problema quando comprei o carro, no entanto logo que fiz o seguro, o senhor da seguradora questionou-me se tinha problemas com a caixa de velocidades. Como fiz o seguro mal comprei o carro não via nada de anormal na mesma pois ainda não tinha tido tempo para detetar a existência desse problema. Na altura achei um bocado estranho a pergunta que ele me fez, no entanto desvalorizei a mesma. Mas já estou a ver que quem lida mais com carros no dia-a-dia conhece bem esse problema.
      Para mim é de lamentar que um grupo tão grande como o PSA, conhecendo o problema não o tenha resolvido e digam que isso é normal.
      O meu medo é esse mesmo, com o uso ao longo dos anos o problema cada vez vai ficar pior e mais tarde ou mais cedo vou ter que trocar a mesma.

      Comentário


        #4
        Sincronizadores.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Habitual nas caixas de 5 no grupo PSA.

          Piora com o desgaste da embraiagem.

          Tenho um C3 de 2018, e confirmo! É um "feitio/defeito". Como aliás muitos carros que tive... Relativamente normal.

          Comentário


            #6
            Não noto no meu C3 de 2016, mas no 307 de 2004 sim, às vezes. Não é sempre.
            Mas não é só nos PSA. Já me tem acontecido noutras marcas.
            Já é automático, meto 1ª, tiro a 1ª, tiro o pé da embraiagem, embraiagem novamente e marcha atrás.

            Comentário


              #7
              Normal? Por acaso tenho uma R65 de origem PSA mas num carro fora desse grupo, mas a MA sempre entrou bem... e tem 5 velocidades para a frente também...

              Pá... o normal é tudo funcionar bem!

              O anormal é uma oficina "oficial" dizer que o que funciona mal é normal... Então o normal é essa marca funcionar mal?

              Belos carros que produzem...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Normal? Por acaso tenho uma R65 de origem PSA mas num carro fora desse grupo, mas a MA sempre entrou bem... e tem 5 velocidades para a frente também...

                Pá... o normal é tudo funcionar bem!

                O anormal é uma oficina "oficial" dizer que o que funciona mal é normal... Então o normal é essa marca funcionar mal?

                Belos carros que produzem...
                Feitio.... tem jeitinho.

                Comentário


                  #9
                  Por acaso essa minha R65 funciona bem em MA e nas 5 velocidades para a frente... Só tem é uma folga descomunal no diferencial que a faz perder 1 litro de óleo a cada 10 mil km....

                  Tirando isso é uma excelente caixa de velocidades e só tem 280 mil km.


                  Agora pensando melhor... acho que a 1ª também nunca conheceu o significado de sincronizador... portanto faz-se a manobra de "se não entra à 1ª, levanta-se o pé da embraiagem, carrega-se novamente e talvez ela entre à 2ª". Resulta quase sempre!

                  Se ainda assim não resultar! É dar um cheirinho no acelerador e voltar a tentar! Vai entrar! Isto para a 1ª engrenagem.

                  A MA é calma e jeito... muita caalmaaaa! E força... São caixas de macho!
                  Editado pela última vez por CL; 12 January 2020, 22:22.

                  Comentário


                    #10
                    Boas.

                    Já me aconteceu inúmeras vezes e em vários carros, não só PSA. Aliás acho que me aconteceu em todos os carros que tive menos um.
                    Aconteceu no:
                    Peugeot 205 (zagolina)
                    Citroën Saxo Cup
                    Opel Agila (zágoleo)
                    Peugeot 206 (da minha patroa/esponja, a zagolina)
                    Renault Clio Tce (zagolina também)

                    Não aconteceu (só tive este carro por 2 meses):
                    Honda Civic Vti EG9

                    Nunca percebi este problema. É irritante.

                    Sent from my SM-G935F using Tapatalk

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                      #11
                      Eu também não entendo o porquê deste problema, mas suspeito, "defeito de fabrico".
                      E não é irritante, é muito irritante o que acontece, mete-se a marcha atras, e não entra, de vez em quando ainda se aguenta, agora constantemente haja pachorra. E muitas das vezes a mesma dá como introduzida, faz o pii de que esta tudo ok, liga os sensores e quando se acelera, la se ouve o rrrr, de que afinal não esta introduzida. Ainda por mais ouvir funcionários da Citroen a dizerem que é normal, mostra que das duas uma ou não entendem nada de carros ou algo vai muito mal com os seus carros. Em termo de comparação, ainda questionei se comprasse uma casa e para acender a luz de vez em quando tivesse que tentar várias achava isso normal, disse que uma coisa não tinha nada a ver com a outra. Claro que não, disse eu, uma é com um carro e outra com uma casa, mas em comum é um defeito de fabrico e um problema que deve ser assumido e resolvido.
                      Sinceramente, duvido que se este problema fosse normal alguém comprasse esse carro sabendo do mesmo.
                      Obrigado a todos!

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                        #12
                        Num dos meus carros, a primeira velocidade e a marcha atrás, custa a entrar algumas vezes. Nesse caso deve-se largar o pedal da embraiagem, carregar o pedal de embraiagem e engrenar a marcha. Vem no manual do carro aliás.

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                          #13
                          Engrenar com o pé no travão ajuda.

                          Mas há que ter os apoios do motor impecáveis..

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