Caixa manual 5 velocidades novo C3 - dificuldade em engrenar a marcha atrás.

A mostrar resultados 1 para 13 de 13
Like Tree1Likes
  • 1 Post By NMCM

Título: Caixa manual 5 velocidades novo C3 - dificuldade em engrenar a marcha atrás.

  1. #1
    Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2020
    Posts
    3

    Por Defeito Caixa manual 5 velocidades novo C3 - dificuldade em engrenar a marcha atrás.

    Boa tarde a todos, vou tentar explicar aqui o problema que tenho com o meu Citroen C3 de agosto de 2017 que adquiri novo, é o seguinte:

    Ao engrenar a marcha atrás, muitas vezes a mesma bloqueia (faz ponto, segundo a Citroen) , não engrenando, o problema não acontece sempre, mas acontece com bastante frequência.


    Já fui à Citroen e após o mecânico testar o carro disse que aquilo era normal tanto naquele como em outros carros de 5 velocidades com caixa manual, que como são caixas de carretos(salvo erro), isso por vezes acontecia, que deveria engrenar primeiro a 1ª e 2ªe somente de seguida a marcha atrás.
    Realizaram a afinação da mesma, mas o problema mantem-se e muitas vezes não entra,o que não acontece assim tão poucas vezes, mesmo engrenando primeiro a 1ª e 2ª e somente de seguida a marcha atrás.

    Quanto a ser normal, isso para mim e conversa, pois se fosse normal ninguém comprava o carro com uma peça defeituosa e até hoje não ouvi, nem li ninguém a referir este problema.

    Não sou especialista em automóveis, mas que eu saiba uma caixa de velocidades deve engrenar as mudanças sem grandes dificuldades e não deve bloquear (fazer ponto)quando se pretende introduzir alguma.

    Alguém sabe o que poderá ser ou se já ouviram alguém referir que teve o mesmo problema?

    Obrigado a todos e parabéns pelo FÓRUM!
    Última edição por AAvlis : 08-01-20 às 12:42:54


  2. #2
    Piloto Lendário eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    Localização
    Montijo
    Posts
    33,882

    Por Defeito

    Habitual nas caixas de 5 no grupo PSA.

    Piora com o desgaste da embraiagem.

  3. #3
    Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2020
    Posts
    3

    Por Defeito

    Obrigado!
    Estou a ver que sim.
    Desconhecia esse problema quando comprei o carro, no entanto logo que fiz o seguro, o senhor da seguradora questionou-me se tinha problemas com a caixa de velocidades. Como fiz o seguro mal comprei o carro não via nada de anormal na mesma pois ainda não tinha tido tempo para detetar a existência desse problema. Na altura achei um bocado estranho a pergunta que ele me fez, no entanto desvalorizei a mesma. Mas já estou a ver que quem lida mais com carros no dia-a-dia conhece bem esse problema.
    Para mim é de lamentar que um grupo tão grande como o PSA, conhecendo o problema não o tenha resolvido e digam que isso é normal.
    O meu medo é esse mesmo, com o uso ao longo dos anos o problema cada vez vai ficar pior e mais tarde ou mais cedo vou ter que trocar a mesma.

  4. #4
    Banido DMEM's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2014
    Posts
    1,034

    Por Defeito

    Sincronizadores.

  5. #5
    Piloto de Rallye REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    Localização
    Algures entre Lisboa e o Cabo da Roca
    Posts
    14,914

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Habitual nas caixas de 5 no grupo PSA.

    Piora com o desgaste da embraiagem.

    Tenho um C3 de 2018, e confirmo! É um "feitio/defeito". Como aliás muitos carros que tive... Relativamente normal.


  6. #6
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2012
    Posts
    61

    Por Defeito

    Não noto no meu C3 de 2016, mas no 307 de 2004 sim, às vezes. Não é sempre.
    Mas não é só nos PSA. Já me tem acontecido noutras marcas.
    Já é automático, meto 1ª, tiro a 1ª, tiro o pé da embraiagem, embraiagem novamente e marcha atrás.
    eblase gosta disto.

  7. #7
    CL
    CL está offline
    Banido CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!
    Posts
    10,303

    Por Defeito

    Normal? Por acaso tenho uma R65 de origem PSA mas num carro fora desse grupo, mas a MA sempre entrou bem... e tem 5 velocidades para a frente também...

    Pá... o normal é tudo funcionar bem!

    O anormal é uma oficina "oficial" dizer que o que funciona mal é normal... Então o normal é essa marca funcionar mal?

    Belos carros que produzem...

  8. #8
    Piloto Lendário eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    Localização
    Montijo
    Posts
    33,882

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Normal? Por acaso tenho uma R65 de origem PSA mas num carro fora desse grupo, mas a MA sempre entrou bem... e tem 5 velocidades para a frente também...

    Pá... o normal é tudo funcionar bem!

    O anormal é uma oficina "oficial" dizer que o que funciona mal é normal... Então o normal é essa marca funcionar mal?

    Belos carros que produzem...
    Feitio.... tem jeitinho.

  9. #9
    CL
    CL está offline
    Banido CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!
    Posts
    10,303

    Por Defeito

    Por acaso essa minha R65 funciona bem em MA e nas 5 velocidades para a frente... Só tem é uma folga descomunal no diferencial que a faz perder 1 litro de óleo a cada 10 mil km....

    Tirando isso é uma excelente caixa de velocidades e só tem 280 mil km.


    Agora pensando melhor... acho que a 1ª também nunca conheceu o significado de sincronizador... portanto faz-se a manobra de "se não entra à 1ª, levanta-se o pé da embraiagem, carrega-se novamente e talvez ela entre à 2ª". Resulta quase sempre!

    Se ainda assim não resultar! É dar um cheirinho no acelerador e voltar a tentar! Vai entrar! Isto para a 1ª engrenagem.

    A MA é calma e jeito... muita caalmaaaa! E força... São caixas de macho!
    Última edição por CL : 12-01-20 às 23:22:31

  10. #10
    Piloto de Kart HelloShitty's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2019
    Posts
    271

    Por Defeito

    Boas.

    Já me aconteceu inúmeras vezes e em vários carros, não só PSA. Aliás acho que me aconteceu em todos os carros que tive menos um.
    Aconteceu no:
    Peugeot 205 (zagolina)
    Citroën Saxo Cup
    Opel Agila (zágoleo)
    Peugeot 206 (da minha patroa/esponja, a zagolina)
    Renault Clio Tce (zagolina também)

    Não aconteceu (só tive este carro por 2 meses):
    Honda Civic Vti EG9

    Nunca percebi este problema. É irritante.

    Sent from my SM-G935F using Tapatalk

  11. #11
    Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2020
    Posts
    3

    Por Defeito

    Eu também não entendo o porquê deste problema, mas suspeito, "defeito de fabrico".
    E não é irritante, é muito irritante o que acontece, mete-se a marcha atras, e não entra, de vez em quando ainda se aguenta, agora constantemente haja pachorra. E muitas das vezes a mesma dá como introduzida, faz o pii de que esta tudo ok, liga os sensores e quando se acelera, la se ouve o rrrr, de que afinal não esta introduzida. Ainda por mais ouvir funcionários da Citroen a dizerem que é normal, mostra que das duas uma ou não entendem nada de carros ou algo vai muito mal com os seus carros. Em termo de comparação, ainda questionei se comprasse uma casa e para acender a luz de vez em quando tivesse que tentar várias achava isso normal, disse que uma coisa não tinha nada a ver com a outra. Claro que não, disse eu, uma é com um carro e outra com uma casa, mas em comum é um defeito de fabrico e um problema que deve ser assumido e resolvido.
    Sinceramente, duvido que se este problema fosse normal alguém comprasse esse carro sabendo do mesmo.
    Obrigado a todos!

  12. #12
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Dec 2019
    Posts
    415

    Por Defeito

    Num dos meus carros, a primeira velocidade e a marcha atrás, custa a entrar algumas vezes. Nesse caso deve-se largar o pedal da embraiagem, carregar o pedal de embraiagem e engrenar a marcha. Vem no manual do carro aliás.

  13. #13
    Piloto Lendário eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    Localização
    Montijo
    Posts
    33,882

    Por Defeito

    Engrenar com o pé no travão ajuda.

    Mas há que ter os apoios do motor impecáveis..

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •