Aceitariam como coincidência o carro ganhar fugas de oleo no dia seguinte à revisão?

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Título: Aceitariam como coincidência o carro ganhar fugas de oleo no dia seguinte à revisão?

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia Spyshagg's Avatar
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    Por Defeito Aceitariam como coincidência o carro ganhar fugas de oleo no dia seguinte à revisão?

    Bom dia!

    Este carro nos últimos 7 anos que o tenho nunca teve fugas de oleo no chão da minha garagem, mas literalmente no dia seguinte à revisão (onde foram trocados óleos, filtros, uma vela, etc) vi algum oleo sujo no chão. Durante a primeira semana em que isto aconteceu, considerei que talvez fossem apenas vestígios da mudança de óleo, mas alguns dias depois as gotas passaram a ser poças de oleo fresco (novo). Contactei o concessionário onde fiz a revisão e deixei lá o carro ontem (duas semanas depois da revisão).

    À primeira vistoria com o carro no elevador, informaram-me que não será consequência da revisão que teve. À primeira vista ou será da junta da tampa das válvulas ou então do corpo do filtro de oleo, mas que amanha (hoje) me contactam a explicar exactamente o que é.

    Entendo que não existe nenhuma lei universal que impeça os problemas de ocorrerem imediatamente após as intervenções - Lei de Murphy, certo? - mas se fosse o vosso caso, como me aconselhariam a proceder?

    Obrigado


  2. #2
    CO2
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    Por Defeito

    Não meter o carro em oficinas da marca, procurar alguem competente cá fora.

  3. #3
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    Se o carro não apresentava qualquer tipo de fuga, pelo menos não deveria apresentar uma fuga notória logo a seguir.

    Pode ser algo mal apertado ou mesmo o oring do copo do filtro de oleo, esperemos que seja uma oficina responsável e dê a mão à palmatoria.

  4. #4
    Piloto de Testes GustavoAlmeida's Avatar
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    Há alguns anos também tive um carro a sair duma revisão com mudança de distribuição e poucos minutos depois de estar a funcionar o carro ligava a luz do motor e não respondia exactamente da mesma forma. Notei isso menos de 5 minutos depois de sair da oficina, já a hora tardia.

    Um amigo falou-me na hipótese da correia estar adiantada ou atrasada um dente. Afinal era a sonda lambda, e de facto antes de se chegar a essa conclusão o carro estava a gastar um bom bocado mais.

    Pode ser improvável mas por vezes acontece. O carro já tem muita idade?

    Se tiveres disponibilidade para ir à oficina e ver o problema por ti talvez ajude a confirmar o diagnóstico que te dão. Se a perda de óleo é visível, também deve ser visível o local da fuga.

  5. #5
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    Já me aconteceu várias vezes os carros virem da oficina com problemas novos originados por eles, e outros problemas que nunca soube se foram coincidências ou não.
    Mas se eles dizem que é de outra coisa não tens como verificar. E também pode acontecer que ao mexer ajudem a provocar um problema que já estaria iminente. Tudo é possível.

    Até já me aconteceu andar meses com uma pastilha de travão esquecida no meio de uma jante, aquilo fazia um barulho enorme quando passava em calçada e nunca se conseguia descobrir do que era.


  6. #6
    Piloto de Provas de Perícia Spyshagg's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
    Não meter o carro em oficinas da marca, procurar alguém competente cá fora.
    Desconhecia isto. Porque são caros ou por outro motivo?

    Eu mudei para este concessionário no Porto, porque há 1 ano atrás na oficina anterior queriam 1500€ para resolver um problema que nesta oficina foi resolvido por 70€ (era o corpo da admissão sujo, WD40).



    Citação Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post

    Pode ser improvável mas por vezes acontece. O carro já tem muita idade?

    Se tiveres disponibilidade para ir à oficina e ver o problema por ti talvez ajude a confirmar o diagnóstico que te dão. Se a perda de óleo é visível, também deve ser visível o local da fuga.
    Sim tem 9 anos e 100 mil km. Um skoda yeti

  7. #7
    CO2
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    Maioria é mao de obra vinda do iefp, incompetente, que está se a pouco lixando se fazem danos nos carros dos cliente.

  8. #8
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    Quem nunca... provar que foi da intervenção é que é difícil quando são peças de desgaste...

  9. #9
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    Já me aconteceu. Meteram óleo errado, 5W40 quando o carro usava 10W40. Por ser menos viscoso, infiltrava-se pelas juntas.

    O carro tinha uns 12 anos e nunca tinha apresentado uma gota de óleo (1.9jtd), mudei passado uns meses para o óleo correção e limpei o motor por fora, ficou resolvido.

  10. #10
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    Já me aconteceu na Skoda 1ª revisão ao carro e no dia a seguir uma poça de óleo no chao, resultado copo do filtro de óleo estalado, presumo que tenha sido apertado de mais.

  11. #11
    Piloto de Provas de Perícia Spyshagg's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Se o carro não apresentava qualquer tipo de fuga, pelo menos não deveria apresentar uma fuga notória logo a seguir.

    Pode ser algo mal apertado ou mesmo o oring do copo do filtro de oleo, esperemos que seja uma oficina responsável e dê a mão à palmatoria.
    Quem sabe sabe. Foi mesmo o O-ring!

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
    Quem sabe sabe. Foi mesmo o O-ring!
    Antes assim menos mal, pior seria que com esse "problema" agora apresentarem um orçamento jeitoso para uma reparação inexistente.

    Coisas dessas acontecem, se a oficina resolveu sem problemas podes continuar a confiar nela.

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Antes assim menos mal, pior seria que com esse "problema" agora apresentarem um orçamento jeitoso para uma reparação inexistente.

    Coisas dessas acontecem, se a oficina resolveu sem problemas podes continuar a confiar nela.
    É isso mesmo, shit happens, mas a forma como se lida com a situação diz muito sobre a oficina/mecânico.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Antes assim menos mal, pior seria que com esse "problema" agora apresentarem um orçamento jeitoso para uma reparação inexistente.

    Coisas dessas acontecem, se a oficina resolveu sem problemas podes continuar a confiar nela.
    80€ :\ A peça custa 5€, o resto foi mão de obra.

  15. #15
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    O carro é excelente (fora o motor), mas está tardia a intenção de mudar de carro. Já tem alguma idade. O problema é que não encontro um carro de qualidade e equipamento equivalente nem por 2x o preço de mercado do meu actual. Por 13 mil € que foi o preço deste com 2 anos e 40 mil km, não encontro mesmo nada equivalente. Mas isto é outra historia.

    Obrigado pelo feedback!

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
    80€ :\ A peça custa 5€, o resto foi mão de obra.
    Tiveste que pagar agora 80 euros por causa dessa fuga?

    Então mas se era do o-ring que vinha a fuga esse o-ring não fez parte da troca de filtros e óleo que pagaste antes?

    Se o o-ring não ficou bem colocado, tinha defeito, etc não me parece fazer sentido nenhum teres que pagar seja o que for pela reparação de algo que devia ter ficado bem à primeira.

    Tiveste o incómodo de ter que limpar o óleo do chão, ter preocupações com a situação, ter que fazer mais deslocações para a oficina, etc etc e agora ainda te calha a fava de pagar mais 80 euros?

  17. #17
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    Aconteceu-me mudar o termóstato e ter tido a sorte de ter ido abrir o capot quando cheguei a casa e ver que quase não tinha líquido de refrigeração. Atestei, andei, nunca mais faltou. Queixa em cima da oficina e nunca mais lá meter os pés.

  18. #18
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    No meu caso não paguei nada, era o que mais faltava ter que pagar um erro da oficina, e ainda me lavaram parte do motor para tirar o oleo que escorreu.

  19. #19
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    As minhas fichas vão para o filtro de óleo. Falta de aperto… ou excesso!

    Por falar em excesso, não quero acreditar que colocaram a mais e está a sair "algures", mas há com cada fenómeno...

  20. #20
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    Se estava a perder pelo o-ring do filtro de óleo significa que ou foi mal instalado ou a peça teria algum defeito na fabricação, portanto se pagaste para te corrigirem um serviço que já tinhas pago fizeste mal.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
    80€ :\ A peça custa 5€, o resto foi mão de obra.
    €75 de mão de obra para mudar um O-ring do filtro de óleo?????? Mas que ladrões são esses?

  22. #22
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    O unico O-ring no "corpo do filtro de oleo" é aquele que vejo nesta imagem? Não ha outro mais à frente?

    ?

    É que se for este, e parece que ao comprar o filtro ele vem incluido, então foi mal colocado da primeira vez?

    Isso seria um erro demasiado mau. O o-ring a que se devem estar a referir é este da imagem em baixo. Pelo que não vejo como poderia ser danificado ao mudar o filtro. Para o trocar requer tirar o corpo todo fora (nº 12).

    Última edição por Spyshagg : 15-01-20 às 16:58:17

  23. #23
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    Referes "no corpo do filtro de óleo"... Uma coisa é junta (o-ring, wathever o que queiram chamar) do suporte do filtro de óleo, outra é o-ring/anel de vedação do filtro de óleo que normalmente vem junto com o filtro ou separado por montar consoante o tipo de filtro (metálico ou de cartucho). Tens de confirmar o que pagaste.

  24. #24
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    Em primeiro lugar acho errado estarem a dizer como foi dito aqui que isso aconteceu porque quem fez o serviço foi alguem do iefp.
    Muitos bons profissionais sairam do iefp. Nao se generalize.
    Se nunca viste oleo antes no chao, é bem possivel ter sido um erro do mecanico. Mas tambem é possivel ser essa junta do copo do filtro. Nunca se vai saber.
    Pode ter se dado o caso de ao tirarem o filtro velho, o oring ter ficado agarrado ao copo, e ao meter o filtro novo terem ficado 2 orings sobrepostos. O que vai causar a fuga. Pode ter sido mau aperto, isso aperta-se à mão mas as vezes com as maos sujas de oleo perde-se o "grip" nos dedos e nao se da conta se ficou apertado ou não.
    Erros acontecem e ninguem esta livre, agora o que me impressiona pela negativa é que o mecânico ainda com o carro no elevador nao o tenha posto a trabalhar e verificado por baixo se tava tudo ok e sem fugas. É um procedimento básico. As vezes é desleixo do mecanico, outras (na maioria das vezes) é a propria chefia que exige que se faça a revisao como quem faz hamburgueres no macdonalds. Tudo pra ontem e ja vai tarde. Tempo é dinheiro. É uma realidade nas grandes oficinas e nas mais pequenas mas com muito fluxo de trabalho como as Norautos e similares.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
    Maioria é mao de obra vinda do iefp, incompetente, que está se a pouco lixando se fazem danos nos carros dos cliente.
    Todos os profissionais de mecatrónica saem de cursos comparticipados pelo IEFP.
    Tenho muito mais confiança num mecânico desses do que num que foi aprendendo ou num mecânico dos antigos que muitas vezes nem sequer sabe o que é multiplexagem.
    MANOG gosta disto.

  26. #26
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    Se é o 13 da foto, não deve ter sido danificado a trocar o filtro............................................ ..................................... lamento desiludir.

    Mas deve haver um xico-esperto que vem já dizer que é possível.

    Eu por cá vou eliminando os xicos-espertos e espero que não voltem
    freefall2900 gosta disto.

  27. #27
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    A pior sensação que há é a de um gajo estar a pagar pra lhe estragarem o carro. É por isso que os meus, mal acabam a garantia, passam logo a mudar óleo e filtros em casa e deixam de ir ao "atendimento personalizado"...
    freefall2900 gosta disto.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Se é o 13 da foto, não deve ter sido danificado a trocar o filtro............................................ ..................................... lamento desiludir.

    Mas deve haver um xico-esperto que vem já dizer que é possível.

    Eu por cá vou eliminando os xicos-espertos e espero que não voltem
    a questão é que podem ter dito que a fuga era da junta do copo apenas para camuflar a real causa.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
    a questão é que podem ter dito que a fuga era da junta do copo apenas para camuflar a real causa.
    Lavar a zona envolvente e deixar trabalhar à frente do cliente...... fácil.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Lavar a zona envolvente e deixar trabalhar à frente do cliente...... fácil.
    ohh.. Se eles estivessem com algo a esconder não faziam isso como é óbvio. Pode mesmo ter havido asneira mesmo asneira, e o cliente ainda pagou algo que nem precisava.

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