Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nissan Qashqai - 1.5 ou 1.6?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nissan Qashqai - 1.5 ou 1.6?

    Boa tarde,
    eu sei que em certo momento os motores dos Qashqai passaram a ser PSA, mas que até lá eram mesmo da Nissan. Ora eu estou com uma dúvida:

    É certo que ambos deverão ser bons, mas a longo prazo qual o que requer mais manutenção e/ou reparações importantes?

    Falo claro numa utilização normal, com manutenções a tempo e horas etc...

    Obrigado
    Editado pela última vez por rmpt; 24 January 2020, 17:09.

    #2
    Estás equivocado. Nunca foram ou passaram a ser PSA.

    Comentário


      #3
      É possível que esteja equivocado sim, mas então que trocas é que foram feitas? Eles agora não são nissan, ou são?

      Comentário


        #4
        Não sei se algum dos motores chegou a ser da Nissan, mas a maioria é Renault.

        Comentário


          #5
          O 1.5 e 1.6 DCI são Renault ou parceria Renault Nissan. Não sei se é assim que se denominam.

          Comentário


            #6
            Os motores são Renault no que toca aos 1.5dci e o motor 1.6dci segundo sei já teve algum trabalho conjunto com a Nissan e penso que a Mercedes também se envolveu a certo ponto.

            Quanto a serem bons ou maus só te posso falar dos 1.5dci que tenho 2 e os meus pais entregaram um agora mesmo .

            Scenic III 1.5dci 110 tem 215.000kms, levou aos 116.000 um motor novo devido à Correia da distribuição ter partido, a culpa não foi do motor mas isto vem de encontro a que os intervalos de troca que tinham sido pensados para 160.000kms são demasiado largos e foram depois encurtados para 120.000. Fora isso tive que trocar alguns sensores (não chegaram aos 250€ em conjunto) ao longo de 3 anos e meio em que fiz 85.000kms com ela com várias travessias da Alemanha para Portugal.

            Tenho uma Kangoo 1.5dci 75 que anda sempre carregada, mesmo com atrelado (já foi a Portugal com um Smart às costas) e nada a apontar, na troca da Correia de distribuição uma peça estava defeituosa e foi o único problema que tive (assumido pela oficina) em 11 meses e cerca de 30.000kms

            O A180cdi dos meus pais apesar da falta de cuidado da parte deles fez 199.300kms até esta semana (é de 2013) e só a frio fazia muito ruído, nada de mais pois bastou uma nova programação dos injectores para resolver. Fora isso teve a troca de uma peça na direção por 600€ mas que não é importante aqui parado tópico pois são carros diferentes.

            Consumos:
            O A180 atravessava de Lisboa para Munique com consumos de 4,1-4,4, com a mala em cima subia um pouco mas nada de mais (abaixo dos 5)

            A Scenic anda a fazer piscinas dentro da vila com consumos de 7.6 e faz viagem a bom ritmo com até 6.2

            A Kangoo anda nos 5.5-6.7 conforme o ritmo e carga. Chegou aos 8 com o Smart atrás e fez 10 com um atrelado fechado a 130kmh em França

            Se recomendaria este motor? Sim sem dúvida, se o 1.6 é mais atrativo? Sim claro! Qual o escolhia? O que for melhor negócio!

            Comentário


              #7
              tenho andando a investigar e bate certo com o que dizes. Os 1.5 requerem mais "cuidados", ou dito de outra forma, são mais frágeis. Não digo com isto que os 1.6 não precisem de manutenção a tempo e horas, mas sim que no caso de um descuido que a todos acontece, são motores já melhor preparados.
              Dito isto, estou inclinado para um qashqai 1.6 130cv de 2017. para o tamanho e peso do carro creio que tem de ser um 130, a versão 110 deve-se arrastar em certas situações.

              Comentário


                #8
                Tens ainda a suposta vantagem do 1.6 ser de corrente e o 1.5 de correia. E quer-me parecer que o 1.6 casa melhor com o conjunto.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rmpt Ver Post
                  tenho andando a investigar e bate certo com o que dizes. Os 1.5 requerem mais "cuidados", ou dito de outra forma, são mais frágeis. Não digo com isto que os 1.6 não precisem de manutenção a tempo e horas, mas sim que no caso de um descuido que a todos acontece, são motores já melhor preparados.
                  Dito isto, estou inclinado para um qashqai 1.6 130cv de 2017. para o tamanho e peso do carro creio que tem de ser um 130, a versão 110 deve-se arrastar em certas situações.
                  Os 1.5 de 2014 para a frente não dão problemas habituais tal como os 1.6, a corrente do 1.6 é uma vantagem.

                  Os 110cv chegam e sobram, não me arrasto de Scenic mesmo com ela carregada e consigo ritmos altos com ela aqui na Autobahn. Claro que o 1.6 130 anda mais mas a diferença não é da lesma para a lebre.

                  No meu caso tive a oportunidade de reprogramar a minha para 126cv e ca.300NM, ficou mais espedita mas nada de outro mundo, acho que para carros que são para rolar em conforto que o motor chega bem de origem. Se tivesse que pagar para reprogramar acho que ainda tinha a minha de origem e só o fiz porque estava a querer puxar um atrelado (o que nunca aconteceu).

                  Tenta fazer é o melhor negócio possível, se a diferença for pequena (até 1000-1500€) avança para o 1.6...por mais acho que ficava de 1.5
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Tens ainda a suposta vantagem do 1.6 ser de corrente e o 1.5 de correia. E quer-me parecer que o 1.6 casa melhor com o conjunto.
                  Essa é a grande vantagem do 1.6

                  Comentário


                    #10
                    ja agora o 1.6 blue hdi de 2015 é corrente?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
                      ja agora o 1.6 blue hdi de 2015 é corrente?
                      Não, é de corrente e nada tem a ver com o motor deste tópico. Este é o DCI.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho um Qashqai 1.5 DCI de 115cv de 2019 e sinto que chega perfeitamente, e os consumos são brutais. Recentemente fiz Porto-Vila Real-Porto via A4, com 3 pessoas e AC sempre ligado, na casa dos 130km/h, média de 4.6. E o carro só tem 3700kms...

                        Ainda hoje fiz uma pequena deslocação um pouco maior que o habitual, como estava atrasado tive que calcar um pouco, facilmente dei por mim a 190KM/h.

                        O único senão do 1.5 para mim é a 6ª, demasiado longa, pelo que em subidas muito pronunciadas facilmente perde velocidade. Mas tem que ser uma A7 nas suas maiores subidas por exemplo.

                        Vantagem do 1.5 (pos 2018) quando comparado com o 1.6: cumprimento das normais Euro-6Temp. O 1.6 fica-se pelas euro 5. Vantagem do 1.6 nas performances e no facto de não ter correia. Supostamente o 1.5 DCI de 115cv so troca correias aos 10 anos ou 150 mil kms salvo erro (prolongaram a idade e os kms), mas para mim não vou permitir que chegue tão longe, aos 5/6 anos ou 100 mil kms vou trocar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                          Tenho um Qashqai 1.5 DCI de 115cv de 2019 e sinto que chega perfeitamente, e os consumos são brutais. Recentemente fiz Porto-Vila Real-Porto via A4, com 3 pessoas e AC sempre ligado, na casa dos 130km/h, média de 4.6. E o carro só tem 3700kms...

                          Ainda hoje fiz uma pequena deslocação um pouco maior que o habitual, como estava atrasado tive que calcar um pouco, facilmente dei por mim a 190KM/h.

                          O único senão do 1.5 para mim é a 6ª, demasiado longa, pelo que em subidas muito pronunciadas facilmente perde velocidade. Mas tem que ser uma A7 nas suas maiores subidas por exemplo.

                          Vantagem do 1.5 (pos 2018) quando comparado com o 1.6: cumprimento das normais Euro-6Temp. O 1.6 fica-se pelas euro 5. Vantagem do 1.6 nas performances e no facto de não ter correia. Supostamente o 1.5 DCI de 115cv so troca correias aos 10 anos ou 150 mil kms salvo erro (prolongaram a idade e os kms), mas para mim não vou permitir que chegue tão longe, aos 5/6 anos ou 100 mil kms vou trocar.
                          É um carro que me poderá interessar num possível troca, já que cabe novo dentro do "planfond" da TA mais baixa para carros de combustão. E para o que oferece, é de aproveitar. A questão é que quando for trocar de carro, que espero que não seja para breve, não faço ideia o que haverá nessa altura...

                          Quanto à distribuição, se estás com medo (percebo perfeitamente) eu colocaria ali nos 8 anos/120 mil kms.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X