Cambota partida, pesadelo com o mecânico - MULHER A PRECISAR DE AJUDA! - Página 4

Página 4 de 5 PrimeiraPrimeira ... 345 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 91 para 120 de 139
Like Tree66Likes

Título: Cambota partida, pesadelo com o mecânico - MULHER A PRECISAR DE AJUDA!

Banido Nelson1003's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
    A polícia não o pode fazer. O dono da oficina pode ficar lá com o carro até o pagamento do serviço que realizou estar saldado.
    Eu também acho que sim, é o que faz sentido, a menos que hajam provas do pagamento, mas há aí quem diga que já o fez....

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
    Eu também acho que sim, é o que faz sentido, a menos que hajam provas do pagamento, mas há aí quem diga que já o fez....
    É assim que funciona. Chama-se direito de retenção. Há quem considere que é um tipo de sanção, outros consideram que se inclui na autotutela.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

A polícia não o pode fazer. O dono da oficina pode ficar lá com o carro até o pagamento do serviço que realizou estar saldado.
    Estás enganado, o veículo nunca pode ser retido pela oficina nem por ninguém, o que estes podem é apresentar queixa contra o proprietário da mesma por falta de pagamento.
    Mas olha que oficinas que não têm ordens de reparação assinadas pelo dono do carro, vão ter dissabores ao querer receber o dinheiro pela justiça.

Piloto de Provas de Perícia brm2's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Mas olha que podem reter o carro, está no código civil

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
    Estás enganado, o veículo nunca pode ser retido pela oficina nem por ninguém, o que estes podem é apresentar queixa contra o proprietário da mesma por falta de pagamento.
    Mas olha que oficinas que não têm ordens de reparação assinadas pelo dono do carro, vão ter dissabores ao querer receber o dinheiro pela justiça.
    Art. 754 do Código Civil

Sanção de tipo compulsória, considerada por uma parte da doutrina como meio de autotutela.

Chefe de Equipa XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Artigo 754.º
    (Quando existe)

O devedor que disponha de um crédito contra o seu credor goza do direito de retenção se, estando obrigado a entregar certa coisa, o seu crédito resultar de despesas feitas por causa dela ou de danos por ela causados.

Acho que não é o caso. Acho que isto é um caso diferente.

Data de Registo
    Oct 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Artigo 754.º
    (Quando existe)

O devedor que disponha de um crédito contra o seu credor goza do direito de retenção se, estando obrigado a entregar certa coisa, o seu crédito resultar de despesas feitas por causa dela ou de danos por ela causados.

Que linguagem mais estranha! O devedor é que goza do direito de retenção?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Artigo 754.º
    (Quando existe)

É o caso. O capítulo desse conjunto de artigos chama-se direito de retenção. Basta ler o artigo 755 que percebemos que se trata de reter o objeto/coisa quando o proprietário não quer assumir a despesa.

Piloto Lendário Nuno156's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    AO90? MCSA? Se não te responder já sabes porquê: IGNORE LIST

Por Defeito

(...) O dono da oficina pode ficar lá com o carro até o pagamento do serviço que realizou estar saldado.
    Não, não pode.
    Isso seria o mesmo que dizer que qualquer cidadão poderia fazer penhoras e/ou arrestos de sua livre e espontânea vontade.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

É o caso. O capítulo desse conjunto de artigos chama-se direito de retenção. Basta ler o artigo 755 que percebemos que se trata de reter o objeto/coisa quando o proprietário não quer assumir a despesa.
    E no meio desses, tens este:

(...)
    Artigo 756.º

(Exclusão do direito de retenção)

Não há direito de retenção:
    a) A favor dos que tenham obtido por meios ilícitos a coisa que devem entregar, desde que, no momento da aquisição, conhecessem a ilicitude desta;
    b) A favor dos que tenham realizado de má fé as despesas de que proveio o seu crédito;
    c) Relativamente a coisas impenhoráveis;
    d) Quando a outra parte preste caução suficiente.

(...)

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Não, não pode.
    Isso seria o mesmo que dizer que qualquer cidadão poderia fazer penhoras e/ou arrestos de sua livre e espontânea vontade.
    Respeito a tua opinião, mas sei do que estou a falar porque estou no meio. Se quiserem mando fotografia de um livro a explicar o direito de retenção...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

E no meio desses, tens este:
    Esse são as exclusões. Mas essas exclusões têm de ser provadas.

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Mas então suponho que tem que haver um documento assinado a autorizar a despesa, não?
    Imaginemos então que a policia era chamada, eles vão verificar se há algo que prove a autorização do arranjo? Vão eles andar a verificar isso? Ou tem que ser um tribunal a decidir?

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Esse são as exclusões. Mas essas exclusões têm de ser provadas.
    Querer cobrar uma cambota que não colocou no carro é o quê? Boa fé?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Mas então suponho que tem que haver um documento assinado a autorizar a despesa, não?
    Imaginemos então que a policia era chamada, eles vão verificar se há algo que prove a autorização do arranjo? Vão eles andar a verificar isso? Ou tem que ser um tribunal a decidir?
    Há negócios que podem ser realizados e que dispensam o contrato por escrito. Claro que as partes, por uma questão de segurança, devem deixar tudo documentado para prevenirem futuros dissabores, mas é extremamente comum dar ordem para uma reparação sem a celebração de um contrato por escrito.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Querer cobrar uma cambota que não colocou no carro é o quê? Boa fé?
    Não me refiro a isso. Estava a falar do valor da mão de obra.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Não me refiro a isso. Estava a falar do valor da mão de obra.
    A existência de má fé (tentativa de facturar a cambota que não chegou a encomendar, nem instalar no motor, muito menos estará paga ao fornecedor) é suficiente para inviabilizar o direito de retenção, por mais justa que seja a facturação da mão-de-obra.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

A existência de má fé (tentativa de facturar a cambota que não chegou a encomendar, nem instalar no motor, muito menos estará paga ao fornecedor) é suficiente para inviabilizar o direito de retenção, por mais justa que seja a facturação da mão-de-obra.
    Se ele encomendou a cambota tem uma prova disso, como tal, é fácil perceber se estava ou não a agir em má fé.

Atenção, eu não quero dar a ideia que estou a defender o mecânico, só estou a tentar passar a mensagem que pode não ser assim tão fácil e legal chegar lá e tirar o carro.

Data de Registo
    Oct 2019

Por Defeito

Se ele encomendou a cambota tem uma prova disso, como tal, é fácil perceber se estava ou não a agir em má fé.

Atenção, eu não quero dar a ideia que estou a defender o mecânico, só estou a tentar passar a mensagem que pode não ser assim tão fácil e legal chegar lá e tirar o carro.
    A peça pode ser devolvida como qualquer outro bem adquirido à distancia. Tudo o resto terá que ser pago e não acredito que consiga tirar de lá o carro sem pagar.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Há negócios que podem ser realizados e que dispensam o contrato por escrito. Claro que as partes, por uma questão de segurança, devem deixar tudo documentado para prevenirem futuros dissabores, mas é extremamente comum dar ordem para uma reparação sem a celebração de um contrato por escrito.
    muitas vezes neste tipo de situações não se pedem orçamentos, ou quando os há são de boca. agora uma peça desse valor, não me acredito que haja muita gente a deixar andar e a deixar instalar isso no carro sem antes darem, pelo menos, indicação de que podem ou não arranjar o carro. mesmo que não haja orçamento por escrito, devem ser poucos os que fazem isso. ou então agora era fácil, era meter peças a torto e a direito e no final apresenta-se a conta.

aqui há duas variáveis, a do mecânico que PODE ou PODE NÃO TER pedido a peça e quer cobrar esse valor. mesmo se pediu e não a utilizou, pode devolvê-la no prazo de x dias. agora se a meteu ao sítio, aí ter-se-á que verificar se houve concordância com a vinda da peça (por escrito ou orçamento que indique alguma coisa) e não vão ser as autoridades na hora que vão verificar isso. vão, isso sim, ficar de cabeça cheia por ser um lado a debitar contra o outro e vice-versa.

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Ok, já percebemos que há direito de retenção, agora a minha questão é como é que a policia deve atuar numa situação destas. Vão andar a verificar contratos? E se o contrato foi de boca?
    Se não há contrato por escrito, e as partes em contencioso não se entenderem, por quem é que a policia vai tomar partido? Deixa sair o carro, impede o carro de sair, ou não faz nada e os contenciosos que se entendam?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Parece-me que o problema não está tanto na cambota mas sim no valor da mão de obra. O mecânico pode devolver a peça e será quase impossível imputar a responsabilidade da compra ao proprietário do carro (a menos que o proprietário tenha dado uma ordem expressa para o mecânico avançar).

Em regra, o problema não é resolvido com intervenção policial porque é um bocado mais complexo. O mecânico tem direitos e o proprietário do carro também, como tal, terão de chegar a acordo. Se não for possível, então terão de entrar por caminhos alternativos.

Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Entretanto a autora do tópico não deu mais sinais de vida. Espero que não tenha seguido aí o conselho dos primeiros experts que diziam que era só chamar a policia e ir buscar o carro. A esta hora ainda deve estar lá na esquadra a tentar convencer a policia a ir lá.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Eu sou jurista e, apesar de nunca ter lidado nem pensado num caso específico destes, a interpretação que eu faço do código civil é que, neste caso concreto, a oficina goza de direito de retenção e acho muito dificil a polícia intervir sem ordem expressa do tribunal.
    Os três requisitos cumulativos do direito de retenção, neste caso, parecem-me cumpridos.

O mecânico é considerado "devedor" para efeitos do 754 porque é ele quem tem em sua posse coisa sobre a qual existe direito real de propriedade alheia.

Data de Registo
    Oct 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Trident Ver Post
    Eu sou jurista e, apesar de nunca ter lidado nem pensado num caso específico destes, a interpretação que eu faço do código civil é que, neste caso concreto, a oficina goza de direito de retenção e acho muito dificil a polícia intervir sem ordem expressa do tribunal.
    Os três requisitos cumulativos do direito de retenção, neste caso, parecem-me cumpridos.

O mecânico é considerado "devedor" para efeitos do 754 porque é ele quem tem em sua posse coisa sobre a qual existe direito real de propriedade alheia.
    Como é que o mecânico é devedor???? Não estou a entender esta parte !

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
    Como é que o mecânico é devedor???? Não estou a entender esta parte !
    Muito simplicsticamente se tu tens uma coisa que é minha, tu deves-me essa coisa. Neste caso o mecânico "deve" o carro ao dono e o dono "deve" o preço ao mecânico. Devedor do ponto de vista da coisa que está retida.

Data de Registo
    Oct 2019

Por Defeito

Muito simplicsticamente se tu tens uma coisa que é minha, tu deves-me essa coisa. Neste caso o mecânico "deve" o carro ao dono e o dono "deve" o preço ao mecânico. Devedor do ponto de vista da coisa que está retida.
    áh bom.... percebido.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2014

Por Defeito

Exato. A oficina tem direito de retenção.

Outro exemplo parecido: A deixou o telemóvel a reparar na loja de B. B desmontou o telemóvel e disse a A que a reparação são 50€, A não aceita e desloca-se ao espaço para levantar o telemóvel, B diz-lhe que só entrega o telemóvel se A lhe pagar 20€ pelo orçamento (isto supondo que A sabia que o orçamento tinha um custo). A diz que não paga esses 20€ e exige o telemóvel. B não lhe dá o telemóvel porque goza do direito de retenção até esses 20€ serem pagos.

Eu compreendo que isto possa suscitar algumas dúvidas, mas fico incrédulo como é que existem pessoas a afirmar coisas com a máxima certeza sem terem elas próprias a certeza do que estão a dizer. Induzem quem não sabe em erro...

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2020

Por Defeito

[QUOTE=XlPower;1070662804]Entretanto a autora do tópico não deu mais sinais de vida. Espero que não tenha seguido aí o conselho dos primeiros experts que diziam que era só chamar a policia e ir buscar o carro. A esta hora ainda deve estar lá na esquadra a tentar convencer a policia a ir lá.[/QUOTE]

Olá, entretanto pensei que tinha resolvido o problema mas afinal, ainda não.

Tal como tinha dito antes o mecânico, fui ao sítio onde vendem a cambota, tentar cancelar o envio da mesma. Disseram-me que não dava para cancelar porque a peça já estava encomendada e a vir da Alemanha.... Ainda não sei se isso é mesmo assim mas já enviei e-mail para a marca na Alemanha a perguntar.

Entretanto fizeram-me um desconto na peça. Na própria marca ficaram chocados com o preço que o mecânico estava a pedir e disseram que me fariam um desconto maior do que aquele que fariam ao mecânico, ficaria assim €1.000 (já com o IVA incluído) em vez dos €1.375+IVA . Deve ter sido para me calarem e para eu não me mexer mais. Hoje, mais de uma semana depois da peça ter sido encomendada, ligaramm-me a dar o preço e deram o dito por não dito. Vou ter que pagar a peça à parte e vais custar quase o mesmo valor que me tinham pedido na oficina.... Entretanto estou sem carro há mais de duas semanas.
    Última edição por soniathehawk : 26-02-20 às 12:37:41

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2020

Por Defeito

Entretanto a autora do tópico não deu mais sinais de vida. Espero que não tenha seguido aí o conselho dos primeiros experts que diziam que era só chamar a policia e ir buscar o carro. A esta hora ainda deve estar lá na esquadra a tentar convencer a policia a ir lá.

Olá, entretanto pensei que tinha resolvido o problema mas afinal, ainda não.

Tal como tinha combinado antes com o mecânico, fui ao sítio onde vendem a cambota, tentar cancelar o envio da mesma. Disseram-me que não dava para cancelar porque a peça já estava encomendada e a vir da Alemanha.... Ainda não sei se isso é mesmo assim mas já enviei e-mail para a marca na Alemanha a perguntar.

Entretanto fizeram-me um desconto na peça. Na própria marca ficaram chocados com o preço que o mecânico estava a pedir e disseram que me fariam um desconto maior do que aquele que fariam ao mecânico, ficaria assim €1.000 (já com o IVA incluído) em vez dos €1.375+IVA . Deve ter sido para me calarem e para eu não me mexer mais. Hoje, mais de uma semana depois da peça ter sido encomendada, ligaram-me a dar o preço e deram o dito por não dito. Vou ter que pagar a peça à parte e vais custar quase o mesmo valor que me tinham pedido na oficina.... Entretanto estou sem carro há mais de duas semanas.

Página 4 de 5 PrimeiraPrimeira ... 345 ÚltimaÚltima

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •