Boa tarde, tenho um Skoda Fabia a Diesel de 2014. O carro de um momento para o outro deixou de funcionar. O mecânico, que me foi recomendado, disse que tinha a cambota partida e fez-me um orçamento de cerca de €4.000 para o arranjo! Será normal?
Só a cambota nova custa cerca de €1.400! Além disso, o mecânico disse-me que ia ter que colocar peças novas no motor: retentores da cambota: cada um cerca de €150, kit de distribuição de bomba de água €160, kit de embraiagem €200 (já tinha sido mudado há um ano mas eles dizem que é melhor mudar). Isto faz sentido?
Junto a estes preços estão também a mão-de-obra, eles dizem que vão ter que desmontar o motor todo e volta a montar, e só isso são uns €900. 28 horas de trabalho. É muito? A somar a tudo juntaram o IVA: mais de €700. Aqui está o meu problema, o mecânico, dono da oficina, é das pessoas mais desagradáveis que conheci até hoje e presumo que seja extra antipático por ser mulher e por me dignar a fazer questões sobre o carro. Tudo descambou quando lhe pedi para não avançar com o arranjo sem antes fazer o orçamento. Ficou ofendido com isso mas deu-me um orçamento por alto. Eu mandei-o avançar com o arranjo somente quando ele me disse que arranjava uma cambota em segunda mão, o que seria €400 mais IVA em vez dos €1400.
Expliquei-lhe que só tinha um carro, que ia ter que alugar um carro e que por isso precisava ter uma estimativa de quando é que o carro estaria pronto. Deu-me uma estimativa de uma semana e meia já que teria que se deslocar ao local onde estava a cambota em segunda mão, para ter a certeza que era a cambota certa para o meu carro. Durante a semana esperei e liguei e visitei-o duas vezes. Sempre cordial mas sempre a tentar saber se o carro estaria pronto tendo em conta a situação do aluguer. Já vou ter uma despesa de 4000 euros, não quero estar ainda a pagar por um carro alugado desnecessariamente. Isto também o irritou.
Da última vez que o visitei mostrou-me a nova cambota, lado-a-lado com a minha partida. Logo na oficina reparei que a cambota em 2a mão que ele comprou era diferente, e referi isso. A minha cambota estava a brilhar e a "nova" toda suja mas dava para ver perfeitamente. Ele passou-se comigo e disse que era impressão minha e eu calei-me. No mesmo dia disse-me que tinha encontrado uma nova peça partida e que já a tinha encomendado. Eu pedi-lhe para me dizer o preço mas ele disse que não se recordava. Pedi-lhe para nunca avançar com a compra de novas peças sem antes me dizer. Expliquei que tendo em conta que o arranjo é de €4000, qualquer peça a mais é um grande sacrifício para a minha carteira. Acho que mais uma vez o ofendi!
No dia em que era suposto o carro estar pronto, liguei a perguntar se já estava pronto e ele, mais uma vez, passado da cabeça comigo, diz que a cambota que adquiriu para o meu carro não é a correcta, que não está a encaixar e que vai ter que comprar uma nova. E aproveita para dizer que a nova peça que encontrou partida custava mais de €200. Isto tudo aos gritos comigo, completamente passado. E foi aí que eu também me passei e disse que eu própria, a olho nu, tinha visto que a cambota nova era diferente da minha. Aqui ele disse-me que eu não percebia nada de carros e que era um grande favor que me estava a fazer em ter tentado arranjar a cambota em segunda-mão.
O meu carro está agora com o motor desfeito na oficina dele e sem estimativa de quando é que vou ter o carro de volta ou mesmo do preço final do arranjo. Alguns mecânicos com que falei sugeriram comprar um motor reconstituído. Ele disse-me sempre que nem pensar, 1o porque eu não ia saber quantos km aquele motor ia ter e 2o porque iam ter que o desmontar para ver se estava bom e por isso ia gastar o mesmo dinheiro.
Da última vez que falámos e discutimos ele disse que só se podem comprar motores em segunda mão, se dermos um bom para troca e que como o meu não está bom, não ia dar para comprar um em segunda mão. Isto é uma completa mentira, não é?
No final como vou saber se as peças que ele colocou são mesmo novas?
Desculpem o testamento mas agradeço encarecidamente qualquer conselho que me possam dar!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++=
A NOVELA CONTINUA
Arranjei finalmente um outro mecânico recomendado por um amigo e que diz que me consegue colocar um motor em segunda-mão. Ainda dei uma hipótese ao meu mecânico actual, fui falar com ele hoje para me dar uma estimativa de uma data de quando ficaria o carro pronto e perguntei-lhe qual a garantia que me dava. Disse-me que não há data e que a garantia é o "bom nome dele". Disse-lhe que sendo assim ia levar o carro de lá para outra oficina e ele diz que não me deixa até eu lhe pagar as horas no carro (diz que desmontar o motor foi um dia e meio, 12 horas de trabalho = €350 + IVA!!! - e o carro está pior do que entrou) e a cambota (1350 + IVA) que só encomendou hoje e que ainda nem chegou.
Acabei por me vir embora mas agora tenho o reboque em stand-by e vou lá buscar amanhã. Acham que chame a polícia se ele não me devolver o carro? Ele pode impedir-me de levar o carro? Eu já lhe disse que pago os 350 mais iva mas que a cambota não é minha responsabilidade. Disse-me que só a tinha encomendado hoje mas diz que não podia cancelar porque a ordem de compra já estava dada. Isto é verdade? Também me disse que a cambota vem da Alemanha e que por isso vai demorar.
O QUE FAÇO? ESTOU DESESPERADA e já perdi imenso dinheiro com o aluguer do carro, ainda vou perder mais ao lhe pagar 350 por nada....
Só a cambota nova custa cerca de €1.400! Além disso, o mecânico disse-me que ia ter que colocar peças novas no motor: retentores da cambota: cada um cerca de €150, kit de distribuição de bomba de água €160, kit de embraiagem €200 (já tinha sido mudado há um ano mas eles dizem que é melhor mudar). Isto faz sentido?
Junto a estes preços estão também a mão-de-obra, eles dizem que vão ter que desmontar o motor todo e volta a montar, e só isso são uns €900. 28 horas de trabalho. É muito? A somar a tudo juntaram o IVA: mais de €700. Aqui está o meu problema, o mecânico, dono da oficina, é das pessoas mais desagradáveis que conheci até hoje e presumo que seja extra antipático por ser mulher e por me dignar a fazer questões sobre o carro. Tudo descambou quando lhe pedi para não avançar com o arranjo sem antes fazer o orçamento. Ficou ofendido com isso mas deu-me um orçamento por alto. Eu mandei-o avançar com o arranjo somente quando ele me disse que arranjava uma cambota em segunda mão, o que seria €400 mais IVA em vez dos €1400.
Expliquei-lhe que só tinha um carro, que ia ter que alugar um carro e que por isso precisava ter uma estimativa de quando é que o carro estaria pronto. Deu-me uma estimativa de uma semana e meia já que teria que se deslocar ao local onde estava a cambota em segunda mão, para ter a certeza que era a cambota certa para o meu carro. Durante a semana esperei e liguei e visitei-o duas vezes. Sempre cordial mas sempre a tentar saber se o carro estaria pronto tendo em conta a situação do aluguer. Já vou ter uma despesa de 4000 euros, não quero estar ainda a pagar por um carro alugado desnecessariamente. Isto também o irritou.
Da última vez que o visitei mostrou-me a nova cambota, lado-a-lado com a minha partida. Logo na oficina reparei que a cambota em 2a mão que ele comprou era diferente, e referi isso. A minha cambota estava a brilhar e a "nova" toda suja mas dava para ver perfeitamente. Ele passou-se comigo e disse que era impressão minha e eu calei-me. No mesmo dia disse-me que tinha encontrado uma nova peça partida e que já a tinha encomendado. Eu pedi-lhe para me dizer o preço mas ele disse que não se recordava. Pedi-lhe para nunca avançar com a compra de novas peças sem antes me dizer. Expliquei que tendo em conta que o arranjo é de €4000, qualquer peça a mais é um grande sacrifício para a minha carteira. Acho que mais uma vez o ofendi!
No dia em que era suposto o carro estar pronto, liguei a perguntar se já estava pronto e ele, mais uma vez, passado da cabeça comigo, diz que a cambota que adquiriu para o meu carro não é a correcta, que não está a encaixar e que vai ter que comprar uma nova. E aproveita para dizer que a nova peça que encontrou partida custava mais de €200. Isto tudo aos gritos comigo, completamente passado. E foi aí que eu também me passei e disse que eu própria, a olho nu, tinha visto que a cambota nova era diferente da minha. Aqui ele disse-me que eu não percebia nada de carros e que era um grande favor que me estava a fazer em ter tentado arranjar a cambota em segunda-mão.
O meu carro está agora com o motor desfeito na oficina dele e sem estimativa de quando é que vou ter o carro de volta ou mesmo do preço final do arranjo. Alguns mecânicos com que falei sugeriram comprar um motor reconstituído. Ele disse-me sempre que nem pensar, 1o porque eu não ia saber quantos km aquele motor ia ter e 2o porque iam ter que o desmontar para ver se estava bom e por isso ia gastar o mesmo dinheiro.
Da última vez que falámos e discutimos ele disse que só se podem comprar motores em segunda mão, se dermos um bom para troca e que como o meu não está bom, não ia dar para comprar um em segunda mão. Isto é uma completa mentira, não é?
No final como vou saber se as peças que ele colocou são mesmo novas?
Desculpem o testamento mas agradeço encarecidamente qualquer conselho que me possam dar!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++=
A NOVELA CONTINUA
Arranjei finalmente um outro mecânico recomendado por um amigo e que diz que me consegue colocar um motor em segunda-mão. Ainda dei uma hipótese ao meu mecânico actual, fui falar com ele hoje para me dar uma estimativa de uma data de quando ficaria o carro pronto e perguntei-lhe qual a garantia que me dava. Disse-me que não há data e que a garantia é o "bom nome dele". Disse-lhe que sendo assim ia levar o carro de lá para outra oficina e ele diz que não me deixa até eu lhe pagar as horas no carro (diz que desmontar o motor foi um dia e meio, 12 horas de trabalho = €350 + IVA!!! - e o carro está pior do que entrou) e a cambota (1350 + IVA) que só encomendou hoje e que ainda nem chegou.
Acabei por me vir embora mas agora tenho o reboque em stand-by e vou lá buscar amanhã. Acham que chame a polícia se ele não me devolver o carro? Ele pode impedir-me de levar o carro? Eu já lhe disse que pago os 350 mais iva mas que a cambota não é minha responsabilidade. Disse-me que só a tinha encomendado hoje mas diz que não podia cancelar porque a ordem de compra já estava dada. Isto é verdade? Também me disse que a cambota vem da Alemanha e que por isso vai demorar.
O QUE FAÇO? ESTOU DESESPERADA e já perdi imenso dinheiro com o aluguer do carro, ainda vou perder mais ao lhe pagar 350 por nada....
Comentário