Boa tarde
Venho falar de algumas dúvidas que entretanto surgiram na manutenção de uma Mercedes Vito com o motor de 122 cavalos, agora com estimativa em 380000 km.
Começo por falar acerca da revisão indispensável ao veículo.
Ao tentar desapertar a porca que segura o óleo, no cárter, com uma chave de estrias 13", vejo que a porca estava mesmo muito apertada. Continuei a fazer bastante força, e nada. Até que as arestas da porca começaram a desgastar e aqui parei, pois vi que insistir já não ia ajudar. Durante este processo lubrifiquei algumas vezes a porca com spray indicado para o efeito. Entretanto, naquele dia pausei esta etapa, voltei a apertar o filtro do óleo e ficou apenas com o filtro do ar e gasóleo substituídos.
Na semana seguinte, voltei a atacar a porca para ver se finalmente conseguia desapertá-la. Com uma lixa de metal, fui desgastando a cabeça da porca nas laterais, com as arestas feitas, até que uma chave de estria 12" coubesse. Ainda assim, não resultou. A chave mexeu-se, a porca continuou no mesmo sitio. Ao fim de várias horas, desisti.
Atualmente, o automóvel circula apenas com o filtro do ar e gasóleo novos, o filtro do óleo e óleo ainda se mantém.
Que conselhos me podem dar para ajudar a resolver isto? Já sei que, em princípio, terei de a levar a um mecânico (a não ser que surja um método infalível para tirar a porca de vez). Ainda assim, ouvi dizer que o mecânico pode aplicar um outro método para tirar o óleo, acho que é de extração, que se utilizava antigamente e que hoje está em desuso, que consistia em tirar o óleo pela superfície, pela parte de cima. Assim, a maldita porca continuaria no mesmo sítio. O que poderei fazer para tentar desapertar de vez a porca, tendo em conta a experiência de alguém no assunto?
---------------------------
Existe também uma outra situação esporádica que por vezes acontece e que me começa a preocupar um pouco. Trata-se de, de vez em quando, estar a conduzir, acionar o pedal do acelerador e o motor não acelera. Isto é uma falha que acontece durante alguns segundos, podendo até chegar a um minuto. Durante este tempo, o motor trabalha como se estivesse no ralenti, não acelera com o acionamento do pedal próprio para o efeito. Passado esses segundos/1 minuto, tudo volta ao normal, o motor volta a acelerar com o pedal acionado. Mas estou com receio que este inconveniente se desenvolva e possa chegar até a falhar de vez, podendo ficar parado durante a viagem.
O que poderá ser esta falha? Peça necessária para resolver, alguma ideia de quanto teria de investir para a corrigir?
-----------------------------------------------------------------
Em suma, abordo dois inconvenientes neste post:
- Porca que segura o óleo no cárter demasiado apertada, com as arestas já a ficarem em mau estado;
- Falha em que, esporadicamente, aciono o pedal do acelerador e o motor não acelera, mantendo-se no ralenti, voltando ao normal passado alguns segundos/1 minuto.
Gratos pela vossa atenção
Venho falar de algumas dúvidas que entretanto surgiram na manutenção de uma Mercedes Vito com o motor de 122 cavalos, agora com estimativa em 380000 km.
Começo por falar acerca da revisão indispensável ao veículo.
Ao tentar desapertar a porca que segura o óleo, no cárter, com uma chave de estrias 13", vejo que a porca estava mesmo muito apertada. Continuei a fazer bastante força, e nada. Até que as arestas da porca começaram a desgastar e aqui parei, pois vi que insistir já não ia ajudar. Durante este processo lubrifiquei algumas vezes a porca com spray indicado para o efeito. Entretanto, naquele dia pausei esta etapa, voltei a apertar o filtro do óleo e ficou apenas com o filtro do ar e gasóleo substituídos.
Na semana seguinte, voltei a atacar a porca para ver se finalmente conseguia desapertá-la. Com uma lixa de metal, fui desgastando a cabeça da porca nas laterais, com as arestas feitas, até que uma chave de estria 12" coubesse. Ainda assim, não resultou. A chave mexeu-se, a porca continuou no mesmo sitio. Ao fim de várias horas, desisti.
Atualmente, o automóvel circula apenas com o filtro do ar e gasóleo novos, o filtro do óleo e óleo ainda se mantém.
Que conselhos me podem dar para ajudar a resolver isto? Já sei que, em princípio, terei de a levar a um mecânico (a não ser que surja um método infalível para tirar a porca de vez). Ainda assim, ouvi dizer que o mecânico pode aplicar um outro método para tirar o óleo, acho que é de extração, que se utilizava antigamente e que hoje está em desuso, que consistia em tirar o óleo pela superfície, pela parte de cima. Assim, a maldita porca continuaria no mesmo sítio. O que poderei fazer para tentar desapertar de vez a porca, tendo em conta a experiência de alguém no assunto?
---------------------------
Existe também uma outra situação esporádica que por vezes acontece e que me começa a preocupar um pouco. Trata-se de, de vez em quando, estar a conduzir, acionar o pedal do acelerador e o motor não acelera. Isto é uma falha que acontece durante alguns segundos, podendo até chegar a um minuto. Durante este tempo, o motor trabalha como se estivesse no ralenti, não acelera com o acionamento do pedal próprio para o efeito. Passado esses segundos/1 minuto, tudo volta ao normal, o motor volta a acelerar com o pedal acionado. Mas estou com receio que este inconveniente se desenvolva e possa chegar até a falhar de vez, podendo ficar parado durante a viagem.
O que poderá ser esta falha? Peça necessária para resolver, alguma ideia de quanto teria de investir para a corrigir?
-----------------------------------------------------------------
Em suma, abordo dois inconvenientes neste post:
- Porca que segura o óleo no cárter demasiado apertada, com as arestas já a ficarem em mau estado;
- Falha em que, esporadicamente, aciono o pedal do acelerador e o motor não acelera, mantendo-se no ralenti, voltando ao normal passado alguns segundos/1 minuto.
Gratos pela vossa atenção
Comentário