Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - fuga agua refrigeração Kadett 89

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - fuga agua refrigeração Kadett 89

    Boas pessoal,

    Gostaria de pedir a vossa ajuda, ando numa odisseia que já vai longa e já não sei o que fazer.
    Comprei á pouco tempo uma carripana Opel Kadett 1.7D de 1989 para ir a pesca com o meu filho. Comprei relativamente barato e sabendo que tem uma fuga na bomba injectora que teria que reparar posteriormente.
    Custa a pegar a frio (bomba desferra), mas depois de pegar e dar uma boa volta fica normal.

    Entretanto pensei em reparar a bomba injectora e mudar a correia de distribuição e bomba de agua, mas pediram-me quase o mesmo valor que paguei pelo carro e tenho andado a testar bem para ver se não surgem outros problemas...

    Entretanto reparei que com o carro parado e ao longo de 1-2 dias o nivel de agua no vaso de expansão desce sem existirem fugas aparentes no circuito, nao desce muito, mas a verdade é que desce...
    Como aparecia humidade debaixo dos tapetes pensei que pudesse ser o radiador da sofagem e já fiz um bypass mas a perda de agua continua...
    A tampa do vaso de expansao deixa passar alguma pressão (ouve-se a quente), no entanto é a perda com o carro parado e frio que me preocupa
    O óleo tem otimo aspecto e tambem não noto nada na água do vaso de expansão
    Em funcionamento a temperatura está sempre baixa, dentro do normal.
    Os tubos parecem-me todos bem e sem fugas...
    Tirando a vareta do oleo com o motor a trabalhar e bem quente salpica um pouco de oleo e deita bastante "fumo" esbranquiçado, mas isso penso que seja normal
    Ao pegar deita um pouco de fumo esbranquiçado que depois desaparece quando aquece, mas nada de especial
    Começo a desesperar porque a única alternativa que me resta é a junta da cabeça...
    A bomba de agua esta escondida por baixo da protecção da correia e nao consigo ter a certeza se pinga, mas pelo menos nao se ve nada molhado (só se for junto á bomba injectora e não se conseguir ver por causa do pingar/babar gasoleo)

    Mais dados que possam ajudar:
    A carrinha esteve parada bastante tempo,
    A correia do alternador, por mais que eu aperte, ao fim de 2-3 vezes volta a chiar quando pega

    O meu objectivo seria gastar o minimo possivel pois é uma carripana mesmo para "expedições", estava disposto a mudar a correia e arranjar bomba injectora e esperava ficar com um "tanque de guerra", mas estou com medo de uma surpresa na junta e gastar dinheiro para nada...

    Alguem conhece bem este motor? Tenho andado a queimar pestanas por aqui e não encontrei mais dicas gerais que me pudessem ser uteis... será que alguem sabe algo mais que eu possa fazer?
    Alguem tem ideia do valor que podera ser para trocar a junta?

    obrigado!!!!!!!!!

    #2
    Se em vez anticongelante tem agua no sistema refrigeração uma pequena fuga se evapora no motor quente.
    Esse carro esta precisar de uma revisão completa e o custo sabe-se que facilmente pode ultrapassar valor do mesmo, carro barato nem
    sempre é sinonimo manutenção barata muitas vezes sao os que mais requerem atenção
    Quando se compra carro nos convencemos quase sempre que carro so precisa pequenos ajustes mas a realidade quase nunca é essa.
    Ou voce faz uma manutenção como deve ser ou corre risco de ficar apeado.
    Editado pela última vez por Rools; 15 March 2020, 15:25.

    Comentário


      #3
      Antes de qualquer coisa, manda fazer um teste à pressão de compressão. Cheira-me que esse motor não está bom.

      Comentário


        #4
        Uma coisa que pode ter alguma influencia no arranque é uma boa bateria, e tambem o motor de arranque.

        Num Astra F de um amigo, tambem custava a pegar a frio mesmo depois das velas trocadas o problema persistiu, só depois de reparar o motor de arranque é que resolveu.

        Quanto à alimentação do gasoleo se meteres uma valvula anti-retorno tambem ajuda.

        Comentário


          #5
          A fuga pode estar a acontecer com o carro em funcionamento atraves de por exemplo um tubo que apenas perde quando em expansão, normalmente pequenas fugas só se nota, no vaso depois de arrefecer. Outra hipótese quq vais gostar menos é uma fuga pela junta da cabeça mas apenas para o escape, quando assim é o carro não aquece e apenas vai muito lentamente desaparecendo o liquido.

          A primeira coisa é mudar a tampa do vaso de expansão. Se o carro faz muito fumo esbranquiçado pode ser sinónimo de junta queimada mas apenas a dar passagem para o escape. Se não tens mayonese no óleo, é pq não está a ir para aí ou vai mto pouco.

          Pode ser tanta coisa, basta um velho tubo ressequido que vai deixando passar vapor em quente e depois nota que baixou o nivel. Atenção que em carros velhos, quando começamos a renovar peças no sistema de refrigeração normalmente é uma coisa após a outra.

          Comentário


            #6
            obrigado pela vossa ajuda

            @blackdrako - quanto me poderia custar o teste? o motor de resto parece bom, puxa bem, tem bom trabalhar, etc...

            @joliveira33 - Realmente eu penso que o problema de pegar a frio tera a ver com a fuga na bomba injectora, que deve deixar entrar ar para o circuito... o problema é que se está a deixar passar agua para os cilindros, esse seria um dos sintomas e assim não vou saber ao certo ...
            A valvula anti-retorno podera ajudar ...

            @ESPRIT - boas dicas, mas independentemente do que possa perder a quente pela tampa do vaso ou por algum tubo velho, a verdade é que com o carro frio eu atesto o vaso até ao máx, deixo o carro parado uns dias e o nivel vai descendo lentamente de dia para dia (3-4mm altura por dia), por isso fiz bypass ao radiador da sofagem, mas continua na mesma... (cada vez me da mais voltas ao estomago porque me parece ser da junta)
            Só me ocorre perder pela bomba de agua e pingar na mesma zona que esta suja de gasoleo e não se notar...

            Eu tenho andado com o carro e estou a gostar bastante, está melhor do que eu pensava em termos gerais e até estava disposto a arranjar a bomba injectora e trocar a correia/b.agua, penso que valeria a pena.... agora se for da junta já é mais um balurdio e ai já nao sei se vale a pena arranjar...
            (os tubos, radiador, etc, por incrivel que pareca estao bastante bons)
            Quanto ao fumo, apenas um pouco de fumo branco ao arrancar e mais nada... nem gotas pelo escape nem nada...

            A minha ideia seria resolvendo isto, ficar com o carro "ok" e ir substituindo os tubos, etc aos poucos (como fiz no meu corsa A e antes disso na Transit mK1)

            A malta nao gosta de carros velhos, mas eu até hoje só tive desses e estou muito satisfeito ...

            Comentário


              #7
              Uma coisa que podes experimentar é quando acabares a viagem, com cuidado abrir o vaso de expansão para retirar a pressão ao circuito, assim pode ter tendência a perder menos liquido.

              Comentário


                #8
                Depende da oficina.. Nem todas as oficinas tem ferramenta para fazer esse teste. Mas é barato. E acho que compensava verificar isso antes de gastares dinheiro a serio.

                Comentário


                  #9
                  O teste que a maioria das oficinas fazem é o teste do CO2 no anticongelante, que neste caso até pode dar "0" se a passagem de liquido for para os cilindros.

                  Já fiz um teste desses tambem não indicou nada, mas claro que o meu carro tinha problemas que é cronico no motor do meu Astra.

                  O problema é que uma analise e testes ao motor mais em pormenor numa oficina pode acabar com o ter que abrir o motor, que provavelmente o user para já deve querer evitar.

                  O melhor antes é verificar bem possíveis humidades em tubagens e radiador.
                  Não sou apologista daqueles produtos tipo tapa fugas mas se a ideia é não gastar dinheiro porque não experimentar.

                  Comentário


                    #10
                    O teste de pressao de compressao consiste em tirar as velas de incandescencia e medir la a pressao que é obtida em cada cilindro.. Se a pressao for abaixo do esperado é sinal de problemas ou nos segmentos ou nas valvulas. Não é caro e é um bom despiste.

                    Comentário


                      #11
                      Como já disseram, pode ser tanta coisa. A bomba de água pode pingar pouco e não se ver no chão. Se tiver anti-congelante, podes procurar por vestígios em cima de outro componente qualquer. Mas um carro com essa idade deve ter os tubos todos a precisar ou na iminência de precisar de serem trocados, se nunca o foram.

                      Talvez o melhor seja pensares que mesmo um chasso precisa de manutenção. E se gostas dele(a), arranja-a e ficas com carro para uns anos. Senão, vais despachar esse e arranjar outro igual ou pior e voltas à estaca zero...

                      Comentário


                        #12
                        Repetido
                        Editado pela última vez por Zell; 15 March 2020, 14:35.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X