Aumentar cavalagem diminui o consumo?

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Título: Aumentar cavalagem diminui o consumo?

  1. #1
    Piloto de Kart ZOXX's Avatar
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    Por Defeito Aumentar cavalagem diminui o consumo?

    Bom dia,

    Após a compra de um Honda Civic 1.8 CITY i-Vtec de 141 cv, (digo logo estes detalhes todos para o caso de alguém através do modelo e versão em questão poder até dar logo uma resposta), um amigo do trabalho pediu para ver o motor e aconselhou-me a ir a uma tal RPM Motorsport para aumentar a potência, que faziam uma reprogramação e que se calhar ficava com uns 150 ou 160cv em vez de 141cv. Até aí não sei se valeria a pena, a menos que isso me oferecesse maior aceleração para além da velocidade máxima (para entrar melhor nas rotundas, mais segurança nas ultrapassagens, etc). Posteriormente referiu que o carro até começaria a gastar MENOS com o aumento da cavalagem. E agora isto já me soa a algo bom demais...

    Alguém tem algo a dizer sobre isto?


  2. #2
    Piloto de Testes
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ZOXX Ver Post
    Bom dia,

    Após a compra de um Honda Civic 1.8 CITY i-Vtec de 141 cv, (digo logo estes detalhes todos para o caso de alguém através do modelo e versão em questão poder até dar logo uma resposta), um amigo do trabalho pediu para ver o motor e aconselhou-me a ir a uma tal RPM Motorsport para aumentar a potência, que faziam uma reprogramação e que se calhar ficava com uns 150 ou 160cv em vez de 141cv. Até aí não sei se valeria a pena, a menos que isso me oferecesse maior aceleração para além da velocidade máxima (para entrar melhor nas rotundas, mais segurança nas ultrapassagens, etc). Posteriormente referiu que o carro até começaria a gastar MENOS com o aumento da cavalagem. E agora isto já me soa a algo bom demais...

    Alguém tem algo a dizer sobre isto?

    Sim, é treta.

  3. #3
    Piloto de Troféu darkwings's Avatar
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    É uma ilusão. O aumento de potência num carro atmosférico, apenas com reprogramação é muito pouca. Para teres algo mais perceptível, e mantendo o carro atmosférico, já irias ter de gastar um dinheiro valente.

    Quanto aos consumos, se o carro anda mais, vai gastar mais, ponto! No limite, irá gastar o mesmo, caso tenhas mesmo muito cuidado com o pé direito. mas para isso, mais vale deixar como está.

  4. #4
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    para entrar melhor nas rotundas?
    jferreira e MANOG gostam disto.

  5. #5
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    Sim, numa rotunda movimentada em que entres com boa aceleração e nem obrigues a quem lá circula a travar. Há casos assim, ou te metes e atrapalhas ou te metes e não atrapalhas. Simplesmente nas rotundas mais movimentadas é mais seguro entrares se tiveres uma melhor aceleração.


  6. #6
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    ca·va·la·gem
    substantivo feminino
    1. Padreação.
    2. Preço da padreação.
    3. [Pouco usado] Modo de montar.





    "cavalagem", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/cavalagem [consultado em 17-03-2020].

  7. #7
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    Obrigado professor

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    para entrar melhor nas rotundas?
    eu também vinha com uma resposta o estilo "sim, eles dizem que sim, que diminui consumos... dizem..."
    só que depois tu vieste com a cena das rotundas. estou a imaginá-lo a vir de longe a spoeedar, a fazer drift na rotunda e a ir embora, deixando os outros condutores atónitos. uns porque não contavam com tal movimento, outros porque simplesmente foram mais lentos do que ele. mas todos comidinhos...


    Citação Originalmente Colocado por ZOXX Ver Post
    Sim, numa rotunda movimentada em que entres com boa aceleração e nem obrigues a quem lá circula a travar. Há casos assim, ou te metes e atrapalhas ou te metes e não atrapalhas. Simplesmente nas rotundas mais movimentadas é mais seguro entrares se tiveres uma melhor aceleração.
    eu só para ter mais certezas científicas até fui ver quanto é que esses 140cv têm de binário. 174nm e 8.9 dos 0-100. não chega? para mim não, mas eu tenho um com 320nm e 0-100 a fazer o mesmo tempo que o teu, por isso não me digas que és como eu e que queres sempre mais. se entras na rotunda e tens que acelerar logo, pois estás na rotunda do marquês em lisboa, calcas mais o pedal e siga. não tens nenhum punto anémico de 69cv...
    jferreira gosta disto.

  9. #9
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    Quanto mais rápido entrar melhor, sem driftar, estabilidade sempre

    Se tenho 8.9 dos 0-100 e puder ter menos, melhor. Mas fazer isso com menos consumo ainda é que era

  10. #10
    nto
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    Os valores que encontro para esse modelo são de 9.4s... (não é que seja relevante).


    https://www.km77.com/coches/honda/ci...c-sport2/datos



    Mas quanto ao aumento de potência num atmosférico, como referido e apenas com uma reprogramação... será coisa marginal.
    Última edição por nto : 17-03-20 às 10:28:57

  11. #11
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    O aumentar cavalagem não diminui o consumo, o aumento de binário sim, se o carro tiver um aumento de binário disponível mais cedo não será preciso puxar tanto por ele para este desenvolver, para ultrapassagens etc

    Ao reprogramares o carro vais ter ambas as coisas, aumento de binário que pode ajudar a não ser preciso explorar o carro para obter a velocidade desejada e consequentemente consumos um pouco inferiores, mas por outro lado se andares a puxar com ele terás aumento de consumos em relação à potência de origem, "sem ovos não há omoletes"

  12. #12
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    Apagar duplicado

  13. #13
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    Resumindo (exemplos):

    Dos 0-100 em vez de 8.9 poderia conseguir 8.2, em vez de fazer um consumo de 15l-100 faria 14l-100? (consumo desta aceleração)

    E na autoestrada em cruise control sempre nos 90 km/h conseguiria fazer em vez de 5l--100. 4.5l-100 por exemplo? (consumo estagnado sem desníveis)

  14. #14
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  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por ZOXX Ver Post
    Resumindo (exemplos):

    Dos 0-100 em vez de 8.9 poderia conseguir 8.2, em vez de fazer um consumo de 15l-100 faria 14l-100? (consumo desta aceleração)
    Aqui o consumo aumenta porque estás a dar mais débito ao carro

    E na autoestrada em cruise control sempre nos 90 km/h conseguiria fazer em vez de 5l--100. 4.5l-100 por exemplo? (consumo estagnado sem desníveis)
    Aqui pode diminuir mas nunca para esses valores
    Última edição por Blatzvid : 17-03-20 às 10:19:30

  16. #16
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    Nhe, então é uma coisa pouco relevante.

    Para além disto, isto implicaria alguma coisa em termos de seguro/inspeção/iuc? Alguma anotação da alteração da cavalagem em algum sítio?

  17. #17
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por ZOXX Ver Post
    Nhe, então é uma coisa pouco relevante.

    Para além disto, isto implicaria alguma coisa em termos de seguro/inspeção/iuc? Alguma anotação da alteração da cavalagem em algum sítio?

    Não, não implicaria nada.

    Mas sinceramente aproveita o carro como está... faz-lhe uma boa revisão se tiveres dúvidas em alguma coisa (fluidos/filtros e afins) e desfruta do mesmo.

  18. #18
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    fala com o cr7 das centralinas

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por ZOXX Ver Post
    Nhe, então é uma coisa pouco relevante.

    Para além disto, isto implicaria alguma coisa em termos de seguro/inspeção/iuc? Alguma anotação da alteração da cavalagem em algum sítio?
    Não terias problemas nenhuns, mas o que vais gastar a reprogramar vs as diferenças que vais notar não compensam, ainda para mais sendo um NA

  20. #20
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    Para já fazes o básico...uma boa revisão...um filtro de ar lavável tipo K&N ou outro e umas velas de iridium...e podes notar alguma pequena desenvoltura...reprogramar um atmosférico honda? nhecc...

    depois ainda te distrais e fazes a rotunda em frente...



    https://www.youtube.com/watch?v=qB3sbNQ1Qt4

    https://www.youtube.com/watch?v=JNvzShSuC0Q
    Última edição por midnightblack : 17-03-20 às 10:57:00
    HelloShitty gosta disto.

  21. #21
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    Se isso fosse um TDI, depois de reprogramado ate te nascia gasóleo no deposito.
    Deixa te estar quietinho.
    Nuno156 gosta disto.

  22. #22
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    Deixa estar como está, que está bem
    Nuno156 gosta disto.

  23. #23
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    Ter mais potência é positivo e principalmente a todos os regimes (rpms), mas normalmente implica mais consumo.

    Carros atmosféricos têm ganhos infímos e não compensam reprogramar, porque há sempre algum risco associado.

    O teu carro para o panorama actual do mercado, onde proliferam carros turbos, não é por definição um carro muito disponível, estará equiparado a um 3 cilindros 1,0 de 120 cv. Isso não se consegue mudar com repros.

  24. #24
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    Compreendido

  25. #25
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    Andar mais e consumir menos? Houve um que me disse uma vez: "já enganei muitos assim".
    Nuno156 gosta disto.

  26. #26
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    com esse motor sem turbo os ganhos serão muito perto de nulos. é certo e sabido.

  27. #27
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    Explicação em modo agrícola:

    Tens uma carroça pesada que é puxada por 4 cavalos, mas não estás satisfeito com o desempenho da mesma. Decides que precisas de mais e colocas 6 cavalos a puxar a carroça.

    Custa mais alimentar 4 ou 6 cavalos?

  28. #28
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    melhor resposta possível

  29. #29
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    Isso não é tão linear quanto essa analogia. Há muitas variáveis que pesam na equação.

  30. #30
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    Quanto mais rápido entrar melhor, sem driftar, estabilidade sempre

    Se tenho 8.9 dos 0-100 e puder ter menos, melhor. Mas fazer isso com menos consumo ainda é que era
    Yah, meu, sempre a abrir e a "fritar" nas rotundas que é assim que se conduz bué de seguro. E depois nas auto-estradas a 90 km/h que também é digno de nota! Que tal gastares o dinheiro num curso de condução ou mesmo noutro tipo de formação relacionada com civismo (e não com Civic)?
    Nuno156 gosta disto.

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