Aumentar cavalagem diminui o consumo?

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 46
Like Tree17Likes

Título: Aumentar cavalagem diminui o consumo?

Piloto de Kart ZOXX's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito Aumentar cavalagem diminui o consumo?

Bom dia,

Após a compra de um Honda Civic 1.8 CITY i-Vtec de 141 cv, (digo logo estes detalhes todos para o caso de alguém através do modelo e versão em questão poder até dar logo uma resposta), um amigo do trabalho pediu para ver o motor e aconselhou-me a ir a uma tal RPM Motorsport para aumentar a potência, que faziam uma reprogramação e que se calhar ficava com uns 150 ou 160cv em vez de 141cv. Até aí não sei se valeria a pena, a menos que isso me oferecesse maior aceleração para além da velocidade máxima (para entrar melhor nas rotundas, mais segurança nas ultrapassagens, etc). Posteriormente referiu que o carro até começaria a gastar MENOS com o aumento da cavalagem. E agora isto já me soa a algo bom demais...

Alguém tem algo a dizer sobre isto?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ZOXX Ver Post
    Bom dia,

Após a compra de um Honda Civic 1.8 CITY i-Vtec de 141 cv, (digo logo estes detalhes todos para o caso de alguém através do modelo e versão em questão poder até dar logo uma resposta), um amigo do trabalho pediu para ver o motor e aconselhou-me a ir a uma tal RPM Motorsport para aumentar a potência, que faziam uma reprogramação e que se calhar ficava com uns 150 ou 160cv em vez de 141cv. Até aí não sei se valeria a pena, a menos que isso me oferecesse maior aceleração para além da velocidade máxima (para entrar melhor nas rotundas, mais segurança nas ultrapassagens, etc). Posteriormente referiu que o carro até começaria a gastar MENOS com o aumento da cavalagem. E agora isto já me soa a algo bom demais...

Alguém tem algo a dizer sobre isto?

Sim, é treta.

Piloto de Troféu darkwings's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

É uma ilusão. O aumento de potência num carro atmosférico, apenas com reprogramação é muito pouca. Para teres algo mais perceptível, e mantendo o carro atmosférico, já irias ter de gastar um dinheiro valente.

Quanto aos consumos, se o carro anda mais, vai gastar mais, ponto! No limite, irá gastar o mesmo, caso tenhas mesmo muito cuidado com o pé direito. mas para isso, mais vale deixar como está.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

para entrar melhor nas rotundas?
    jferreira e MANOG gostam disto.

Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito

Sim, numa rotunda movimentada em que entres com boa aceleração e nem obrigues a quem lá circula a travar. Há casos assim, ou te metes e atrapalhas ou te metes e não atrapalhas. Simplesmente nas rotundas mais movimentadas é mais seguro entrares se tiveres uma melhor aceleração.

Piloto de Testes Fype7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2013

Por Defeito

ca·va·la·gem
    substantivo feminino
    1. Padreação.
    2. Preço da padreação.
    3. [Pouco usado] Modo de montar.

"cavalagem", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/cavalagem [consultado em 17-03-2020].

Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito

Obrigado professor

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    para entrar melhor nas rotundas?
    eu também vinha com uma resposta o estilo "sim, eles dizem que sim, que diminui consumos... dizem..."
    só que depois tu vieste com a cena das rotundas. estou a imaginá-lo a vir de longe a spoeedar, a fazer drift na rotunda e a ir embora, deixando os outros condutores atónitos. uns porque não contavam com tal movimento, outros porque simplesmente foram mais lentos do que ele. mas todos comidinhos...

Sim, numa rotunda movimentada em que entres com boa aceleração e nem obrigues a quem lá circula a travar. Há casos assim, ou te metes e atrapalhas ou te metes e não atrapalhas. Simplesmente nas rotundas mais movimentadas é mais seguro entrares se tiveres uma melhor aceleração.
    eu só para ter mais certezas científicas até fui ver quanto é que esses 140cv têm de binário. 174nm e 8.9 dos 0-100. não chega? para mim não, mas eu tenho um com 320nm e 0-100 a fazer o mesmo tempo que o teu, por isso não me digas que és como eu e que queres sempre mais. se entras na rotunda e tens que acelerar logo, pois estás na rotunda do marquês em lisboa, calcas mais o pedal e siga. não tens nenhum punto anémico de 69cv...
    jferreira gosta disto.

Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito

Quanto mais rápido entrar melhor, sem driftar, estabilidade sempre

Se tenho 8.9 dos 0-100 e puder ter menos, melhor. Mas fazer isso com menos consumo ainda é que era

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Os valores que encontro para esse modelo são de 9.4s... (não é que seja relevante).

https://www.km77.com/coches/honda/ci...c-sport2/datos

Mas quanto ao aumento de potência num atmosférico, como referido e apenas com uma reprogramação... será coisa marginal.
    Última edição por nto : 17-03-20 às 10:28:57

Piloto de Provas de Perícia Blatzvid's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2018

Por Defeito

O aumentar cavalagem não diminui o consumo, o aumento de binário sim, se o carro tiver um aumento de binário disponível mais cedo não será preciso puxar tanto por ele para este desenvolver, para ultrapassagens etc

Ao reprogramares o carro vais ter ambas as coisas, aumento de binário que pode ajudar a não ser preciso explorar o carro para obter a velocidade desejada e consequentemente consumos um pouco inferiores, mas por outro lado se andares a puxar com ele terás aumento de consumos em relação à potência de origem, "sem ovos não há omoletes"

Data de Registo
    Mar 2018

Por Defeito

Apagar duplicado

Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito

Resumindo (exemplos):

Dos 0-100 em vez de 8.9 poderia conseguir 8.2, em vez de fazer um consumo de 15l-100 faria 14l-100? (consumo desta aceleração)

E na autoestrada em cruise control sempre nos 90 km/h conseguiria fazer em vez de 5l--100. 4.5l-100 por exemplo? (consumo estagnado sem desníveis)

Data de Registo
    Feb 2018

Data de Registo
    Mar 2018

Por Defeito

Resumindo (exemplos):

Dos 0-100 em vez de 8.9 poderia conseguir 8.2, em vez de fazer um consumo de 15l-100 faria 14l-100? (consumo desta aceleração)
    Aqui o consumo aumenta porque estás a dar mais débito ao carro

E na autoestrada em cruise control sempre nos 90 km/h conseguiria fazer em vez de 5l--100. 4.5l-100 por exemplo? (consumo estagnado sem desníveis)
    Aqui pode diminuir mas nunca para esses valores
    Última edição por Blatzvid : 17-03-20 às 10:19:30

Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito

Nhe, então é uma coisa pouco relevante.

Para além disto, isto implicaria alguma coisa em termos de seguro/inspeção/iuc? Alguma anotação da alteração da cavalagem em algum sítio?

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Para além disto, isto implicaria alguma coisa em termos de seguro/inspeção/iuc? Alguma anotação da alteração da cavalagem em algum sítio?

Não, não implicaria nada.

Mas sinceramente aproveita o carro como está... faz-lhe uma boa revisão se tiveres dúvidas em alguma coisa (fluidos/filtros e afins) e desfruta do mesmo.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

fala com o cr7 das centralinas

Data de Registo
    Mar 2018

Por Defeito

Não terias problemas nenhuns, mas o que vais gastar a reprogramar vs as diferenças que vais notar não compensam, ainda para mais sendo um NA

Piloto de Rallye midnightblack's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Para já fazes o básico...uma boa revisão...um filtro de ar lavável tipo K&N ou outro e umas velas de iridium...e podes notar alguma pequena desenvoltura...reprogramar um atmosférico honda? nhecc...

depois ainda te distrais e fazes a rotunda em frente...

https://www.youtube.com/watch?v=qB3sbNQ1Qt4

https://www.youtube.com/watch?v=JNvzShSuC0Q
    Última edição por midnightblack : 17-03-20 às 10:57:00
    HelloShitty gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

Se isso fosse um TDI, depois de reprogramado ate te nascia gasóleo no deposito.
    Deixa te estar quietinho.
    Nuno156 gosta disto.

Piloto de Testes Accord7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Deixa estar como está, que está bem
    Nuno156 gosta disto.

Piloto de Rallye SalvadorP's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Ter mais potência é positivo e principalmente a todos os regimes (rpms), mas normalmente implica mais consumo.

Carros atmosféricos têm ganhos infímos e não compensam reprogramar, porque há sempre algum risco associado.

O teu carro para o panorama actual do mercado, onde proliferam carros turbos, não é por definição um carro muito disponível, estará equiparado a um 3 cilindros 1,0 de 120 cv. Isso não se consegue mudar com repros.

Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito

Compreendido

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Dec 2019

Por Defeito

Andar mais e consumir menos? Houve um que me disse uma vez: "já enganei muitos assim".
    Nuno156 gosta disto.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

com esse motor sem turbo os ganhos serão muito perto de nulos. é certo e sabido.

Piloto de Rallye petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Explicação em modo agrícola:

Tens uma carroça pesada que é puxada por 4 cavalos, mas não estás satisfeito com o desempenho da mesma. Decides que precisas de mais e colocas 6 cavalos a puxar a carroça.

Custa mais alimentar 4 ou 6 cavalos?

Data de Registo
    Feb 2018

Por Defeito

melhor resposta possível

Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Isso não é tão linear quanto essa analogia. Há muitas variáveis que pesam na equação.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2018

Por Defeito

Quanto mais rápido entrar melhor, sem driftar, estabilidade sempre

Se tenho 8.9 dos 0-100 e puder ter menos, melhor. Mas fazer isso com menos consumo ainda é que era
    Yah, meu, sempre a abrir e a "fritar" nas rotundas que é assim que se conduz bué de seguro. E depois nas auto-estradas a 90 km/h que também é digno de nota! Que tal gastares o dinheiro num curso de condução ou mesmo noutro tipo de formação relacionada com civismo (e não com Civic)?
    Nuno156 gosta disto.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •