Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP - Dúvidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    FAP - Dúvidas

    Boa tarde. Recentemente li uns tópicos aqui no fórum que mencionavam a FAP e os problemas que dai podem resultar para quem tenha carros a diesel e faça poucos km's. Tenho algumas dúvidas e gostava que me esclarecessem. O Fiat Grande Punto 1.3 Multijet 90 cv (ano 2007) tem FAP ? Já estive de volta do manual e fala em Armadilha das particulas tóxicas entupidas... será isso ? Se sim, que cuidados devo ter ? Como é que sei se o carro está a fazer o tal processo de regeneração ? Agradeço desde já toda a ajuda. Cumprimentos

    #2
    Sim, já tem.

    Como sabes quando está a fazer? Perda de potência, ralenti mais alto, consumo instantâneo mais alto, cheiro a enxofre. Poderá fazer um fumo meio azulado caso a regeneração seja activa (forçada quando normalmente se faz muitas vezes trajectos muito curtos.)
    Os cuidados a ter são não desligar o carro enquanto este faz a regeneração e evitar percursos muito curtos. Logicamente que o segundo será mais difícil de cumprir, dependendo da utilização.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
      Sim, já tem.

      Como sabes quando está a fazer? Perda de potência, ralenti mais alto, consumo instantâneo mais alto, cheiro a enxofre. Poderá fazer um fumo meio azulado caso a regeneração seja activa (forçada quando normalmente se faz muitas vezes trajectos muito curtos.)
      Os cuidados a ter são não desligar o carro enquanto este faz a regeneração e evitar percursos muito curtos. Logicamente que o segundo será mais difícil de cumprir, dependendo da utilização.
      Estive a ler e pode existir a variação da carroceria mediante ter ou não DPF... pelo que vi, relativamente ao meu (199AXD1B06) não tem... Estou errado ? cumprimentos e obrigado desde já pela ajuda.

      Comentário


        #4
        Tenho um Fiat Punto evo 1.3 multijet de 2011 há 10meses, o filtro de partículas dá me cabo do juizo.
        faço percursos de 40km de cada vez, em percurso de muitas curvas, mas nunca fui pastelona na estrada, e em setembro o carro foi para a oficina, alegadamente por fap entupido, foi feita uma regeneração forçada, mas depois afinal também havia um tubo do intercooler roto.
        Tentei perceber como evitar isso, recomendaram me nunca deixar o deposito do gasóleo ir abaixo de 1/4 da capacidade, apercebi-me que ele deita fumo branco azulado quando está em regeneração, e dizem que ele do completa a regeneração se não se carregar na embraiagem durante 15 a 20min.
        Ando seriamente a ponderar livrar me do fap porque ninguém tem tempo nem paciência para andar a servir o carro

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AST91 Ver Post
          Tenho um Fiat Punto evo 1.3 multijet de 2011 há 10meses, o filtro de partículas dá me cabo do juizo.
          faço percursos de 40km de cada vez, em percurso de muitas curvas, mas nunca fui pastelona na estrada, e em setembro o carro foi para a oficina, alegadamente por fap entupido, foi feita uma regeneração forçada, mas depois afinal também havia um tubo do intercooler roto.
          Tentei perceber como evitar isso, recomendaram me nunca deixar o deposito do gasóleo ir abaixo de 1/4 da capacidade, apercebi-me que ele deita fumo branco azulado quando está em regeneração, e dizem que ele do completa a regeneração se não se carregar na embraiagem durante 15 a 20min.
          Ando seriamente a ponderar livrar me do fap porque ninguém tem tempo nem paciência para andar a servir o carro
          Mas o que está a fazer o carro de problemático neste momento?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
            Mas o que está a fazer o carro de problemático neste momento?
            acende a luz do motor e com isso entra em modo de segurança com a consequente perda de potência (parece que fica travado), muitas vezes estou a chegar a casa ou ao trabalho e ele está a meio da regeneração, que não deve ser interrompida. Pelo que me dizem de como garantir uma regeneração eficiente, devia andar do em autoestradas, e isso não é possível

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AST91 Ver Post
              acende a luz do motor e com isso entra em modo de segurança com a consequente perda de potência (parece que fica travado), muitas vezes estou a chegar a casa ou ao trabalho e ele está a meio da regeneração, que não deve ser interrompida. Pelo que me dizem de como garantir uma regeneração eficiente, devia andar do em autoestradas, e isso não é possível
              O meu nunca acendeu essa luz... os meus percursos variam muito... mas quando vou dar uma volta ao fim de semana é que lhe posso meter mais km's em cima... No entanto esta questão da carroçaria que referi em cima pode variar entre ter ou não o DAF... Alguém me consegue esclarecer ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SHOCK Ver Post
                Estive a ler e pode existir a variação da carroceria mediante ter ou não DPF... pelo que vi, relativamente ao meu (199AXD1B06) não tem... Estou errado ? cumprimentos e obrigado desde já pela ajuda.
                Tenho 99% de certeza que o de 90cv já tinha. O de 75 pode ou não ter.

                Podes tentar ligar para a Fiat para eles te dizerem.
                Editado pela última vez por brkncrss; 22 March 2020, 18:02.

                Comentário


                  #9
                  Eu faço viagens curtas, grande parte das vezes. As vezes tenho de ir passear o carro devido a regeneração activa, que se dá conta em alguns motores (vag - ventoinha ligada e relantim nas 1000; os do grupo Peugeot, ligavam o desembaciador do vidro de traz/espelhos (ouvi)). Eu nunca notei perca de potência. Se puder, trato logo da limpeza, mas se for na deslocação para o trabalho, faço a ida para casa (desvio), deixando aquecer de forma suave e depois fazendo serra. Nunca me acendeu a luz de aviso. (tem 2 fases: 1 - aviso para indicar a necessidade de viagem grande; 2 - modo segurança (troca do filtro (1000€) ou limpeza em oficina.)
                  Agora se te fizeram uma regeneração forçada em oficina e continua a dar erro, pode ser o sensor. Quantos km demorou a aparecer o erro no CB?
                  10/15 min penso que é suficiente. Anda com as rotações um pouco mais altas (1700/2300+) para gerar mais calor.
                  Não fazê-la com o carro parado, pois fica sem qualquer tipo de arrefecimento, podendo levar a incêndio...
                  Algo que convém fazer manutenção, e a Válvula EGR, não directamente relacionado com o filtro, mas devido as deslocações pequenas. É uma limpeza para remover o carvão das paredes, que pode bloqueia-lá ou se soltar, danificar o Turbo.

                  Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
                  Editado pela última vez por Lftg; 22 March 2020, 18:11.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Lftg Ver Post
                    Eu faço viagens curtas, grande parte das vezes. As vezes tenho de ir passear o carro devido a regeneração activa, que se dá conta em alguns motores (vag - ventoinha ligada e relantim nas 1000; os do grupo Peugeot, ligavam o desembaciador do vidro de traz/espelhos (ouvi)). Eu nunca notei perca de potência. Se puder, trato logo da limpeza, mas se for na deslocação para o trabalho, faço a ida para casa (desvio), deixando aquecer de forma suave e depois fazendo serra. Nunca me acendeu a luz de aviso. (tem 2 fases: 1 - aviso para indicar a necessidade de viagem grande; 2 - modo segurança (troca do filtro (1000€) ou limpeza em oficina.)
                    Agora se te fizeram uma regeneração forçada em oficina e continua a dar erro, pode ser o sensor. Quantos km demorou a aparecer o erro no CB?
                    10/15 min penso que é suficiente. Anda com as rotações um pouco mais altas (1700/2300+) para gerar mais calor.
                    Não fazê-la com o carro parado, pois fica sem qualquer tipo de arrefecimento, podendo levar a incêndio...
                    Algo que convém fazer manutenção, e a Válvula EGR, não directamente relacionado com o filtro, mas devido as deslocações pequenas. É uma limpeza para remover o carvão das paredes, que pode bloqueia-lá ou se soltar, danificar o Turbo.

                    Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
                    Não tive nenhum problema até agora... Ele está bem de saúde... A minha única questão era se ele tinha FAP/DAF e se sim que cuidados deveria ter, visto ter adquirido o mesmo à praticamente 1 ano... Os meus percursos variam muito... Ando quase sempre por nacionais, pouca cidade... Autoestrada quando vou dar umas voltas ao fim de semana... Também à dias em que não pego no carro... anda sempre ali na casa das 2000/2500 RPM's

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SHOCK Ver Post
                      Não tive nenhum problema até agora... Ele está bem de saúde... A minha única questão era se ele tinha FAP/DAF e se sim que cuidados deveria ter, visto ter adquirido o mesmo à praticamente 1 ano... Os meus percursos variam muito... Ando quase sempre por nacionais, pouca cidade... Autoestrada quando vou dar umas voltas ao fim de semana... Também à dias em que não pego no carro... anda sempre ali na casa das 2000/2500 RPM's
                      Já viste alguma vez o nível de óleo?

                      Comentário


                        #12
                        Como é o aviso a pedir viagem longa?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                          Já viste alguma vez o nível de óleo?
                          Sim, não bebe óleo praticamente nenhum... Também ainda só fiz 7000km com ele...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AST91 Ver Post
                            Como é o aviso a pedir viagem longa?
                            Até agora ainda não surgiu nenhum aviso

                            Comentário


                              #15
                              Como é o aviso a pedir viagem longa?

                              Comentário


                                #16
                                Pode haver necessidade de fazer uma limpeza ao sistema de egr e admissão! Vou deixar aqui um vídeo a relatar um caso de um que foi retirado o filtro de partículas, mas continuo igual porque havia problemas no que acima falei!

                                https://youtu.be/VDbzPcjVOe8

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando ligas a carro, repara se tens símbolo igual ou parecido.





                                  http://imgur.com/a/ucfiamL

                                  Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
                                  Editado pela última vez por Lftg; 22 March 2020, 21:01.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SHOCK Ver Post
                                    Sim, não bebe óleo praticamente nenhum... Também ainda só fiz 7000km com ele...
                                    Nem era por aí... É que se tivesses o nível de óleo acima do máximo era sinal que tinhas DPF.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                      Nem era por aí... É que se tivesses o nível de óleo acima do máximo era sinal que tinhas DPF.
                                      Penso que esteja nos conformes

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SHOCK Ver Post
                                        Penso que esteja nos conformes
                                        É provável que não tenha, então.

                                        O de 85cv de 2014 aqui de casa tem sempre o óleo acima do máximo, por causa das regens falhadas. E é mudado de 10k em 10k.
                                        Nunca deu problemas, no entanto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                          É provável que não tenha, então.

                                          O de 85cv de 2014 aqui de casa tem sempre o óleo acima do máximo, por causa das regens falhadas. E é mudado de 10k em 10k.
                                          Nunca deu problemas, no entanto.
                                          Obrigado! Eu vou tentar confirmar à mesma

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Lftg Ver Post
                                            Quando ligas a carro, repara se tens símbolo igual ou parecido.



                                            Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
                                            Não consigo ver bem o simbolo....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Post editado, com link directo. Desenho a dedo também incluído...

                                              Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk

                                              Comentário


                                                #24
                                                Voçes tem de apertar com os carros por vezes, a regeneraçao por exemplo na citroen começa nos 250km ao 400km ,é dentro desses valores, mas se andarem nos 110km/h o carro consegue fazer a regeneração sempre que for solicitada..

                                                Por norma pode fazer entre 20km a 40km seguidos..isso tudo depende como esta saturação do vosso filtro..

                                                A dica é andar numa estrada aberta a velocidades pouco recomendadas para dar uma boa temperatura no filtro de partículas e faça com que ele solte o carvão acumulado..


                                                Eu fazia assim de vez em-quando mando carro para para 200km/h durante x tempo , sei que atinge perto dos 800 / 900 graus isso faz com que queima resulte na limpeza do filtro. Fica resolvido!

                                                Outra dica e andar sempre nos 100/110 permite que carro aqueça bem para fazer a queima também isto em auto-estrada! Também podem apertar com carro numa subida dar aço no carro numa 4 mudança as 4000rpm... Cospe tudo ele desde condensação a carvão acumulado

                                                Gasóleo manhoso ajuda entupir mais , isso aconteceu me com gota de prio (top diesel) ..

                                                Aprendi logo... carro entrou me em safe mod , não passava das 2mil rotações e chegou a desligar em andamento com top diesel..

                                                Outra dica é addicionar limpa injectores + aqueles aditivos comprados e dar calor no carro + gota da boa , isso e combinação perfeita para limpar o filtro também!

                                                E por ultimo tenho amigo com carro desses que motor deitou se aos 150kk , partiu foi para sucata..

                                                Esses carros costumam deitar muito fumo pelo que vejo quando vou a traz deles até tenho uma lista deles

                                                Fiat punto + peugeot 307 (110cv) + Ford C-max 1.6 + Ford Focus + Ford Transit+ Renault Clio + Renault Megane + Mercedes 190D / C 220 /Opel nao me lembro do modelo.. / As IBIZAS Fumarentas com 400cv

                                                Esses são carros que nunca compraria , é impossível andar atrãs desses carros derivado a fumarada que deitam..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ora essa conversa é muito linda, mas eu comprei o carro para me servir dele, não para ter de ir de propósito a autoestrada sem motivo nenhum só para limpar o filtro de partículas.
                                                  Tenho cuidado para por sempre gasóleo evologic, vivo numa zona em que a estrada tem muitas curvas, mas ate ao trabalho faço uns 15min a 110-120km/h em sítios onde não era suposto chegar a essas velocidades, sempre nas 2500 a 3000rpm, mesmo assim, as vezes chego ao estacionamento e ouço as ventoinhas, e la vejo "start stop indisponível".

                                                  Yap esqueçam la ouvir o que quer que seja alem do motor num Fiat Punto, raio de coisa mal isolada.

                                                  Arrependi me seriamente de ter optado por gasóleo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Lftg Ver Post
                                                    Quando ligas a carro, repara se tens símbolo igual ou parecido.





                                                    http://imgur.com/a/ucfiamL

                                                    Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
                                                    Não aparece essa luz... Nem no livro do carro faz referência à FAP nem procedimentos para a mesma...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A escolha foi tua, ter carro com fap é sinal de ir passear o carro ponto, ou elimina e ficas com problema resolvido so que ajudas a espalhar cancro e na malta...

                                                      Ou vende o teu e compra um a gota..

                                                      O meu também e a gasoleo ,mas leva com uns esticões de vez em quando para não ficar estúpido!

                                                      Fica bem sucesso para seu caso

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por sonoro Ver Post
                                                        A escolha foi tua, ter carro com fap é sinal de ir passear o carro ponto, ou elimina e ficas com problema resolvido so que ajudas a espalhar cancro e na malta...

                                                        Ou vende o teu e compra um a gota..

                                                        O meu também e a gasoleo ,mas leva com uns esticões de vez em quando para não ficar estúpido!

                                                        Fica bem sucesso para seu caso
                                                        Este também não está entupido e leva uns esticões de vez em quando. A pergunta do post já foi respondida. Obrigado

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X