Boa tarde. Recentemente li uns tópicos aqui no fórum que mencionavam a FAP e os problemas que dai podem resultar para quem tenha carros a diesel e faça poucos km's. Tenho algumas dúvidas e gostava que me esclarecessem. O Fiat Grande Punto 1.3 Multijet 90 cv (ano 2007) tem FAP ? Já estive de volta do manual e fala em Armadilha das particulas tóxicas entupidas... será isso ? Se sim, que cuidados devo ter ? Como é que sei se o carro está a fazer o tal processo de regeneração ? Agradeço desde já toda a ajuda. Cumprimentos
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FAP - Dúvidas
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Sim, já tem.
Como sabes quando está a fazer? Perda de potência, ralenti mais alto, consumo instantâneo mais alto, cheiro a enxofre. Poderá fazer um fumo meio azulado caso a regeneração seja activa (forçada quando normalmente se faz muitas vezes trajectos muito curtos.)
Os cuidados a ter são não desligar o carro enquanto este faz a regeneração e evitar percursos muito curtos. Logicamente que o segundo será mais difícil de cumprir, dependendo da utilização.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostSim, já tem.
Como sabes quando está a fazer? Perda de potência, ralenti mais alto, consumo instantâneo mais alto, cheiro a enxofre. Poderá fazer um fumo meio azulado caso a regeneração seja activa (forçada quando normalmente se faz muitas vezes trajectos muito curtos.)
Os cuidados a ter são não desligar o carro enquanto este faz a regeneração e evitar percursos muito curtos. Logicamente que o segundo será mais difícil de cumprir, dependendo da utilização.
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Tenho um Fiat Punto evo 1.3 multijet de 2011 há 10meses, o filtro de partículas dá me cabo do juizo.
faço percursos de 40km de cada vez, em percurso de muitas curvas, mas nunca fui pastelona na estrada, e em setembro o carro foi para a oficina, alegadamente por fap entupido, foi feita uma regeneração forçada, mas depois afinal também havia um tubo do intercooler roto.
Tentei perceber como evitar isso, recomendaram me nunca deixar o deposito do gasóleo ir abaixo de 1/4 da capacidade, apercebi-me que ele deita fumo branco azulado quando está em regeneração, e dizem que ele do completa a regeneração se não se carregar na embraiagem durante 15 a 20min.
Ando seriamente a ponderar livrar me do fap porque ninguém tem tempo nem paciência para andar a servir o carro
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Originalmente Colocado por AST91 Ver PostTenho um Fiat Punto evo 1.3 multijet de 2011 há 10meses, o filtro de partículas dá me cabo do juizo.
faço percursos de 40km de cada vez, em percurso de muitas curvas, mas nunca fui pastelona na estrada, e em setembro o carro foi para a oficina, alegadamente por fap entupido, foi feita uma regeneração forçada, mas depois afinal também havia um tubo do intercooler roto.
Tentei perceber como evitar isso, recomendaram me nunca deixar o deposito do gasóleo ir abaixo de 1/4 da capacidade, apercebi-me que ele deita fumo branco azulado quando está em regeneração, e dizem que ele do completa a regeneração se não se carregar na embraiagem durante 15 a 20min.
Ando seriamente a ponderar livrar me do fap porque ninguém tem tempo nem paciência para andar a servir o carro
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Originalmente Colocado por Vizza Ver PostMas o que está a fazer o carro de problemático neste momento?
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Originalmente Colocado por AST91 Ver Postacende a luz do motor e com isso entra em modo de segurança com a consequente perda de potência (parece que fica travado), muitas vezes estou a chegar a casa ou ao trabalho e ele está a meio da regeneração, que não deve ser interrompida. Pelo que me dizem de como garantir uma regeneração eficiente, devia andar do em autoestradas, e isso não é possível
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Originalmente Colocado por SHOCK Ver PostEstive a ler e pode existir a variação da carroceria mediante ter ou não DPF... pelo que vi, relativamente ao meu (199AXD1B06) não tem... Estou errado ? cumprimentos e obrigado desde já pela ajuda.
Podes tentar ligar para a Fiat para eles te dizerem.Editado pela última vez por brkncrss; 22 March 2020, 18:02.
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Eu faço viagens curtas, grande parte das vezes. As vezes tenho de ir passear o carro devido a regeneração activa, que se dá conta em alguns motores (vag - ventoinha ligada e relantim nas 1000; os do grupo Peugeot, ligavam o desembaciador do vidro de traz/espelhos (ouvi)). Eu nunca notei perca de potência. Se puder, trato logo da limpeza, mas se for na deslocação para o trabalho, faço a ida para casa (desvio), deixando aquecer de forma suave e depois fazendo serra. Nunca me acendeu a luz de aviso. (tem 2 fases: 1 - aviso para indicar a necessidade de viagem grande; 2 - modo segurança (troca do filtro (1000€) ou limpeza em oficina.)
Agora se te fizeram uma regeneração forçada em oficina e continua a dar erro, pode ser o sensor. Quantos km demorou a aparecer o erro no CB?
10/15 min penso que é suficiente. Anda com as rotações um pouco mais altas (1700/2300+) para gerar mais calor.
Não fazê-la com o carro parado, pois fica sem qualquer tipo de arrefecimento, podendo levar a incêndio...
Algo que convém fazer manutenção, e a Válvula EGR, não directamente relacionado com o filtro, mas devido as deslocações pequenas. É uma limpeza para remover o carvão das paredes, que pode bloqueia-lá ou se soltar, danificar o Turbo.
Enviado do meu Mi 9T através do TapatalkEditado pela última vez por Lftg; 22 March 2020, 18:11.
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Originalmente Colocado por Lftg Ver PostEu faço viagens curtas, grande parte das vezes. As vezes tenho de ir passear o carro devido a regeneração activa, que se dá conta em alguns motores (vag - ventoinha ligada e relantim nas 1000; os do grupo Peugeot, ligavam o desembaciador do vidro de traz/espelhos (ouvi)). Eu nunca notei perca de potência. Se puder, trato logo da limpeza, mas se for na deslocação para o trabalho, faço a ida para casa (desvio), deixando aquecer de forma suave e depois fazendo serra. Nunca me acendeu a luz de aviso. (tem 2 fases: 1 - aviso para indicar a necessidade de viagem grande; 2 - modo segurança (troca do filtro (1000€) ou limpeza em oficina.)
Agora se te fizeram uma regeneração forçada em oficina e continua a dar erro, pode ser o sensor. Quantos km demorou a aparecer o erro no CB?
10/15 min penso que é suficiente. Anda com as rotações um pouco mais altas (1700/2300+) para gerar mais calor.
Não fazê-la com o carro parado, pois fica sem qualquer tipo de arrefecimento, podendo levar a incêndio...
Algo que convém fazer manutenção, e a Válvula EGR, não directamente relacionado com o filtro, mas devido as deslocações pequenas. É uma limpeza para remover o carvão das paredes, que pode bloqueia-lá ou se soltar, danificar o Turbo.
Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
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Originalmente Colocado por SHOCK Ver PostNão tive nenhum problema até agora... Ele está bem de saúde... A minha única questão era se ele tinha FAP/DAF e se sim que cuidados deveria ter, visto ter adquirido o mesmo à praticamente 1 ano... Os meus percursos variam muito... Ando quase sempre por nacionais, pouca cidade... Autoestrada quando vou dar umas voltas ao fim de semana... Também à dias em que não pego no carro... anda sempre ali na casa das 2000/2500 RPM's
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Pode haver necessidade de fazer uma limpeza ao sistema de egr e admissão! Vou deixar aqui um vídeo a relatar um caso de um que foi retirado o filtro de partículas, mas continuo igual porque havia problemas no que acima falei!
https://youtu.be/VDbzPcjVOe8
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Quando ligas a carro, repara se tens símbolo igual ou parecido.
http://imgur.com/a/ucfiamL
Enviado do meu Mi 9T através do TapatalkEditado pela última vez por Lftg; 22 March 2020, 21:01.
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Voçes tem de apertar com os carros por vezes, a regeneraçao por exemplo na citroen começa nos 250km ao 400km ,é dentro desses valores, mas se andarem nos 110km/h o carro consegue fazer a regeneração sempre que for solicitada..
Por norma pode fazer entre 20km a 40km seguidos..isso tudo depende como esta saturação do vosso filtro..
A dica é andar numa estrada aberta a velocidades pouco recomendadas para dar uma boa temperatura no filtro de partículas e faça com que ele solte o carvão acumulado..
Eu fazia assim de vez em-quando mando carro para para 200km/h durante x tempo , sei que atinge perto dos 800 / 900 graus isso faz com que queima resulte na limpeza do filtro. Fica resolvido!
Outra dica e andar sempre nos 100/110 permite que carro aqueça bem para fazer a queima também isto em auto-estrada! Também podem apertar com carro numa subida dar aço no carro numa 4 mudança as 4000rpm... Cospe tudo ele desde condensação a carvão acumulado
Gasóleo manhoso ajuda entupir mais , isso aconteceu me com gota de prio (top diesel) ..
Aprendi logo... carro entrou me em safe mod , não passava das 2mil rotações e chegou a desligar em andamento com top diesel..
Outra dica é addicionar limpa injectores + aqueles aditivos comprados e dar calor no carro + gota da boa , isso e combinação perfeita para limpar o filtro também!
E por ultimo tenho amigo com carro desses que motor deitou se aos 150kk , partiu foi para sucata..
Esses carros costumam deitar muito fumo pelo que vejo quando vou a traz deles até tenho uma lista deles
Fiat punto + peugeot 307 (110cv) + Ford C-max 1.6 + Ford Focus + Ford Transit+ Renault Clio + Renault Megane + Mercedes 190D / C 220 /Opel nao me lembro do modelo.. / As IBIZAS Fumarentas com 400cv
Esses são carros que nunca compraria , é impossível andar atrãs desses carros derivado a fumarada que deitam..
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Ora essa conversa é muito linda, mas eu comprei o carro para me servir dele, não para ter de ir de propósito a autoestrada sem motivo nenhum só para limpar o filtro de partículas.
Tenho cuidado para por sempre gasóleo evologic, vivo numa zona em que a estrada tem muitas curvas, mas ate ao trabalho faço uns 15min a 110-120km/h em sítios onde não era suposto chegar a essas velocidades, sempre nas 2500 a 3000rpm, mesmo assim, as vezes chego ao estacionamento e ouço as ventoinhas, e la vejo "start stop indisponível".
Yap esqueçam la ouvir o que quer que seja alem do motor num Fiat Punto, raio de coisa mal isolada.
Arrependi me seriamente de ter optado por gasóleo
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Originalmente Colocado por Lftg Ver PostQuando ligas a carro, repara se tens símbolo igual ou parecido.
http://imgur.com/a/ucfiamL
Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
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A escolha foi tua, ter carro com fap é sinal de ir passear o carro ponto, ou elimina e ficas com problema resolvido so que ajudas a espalhar cancro e na malta...
Ou vende o teu e compra um a gota..
O meu também e a gasoleo ,mas leva com uns esticões de vez em quando para não ficar estúpido!
Fica bem sucesso para seu caso
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Originalmente Colocado por sonoro Ver PostA escolha foi tua, ter carro com fap é sinal de ir passear o carro ponto, ou elimina e ficas com problema resolvido so que ajudas a espalhar cancro e na malta...
Ou vende o teu e compra um a gota..
O meu também e a gasoleo ,mas leva com uns esticões de vez em quando para não ficar estúpido!
Fica bem sucesso para seu caso
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