Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que carros perdem mais na IPO?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Que carros perdem mais na IPO?

    Pretendo adquirir para segundo carro, um modelo dos anos 90 (a época de ouro dos fabricantes).
    Sei que há modelos crónicos na IPO a chumbar por gases, nomeadamente e por experiência própria, o Ford Fiesta mk4 e os Corsa B.

    Que outros modelos devo evitar?

    #2
    Procura japoneses da época, sobretudo Toyota.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Picard Ver Post
      Pretendo adquirir para segundo carro, um modelo dos anos 90 (a época de ouro dos fabricantes).
      Sei que há modelos crónicos na IPO a chumbar por gases, nomeadamente e por experiência própria, o Ford Fiesta mk4 e os Corsa B.

      Que outros modelos devo evitar?


      No Fiesta... muito provavelmente se "afinar" as válvulas (isto no MK3), a coisa já passaria. A grande maioria que por aí andam, nunca fizeram o procedimento (apesar da marca o recomendar a dada quilometragem).

      Ou ainda, os que nunca verificaram a sonda lambda... por começar a falhar e logo, irá dar mistura rica... chumba na IPO.

      A seu tempo e por ter a sonda lambda morta... acabará por danificar também o catalisador... e o resultado será o mesmo... chumbo IPO.

      Mas tenta um japonês...

      Mas como em tudo, se tiver havido bastante descuido por vezes em típicos cuidados básicos... não é de admirar.

      Ou ainda outra situação de muitos carros com o termostato que já foi... e estando aberto e como tal, com uma mistura sempre rica... e que a ser assim, a chegar à IPO, vai chumbar pelas emissões...
      Editado pela última vez por nto; 10 April 2020, 20:12.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Picard Ver Post
        Pretendo adquirir para segundo carro, um modelo dos anos 90 (a época de ouro dos fabricantes).
        Sei que há modelos crónicos na IPO a chumbar por gases, nomeadamente e por experiência própria, o Ford Fiesta mk4 e os Corsa B.

        Que outros modelos devo evitar?
        Sei bem do que falas...
        O unico que posso confirmar por experiência própria há uns anos, BMW 520i e39:

        - de 1996;
        - com mais de 300.000 kms;
        - comprado a stand (e provavelmente com o catalizador removido).

        Portanto para passar legalmente na IPO, foi comprar e mandar instalar um catalizador novo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          No Fiesta... muito provavelmente se "afinar" as válvulas, a coisa já passaria. A grande maioria que por aí andam, nunca fizeram o procedimento (apesar da marca o recomendar a dada quilometragem).

          Mas tenta um japonês...

          Mas como em tudo, se tiver havido bastante descuido por vezes em típicos cuidados básicos... não é de admirar.

          Caso de muitos carros com o termostato que já foi... e estando aberto e como tal, com uma mistura sempre rica... e que a ser assim, a chegar à IPO, vai chumbar pelas emissões...

          Comprei esse Fiesta "para um desenrasque temporário". 1000 euros por um saco de pulgas. Desligava-se em andamento, bebia óleo como tudo e ao ir à IPO perdeu por gases. Mudei a linha de escape completa, velas de platina e um catalizador de um doador que sempre tinha passado da inspeção.
          Andei com ele de 15 em 15 dias a levar selos vermelhos durante seis meses.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Picard Ver Post
            Comprei esse Fiesta "para um desenrasque temporário". 1000 euros por um saco de pulgas. Desligava-se em andamento, bebia óleo como tudo e ao ir à IPO perdeu por gases. Mudei a linha de escape completa, velas de platina e um catalizador de um doador que sempre tinha passado da inspeção.
            Andei com ele de 15 em 15 dias a levar selos vermelhos durante seis meses.


            Pois.... está visto que o dito já não tinha tido o tratamento adequado... portanto não me admira.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Procura japoneses da época, sobretudo Toyota.
              O homem falou correcto
              Opta pelo toyota corolla E100 seja versao a gasolina ou a diesel sao extremamente fiaveis
              Editado pela última vez por Rools; 10 April 2020, 21:04.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                Comprei esse Fiesta "para um desenrasque temporário". 1000 euros por um saco de pulgas. Desligava-se em andamento, bebia óleo como tudo e ao ir à IPO perdeu por gases. Mudei a linha de escape completa, velas de platina e um catalizador de um doador que sempre tinha passado da inspeção.
                Andei com ele de 15 em 15 dias a levar selos vermelhos durante seis meses.
                Mas chegaste a resolver? Seria das válvulas?

                Comentário


                  #9
                  Vendi-o mesmo assim por 300 euros.
                  Já o vi a circular. Penso que o tipo que o comprou deve tê-lo arranjado.

                  Comentário


                    #10
                    Carros velhos das primeiras coisas a ir a vida sao os retentores de valvulas, o carro começa a consumir oleo e acusa HC's nas emissoes.
                    Os carros a gasolina VAGs principalmente ficam lá na IPO.
                    Carros a diesel não tem tanto esse problema porque na IPO só medem a opacidade dos gases, não a quantidade emitida.
                    Claro que há carros mais fiáveis, japoneses, Toyota, Honda, Mazda, Suzuki, com mais enfase nos dois primeiros.
                    Mas se preferires um europeu é uma questão de procurar um bom exemplar, com boa manutençao.

                    Comentário


                      #11
                      Gosto bastante do Honda Civic. Mas segundo o que oiço o material custa caro.
                      Os Micras são demasiado pequenos para o meu paladar, prefiro os Sunny.

                      Tenho visto uns Puntos a gasolina de 2000 a uns preços jeitosos. O que se conta deste modelo, novamente a respeito de IPO?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                        Gosto bastante do Honda Civic. Mas segundo o que oiço o material custa caro.
                        Os Micras são demasiado pequenos para o meu paladar, prefiro os Sunny.

                        Tenho visto uns Puntos a gasolina de 2000 a uns preços jeitosos. O que se conta deste modelo, novamente a respeito de IPO?

                        Tive um de 2000, versão 1.2 16v 80cv e nunca me deu essa chatisse. Já não posso dizer o mesmo de uma Fabia 1.4 16v...mas lá está, essa Fabia era carro pra fazer muito poucos kms/ano

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                          Gosto bastante do Honda Civic. Mas segundo o que oiço o material custa caro.
                          Os Micras são demasiado pequenos para o meu paladar, prefiro os Sunny.

                          Tenho visto uns Puntos a gasolina de 2000 a uns preços jeitosos. O que se conta deste modelo, novamente a respeito de IPO?
                          Nao vais precisar de muito material para o Civic..
                          O Punto é oposto.. Vais precisar mas é barato.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho um Punto de 2001 desde 2009, só reprovou uma vez na IPO (pneus gastos) e sou sempre eu que o levo!

                            Comentário


                              #15
                              O meu 106 1.0 foi transportado por mim para a ipo nos últimos 5 anos e apenas chumbou uma vez por causa das molas da frente (trocadas depois) e da famosa luz de airbag (cabos debaixo do banco). Mesmo com apetite por óleo há muitos anos, não chateou na ipo por causa dos hidrocarbonetos.

                              Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                              Os carros a gasolina VAGs principalmente ficam lá na IPO.
                              Quais os problemas?
                              Ando a ver alguns atmosféricos..

                              Comentário


                                #16
                                Isto de "passar na IPO" às vezes é um bocado relativo... desde que vi um Leon do aço a c@gar fumo à brava mesmo à minha frente e no fim passou...

                                Comentário


                                  #17
                                  Acima de tudo e seja ele qual for o carro, tem de estar "em dia" quer se queira ou não.


                                  Depois e facto como o Lino refere... bem se sabe que há casos que não deveriam, mas mesmo assim passam.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pergunta de ignorante:

                                    Década de 90' a década de ouro para os fabricantes?! Porquê?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um Corsa A...

                                      Tive um 1.4 JOY durante anos e na primeira inspecção chumbou-me por gases.

                                      Saí do centro de inspecções, dirigi-me ao meu mecânico, rodou-me o parafuso mágico do carburador até o carro ficar a soluçar ao ralentim e voltei passado 30 minutos para fazer a reinspecção.

                                      Passou com distinção e o examinador vira-se para mim e pergunta:

                                      "O que é que fez ao carro em tão pouco espaço de tempo para diminuir o CO para 3 vezes menos?"

                                      "Cortei-lhe a alimentação"

                                      "Então e agora sai daqui e volta a colocar como estava?"

                                      "Óbvio, acha que o carro anda normalmente como está? A única diferença é que foi o meu mecânico a colocá-lo assim e eu faço-o voltar ao normal já ali à saída porque entretanto já sei como o fazer"

                                      Durante anos, foi este o meu modus operandi antes de inspeccioná-lo...

                                      É que nem sei o que poderia fazer para resolver o problema de modo dito legal pois o carro andava sempre com material novo em cima...

                                      E naquele centro de inspecções era habitual passarem 2 corsas iguais ao meu, um tinha o mesmo motor mas com dois carburadores duplos weber e outro tinha o motor 2.0 do Calibra. Em vez da notinha, eu utilizava a chave de fenda...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        Pergunta de ignorante:

                                        Década de 90' a década de ouro para os fabricantes?! Porquê?
                                        Porque nessa decada havia muito dinheiro, nao havia contencao de custos, muitas inovacoes surgiram, o material era bom e duravel, nao havia material fabricado na china, era quase tudo europeu ou americano, era o tempo das vacas gordas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                                          Porque nessa decada havia muito dinheiro, nao havia contencao de custos, muitas inovacoes surgiram, o material era bom e duravel, nao havia material fabricado na china, era quase tudo europeu ou americano, era o tempo das vacas gordas.
                                          Isto.
                                          Época em que se faziam carros para durar >20 anos. Nada como hoje que antes do 10 anos os problemas nos assaltam a carteira forte e feio.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                                            Porque nessa decada havia muito dinheiro, nao havia contencao de custos, muitas inovacoes surgiram, o material era bom e duravel, nao havia material fabricado na china, era quase tudo europeu ou americano, era o tempo das vacas gordas.
                                            Não havia material fabricado na china?!?!
                                            A sério que existe malta, em pleno seculo XXI, que ainda acredita nisso?!?!

                                            Desde os anos 80 que é quase impossível comprar um carro sem peças chinesas. E tens que procurar muito bem, porque não é nas marcas do top20 de vendas que vais encontrar.

                                            quanto ao tópico, por muito boa que seja a base face à concorrência, num carro desse genero com 20 e tal anos, o que passa na IPO sem chatices não é o toyota nem o honda nem o fiat nem o ford, é o que está em melhor estado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma IPO não é um jogo. Não se perde nem ganha. É uma inspecção, um teste. Ou se passa ou se chumba.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há quase sete anos que levo eu próprio os meus velhinhos (23,15 e 14 anos) nipónicos ao IPO.
                                                Frequentemente antes das revisões anuais (+ ou -), intencionalmente, pois o fundamental não é evitar o chumbo mas saber se ando ou não seguro.

                                                Só tenho dois cuidados prévios: dar-lhes um ligeiro aperto durante 15 ou 20 Km no dia ou na véspera (ou mesmo em 5 km a esticar em 4ª), por causa dos gases, e retirar a grelha num Suzuki porque tapa parte da matrícula e é anotação pela certa (uma espécie de cortar a alimentação, mas mais soft).

                                                Há um mês atrás fui mais cuidadoso e até mandei a Maria verificar as luzes do bicho antes de ir ao IPO. Tudo bem! Como resultado o inspetor disse-me que faltava uma luz de nevoeiro atrás, mas não deixou anotação.
                                                Nestes anos todos tive apenas duas anotações "leves": uma escorrência de óleo, devido a um aperto mais frouxo de um filtro, e uma anotação de matrícula parcialmente tapada num ano em que me esqueci de retirar a grelha. Esta doeu, pois se fosse controlado com a grelha e a anotação era multa pela certa.

                                                Resumindo, também aconselho um japuna.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A resposta a este tópico é esta: o que perde mais é o mais desleixado na manutenção preventiva e corretiva! E tanto pode calhar Fiat, Mercedes ou Honda!
                                                  Um automóvel é uma máquina, uma peça de engenharia, que precisa de manutenção e atenção por parte de quem o usa! Não havendo entes cuidados é meio caminho andado para ter problemas!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                                    A resposta a este tópico é esta: o que perde mais é o mais desleixado na manutenção preventiva e corretiva! E tanto pode calhar Fiat, Mercedes ou Honda!
                                                    Um automóvel é uma máquina, uma peça de engenharia, que precisa de manutenção e atenção por parte de quem o usa! Não havendo entes cuidados é meio caminho andado para ter problemas!



                                                    No entanto, há pessoas que não se mentalizam que há os devidos cuidados/manutenção...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vitoy Ver Post
                                                      Há quase sete anos que levo eu próprio os meus velhinhos (23,15 e 14 anos) nipónicos ao IPO.
                                                      Frequentemente antes das revisões anuais (+ ou -), intencionalmente, pois o fundamental não é evitar o chumbo mas saber se ando ou não seguro.

                                                      Só tenho dois cuidados prévios: dar-lhes um ligeiro aperto durante 15 ou 20 Km no dia ou na véspera (ou mesmo em 5 km a esticar em 4ª), por causa dos gases, e retirar a grelha num Suzuki porque tapa parte da matrícula e é anotação pela certa (uma espécie de cortar a alimentação, mas mais soft).

                                                      Há um mês atrás fui mais cuidadoso e até mandei a Maria verificar as luzes do bicho antes de ir ao IPO. Tudo bem! Como resultado o inspetor disse-me que faltava uma luz de nevoeiro atrás, mas não deixou anotação.
                                                      Nestes anos todos tive apenas duas anotações "leves": uma escorrência de óleo, devido a um aperto mais frouxo de um filtro, e uma anotação de matrícula parcialmente tapada num ano em que me esqueci de retirar a grelha. Esta doeu, pois se fosse controlado com a grelha e a anotação era multa pela certa.

                                                      Resumindo, também aconselho um japuna.

                                                      Amadores do caraças! A manchar a reputação de um japuna.

                                                      PS: tenho um japuna e berrou. já os outros 3 europeus, tudo ok..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Amadores do caraças! A manchar a reputação de um japuna.

                                                        PS: tenho um japuna e berrou. já os outros 3 europeus, tudo ok..
                                                        Essa Mitsubishi ainda está encostada?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                                          Essa Mitsubishi ainda está encostada?

                                                          Nissan...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Nissan...
                                                            Já tinha lido essa passagem penso que já deve ter dois anos! Obrigado pela correcção!

                                                            Off topic;
                                                            Entretanto nunca mais se viu o famoso 19 dos track days!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X