Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Puma não acende luz de ABS nem controlo de tracção ao ligar a ignição

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Puma não acende luz de ABS nem controlo de tracção ao ligar a ignição

    Boas pessoal, tenho um Ford Puma 1.4, 90cv do ano 2000 e reparei que o carro perde a estabilidade numa velocidade superior a 100 km/h.
    Reparei também que é preciso fazer um pouco de força no travão e já 2 vezes derrapei numa travagem em dia de chuva numa descida...
    A luz do ABS e do controlo de tracção que supostamente acende ao ligar o carro, não acende vez nenhuma nem fica constantemente ligado. O carro pode estar mesmo com alguma anomalia? É caro para reparar? Obrigado.

    #2
    Perde estabilidade como?

    Derrapaste como?

    O ABS funciona? Se travares a fundo numa estrada vazia o que acontece? E o controlo de tracção?

    Comentário


      #3
      Um Ford puma de 2000, tem ABS e controlo de tracção? Abs só se for opcional, controlo de tracção duvido que tenha. De certeza que o carro tem ABS? Se não tiver, é normal não acender nada...

      Comentário


        #4
        Os 1.7 tinham ABS e controlo tracção, os 1.4 podiam ter ABS como opcional.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
          Os 1.7 tinham ABS e controlo tracção, os 1.4 podiam ter ABS como opcional.

          Era isso que ia referir.

          Sendo que tendo o ABS (o 1.4), também teria o controlo de tracção.
          Editado pela última vez por nto; 24 April 2020, 09:00.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PauloFernandes9 Ver Post
            Boas pessoal, tenho um Ford Puma 1.4, 90cv do ano 2000 e reparei que o carro perde a estabilidade numa velocidade superior a 100 km/h.
            Reparei também que é preciso fazer um pouco de força no travão e já 2 vezes derrapei numa travagem em dia de chuva numa descida...
            A luz do ABS e do controlo de tracção que supostamente acende ao ligar o carro, não acende vez nenhuma nem fica constantemente ligado. O carro pode estar mesmo com alguma anomalia? É caro para reparar? Obrigado.


            Há quanto tempo tens o carro?

            Comentário


              #7
              Já agora...




              Originalmente Colocado por nto Ver Post



              Comentário


                #8
                Assumo que não imaginava que há 20 anos um carro deste segmento já tivesse as duas coisas! Boa Ford!

                Vai a uma casa especializada. Pode ser tanta coisa! Por exemplo, apenas um mau contato num dos sensores do abs ou do controlo de estabilidade, corrosão, fadiga do sistema, módulo de controlo nas couves...

                Ou te descobrem o que é e sai baratinho... ou custa uma pipa de massa, pode já não se encontrar... e continuas a andar com o carro assim!

                Estamos a falar de 20 anos, numa altura em que as eletrónicas ainda eram algo caprichosas e a componente mecânica maior...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                  Os 1.7 tinham ABS e controlo tracção, os 1.4 podiam ter ABS como opcional.
                  Muito bom, confesso que pensava que só existia em segmentos acima

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado pelas vossas respostas. Então eu tenho o carro há coisa de 2 meses, comprei-o por 1.100€ com apenas 108 mil km. Fui à Midas com ele no dia seguinte disseram-me que a mecânica estava impecável, só precisava realmente de mudar os discos de travão à frente e pôr pneus novos, porque de aparência estavam em muito bom estado, mas no fundo estavam ressequidos. Agora há aí uma boa questão, realmente não sei se este modelo tem ABS e o sistema de controlo de tracção (BTCS) mas no manual do carro vem a indicação que sim.

                    Comentário


                      #11
                      Sinto o volante meio a desviar, como se tivesse a perder o controlo no carro... Derrapar já derrapei com ele numa subida a iniciar marcha com piso seco, e já derrapei duas vezes a travar numa descida com piso molhado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PauloFernandes9 Ver Post
                        Sinto o volante meio a desviar, como se tivesse a perder o controlo no carro... Derrapar já derrapei com ele numa subida a iniciar marcha com piso seco, e já derrapei duas vezes a travar numa descida com piso molhado.
                        Foi uma avaria que só agora se manifestou, ou sempre foi assim? Se sempre foi assim muito provavelmente não tem. Quanto ao manual, tem todas as variantes que há, pelo que por aí não dá para saber ao certo o equipamento

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho o carro há coisa de 2 meses como referi em cima, portanto ele sempre fez isso desde que o tenho, a direção é bastante certinha, se deixar o volante ele não desvia nada, porém a partir de 110 km/h o volante começa a tremer bastante e noto a tal instabilidade no carro... Não sei se é dos pneus que me mandaram trocar, porque estes estão ressequidos, ou de uma peça que está desgastada que é tipo o apoio de braço da roda do lado direito que quando fui à inspecção o mês passado, o carro veio com essa anotação que tinha de ser trocado.

                          Comentário


                            #14
                            IMG_20200312_111328.jpg
                            Editado pela última vez por PauloFernandes9; 25 April 2020, 01:47.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloFernandes9 Ver Post
                              Obrigado pelas vossas respostas. Então eu tenho o carro há coisa de 2 meses, comprei-o por 1.100€ com apenas 108 mil km. Fui à Midas com ele no dia seguinte disseram-me que a mecânica estava impecável, só precisava realmente de mudar os discos de travão à frente e pôr pneus novos, porque de aparência estavam em muito bom estado, mas no fundo estavam ressequidos. Agora há aí uma boa questão, realmente não sei se este modelo tem ABS e o sistema de controlo de tracção (BTCS) mas no manual do carro vem a indicação que sim.



                              Mas aí está, como se referiu no caso do 1.4 era opção... falta saber se terá mesmo.

                              Lá por ter no manua... não quer dizer que no teu caso terá.. (o manual é igual para todos).

                              Para saber se tens ABS... podes ver no habitáculo do motor, se vês lá a "centralina" do ABS.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Mas aí está, como se referiu no caso do 1.4 era opção... falta saber se terá mesmo.

                                Lá por ter no manua... não quer dizer que no teu caso terá.. (o manual é igual para todos).

                                Para saber se tens ABS... podes ver no habitáculo do motor, se vês lá a "centralina" do ABS.
                                Aonde é a centralina do abs?

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha para a bomba central de travoes, se tiver 2 tubos tem abs, se tiver 4 não tem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Já agora...
                                    Já agora como puseste as fotos? Não estou a conseguir inserir imagens

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                      Assumo que não imaginava que há 20 anos um carro deste segmento já tivesse as duas coisas! Boa Ford!

                                      Vai a uma casa especializada. Pode ser tanta coisa! Por exemplo, apenas um mau contato num dos sensores do abs ou do controlo de estabilidade, corrosão, fadiga do sistema, módulo de controlo nas couves...

                                      Ou te descobrem o que é e sai baratinho... ou custa uma pipa de massa, pode já não se encontrar... e continuas a andar com o carro assim!

                                      Estamos a falar de 20 anos, numa altura em que as eletrónicas ainda eram algo caprichosas e a componente mecânica maior...
                                      O meu Ibiza comercial de 1999 tinha ABS e controlo de tração, não vejo motivo para tanta admiração.

                                      Quanto à questão do user, das duas uma, ou não tem ABS como já referiram, ou o sistema encontra-se avariado e removeram a lâmpada do quadrante para passar na IPO.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A questão da vibração acima de uma x velocidade pode ser apenas uma questão de calibragem dos pneus e respetivo alinhamento de direção

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                          A questão da vibração acima de uma x velocidade pode ser apenas uma questão de calibragem dos pneus e respetivo alinhamento de direção
                                          Eles parecem estar bem alinhados, pois como referi em cima, não há qualquer tipo de desvio no carro se tirar a mão do volante...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                            O meu Ibiza comercial de 1999 tinha ABS e controlo de tração, não vejo motivo para tanta admiração.

                                            Quanto à questão do user, das duas uma, ou não tem ABS como já referiram, ou o sistema encontra-se avariado e removeram a lâmpada do quadrante para passar na IPO.
                                            Tive um audi de 1998 que também já tinha ABS.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PauloFernandes9 Ver Post
                                              Eu tenho o carro há coisa de 2 meses como referi em cima, portanto ele sempre fez isso desde que o tenho, a direção é bastante certinha, se deixar o volante ele não desvia nada, porém a partir de 110 km/h o volante começa a tremer bastante e noto a tal instabilidade no carro... Não sei se é dos pneus que me mandaram trocar, porque estes estão ressequidos, ou de uma peça que está desgastada que é tipo o apoio de braço da roda do lado direito que quando fui à inspecção o mês passado, o carro veio com essa anotação que tinha de ser trocado.
                                              Tens aqui a bomba do ABS.




                                              Essas vibrações que sentes no volante pode ser as jantes empenadas ou pneus mal calibrados. Outra coisa que tens de ter atenção é a folga do volante, se tiver folga verifica as borrachas da barra estabilizadora da frente e os triângulos de suspensão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PauloFernandes9 Ver Post
                                                Tive um audi de 1998 que também já tinha ABS.
                                                ABS já é comum desde os anos 80, tive um Mercedes 190 de 89 que tinha abs.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                  Tens aqui a bomba do ABS.




                                                  Essas vibrações que sentes no volante pode ser as jantes empenadas ou pneus mal calibrados. Outra coisa que tens de ter atenção é a folga do volante, se tiver folga verifica as borrachas da barra estabilizadora da frente e os triângulos de suspensão.
                                                  Como consegues pôr as fotos?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu uso o Tapatalk.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PauloFernandes9 Ver Post
                                                      Eles parecem estar bem alinhados, pois como referi em cima, não há qualquer tipo de desvio no carro se tirar a mão do volante...


                                                      Podes ter a direcção bem alinhada e até os pneus bem equilibradas...

                                                      Mas no entanto, se pneus estiverem "deformados"... aí nada a fazer.

                                                      De que ano são os pneus?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PauloFernandes9 Ver Post
                                                        Já agora como puseste as fotos? Não estou a conseguir inserir imagens



                                                        Carrega as ditas por exemplo para o postimage...



                                                        https://postimages.org/pt/

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Começaste logo bastante mal ao meter o carro num salão de beleza. Ou talho, depende da zona geográfica. Eu não considero essa casa como oficina.
                                                          Se parar o carro num sitio qualquer e perguntar à primeira pessoa a sua opinião sobre o carro, a probabilidade de acertar num profissional da área é maior do que dentro dessa casa.

                                                          continuanto, o mais provável é não ter ABS/TC.
                                                          Havendo avaria nalgum desses sistemas, a luz fica acesa, não apagada. Ao ligar o carro, acende sempre durante uns segundos, com ou sem avaria.
                                                          Atenção que o carro não tem ESP, nem como opção, portanto qualquer instabilidade a 100kmh a andar normalmente dificilmente está relacionada com o ABS/TC.

                                                          Pelo que descreve, antes de tudo o mais e de pensar em problemas gravissimos, via bem os pneus e amortecedores. De preferência numa boa oficina, nada de talhos ou salões de beleza.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                            Começaste logo bastante mal ao meter o carro num salão de beleza. Ou talho, depende da zona geográfica. Eu não considero essa casa como oficina.
                                                            Se parar o carro num sitio qualquer e perguntar à primeira pessoa a sua opinião sobre o carro, a probabilidade de acertar num profissional da área é maior do que dentro dessa casa.

                                                            continuanto, o mais provável é não ter ABS/TC.
                                                            Havendo avaria nalgum desses sistemas, a luz fica acesa, não apagada. Ao ligar o carro, acende sempre durante uns segundos, com ou sem avaria.
                                                            Atenção que o carro não tem ESP, nem como opção, portanto qualquer instabilidade a 100kmh a andar normalmente dificilmente está relacionada com o ABS/TC.

                                                            Pelo que descreve, antes de tudo o mais e de pensar em problemas gravissimos, via bem os pneus e amortecedores. De preferência numa boa oficina, nada de talhos ou salões de beleza.
                                                            Salão de beleza
                                                            Que oficinas me recomendas?
                                                            Editado pela última vez por PauloFernandes9; 28 April 2020, 02:37.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X