Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Junta de Cabeça queimada?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Junta de Cabeça queimada?

    Boa tarde,

    Há coisa de 2 meses comprei o meu primeiro carro, um VW Polo 1.2 de 2003 a gasolina. Quando o comprei não me parecia que estivesse algo de errado com ele. Não sou granee entendedor, mas o motor parecia estar com um trabalhar normal. No entanto, uma semana depois de o comprar, comecei a reparar que ele treme/abana mais do que o normal quando está em ponto morto e a luz do motor acendeu. Levei-o à oficina e o mecânico correu o teste e disse que era das bobinas. Troquei as três bobinas e as velas, no entanto o carro continuava a tremer e horas depois a luz voltou a aparecer. Voltei à oficina e disseram-me que era a junta da cabeça que estava queimada ou uma valvula/cilindro avariado.

    Do que pesquisei, um dos sintomas da junta queimada é o aumento de temperatura do motor, mas nunca reparei que isso acontecesse.

    Gostaria de saber qual é a vossa opinião antes de avançar com este arranjo dispendioso. Será que é mesmo da junta?

    Obrigado!

    #2
    Originalmente Colocado por jpemartins Ver Post
    Boa tarde,

    Há coisa de 2 meses comprei o meu primeiro carro, um VW Polo 1.2 de 2003 a gasolina. Quando o comprei não me parecia que estivesse algo de errado com ele. Não sou granee entendedor, mas o motor parecia estar com um trabalhar normal. No entanto, uma semana depois de o comprar, comecei a reparar que ele treme/abana mais do que o normal quando está em ponto morto e a luz do motor acendeu. Levei-o à oficina e o mecânico correu o teste e disse que era das bobinas. Troquei as três bobinas e as velas, no entanto o carro continuava a tremer e horas depois a luz voltou a aparecer. Voltei à oficina e disseram-me que era a junta da cabeça que estava queimada ou uma valvula/cilindro avariado.

    Do que pesquisei, um dos sintomas da junta queimada é o aumento de temperatura do motor, mas nunca reparei que isso acontecesse.

    Gostaria de saber qual é a vossa opinião antes de avançar com este arranjo dispendioso. Será que é mesmo da junta?

    Obrigado!
    Antes de mais pedir uma segunda opinião num mecanico decente. Os problemas podem estar interligados ou não, podes ter um apoio do motor KO que te faça vibrar o motor mais do que devia e a luz acender por outra razão qualquer (por exemplo).

    Mais vale pagares um pouquinho mais e teres o diagnóstico certo do que pagares uma intervenção a fundo no motor e ficar na mesma...

    Comentário


      #3
      Não sei se era nesses motores que por vez es ficavam descomandados, penso que devido á distribuição! Mas sem certezas!

      Comentário


        #4
        Para a junta da cabeça queimar não precisa de aquecer. Basta queimar e tre cilindro, o motor nunca vai aquecer para além de trabalhar mal.

        Problema de motor (válvulas, junta da cabeça, motor fora de ponto) não está fora de questão. Menos grave, será as bobines, velas e pode ser também um injector.
        Editado pela última vez por FabioAbreu; 18 May 2020, 17:30.

        Comentário


          #5
          Pela tua descricao podeser,
          - Apoio(s) de motor,
          - Injectores
          - Velas (já trocaste)

          Quando a luz de motor liga, tens um código de erro que pode ser visto quando fazes o scan na porta OBD, com esse código deves de ter a resposta a o que é que está a causar o problema, mas como já disseram, junta nao é.

          Comentário


            #6
            Um dos motivos poderá ser sempre a junta da cabeça.

            Comentário


              #7
              Então a junta é mesmo uma hipótese? Do que andei a pesquisar não encontrei ninguém que dissesse quebo carro abanava por causa da junta. Já levei o carro a um segundo diagnóstico e deram-me um feedback parecido ao primeiro. Até sugeriram a troca de um motor completo.

              Comentário


                #8
                A junta pode queimar/apodrecer e dependendo da zona onde a junta queima podes ter os mais variados sintomas, não é só aquecer.

                Se queimar/apodrecer entre um canal de refrigeração e uma extermidade , perde anticongelante.
                - sintomas: perda de anticongelante e por sua vez aquecimento (motor continua a trabalhar bem, até....)

                Se queimar entre um canal de óleo para e o extermidade perde oleo
                - sintomas: em princípio só fuga de óleo (motor continua a trabalhar bem)

                Se queimar entre um canal de refrigeração e um canal de óleo
                - sintomas: mistura água no óleo, aquece e deficiência na lubrificação do motor (motor continua a trabalhar, aparentemente bem)

                Se queimar entre cilindros
                - não aquece, não perde água, não perde óleo, não mistura água no óleo. Sim, passa compressão entre cilindros e trabalha mal, luz do motor acende.

                Se queimar entre cilindro e canal de refrigeração
                - Circuito de refrigeração ganha pressão, motor trabalha mal, motor aquece

                Portanto sim, pode ser a junta, como pode ser algo mais fácil de barata resolução.
                Editado pela última vez por FabioAbreu; 18 May 2020, 18:27.

                Comentário


                  #9
                  Pode ser da junta. Basta haver falta de compressão por ter desaparecido um pedaço da junta entre cilindros. Basta fazer um teste de compressão para confirmar.

                  Comentário


                    #10
                    Que outros sintomas tinha o carro?
                    Tu apenas relatas um tremer/abanar em ponto morto
                    Estava a pegar bem a frio? Sentias diferenças de potência?

                    Consegues saber que códigos foram lidos quando a luz de motor acendeu?

                    Por exemplo o carro podia já ter a luz de motor acesa tendo sido apagada quando te foi vendido (p0420 é um problema bastante comum nestes motores)

                    Sem mais informações é difícil ajudar
                    Tendo em conta que já passou em 2 oficinas vou assumir que o ponto do motor foi verificado

                    Comentário


                      #11
                      O carro não tem problemas a pegar a frio. Em relação a potência, sinto diferença nos arranques, o ponto de embraiagem é curto e é fácil deixar ir a baixo. De resto, o trabalhar do motor não tem barulhos estranhos evidentes. Apenas um código foi lido, não sei qual exatamente mas eles assumiram que era das bobinas. Na primeira oficina penso que não verificaram o ponto do motor visto que quando fui lá pela primeira vez assumirar a "olho nu" que era da junta. Na segunda oficina é provável que tenham verificado o ponto do motor visto que foi de propósito para um diagnóstico.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                        A junta pode queimar/apodrecer e dependendo da zona onde a junta queima podes ter os mais variados sintomas, não é só aquecer.

                        Se queimar/apodrecer entre um canal de refrigeração e uma extermidade , perde anticongelante.
                        - sintomas: perda de anticongelante e por sua vez aquecimento (motor continua a trabalhar bem, até....)

                        Se queimar entre um canal de óleo para e o extermidade perde oleo
                        - sintomas: em princípio só fuga de óleo (motor continua a trabalhar bem)

                        Se queimar entre um canal de refrigeração e um canal de óleo
                        - sintomas: mistura água no óleo, aquece e deficiência na lubrificação do motor (motor continua a trabalhar, aparentemente bem)

                        Se queimar entre cilindros
                        - não aquece, não perde água, não perde óleo, não mistura água no óleo. Sim, passa compressão entre cilindros e trabalha mal, luz do motor acende.

                        Se queimar entre cilindro e canal de refrigeração
                        - Circuito de refrigeração ganha pressão, motor trabalha mal, motor aquece

                        Portanto sim, pode ser a junta, como pode ser algo mais fácil de barata resolução.
                        Por acaso acho que ele anda a perder um pouco de anticongelante e como já referi, o trabalhar do motor parece normal, sem ruídos estranhos. Em relação ao óleo, já verifiquei várias vezes e o nível está bom.

                        Comentário


                          #13
                          Alguém me consegue indicar uma oficina de confiança na zona de almada/corroios que tenha um mecânico honesto onde possa fazer um terceiro diagnóstico? Já que o primeiro não me inspirou muita confiança (roady).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jpemartins Ver Post
                            Alguém me consegue indicar uma oficina de confiança na zona de almada/corroios que tenha um mecânico honesto onde possa fazer um terceiro diagnóstico? Já que o primeiro não me inspirou muita confiança (roady).
                            Posso-te indicar dois. Um anda por estes lados e certamente verá este meu post, o outro é uma oficina que tem vindo a crescer, na moita. Nessa zona especificamente conheço uma outra mas não aconselho ninguém lá ir.

                            Comentário


                              #15
                              É que nunca vi nenhum carro com problemas de juntas a abanar o motor.

                              Comentário


                                #16
                                Se queimar num dos cilindros, dando passagem para um circuito de refrigeração, ou para o cilindro do lado vai trabalhar sempre mal.

                                O motor aquecer não é o único sintoma de junta queimada, quem o afirmar, é porque não sabe para que serve a junta da cabeça.

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado pelos vossos comentários. Acho que a melhor opção será mesmo fazer um terceiro diagnóstico já que o primeiro foi uma coisa muito superficial.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já tive um desses e tinha constantemente problemas nos injectores, tremia ao ralenti, e a luz do motor acendia. Pode ser isso.
                                    Tenho ideia que esse carro é propenso a problemas de injectores e válvulas...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Pode ser da junta. Basta haver falta de compressão por ter desaparecido um pedaço da junta entre cilindros. Basta fazer um teste de compressão para confirmar.
                                      E não aquece e pode fazer mais 40 mil km assim...

                                      É só ir adicionando 10-15 litros de água destilada durante 2 anos... esquece o anticongelante porque já nem vale a pena... isso é para abrir um dia!


                                      Não esquecendo nunca que toda essa água vai para o sistema de escape, portanto... catalizadores, etc, sondas lambda irão ficar muito menos saudáveis.

                                      Aliás... o código de erro que terás talvez venha da sonda lambda de regulação (a 1ª no fluxo de gases).
                                      Editado pela última vez por CL; 19 May 2020, 17:13.

                                      Comentário


                                        #20
                                        isso tem bimassa?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          E não aquece e pode fazer mais 40 mil km assim...

                                          É só ir adicionando 10-15 litros de água destilada durante 2 anos... esquece o anticongelante porque já nem vale a pena... isso é para abrir um dia!


                                          Não esquecendo nunca que toda essa água vai para o sistema de escape, portanto... catalizadores, etc, sondas lambda irão ficar muito menos saudáveis.

                                          Aliás... o código de erro que terás talvez venha da sonda lambda de regulação (a 1ª no fluxo de gases).
                                          O problema é que já o comprei assim. Portanto não sei quantos kms já fez nestas condições

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                                            isso tem bimassa?
                                            Não sei se tem bimassa. Como vejo se tem?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Leva isso a uma oficina competente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jpemartins Ver Post
                                                O problema é que já o comprei assim. Portanto não sei quantos kms já fez nestas condições
                                                Faz mais 20 mil km na boa! Não ponhas é água da torneira!

                                                E, um dia que haja t€mpo, faz como disse o eblase... Leva o carro a outro sítio de confiança.

                                                Já vi que preferes a margem Sul... mas aqui deste lado do rio não ponho as mãos no lume por ninguém... Nem por mim!

                                                Só se fosse um gajo ali pró Montijo... mas se calhar já te ficará fora de mão...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                  É que nunca vi nenhum carro com problemas de juntas a abanar o motor.
                                                  Abana logo ao arrancar, enquanto está frio!

                                                  Depois passa... é só até aquecer... são 2-3 minutos!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                    Se queimar num dos cilindros, dando passagem para um circuito de refrigeração, ou para o cilindro do lado vai trabalhar sempre mal.

                                                    O motor aquecer não é o único sintoma de junta queimada, quem o afirmar, é porque não sabe para que serve a junta da cabeça.
                                                    Nao sou mecanico logo só estou a falar pelo que vi até agora e nao por sabedoria.

                                                    Entendo o que dizes e faz todo o sentido, no entanto nunca vi isso a acontecer, os "poucos" que já vi até agora com juntas queimadas os sintomas eram sempre
                                                    - Oleo no refrigerante,
                                                    - Refrigerante no oleo,
                                                    - Perca de potencia,
                                                    e o mais comum era o motor a aquecer ao fim de algum tempo a trabalhar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      .. falta de compressão porque os anéis partiram..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ora, uma junta da cabeça queimada entre cilindros. Se o resto estiver bom, o único sintoma é trabalhar mal. (imagem da net)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                          Ora, uma junta da cabeça queimada entre cilindros. Se o resto estiver bom, o único sintoma é trabalhar mal. (imagem da net)

                                                          Obrigado Fábio. Já tinha mencionado acima que se a junta estiver queimada entre cilindros que há falha de compressão. Essa falha de compressão faz com que o motor abane mais que o normal?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sim claro. Falha de compressao, seja por que motivo for, fará o motor trabalhar mal, com outro ruido, vibrar e perder força .

                                                            Imagina andares com uma perna sem força. Fazes mais barulho, andas aos saltos e mais devagar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X