Junta de Cabeça queimada?

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Título: Junta de Cabeça queimada?

  1. #1
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    Por Defeito Junta de Cabeça queimada?

    Boa tarde,

    Há coisa de 2 meses comprei o meu primeiro carro, um VW Polo 1.2 de 2003 a gasolina. Quando o comprei não me parecia que estivesse algo de errado com ele. Não sou granee entendedor, mas o motor parecia estar com um trabalhar normal. No entanto, uma semana depois de o comprar, comecei a reparar que ele treme/abana mais do que o normal quando está em ponto morto e a luz do motor acendeu. Levei-o à oficina e o mecânico correu o teste e disse que era das bobinas. Troquei as três bobinas e as velas, no entanto o carro continuava a tremer e horas depois a luz voltou a aparecer. Voltei à oficina e disseram-me que era a junta da cabeça que estava queimada ou uma valvula/cilindro avariado.

    Do que pesquisei, um dos sintomas da junta queimada é o aumento de temperatura do motor, mas nunca reparei que isso acontecesse.

    Gostaria de saber qual é a vossa opinião antes de avançar com este arranjo dispendioso. Será que é mesmo da junta?

    Obrigado!


  2. #2
    Piloto de Testes Eletrico's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jpemartins Ver Post
    Boa tarde,

    Há coisa de 2 meses comprei o meu primeiro carro, um VW Polo 1.2 de 2003 a gasolina. Quando o comprei não me parecia que estivesse algo de errado com ele. Não sou granee entendedor, mas o motor parecia estar com um trabalhar normal. No entanto, uma semana depois de o comprar, comecei a reparar que ele treme/abana mais do que o normal quando está em ponto morto e a luz do motor acendeu. Levei-o à oficina e o mecânico correu o teste e disse que era das bobinas. Troquei as três bobinas e as velas, no entanto o carro continuava a tremer e horas depois a luz voltou a aparecer. Voltei à oficina e disseram-me que era a junta da cabeça que estava queimada ou uma valvula/cilindro avariado.

    Do que pesquisei, um dos sintomas da junta queimada é o aumento de temperatura do motor, mas nunca reparei que isso acontecesse.

    Gostaria de saber qual é a vossa opinião antes de avançar com este arranjo dispendioso. Será que é mesmo da junta?

    Obrigado!
    Antes de mais pedir uma segunda opinião num mecanico decente. Os problemas podem estar interligados ou não, podes ter um apoio do motor KO que te faça vibrar o motor mais do que devia e a luz acender por outra razão qualquer (por exemplo).

    Mais vale pagares um pouquinho mais e teres o diagnóstico certo do que pagares uma intervenção a fundo no motor e ficar na mesma...

  3. #3
    Piloto de Testes Vizza's Avatar
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    Por Defeito

    Não sei se era nesses motores que por vez es ficavam descomandados, penso que devido á distribuição! Mas sem certezas!

  4. #4
    Piloto de Testes FabioAbreu's Avatar
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    Para a junta da cabeça queimar não precisa de aquecer. Basta queimar e tre cilindro, o motor nunca vai aquecer para além de trabalhar mal.

    Problema de motor (válvulas, junta da cabeça, motor fora de ponto) não está fora de questão. Menos grave, será as bobines, velas e pode ser também um injector.
    Última edição por FabioAbreu : 18-05-20 às 17:30:36

  5. #5
    Banido turboyoda's Avatar
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    Por Defeito

    Pela tua descricao podeser,
    - Apoio(s) de motor,
    - Injectores
    - Velas (já trocaste)

    Quando a luz de motor liga, tens um código de erro que pode ser visto quando fazes o scan na porta OBD, com esse código deves de ter a resposta a o que é que está a causar o problema, mas como já disseram, junta nao é.


  6. #6
    Piloto de Testes FabioAbreu's Avatar
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    Um dos motivos poderá ser sempre a junta da cabeça.

  7. #7
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    Por Defeito

    Então a junta é mesmo uma hipótese? Do que andei a pesquisar não encontrei ninguém que dissesse quebo carro abanava por causa da junta. Já levei o carro a um segundo diagnóstico e deram-me um feedback parecido ao primeiro. Até sugeriram a troca de um motor completo.

  8. #8
    Piloto de Testes FabioAbreu's Avatar
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    Por Defeito

    A junta pode queimar/apodrecer e dependendo da zona onde a junta queima podes ter os mais variados sintomas, não é só aquecer.

    Se queimar/apodrecer entre um canal de refrigeração e uma extermidade , perde anticongelante.
    - sintomas: perda de anticongelante e por sua vez aquecimento (motor continua a trabalhar bem, até....)

    Se queimar entre um canal de óleo para e o extermidade perde oleo
    - sintomas: em princípio só fuga de óleo (motor continua a trabalhar bem)

    Se queimar entre um canal de refrigeração e um canal de óleo
    - sintomas: mistura água no óleo, aquece e deficiência na lubrificação do motor (motor continua a trabalhar, aparentemente bem)

    Se queimar entre cilindros
    - não aquece, não perde água, não perde óleo, não mistura água no óleo. Sim, passa compressão entre cilindros e trabalha mal, luz do motor acende.

    Se queimar entre cilindro e canal de refrigeração
    - Circuito de refrigeração ganha pressão, motor trabalha mal, motor aquece

    Portanto sim, pode ser a junta, como pode ser algo mais fácil de barata resolução.
    Última edição por FabioAbreu : 18-05-20 às 18:27:18

  9. #9
    Piloto Lendário eblase's Avatar
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    Por Defeito

    Pode ser da junta. Basta haver falta de compressão por ter desaparecido um pedaço da junta entre cilindros. Basta fazer um teste de compressão para confirmar.
    CL gosta disto.

  10. #10
    Piloto de Kart dftsa's Avatar
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    Por Defeito

    Que outros sintomas tinha o carro?
    Tu apenas relatas um tremer/abanar em ponto morto
    Estava a pegar bem a frio? Sentias diferenças de potência?

    Consegues saber que códigos foram lidos quando a luz de motor acendeu?

    Por exemplo o carro podia já ter a luz de motor acesa tendo sido apagada quando te foi vendido (p0420 é um problema bastante comum nestes motores)

    Sem mais informações é difícil ajudar
    Tendo em conta que já passou em 2 oficinas vou assumir que o ponto do motor foi verificado

  11. #11
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    Por Defeito

    O carro não tem problemas a pegar a frio. Em relação a potência, sinto diferença nos arranques, o ponto de embraiagem é curto e é fácil deixar ir a baixo. De resto, o trabalhar do motor não tem barulhos estranhos evidentes. Apenas um código foi lido, não sei qual exatamente mas eles assumiram que era das bobinas. Na primeira oficina penso que não verificaram o ponto do motor visto que quando fui lá pela primeira vez assumirar a "olho nu" que era da junta. Na segunda oficina é provável que tenham verificado o ponto do motor visto que foi de propósito para um diagnóstico.

  12. #12
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
    A junta pode queimar/apodrecer e dependendo da zona onde a junta queima podes ter os mais variados sintomas, não é só aquecer.

    Se queimar/apodrecer entre um canal de refrigeração e uma extermidade , perde anticongelante.
    - sintomas: perda de anticongelante e por sua vez aquecimento (motor continua a trabalhar bem, até....)

    Se queimar entre um canal de óleo para e o extermidade perde oleo
    - sintomas: em princípio só fuga de óleo (motor continua a trabalhar bem)

    Se queimar entre um canal de refrigeração e um canal de óleo
    - sintomas: mistura água no óleo, aquece e deficiência na lubrificação do motor (motor continua a trabalhar, aparentemente bem)

    Se queimar entre cilindros
    - não aquece, não perde água, não perde óleo, não mistura água no óleo. Sim, passa compressão entre cilindros e trabalha mal, luz do motor acende.

    Se queimar entre cilindro e canal de refrigeração
    - Circuito de refrigeração ganha pressão, motor trabalha mal, motor aquece

    Portanto sim, pode ser a junta, como pode ser algo mais fácil de barata resolução.
    Por acaso acho que ele anda a perder um pouco de anticongelante e como já referi, o trabalhar do motor parece normal, sem ruídos estranhos. Em relação ao óleo, já verifiquei várias vezes e o nível está bom.

  13. #13
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    Por Defeito

    Alguém me consegue indicar uma oficina de confiança na zona de almada/corroios que tenha um mecânico honesto onde possa fazer um terceiro diagnóstico? Já que o primeiro não me inspirou muita confiança (roady).

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por jpemartins Ver Post
    Alguém me consegue indicar uma oficina de confiança na zona de almada/corroios que tenha um mecânico honesto onde possa fazer um terceiro diagnóstico? Já que o primeiro não me inspirou muita confiança (roady).
    Posso-te indicar dois. Um anda por estes lados e certamente verá este meu post, o outro é uma oficina que tem vindo a crescer, na moita. Nessa zona especificamente conheço uma outra mas não aconselho ninguém lá ir.

  15. #15
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    É que nunca vi nenhum carro com problemas de juntas a abanar o motor.

  16. #16
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    Se queimar num dos cilindros, dando passagem para um circuito de refrigeração, ou para o cilindro do lado vai trabalhar sempre mal.

    O motor aquecer não é o único sintoma de junta queimada, quem o afirmar, é porque não sabe para que serve a junta da cabeça.

  17. #17
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    Obrigado pelos vossos comentários. Acho que a melhor opção será mesmo fazer um terceiro diagnóstico já que o primeiro foi uma coisa muito superficial.

  18. #18
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    Já tive um desses e tinha constantemente problemas nos injectores, tremia ao ralenti, e a luz do motor acendia. Pode ser isso.
    Tenho ideia que esse carro é propenso a problemas de injectores e válvulas...

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Pode ser da junta. Basta haver falta de compressão por ter desaparecido um pedaço da junta entre cilindros. Basta fazer um teste de compressão para confirmar.
    E não aquece e pode fazer mais 40 mil km assim...

    É só ir adicionando 10-15 litros de água destilada durante 2 anos... esquece o anticongelante porque já nem vale a pena... isso é para abrir um dia!


    Não esquecendo nunca que toda essa água vai para o sistema de escape, portanto... catalizadores, etc, sondas lambda irão ficar muito menos saudáveis.

    Aliás... o código de erro que terás talvez venha da sonda lambda de regulação (a 1ª no fluxo de gases).
    Última edição por CL : 19-05-20 às 17:13:45

  20. #20
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    isso tem bimassa?

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    E não aquece e pode fazer mais 40 mil km assim...

    É só ir adicionando 10-15 litros de água destilada durante 2 anos... esquece o anticongelante porque já nem vale a pena... isso é para abrir um dia!


    Não esquecendo nunca que toda essa água vai para o sistema de escape, portanto... catalizadores, etc, sondas lambda irão ficar muito menos saudáveis.

    Aliás... o código de erro que terás talvez venha da sonda lambda de regulação (a 1ª no fluxo de gases).
    O problema é que já o comprei assim. Portanto não sei quantos kms já fez nestas condições

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
    isso tem bimassa?
    Não sei se tem bimassa. Como vejo se tem?

  23. #23
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    Leva isso a uma oficina competente.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por jpemartins Ver Post
    O problema é que já o comprei assim. Portanto não sei quantos kms já fez nestas condições
    Faz mais 20 mil km na boa! Não ponhas é água da torneira!

    E, um dia que haja t€mpo, faz como disse o eblase... Leva o carro a outro sítio de confiança.

    Já vi que preferes a margem Sul... mas aqui deste lado do rio não ponho as mãos no lume por ninguém... Nem por mim!

    Só se fosse um gajo ali pró Montijo... mas se calhar já te ficará fora de mão...

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
    É que nunca vi nenhum carro com problemas de juntas a abanar o motor.
    Abana logo ao arrancar, enquanto está frio!

    Depois passa... é só até aquecer... são 2-3 minutos!

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
    Se queimar num dos cilindros, dando passagem para um circuito de refrigeração, ou para o cilindro do lado vai trabalhar sempre mal.

    O motor aquecer não é o único sintoma de junta queimada, quem o afirmar, é porque não sabe para que serve a junta da cabeça.
    Nao sou mecanico logo só estou a falar pelo que vi até agora e nao por sabedoria.

    Entendo o que dizes e faz todo o sentido, no entanto nunca vi isso a acontecer, os "poucos" que já vi até agora com juntas queimadas os sintomas eram sempre
    - Oleo no refrigerante,
    - Refrigerante no oleo,
    - Perca de potencia,
    e o mais comum era o motor a aquecer ao fim de algum tempo a trabalhar.

  27. #27
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    .. falta de compressão porque os anéis partiram..

  28. #28
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    Ora, uma junta da cabeça queimada entre cilindros. Se o resto estiver bom, o único sintoma é trabalhar mal. (imagem da net)

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
    Ora, uma junta da cabeça queimada entre cilindros. Se o resto estiver bom, o único sintoma é trabalhar mal. (imagem da net)

    Obrigado Fábio. Já tinha mencionado acima que se a junta estiver queimada entre cilindros que há falha de compressão. Essa falha de compressão faz com que o motor abane mais que o normal?

  30. #30
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    Sim claro. Falha de compressao, seja por que motivo for, fará o motor trabalhar mal, com outro ruido, vibrar e perder força .

    Imagina andares com uma perna sem força. Fazes mais barulho, andas aos saltos e mais devagar.

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