Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dash cams para proteger em andamento e quando estacionado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dash cams para proteger em andamento e quando estacionado

    Boas

    Começo por pedir desculpa se o tópico estiver no sítio errado - sou mais fã de seguir a zona de off-topic aqui. Gostava no entanto de perguntar sobre dash cams e como funcionam. Estava a pensar arranjar uma da Xiaomi para proteger o meu carro depois de já alguns episódios que me fizeram arrpender de não ter uma.

    Vi isto: https://pplware.sapo.pt/gadgets/xiao...vacao-a-1600p/

    Será que vale a pena? Isto podem ser perguntas de noob mas: se estiver o carro desligado e estacionado isto não chupa a bateria? Ou usa pilhas?

    Por exemplo há uns tempos alguém me bateu no barro parado e fugiu. Tive de pagar do meu bolso a reparação e graças a deus tinha seguro para isto senao eram quase 3k euros. Se tivesse video de quem bateu e mostrasse ao seguro, eles aceitavam?

    Desde já obrigado

    #2
    Eu comprei uma Vantrue N2 Pro. Tem Parking Mode, que é uma das features que interessa. Comprei outra mas nunca a cheguei a instalar. Apenas a tirei da caixa para ver como era. É uma Xiaomi. Se achares que te interessa, posso-a dispensar.

    Sent from my SM-G935F using Tapatalk

    Comentário


      #3
      Obrigado pela oferta mas queria saber um pouco mais por enquanto

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por epap Ver Post
        Obrigado pela oferta mas queria saber um pouco mais por enquanto
        Mais sobre o quê? A câmara que eu falei da Xiaomi ou mais sobre o quê?

        Sent from my SM-G935F using Tapatalk

        Comentário


          #5
          A dash cam em standby gasta menos mas ainda assim precisa de alimentação. Podes ligar ao sistema eléctrico do carro (de forma a que seja alimentada mesmo depois de desligares o carro) ou então podes colocar um powerbank a alimentá-la, e carregas o powerbank simultaneamente enquanto usas o carro.

          Usa um powerbank que tenha passthrough charging, isso significa que pode receber carga e carregar dispositivos ao mesmo tempo.

          Não sei que capacidade precisará o powerbank, também depende da utilização que faças do carro. Mas visto que também é recomendável ter passthrough charging e nem são caros, vê de 10.000 mAh, abaixo disso creio que não vale a pena.

          Comentário


            #6
            Melhor que powerbank são os cabos de ligar a dashcam à caixa de fusíveis do carro. Foi o que eu fiz. Esses cabos custam uns 15€ e têm vários adaptadores, tanto do lado dos fusíveis como do lado do USB da dashcam

            Sent from my SM-G935F using Tapatalk

            Comentário


              #7
              Eu também tenho uma mas não a instalo, ou melhor, coloco numa ou outra situação em condução mas depois retiro.

              Isto porque a lei em Portugal não permite o uso das mesmas.

              E como a lei não permite penso que os seguros também não dão como válidas essas filmagens.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                Eu também tenho uma mas não a instalo, ou melhor, coloco numa ou outra situação em condução mas depois retiro.

                Isto porque a lei em Portugal não permite o uso das mesmas.

                E como a lei não permite penso que os seguros também não dão como válidas essas filmagens.
                Não permite o uso?
                Do que eu sei é que as imagens não são aceites em tribunal caso tenhas estado a filmar locais públicos e obviamente não permite que divulgues, publiques, uses, etf,etc essas imagens em qualquer contexto podendo expôr propriedade privada de outros.
                Mas que eu saiba, não é proibido usá-las.

                Eu já tenho a minha há vários meses, já fui mandado parar pela GNR, no âmbito das operações de fiscalização ao cumprimento do confinamento e proibição de circulação entre concelhos e nunca me disseram nada da dashcam que está bem visível por fora.

                Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                  Não permite o uso?
                  Do que eu sei é que as imagens não são aceites em tribunal caso tenhas estado a filmar locais públicos e obviamente não permite que divulgues, publiques, uses, etf,etc essas imagens em qualquer contexto podendo expôr propriedade privada de outros.
                  Mas que eu saiba, não é proibido usá-las.

                  Eu já tenho a minha há vários meses, já fui mandado parar pela GNR, no âmbito das operações de fiscalização ao cumprimento do confinamento e proibição de circulação entre concelhos e nunca me disseram nada da dashcam que está bem visível por fora.

                  Sent from my SM-G935F using Tapatalk
                  Tinha ideia que legalmente não as podes usar fixas no carro, mas posso estar errado.

                  De qualquer das formas, lá está, para a situação que o @epap pretende não lhe serve de nada, a não ser ele tentar fazer justiça pelas próprias mãos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                    Tinha ideia que legalmente não as podes usar fixas no carro, mas posso estar errado.

                    De qualquer das formas, lá está, para a situação que o @epap pretende não lhe serve de nada, a não ser ele tentar fazer justiça pelas próprias mãos
                    E mesmo o uso das imagens, acho que é sujeito a avaliação. Porque imagina que tens o carro numa entrada que já é tua mas que se pode aceder da rua. Riscam-te o carro e consegues apanhar a pessoa que o fez. Essas filmagens acho que já são aceites em tribunal. Mas lá está, depende de quem as vê e como as interpreta.

                    Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      A minha intenção era mesmo proteger me quanto ao seguro e afins

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por epap Ver Post
                        A minha intenção era mesmo proteger me quanto ao seguro e afins
                        Pois, mas imagens de dashcams acho que são complicadas de serem aceites. Não sei. Fala com um advogado se achares que vale a pena.

                        Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                          Pois, mas imagens de dashcams acho que são complicadas de serem aceites. Não sei. Fala com um advogado se achares que vale a pena.

                          Sent from my SM-G935F using Tapatalk
                          Se calhar e melhor obrigado pelo conselho

                          Comentário


                            #14
                            Tenho uma Thinkware F-770 a uns 3 anos, e é brilhante, o suporte maximo para cartões 64gb é curto mas ja existem modelos novos.
                            Para quem quer camera frente/atras e estacionamento é das melhores no mercado.

                            Também tenho uma Vantrue Pro2, esta com cartão de 256gb...ligada apenas ao isqueiro do carro, se quizer estacionamento é so comprar cablagem adicional, preço/qualidade top

                            foge das chinesas, tive uma ROAV e devolvia-a, as baterias internas acabam por inchar e depois bye bye money.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                              Tenho uma Thinkware F-770 a uns 3 anos, e é brilhante, o suporte maximo para cartões 64gb é curto mas ja existem modelos novos.
                              Para quem quer camera frente/atras e estacionamento é das melhores no mercado.

                              Também tenho uma Vantrue Pro2, esta com cartão de 256gb...ligada apenas ao isqueiro do carro, se quizer estacionamento é so comprar cablagem adicional, preço/qualidade top

                              foge das chinesas, tive uma ROAV e devolvia-a, as baterias internas acabam por inchar e depois bye bye money.
                              E conseguiste usar videos para te proteger com o seguro?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                                Pois, mas imagens de dashcams acho que são complicadas de serem aceites. Não sei. Fala com um advogado se achares que vale a pena.

                                Sent from my SM-G935F using Tapatalk
                                Entre seguradoras não deverá haver problema.

                                Há alguns relatos no Club Tesla Portugal em que os proprietários, perante danos nas suas viaturas, passaram as imagens captadas pelo sistema de vigilância do carro às seguradoras e conseguiram o ressarcimento das reparações.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por epap Ver Post
                                  E conseguiste usar videos para te proteger com o seguro?
                                  Nunca precisei...mas a lei funciona desta forma (vou dar um exemplo)

                                  Se colocares a dashcam no carro com o propósito de vigiar ou proteger algum bem material ou pessoal , nenhum juiz te vai aceitar o video/evidencia (ilícito)
                                  Se colocarem a dashcam no carro sem qualquer propósito e por acaso apanhas o flagrante delito, o juiz pode aceitar as provas em video (licito)

                                  Tens aqui pagina 12 (resumos de acordão de tribunal)

                                  Juriprudencia sobre prova digital
                                  http://cibercrime.ministeriopublico....va_digital.pdf

                                  São válidas, não constituindo métodos proibidos de prova e podendo ser valoradas pelo julgador, as imagens gravadas por particular, sendo a gravação direcionada para um local público, particularmente dirigida para o seu veículo automóvel, estacionado na via pública, apenas com vista a apurar quem era o autor dos danos, por neste caso existir justa causa para essa captação de imagens (por não serem atingidos dados sensíveis da pessoa visionada). A imagem captada nas circunstâncias deste caso concreto, por um lado não constitui nenhuma violação do “núcleo duro da vida privada”, nem do direito à imagem do visionado.




                                  Imagens captadas em local de acesso público, mesmo na falta de consentimento do visado, não correspondem a qualquer método proibido de prova, por não violarem o núcleo duro da vida privada, avaliado numa ideia de proporcionalidade e por existir uma justa causa na sua obtenção e utilização, que é a prova de uma infração criminal. A falta de parecer prévio favorável da CNPD, só por si, não torna a gravação ilícita, nos termos da lei penal

                                  É prova válida a gravação de filme, com telemóvel, de situação de conflito na qual vem a ocorrer um crime. Já será prova proibida a que resulta de fotografias tiradas já depois de o crime ter ocorrido, ao autor deste, para demonstrar a respetiva presença no local.

                                  A captação de imagens por particulares, em locais públicos ou de livre acesso ao público, não estando ferida de qualquer ilegalidade nem violando os direitos de personalidade que compreendem o direito à imagem, é meio admissível de prova. As imagens assim captadas não constituem nenhuma violação do “núcleo duro da vida privada” nem do direito à imagem. Por conseguinte, não é necessário o consentimento do visado para essa filmagem, nos termos exigidos pelo Artigo 79o, no 2, do Código Civil, porquanto a imagem do suspeito se encontra justificada por razões de justiça, nem tão pouco a referida recolha de imagens integra o crime do Artigo 199o, no 2, do Código Penal. Os depoimentos que reproduzem as ditas filmagens, não estando afetados por qualquer proibição de prova, devem ser livremente apreciados e valorados pelo tribunal.


                                  A obtenção de fotografias ou de filmagens sem o consentimento do visado, sempre que exista justa causa nesse procedimento, nomeadamente quando as mesmas estejam enquadradas em lugares públicos, visem a realização de interesses públicos ou hajam ocorrido publicamente não constitui ilícito típico. Nessas circunstâncias mesmo que haja falta de licenciamento da CNPD podem ser usadas como meio de prova


                                  Não constituem provas ilegais, podendo ser valoradas pelo tribunal, as imagens gravadas por particulares em locais públicos ou acessíveis ao público, se se destinarem a documentar uma infração criminal e não disserem respeito ao «núcleo duro da vida privada» da pessoa visionada.
















                                  Editado pela última vez por M207; 08 June 2020, 21:15.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                                    Tenho uma Thinkware F-770 a uns 3 anos, e é brilhante, o suporte maximo para cartões 64gb é curto mas ja existem modelos novos.
                                    Para quem quer camera frente/atras e estacionamento é das melhores no mercado.

                                    Também tenho uma Vantrue Pro2, esta com cartão de 256gb...ligada apenas ao isqueiro do carro, se quizer estacionamento é so comprar cablagem adicional, preço/qualidade top

                                    foge das chinesas, tive uma ROAV e devolvia-a, as baterias internas acabam por inchar e depois bye bye money.
                                    Que feedback dás da Vantrue? Há quanto tempo a tens? Anda sempre no vidro com a ventosa? Tem-se aguentado? Eu tenho a minha há alguns meses e a ventosa já começou a fraquejar. Já me caiu duas vezes.

                                    Sent from my SM-G935F using Tapatalk
                                    Editado pela última vez por HelloShitty; 09 June 2020, 10:15.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um amigo meu tem uma tipo go-pro fixa ao retrovisor interior do carro e usa-a para fins lúdicos...brincadeiras com 535d (humilhações e outras).
                                      Depois tenho um vizinho asiático com um X5 recente que dorme na rua e tem câmaras com sensor que só ativam quando passa alguem a frente dos sensores à frente e à retaguarda do veiculo.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X