Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perigo de gripagem do motor - Verificar ESP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perigo de gripagem do motor - Verificar ESP

    Boas,

    Tenho um megane de 2011 com 170mil km. Vinha na AE a 130 e apareceu a luz de stop com o alerta "perigo de gripagem do motor".

    Encostei, parei e desliguei, sentindo uns solavancos no carro.

    Voltei a ligar, o aviso desapareceu e surgem agora as mensagens de "verificar arranque em subida" e "verificar ESP".

    Fiz mais 20km com o carro e pareceu estar tudo okay.

    Agors está parado e estou a tentar perceber o que é isto possa ser.

    Quero salientar que o carro é de caixa automática. Contudo, isto aconteceu quando vinha em semi-automático e em 5ª para o forçar a fazer uma regeneração. Estará relacionado?

    O carro, depois da revisão, fez 2mil km. Não tem fugas de óleo nem nada que, aparentemente, consiga ver à vista.

    #2
    Os meganes 3 e as Scenic 3 são umas divas e qualquer dado que um sensor dê e que não seja do agrado da centralina é logo o fim do mundo.

    A minha Scenic em 8 viagens a Portugal (4 para cada lado) só numa não deu erro com aviso de perigo de gripagem do motor...já lá vão 95.000kms.

    Troquei o sensor de pressão da admissão e pareceu melhor mas não deixa de mostrar o aviso.

    Vê isso numa oficina mas conhecendo estes carros como conheço diria para não entrares em pânico com o aviso...deve mesmo ser mais do mesmo...nada!

    Visto o teu ter dado solavancos eu diria que provavelmente a sonda lambda tem aí algo a ver com o problema...já se passou comigo

    Gesendet von meinem Redmi Note 8 Pro mit Tapatalk

    Comentário


      #3
      Na volta é só a bateria, egr....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Na volta é só a bateria, egr....
        Por acaso ainda não fiz nenhuma viagem após a troca da bateria. Lembro-me de ter era consumos de CB disparatados com a bateria antiga

        Gesendet von meinem Redmi Note 8 Pro mit Tapatalk

        Comentário


          #5
          Não tinha recebido notificações de resposta ao tópico...

          ... Pois bem, todas as luzes acabaram por desaparecer.

          Mas, volvido quase um mês, eis que levo com o aviso do antipoluição.

          Fui à Renault e adivinhem o resultado? Injectores.

          Depois de ter vendido o meu antigo megane por problemas nos 4 (!) injectores (tenho outro tópico sobre este assunto aqui no fórum) eis que no mesmo motor, outra vez arroz. A parte boa é que agora é apenas 1 mais as 4 velas.

          Ou sou um gajo cheio de sorte ou então não sei conduzir. Ainda há terceira hipótese da Renault ser um pseudo-barato e onde a qualidade é escassa.

          Não quero parecer aziado, mas pá... Como é possível tanto problema nos injectores?!

          P. S - Renault... Só se for dado e talvez nem assim

          Comentário


            #6
            Se realmente tens velas queimadas, eu para já tratava apenas disso, limpava os erros e esperava que voltasse o problema.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
              Se realmente tens velas queimadas, eu para já tratava apenas disso, limpava os erros e esperava que voltasse o problema.
              Eles na Renault não me disseram que as velas estavam queimadas. Só me falaram na sua substituição.

              Mas esqueci-me de perguntar se estavam queimadas... Assumi que trocando o injector, tinha que trocar as velas.

              Ainda assim, pelo que me disseram, tentaram uma pseudo reprogramação nos 4 e limparam os erros.

              O carro está a comportar-se como de costume.

              Comentário


                #8
                Isso é melhor trocar aos pares. Contudo, já aconteceu trocar 2 e meses depois ter 2 a morrer.

                Daí concordar com a troca dos 4 para arrumar o assunto.

                Contudo, esse erro até aparece quando a bateria está a falecer..

                Comentário


                  #9
                  Mas estás a falar dos injectores ou das velas? Ou dos dois pares de cada?

                  Eu estou calejado com a Renault porque no meu megane também apareceu o aviso e era mesmo injectores.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por erzo0 Ver Post
                    Mas estás a falar dos injectores ou das velas? Ou dos dois pares de cada?

                    Eu estou calejado com a Renault porque no meu megane também apareceu o aviso e era mesmo injectores.
                    Os injectores. As velas trocam as 4 de cada vez.

                    Se as velas tiverem sensor é que posso compreender em trocar conforme a carteira €€€

                    Comentário


                      #11
                      Venho aqui fazer um update, pois a luz da antipoluição voltou acender.

                      Foi novamente à máquina e o erro é no injector número 4.

                      Estou na dúvida entre arrumar já a questão e trocar os 4 ou ir trocando 1 a 1, pois acredito que a probabilidade dos outros 3 começarem a dar erro é mais do que certa.

                      Comentário


                        #12
                        Boa tarde a todos,
                        Pois bem tocou-me a mim. Megane 3 Gt Line de 2014 com cerca de 90000km, manutenções em dia (?).
                        Na passada sexta-fera ia a 150 com cruise control activo numa ligeira subida. Senti um leve engasgo, uma pequena perda de potência como se tivesse dado um ligeiro toque no travão. Logo de seguida todas as luzes ligam no painel, a STOP vermelha, a chave amarela, e a vermelho PERIGO GRIPAGEM DE MOTOR no lado direito. O carro perdeu toda a potência, rapidamente para 70kmh, foi o tempo de encostar e chamar a assistência em viagem. Do que me lembro de cabeça, no mesmo sítio do “gripagem de motor”, deu várias mensagens, verificar ESC, verificar mais não sei o quê, mudou rapidamente, mas eram umas 2-3 coisas diferentes ou mais.
                        Como disse o carro não tinha absolutamente nenhuma força, era como se estivesse em 5ª ao ralenti.
                        Ao encostar deixei estas uns segundos a trabalhar e de seguida desliguei o motor.
                        Esteve algum tempo com os 4 piscas ligados, quando veio o reboque e coloquei a chave na ranhura sem ligar o motor (este modelo não tem o keyless), ligou o perigo gripagem de motor e bateria fraca. Tanto o bateria fraca pode ter ficado por causa de algum tempo com os piscas, como ela podia já estar no limite de dar a mensagem (o carro tem andado muito pouco) e com os piscas ter ido ainda mais abaixo.
                        Foi rebocada e estou à espera que ma entreguem para ir claro está, à máquina.
                        Já li várias coisas que pode ter sido, aqui e em outros sítios: bateria, alternador não carregar a bateria, injectores, FAP, EGR, algum mau contacto qualquer sabe-se lá onde, etc.
                        Sendo eu um completo leigo em mecânica e não estando vocês com a viatura à frente, o que me poderá esperar e qual o seu custo médio de cada potencial avaria? Para ver se não sou comido por lorpa…
                        Estas avarias com a máquina descobrem-se e resolvem-se a 100%?
                        Muito obrigado a todos!

                        Comentário


                          #13
                          Perigo de gripagem remete para falta/fuga de óleo ou problemas na bomba. Poderá ser disso?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Perigo de gripagem remete para falta/fuga de óleo ou problemas na bomba. Poderá ser disso?
                            Originalmente Colocado por fmnamado Ver Post
                            Boa tarde a todos,
                            Pois bem tocou-me a mim. Megane 3 Gt Line de 2014 com cerca de 90000km, manutenções em dia (?).
                            Na passada sexta-fera ia a 150 com cruise control activo numa ligeira subida. Senti um leve engasgo, uma pequena perda de potência como se tivesse dado um ligeiro toque no travão. Logo de seguida todas as luzes ligam no painel, a STOP vermelha, a chave amarela, e a vermelho PERIGO GRIPAGEM DE MOTOR no lado direito. O carro perdeu toda a potência, rapidamente para 70kmh, foi o tempo de encostar e chamar a assistência em viagem. Do que me lembro de cabeça, no mesmo sítio do “gripagem de motor”, deu várias mensagens, verificar ESC, verificar mais não sei o quê, mudou rapidamente, mas eram umas 2-3 coisas diferentes ou mais.
                            Como disse o carro não tinha absolutamente nenhuma força, era como se estivesse em 5ª ao ralenti.
                            Ao encostar deixei estas uns segundos a trabalhar e de seguida desliguei o motor.
                            Esteve algum tempo com os 4 piscas ligados, quando veio o reboque e coloquei a chave na ranhura sem ligar o motor (este modelo não tem o keyless), ligou o perigo gripagem de motor e bateria fraca. Tanto o bateria fraca pode ter ficado por causa de algum tempo com os piscas, como ela podia já estar no limite de dar a mensagem (o carro tem andado muito pouco) e com os piscas ter ido ainda mais abaixo.
                            Foi rebocada e estou à espera que ma entreguem para ir claro está, à máquina.
                            Já li várias coisas que pode ter sido, aqui e em outros sítios: bateria, alternador não carregar a bateria, injectores, FAP, EGR, algum mau contacto qualquer sabe-se lá onde, etc.
                            Sendo eu um completo leigo em mecânica e não estando vocês com a viatura à frente, o que me poderá esperar e qual o seu custo médio de cada potencial avaria? Para ver se não sou comido por lorpa…
                            Estas avarias com a máquina descobrem-se e resolvem-se a 100%?
                            Muito obrigado a todos!
                            Ligar a uma máquina de diagnóstico primeiro antes de panicar. Isso pode ser alternador, egr, injectores, ...

                            Comentário


                              #15
                              O aviso de perigo de gripagem é o equivalente a um “Ai!!”, numa pessoa.

                              Como diz o eblase, ligar à máquina. Isso tanto pode ser um tubo que custa cêntimos, como o fim do mundo em cuecas.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pelas vossas respostas, aguardemos por ligação à máquina!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  O aviso de perigo de gripagem é o equivalente a um “Ai!!”, numa pessoa.

                                  Como diz o eblase, ligar à máquina. Isso tanto pode ser um tubo que custa cêntimos, como o fim do mundo em cuecas.
                                  Bem lembrado esse tubo. Costuma rebentar quando os gases de escape "custam" a sair pelo FAP e o ar tem de sair por algum lado......... ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Bem lembrado esse tubo. Costuma rebentar quando os gases de escape "custam" a sair pelo FAP e o ar tem de sair por algum lado......... ;)
                                    Qual tubo, os pequenos do FAP ou o grande em plástico?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os pequenos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Os pequenos
                                        Epá, não entraria por aí. A qualidade daquilo é “m€rd0s@“, mesmo para os padrões de qualidade de construção da Megane 3.

                                        A minha rasgou um aos 150 mil, e outro aos 180 mil, e o FAP continua ali firme e hirto, com 228 mil km. Sem limpezas, aditivos nem rezas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          Epá, não entraria por aí. A qualidade daquilo é “m€rd0s@“, mesmo para os padrões de qualidade de construção da Megane 3.

                                          A minha rasgou um aos 150 mil, e outro aos 180 mil, e o FAP continua ali firme e hirto, com 228 mil km. Sem limpezas, aditivos nem rezas.
                                          Se a memória não me atraiçoa, houve um dia em que elogiaste a dita e na semana seguinte estava a andar de reboque.

                                          Mas se calhar a memória vale o que vale.. [emoji23]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Se a memória não me atraiçoa, houve um dia em que elogiaste a dita e na semana seguinte estava a andar de reboque.

                                            Mas se calhar a memória vale o que vale.. [emoji23]
                                            Nada de reboque, isso é para os fracos. Ali entra-se em modo de segurança pela oficina a dentro, com luzes a avisar para o apocalipse. Além disso, hoje é a minha mulher que anda com ela [emoji41][emoji23]. Por acaso amanhã sou eu…

                                            Isso foi do combustível aditivado da Repsol. “Too much power!!!”

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Nada de reboque, isso é para os fracos. Ali entra-se em modo de segurança pela oficina a dentro, com luzes a avisar para o apocalipse. Além disso, hoje é a minha mulher que anda com ela [emoji41][emoji23]. Por acaso amanhã sou eu…

                                              Isso foi do combustível aditivado da Repsol. “Too much power!!!”
                                              Ou isso. Foste tirar o carvão e puff.

                                              Aprende comigo: o má barate que encontrarres soice (ler com sotaque de choco frite)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                Ou isso. Foste tirar o carvão e puff.

                                                Aprende comigo: o má barate que encontrarres soice (ler com sotaque de choco frite)
                                                Enganei-me. Um gajo que quase só vai à Prio, entra numa Repsol e é um mundo desconhecido. [emoji15] Tem la um Gasóleo e+10, e o marreta pensa, “Olha, este deve ser 10 cêntimos mais barato!! Atesta!!!” [emoji23]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  O aviso de perigo de gripagem é o equivalente a um “Ai!!”, numa pessoa.

                                                  Como diz o eblase, ligar à máquina. Isso tanto pode ser um tubo que custa cêntimos, como o fim do mundo em cuecas.
                                                  O aviso de perigo de gripagem aparece porque o carro recebe informações contraditórias.

                                                  Há certos erros que levam a centralina a decidir desligar o motor de imediato ou a reduzir a sua potência ou funcionamento até que o utilizador páre o veículo.

                                                  Até que isto aconteça, a centralina recebe a informação de que o carro está a circular a uma velocidade considerável sem que o motor, supostamente, esteja a funcionar e por isso a ser devidamente lubrificado. A pressão de óleo cai e/ou não é consonante com a velocidade do veículo ou rotação do motor.

                                                  O motor mexe-se por acção das rodas até que não consigam vencer a resistência criada pelo motor. A baixíssima velocidade pode estancar o carro de imediato.

                                                  E sim, um sensor do ABS pode provocar isto tudo.
                                                  Editado pela última vez por DeCeIi; 24 November 2021, 10:59.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X