Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como saber se tenho fuga de óleo pela junta ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como saber se tenho fuga de óleo pela junta ou não?

    Boas pessoal.
    Ando um pouco desaparecido aqui do fórum porque não tenho tido tempo nenhum, mas vamos ao que interessa.
    Para quem não sabe deixo aqui um breve resumo.

    Comprei há quase 2 anos um Clio II 1.5 Dci 65 cvs comercial. Tinha 237 mil kms. Neste momento tem apenas mais 11 mil kms, ou seja chegou ontem aos 248 mil kms.

    Na altura reparei que o radiador de óleo era muito recente, pois o metal por fora estava muito novo.
    Aos pouco começava a sujar o anticongelante. Sempre pensei que fossem restos de óleo na tubagem. Até que ainda andei a limpar com produtos específicos para a limpeza do circuito.

    No entanto com o tempo a situação veio a piorar. Limpei a semana passada o vaso e agora já está todo cheio de óleo. Esta situação, de limpar o reservatório já dura há um mês e tal/dois. Tenho usado sempre água bidesmineralizada da Tudor. Tenho o anticongelante novo guardado há uns meses (o Type-D mesmo para os Renaults), para ver se limpava o circuito. Mas nada.

    Agora é o seguinte. O carro não aquece. Não gasta muito óleo. A tampa do motor e lá dentro não vejo espuma, não vejo absolutamente nada. O óleo na vareta está impecável. Só estou a ver óleo na parte da refrigeração.
    É por usar água que não estou a ver água no óleo(creio que não) ? É que só vejo óleo na água.


    Já me estou a consciencializar que a junta deu o peido. No entanto, imaginemos que aquele radiador de óleo, apesar de parecer recente pode ter um problema e deixar estar a passar óleo para a água?
    Gostaria de obter alguns conselhos da vossa parte, obrigado.

    #2
    Penso q um dos sintomas é esse mesmo.

    Comentário


      #3
      Se há óleo no circuito de refrigeração tens mesmo a junta rebentada ou uma micro-fissura numa parede do cilindro
      Editado pela última vez por brkncrss; 01 August 2020, 19:40.

      Comentário


        #4
        Se fosse possível fazer um by-pass no permutador, experimentava fazer-lo durante uns tempos.

        Assim tinhas mesmo a certeza que não era daì.

        Comentário


          #5
          O nível da água não baixa? Mantém-se estável? Ou vai baixando, mesmo que pouco?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
            Se fosse possível fazer um by-pass no permutador, experimentava fazer-lo durante uns tempos.

            Assim tinhas mesmo a certeza que não era daì.
            O que já pensei foi em comprar em primeiro um novo radiador de óleo. Não vá aquele ter defeito, até porque não sei nada sobre o passado do carro. Pode ter aspecto de recente e ser antigo e até pode ser recente mas ter-se estragado.


            Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
            O nível da água não baixa? Mantém-se estável? Ou vai baixando, mesmo que pouco?
            Desde que mudei há pouco tempo o radiador da sofagem, o nível da água mantém-se sempre estável.

            Comentário


              #7
              Não era o primeiro permutador com pouco tempo a dar passagem.....

              Comentário


                #8
                Era porreiro que fosse só isso...vamos lá a ver. Vou mudar o óleo brevemente e vou arriscar comprar um novo radiador de óleo. Os que estou a ver até são mais arrendondados, um pouco diferentes deste.



                A água parece que está preta aí nas fotos. Mas são só as paredes do vaso ainda.

                Comentário


                  #9
                  Acho que deves pôr a hipotese da limpeza ter sido mal feita aquando a troca do outro radiador.
                  São poucas as oficinas que o fazem como deve de ser, pelo trabalho que dá e por o cliente geralmente não querer pagar esse trabalho.

                  Se o carro fosse meu, antes de andar com mais despesas, tirava o permutador para limpar cá fora, fazia um bypass temporário e punha um punha um produto apropriado para limpeza do circuito umas 2 ou 3x. água destilada deve servir, mas é contra a minha religião, portanto eu usava anticongelante do mais barato até estar tudo limpo.

                  Se decidires tirar o permutador e testar a passagem em bancada, lembra-te que a maior parte deles começam a ter passagem quando estão quentes, portanto em bancada não vais ver nada a menos que tenhas forma de o aquecer junto com o oleo e anticongelante

                  Comentário


                    #10
                    Em princípio há-de vir um radiador de óleo novo, mas ainda demora um pouco.
                    Agora no próximo fim de semana vou seguir o teu conselho e o do joliveira, fazer o tal bypass. Não haverá grande stress? O carro também não faz muitos kms, faz ~30kms diários (~15 para cada lado) quase sempre a rolar, acho que o óleo não irá aquecer demais.

                    Comentário


                      #11
                      Diria que é muito mais provavel ser o novo radiador ou má montagem do que uma fissura entre a galeria de oleo e agua no motor.

                      Comentário


                        #12
                        Sintomas de ser o permutador, andei com um caso desses há pouco tempo, mandei trocar o permutador e ainda não está a 100%, mas deve ser restos de óleo que ficou no sistema e só levou ainda uma lavagem no circuito.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X