Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por vezes não consigo passar das 3000 rotações

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Por vezes não consigo passar das 3000 rotações

    Olá,

    Tenho um Citroen C3 1.4HDI de 2007 e comecei com um problema em que o carro dava um ou dois soluços durante uma viagem longa na auto estrada (+150km). Entretanto fiz mais uma viagem longa e fez mais uns quantos soluços. Estes soluços só tinha reparado neles em auto estrada e ao fim de bastantes kms. Só que nessa última viagem, consegui chegar ao destino com esse comportamento esporádico. Após isso parei, estive algumas horas com o carro parado e ao voltar a usá-lo, começou a fazer isso regularmente e em qualquer velocidade ou estrada, pelo que decidi chamar o reboque. Esses soluços faziam subir as rotações e voltar ao normal instantaneamente. Na oficina disseram-me que os tubos que levam o gasóleo do depósito ao motor estavam degradados. Será que justifica este comportamento? Parece ter resolvido, mas ainda não fiz mais viagens longas.

    No entanto e não sei se relacionado, o carro agora (e por vezes), ainda não consegui descobrir se é quando já está quente ou não, deixa de passar as 3000 rotações. Testei em 4ª e em 5ª. Chegou ao 105km/h em 4ª e não avança mais mesmo carregando no acelerador e chega aos 130km/h em 5ª, ficando sempre ligeiramente abaixo das 3000 rotações.
    À bocado tentei testar novamente, mas ultrapassou essas rotações (o carro estava a andar à menos de 5 minutos). O meu mecânico também tentou reproduzir e não conseguiu. Mas a mim já me aconteceu duas vezes.

    Têm alguma ideia do que possa ser e se poderá estar relacionado com o problema anterior?

    Cumprimentos e obrigado
    Editado pela última vez por ricardoaux; 04 August 2020, 18:42.

    #2
    Originalmente Colocado por ricardoaux Ver Post
    Olá,

    Tenho um Citroen C3 de 2007 e comecei com um problema em que o carro dava um ou dois soluços durante uma viagem longa na auto estrada (+150km). Entretanto fiz mais uma viagem longa e fez mais uns quantos soluços. Estes soluços só tinha reparado neles em auto estrada e ao fim de bastantes kms. Só que nessa última viagem, consegui chegar ao destino com esse comportamento esporádico. Após isso parei, estive algumas horas com o carro parado e ao voltar a usá-lo, começou a fazer isso regularmente e em qualquer velocidade ou estrada, pelo que decidi chamar o reboque. Na oficina disseram-me que os tubos que levam o gasóleo do depósito ao motor estavam degradados. Será que justifica este comportamento? Parece ter resolvido, mas ainda não fiz mais viagens longas.

    No entanto e não sei se relacionado, o carro agora (e por vezes), ainda não consegui descobrir se é quando já está quente ou não, deixa de passar as 3000 rotações. Testei em 4ª e em 5ª. Chegou ao 105km/h em 4ª e não avança mais mesmo carregando no acelerador e chega aos 130km/h em 5ª, ficando sempre ligeiramente abaixo das 3000 rotações.
    À bocado tentei testar novamente, mas ultrapassou essas rotações (o carro estava a andar à menos de 5 minutos). O meu mecânico também tentou reproduzir e não conseguiu. Mas a mim já me aconteceu duas vezes.

    Têm alguma ideia do que possa ser e se poderá estar relacionado com o problema anterior?

    Cumprimentos e obrigado
    O carro deita algum fumo quando acelera?

    O meu palpite será para o medidor de massa de ar nas couves

    Comentário


      #3
      Que motor tem ?

      Comentário


        #4
        Não reparei, mas tenho ideia que não, pelo menos de forma bem visível.

        Comentário


          #5
          1.4hdi

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por salvadorp Ver Post
            que motor tem ?
            1.4hdi

            Comentário


              #7
              Quando foi substituído o filtro de gasóleo?

              Comentário


                #8
                Li o título à pressa e entendi "Por vezes não consigo passar dos 300km/h"

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                  Li o título à pressa e entendi "Por vezes não consigo passar dos 300km/h"
                  Era bom era

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por InspetorMax Ver Post
                    Quando foi substituído o filtro de gasóleo?
                    O meu mecânico costuma trocar com alguma frequência.

                    Comentário


                      #11
                      Não deita muito fumo preto em aceleração forte ?

                      Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AndreReis Ver Post
                        Não deita muito fumo preto em aceleração forte ?

                        Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk
                        Não me parece.

                        Comentário


                          #13
                          Não tinha erros na centralina inicialmente. Após uns dias ficou no histórico (apenas) um erro de problema no sensor da árvore de cames, foi trocado, mas continua igual.

                          Comentário


                            #14
                            O problema continua. Andei uns dias com a MAF desligada e nas 3 ou 4 vezes que tentei ultrapassar as 3000 rotações funcionou.
                            Como tal, decidi trocar a MAF. No entanto, ontem peguei no carro e mais uma vez, o mesmo problema.
                            Não sei mais que possa ser, sinceramente. Não ocorre sempre, nem dá erros da centralina

                            Comentário


                              #15
                              E a EGR? se é o 1.4hdi de 68cv sofre também desse mal. Quando são carros franceses vou sempre cuscar aos sites franceses...

                              google translator (frances7portugues)

                              "Autres pannes ou faiblesses :

                              • Moteurs 1.4 et 1.6 16v. En cas de fonctionnement heurté, la solution est une reprogrammation des calculateurs d'injection. Et sur le 1.4, des difficultés de redémarrage à chaud, également résolues par des reprogrammations.
                              • Moteur 1.4 HDI 70. Il peut subir des fuites de gazole au niveau des joints d'injecteurs ou des tuyaux de retour, avec odeurs dans l'habitacle. Les joints ou tuyaux sont alors à remplacer. Une petite série de ce même moteur construite entre mai et septembre 2002 risque un décalage de l'arbre à came. Une bague a été posée suite à une action technique.
                              • Moteur 1.4 HDI 16v 92 ch. Jusqu'en automne 2003, certains propriétaires ont pu ressentir des pertes de puissances et un gros trou à l'accélération. Une mise à jour du boîtier de gestion moteur a résolu cela, et un fonctionnement plus doux a été retrouvé.
                              • Boîte de vitesse SensoDrive. Elle a pu poser problème. Difficulté de passage des rapports, à-coups, voire blocage total de la boîte, surtout en marche arrière ont été nombreux. Remède : graissage des cannelures de l'embrayage, voire remplacement de l'actionneur hydraulique de celui-ci. Parfois, une "simple" reprogrammation de l'électronique de boîte permet de retrouver un fonctionnement correct.
                              • Ressorts d'amortisseurs. Très nombreux cas de casse de la spire, aussi bien à droite qu'à gauche. Citroën prend en charge ce vice caché si le client se plaint.
                              • Trains roulants. Jusqu'en 2005, de nombreuses voitures tirent à droite, il est nécessaire de régler le parallélisme. Par ailleurs des claquements dans le train avant se sont fait entendre jusque fin 2003. Les attaches de suspension sont parfois à renforcer, mais il peut aussi s'agir d'une faiblesse du support moteur droit, qui claque. Il est d'ailleurs remplacé par un modèle différent, le cas échéant."


                              https://www.caradisiac.com/Citroen-C-40397.htm

                              Calculateur moteur
                              Légers à-coups moteur à vitesse stabilisée jusqu’au 22/02/13 => Reprogrammation.

                              Catalyseur
                              Voyant diagnostic allumé avec message antipollution jusqu’au 13/09/13 suite à la chute du composant en céramique dans le FAP => Sonde de température, catalyseur et filtre à particules à remplacer.

                              Distribution
                              Bruit de frottement de la courroie jusqu’au 07/06/14 à cause de la flasque de vilebrequin qui s’est dessoudée => Pignon de vilebrequin et kit de distribution.

                              Échangeur EGR
                              Surconsommation de liquide de refroidissement sans fuite apparente => À remplacer.

                              Électrovanne de pression de suralimentation
                              Allumage du voyant diagnostic jusqu’au 06/01/14 => À remplacer.

                              FAP
                              Message « risque de colmatage du FAP», voyant diagnostic moteur allumé jusqu’au 07/07/13 => Régénération du FAP + reprogrammation du calculateur moteur.

                              Injecteurs
                              Odeur de carburant dans l’habitacle jusqu’au 12/04/14 suite à l’usure des clips du tuyau de retour carburant des injecteurs => Tuyau à remplacer.

                              Joint pompe à huile
                              Fuite d’huile côté distribution jusqu’au 21/10/10 => Joint ou pompe à huile.

                              Pompe à huile
                              Témoin « manque d’huile » allumé à froid => À remplacer.

                              Soupape EGR
                              À-coups moteur, calages au ralenti => Électrovanne de commande de la soupape by-pass EGR.

                              https://www.largus.fr/actualite-auto...n-6051384.html

                              Comentário


                                #16
                                Pelos vistos com a MAF desligada (a MAF foi trocada por uma nova) o carro não limita às 3000 rotações.
                                Que pode, a MAF ao estar ligada, afectar para o carro limitar (suponho que seja algum modo de segurança)?
                                O problema inicial que tinha e que ainda não resolvi, só remendei, foi os tubos que levam o gasóleo do depósito ao motor. E já agora, tenho um ligeiro supro ao acelerar (mas já há muito mais tempo que isto).

                                Mais algumas dicas. Isto não está fácil

                                Comentário


                                  #17
                                  Já agora, visto que os problemas que tinha eram do sistema de injecção e tendo a bomba sido testada (estava ok), suponho que retirada e os tubos retirados e voltados a montar, pode ter ficado algo mau montado que faz com que haja algum problema de injecção? Agora não sei qual a relação da MAF com isto.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X