Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estado da Bateria/Alternador - opinião com base em dados de múltimetro (AGM/BEM)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estado da Bateria/Alternador - opinião com base em dados de múltimetro (AGM/BEM)

    Boa tarde, vou tentar explicar com o máximo detalhe, não percebendo eu nada da poda. Obrigado desde já pelo feedback.

    Em Março de 2020, comprei uma VW Passat 1.6TDI (DCXA) de 11/2015 com 85.000km a uma casa conhecida (com garantia, revisões na marca, recalls feitos, etc...). Quando a fui buscar já avisava de bateria fraca quando ligava componentes sem a ignição.
    Pensei que poderia estar relacionado com o facto do carro estar parado há 3 meses e não liguei ao assunto, entretanto foi o confinamento e sinceramente como o carro tinha quase 5 anos já me tinha mentalizado que teria de a trocar num futuro próximo.
    O único "sintoma" do carro, além do aviso quando se liga estacionáriamente (sem ignição) é que o start-stop não funciona, portanto nada que me preocupe. Faço autoestrada regularmente.

    Entretanto, e apenas por curiosidade, fui a um concessionário oficial onde me orçamentaram por alto cerca de 300€ pelo trabalho, caso houvesse mesmo necessidade de troca (diagnóstico+bateria Varta "original"+mão de obra+parametrizar no computador do carro). Numa oficina multimarca da minha confiança seria cerca de 220€ pelo "mesmo" trabalho mas com bateria Varta do aftermarket (silver AGM E39).
    Fui neste momento que eu reparei que no pólo negativo da bateria tem lá inscrito "13/19", escondido debaixo de uma patilha de plástico (ver foto). A bateria tinha todo o ar de ainda ser a original portanto nunca tinha lá andado a mexer antes, nem há qualquer vestígio de corrosão.

    Entretanto já falei com o concessionário e eles ficaram de me mandar o histórico completo das operações (eu sei que o carro segui o plano de manutenções normal sempre na mesma oficina oficial VW). Além disso já marcaram um diagnóstico sem custos para mim no final desta semana.

    Assumindo que a bateria foi mudada há cerca de ano e meio, imagino que existe algum tipo de problema. Se é defeito na bateria deverá haver garantia da mesma, mas pelo que pesquisei poderia ser problema de alternador ou mesmo falta de parametrização aquando da troca. Depois de investigar em tutoriais por mim mesmo fui comprar um multimetro e deixo abaixo as leituras da voltagem em sequência temporal (intervalos de cerca de 2 min):

    1. Motor desligado e carro parado há 2 horas: 12.9v
    2. Ligo acessórios (sofagem, radio, luzes, etc...): 12.5v
    3. Desligo acessórios: 12.6v
    4. Ligo o motor: 13.1v
    5. Ligo acessórios (sofagem, radio, luzes, etc...): 13.4v
    6. Desligo tudo: 12.9v


    As leituras são iguais quer use o pólo negativo, a caixa do alternador ou aquele ponto na carroçaria perto do pólo negativo. Não há corrosão.

    (não consegui fazer o teste de olhar para a evolução da voltagem no momento do arranque, mas pelo que percebi os multimetros baratos são muito lentos e não apanham o ponto mais baixo da)

    Adicionalmente informo que quando começo a andar o carro informa que o start stop não está activo porque: "necessidade de energia elevada" e "é necessário o motor estar em funcionamento", passados uns 15min a última mensagem apaga e fica apenas a primeira.

    Gostaria de saber a vossa opinião para ir mais preparado à oficina, evitando assim aceitar de ânimo leve que "é necessário trocar a bateria".

    Não tenho nenhum scanner que me permita lêr códigos ou ver qual é a bateria que o carro pensa que tem.

    Obrigado!
    Ficheiros anexados

    #2
    Pelas leituras que estás dar, o alternador parece que está a debitar pouco ou nada, com o carro desligado a leitura ronda os 12.5v-+ já com o motor em funcionamento o alternador a debitar devias ter valores na ordem dos 14/14,7v+- ao rolantin sem nada ligado dentro do carro.

    por isso é que depois tens essas mensagens de erro, a bateria não está a ser carregada em pleno.

    Comentário


      #3
      O ideal para já era confirmar se essa bateria é mesmo de 2019 e se é a indicada, assim como tentar obter um comprovativo para caso necessário poderes reclamar em garantia.

      Como o bigturbo menciona o alternador parece não estar bem, mas nestes carros com start/stop e afins não sei se funcionam tão lineares como os mais antigos.

      Comentário


        #4
        Não conheço esses modelos em pormenor, mas tens os PSA 1.6HDI que chegam a debitar 12.9 ao ralenti e pouco mais com "tudo ligado" e estão impecáveis.
        Quando precisa de mais, debita mais o que precisar nesse instante, obviamente dentro dos parametros normais (até 14A). Se não souberes testar como deve de ser, facilmente cais no erro de achar que está a carregar pouco.

        Pelas mensagens e leituras que tens, isso parece-me ser bateria desadequada ou desconfigurada.

        Comentário


          #5
          O meu alternador debita 14V+ em funcionamento.

          Comentário


            #6
            Olá PugGT,
            tens o mesmo modelo/motor?

            Se sim, e se ainda tiveres a bateria original ou igual à original, podes confirmar se os parâmetros da mesma são iguais à que eu lá tenho (ver imagens originais).

            Obrigado!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
              O meu alternador debita 14V+ em funcionamento.
              Não os ultimos sistemas inteligentes que carregam apenas quando há necessidade ou uma travagem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                Não os ultimos sistemas inteligentes que carregam apenas quando há necessidade ou uma travagem.
                Correcto.

                Portanto medir alternador ali por breves segundos, pode dar a entender que tem avaria e não tem. A viatura tem um aparelho de comando que faz a gestão de carga.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por merceeiro Ver Post
                  Boa tarde, vou tentar explicar com o máximo detalhe, não percebendo eu nada da poda. Obrigado desde já pelo feedback.

                  Em Março de 2020, comprei uma VW Passat 1.6TDI (DCXA) de 11/2015 com 85.000km a uma casa conhecida (com garantia, revisões na marca, recalls feitos, etc...). Quando a fui buscar já avisava de bateria fraca quando ligava componentes sem a ignição.
                  Pensei que poderia estar relacionado com o facto do carro estar parado há 3 meses e não liguei ao assunto, entretanto foi o confinamento e sinceramente como o carro tinha quase 5 anos já me tinha mentalizado que teria de a trocar num futuro próximo.
                  O único "sintoma" do carro, além do aviso quando se liga estacionáriamente (sem ignição) é que o start-stop não funciona, portanto nada que me preocupe. Faço autoestrada regularmente.

                  Entretanto, e apenas por curiosidade, fui a um concessionário oficial onde me orçamentaram por alto cerca de 300€ pelo trabalho, caso houvesse mesmo necessidade de troca (diagnóstico+bateria Varta "original"+mão de obra+parametrizar no computador do carro). Numa oficina multimarca da minha confiança seria cerca de 220€ pelo "mesmo" trabalho mas com bateria Varta do aftermarket (silver AGM E39).
                  Fui neste momento que eu reparei que no pólo negativo da bateria tem lá inscrito "13/19", escondido debaixo de uma patilha de plástico (ver foto). A bateria tinha todo o ar de ainda ser a original portanto nunca tinha lá andado a mexer antes, nem há qualquer vestígio de corrosão.

                  Entretanto já falei com o concessionário e eles ficaram de me mandar o histórico completo das operações (eu sei que o carro segui o plano de manutenções normal sempre na mesma oficina oficial VW). Além disso já marcaram um diagnóstico sem custos para mim no final desta semana.

                  Assumindo que a bateria foi mudada há cerca de ano e meio, imagino que existe algum tipo de problema. Se é defeito na bateria deverá haver garantia da mesma, mas pelo que pesquisei poderia ser problema de alternador ou mesmo falta de parametrização aquando da troca. Depois de investigar em tutoriais por mim mesmo fui comprar um multimetro e deixo abaixo as leituras da voltagem em sequência temporal (intervalos de cerca de 2 min):

                  1. Motor desligado e carro parado há 2 horas: 12.9v
                  2. Ligo acessórios (sofagem, radio, luzes, etc...): 12.5v
                  3. Desligo acessórios: 12.6v
                  4. Ligo o motor: 13.1v
                  5. Ligo acessórios (sofagem, radio, luzes, etc...): 13.4v
                  6. Desligo tudo: 12.9v


                  As leituras são iguais quer use o pólo negativo, a caixa do alternador ou aquele ponto na carroçaria perto do pólo negativo. Não há corrosão.

                  (não consegui fazer o teste de olhar para a evolução da voltagem no momento do arranque, mas pelo que percebi os multimetros baratos são muito lentos e não apanham o ponto mais baixo da)

                  Adicionalmente informo que quando começo a andar o carro informa que o start stop não está activo porque: "necessidade de energia elevada" e "é necessário o motor estar em funcionamento", passados uns 15min a última mensagem apaga e fica apenas a primeira.

                  Gostaria de saber a vossa opinião para ir mais preparado à oficina, evitando assim aceitar de ânimo leve que "é necessário trocar a bateria".

                  Não tenho nenhum scanner que me permita lêr códigos ou ver qual é a bateria que o carro pensa que tem.

                  Obrigado!
                  Devolves um multimetro e compras um carregador minimamente inteligente.

                  https://www.amazon.es/Cargador-intel...33&sr=8-5&th=1

                  Deixas carregar.

                  https://www.youtube.com/watch?v=y0XA6tP8Alk

                  Se o aviso voltar a aparecer é porque não fizeram o reset da gestao da bateria.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    Devolves um multimetro e compras um carregador minimamente inteligente.

                    https://www.amazon.es/Cargador-intel...33&sr=8-5&th=1

                    Deixas carregar.

                    https://www.youtube.com/watch?v=y0XA6tP8Alk

                    Se o aviso voltar a aparecer é porque não fizeram o reset da gestao da bateria.
                    Não quis alongar ainda mais o meu post inicial mas de facto pensei em comprar um carregador inteligente de 4V, a minha dúvida residia no facto de não saber se isso tinha algum efeito secundário no módulo de gestão de energia.

                    Update: o concessionário a quem comprei o carro não está a facilitar a informação de detalhe se de facto a bateria é nova e onde foi colocada. Eu não tenho acesso a um VAGCOM ou OBDeleven para perceber se o que lá está no computador reflecte correctamente a bateria colocada, no caso de esta ser de facto recente.

                    Em qualquer caso, tenho a marcação de oficina para depois de amanhã e espero que me consigam elucidar.

                    Sinceramente o que estou à espera é de algo do género: "precisa de uma bateria nova", nada mais que isso. Se for esse o caso prefiro não aceitar a resposta e eu próprio comprar um OBDeleven e actuar em função disso.

                    No caso de ser uma baterial recente e estar correctamente parametrizada... imagino que seja problema de alternador, sabem se há algum código de erro nesse caso?

                    Mais um pormenor que evitei colocar originalmente: poderá ter origem num curto ou algum equipamento elétrico a funcionar incorrectamente e estar a exigir mais corrente do que é suposto, certo? Se for o caso, posso esperar encontrar algum código de erro também?

                    Mais uma vez obrigado pela ajuda!

                    Comentário


                      #11
                      Poderá também ser problema da bateria, não seria a primeira.

                      Comentário


                        #12
                        Após visita à oficina, férias, etc... segue o update:

                        Ao deixar o carro na oficina para verificar a questão da bateria (e também outro problema menor não relacionado com a bateria, que ficou resolvido e eu satisfeito com a resolução), o Sr da recepção adiantou-se logo a dizer que era preciso testar a bateria e que o mais provável é que era necessário uma nova.
                        Eu mostrei o borne negativo com o "13/19" marcado e falei na questão destes carros necessitarem de ser parametrizados quando se troca a bateria e que provavelmente faltou fazer antes. Não valeu de nada, ele insistiu que não era necessário fazer nada disso, apenas "testar" a bateria e se necessário mudar por uma igual.
                        Posto isto fiquei logo impressionado com a argumentação e disse então que se fizesse o teste. Ele ligou a confimar que era necessário mudar a bateria mas claro que lhe disse para não mudar.

                        O carro arranca bem, o único sintoma é mesmo o facto do Start/Stop não funcionar, no ecrã de status diz que não funciona porque "Necessidade elevada de energia" + "Motor necessita estar em funcionamento" (esta última mensagem aparece às vezes, mesmo em viagens de 300km em autoestrada ela aparece às vezes).

                        Neste momento estou inclinado a comprar um ODBEleven ou algo parecido para eu próprio verificar a parametrização da bateria. Quero evitar estar a gastar 300€ num concessionário oficial VW quando há a hipótese da bateria ter 1 ano e o problema ser apenas parametrização incorrecta.

                        Um abraço!

                        Comentário


                          #13
                          merceeiro

                          Atenção que eu tenho um ODB Eleven mas apenas serve para ativares ou desativares algumas funcionalidades no carro e ver erros e pouco mais, o que tu queres só com um VAG-COM e o respetivo software, mas neste ultimo tens de saber mexer nele se não não serve de nada, e se fizeres asneira ainda corres o risco de fazer trapalhada e ter de pagar para resolver.

                          Não percebo é porque é que não vais a uma oficina fora da marca para ver o que te dizem, a marca hoje em dia é mudar peças mais nada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                            merceeiro

                            Atenção que eu tenho um ODB Eleven mas apenas serve para ativares ou desativares algumas funcionalidades no carro e ver erros e pouco mais, o que tu queres só com um VAG-COM e o respetivo software, mas neste ultimo tens de saber mexer nele se não não serve de nada, e se fizeres asneira ainda corres o risco de fazer trapalhada e ter de pagar para resolver.

                            Não percebo é porque é que não vais a uma oficina fora da marca para ver o que te dizem, a marca hoje em dia é mudar peças mais nada.
                            Olá bigturbo, obrigado pelo feeback.

                            Em relação ao OBDEleven: assumi que o fazia baseado, por exemplo, no youtube "HOW TO INSTALL & ADAPT NEW BATTERY WITH OBD11 | AUDI A3/S3/MK7". Se houver algum risco em ser um leigo a fazê-lo então não vou por aí. Opiniões?

                            Em relaçao à ida a uma oficina fora da marca: foi o que fiz e resultou no que relatei. Fico com a impressão que em qualquer caso há sempre o interesse da ofina em mudar a bateria. Alguma sugestão de sítio para ir diagnosticar evitando a tendência inicial para mudar a bateria?

                            Obrigado

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por merceeiro Ver Post
                              Olá bigturbo, obrigado pelo feeback.

                              Em relação ao OBDEleven: assumi que o fazia baseado, por exemplo, no youtube "HOW TO INSTALL & ADAPT NEW BATTERY WITH OBD11 | AUDI A3/S3/MK7". Se houver algum risco em ser um leigo a fazê-lo então não vou por aí. Opiniões?

                              Em relaçao à ida a uma oficina fora da marca: foi o que fiz e resultou no que relatei. Fico com a impressão que em qualquer caso há sempre o interesse da ofina em mudar a bateria. Alguma sugestão de sítio para ir diagnosticar evitando a tendência inicial para mudar a bateria?

                              Obrigado

                              Se a bateria é de 2019 como dizes e for original a mesma está em garantia logo a marca deveria troca-la.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                Se a bateria é de 2019 como dizes e for original a mesma está em garantia logo a marca deveria troca-la.
                                Olá nmyguel, obrigado pelo feeback.
                                Só sei como facto que tem marcado "13/19" no borne positivo. Acreditando que é de 2019, a garantia deverá ser tratada apenas e só no sítio onde foi mudada, certo?
                                Esta é também a minha dificuldade porque quem me vendeu o carro em Março não está a facilitar esta informação.

                                Obrigado

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por merceeiro Ver Post
                                  Olá nmyguel, obrigado pelo feeback.
                                  Só sei como facto que tem marcado "13/19" no borne positivo. Acreditando que é de 2019, a garantia deverá ser tratada apenas e só no sítio onde foi mudada, certo?
                                  Esta é também a minha dificuldade porque quem me vendeu o carro em Março não está a facilitar esta informação.

                                  Obrigado

                                  Se foi mudada em oficina VW acredito que em qualquer oficina da marca a mesma seja válida.

                                  Compraste em stand VW ou não?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por merceeiro Ver Post
                                    Olá bigturbo, obrigado pelo feeback.

                                    Em relação ao OBDEleven: assumi que o fazia baseado, por exemplo, no youtube "HOW TO INSTALL & ADAPT NEW BATTERY WITH OBD11 | AUDI A3/S3/MK7". Se houver algum risco em ser um leigo a fazê-lo então não vou por aí. Opiniões?

                                    Em relaçao à ida a uma oficina fora da marca: foi o que fiz e resultou no que relatei. Fico com a impressão que em qualquer caso há sempre o interesse da ofina em mudar a bateria. Alguma sugestão de sítio para ir diagnosticar evitando a tendência inicial para mudar a bateria?

                                    Obrigado
                                    Na realidade o que viste no vídeo ele fazer não é nada de especial, apenas dá para inserir a informação no sistema do carro, mais nada, parametrizações e outras configurações teria de ser um equipamento mais avantajado que só mesmo a marca ou representantes tem acesso, logo não iria servir para nada.

                                    Portanto já deu para ver que andas muito a leste do funcionamento dos sistemas, não há muita informação sobre os mesmos ao detalhe já propositadamente para não andar qualquer um a mexer, logo não vale apena ires gastar dinheiro em algo que não te vai ajudar, e mexer sem saber acaba por dar buraco, o OBDeleven é uma boa ferramenta pois de um modo simplificado permite ativar e desativar algumas funcionalidades nos mais diversos modelos do grupo VAG com apenas um simples click, no entanto nas restantes funcionalidades é o básico apenas o essencial.

                                    Quando à ida à oficina fiquei com a ideia que tinhas ido à marca e não a uma já por fora, mas pelos vistos tiveste azar, mais uma vez pelo que vejo, mas vejo a única forma de ter a certeza absoluta que o problema é mesmo a bateria é arranjares uma igual e trocar e verificar se a anomalia permanece ou não, depois a história da garantia da bateria tens de te resolver com quem compraste o carro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O facto de ter "13/19" não me levaria a crer que seja uma indicação de 2019 devido ao facto de não haver mês 13, não será ainda a bateria original?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pode ser semana e ano.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          Pode ser semana e ano.
                                          que até é a marcação mais vulgar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Olá eblase! Pelo canal do youtube fico com a impressão que está complicado para marcações, há alguma flexibilidade para estes trabalhos/diagnósticos aparentemente mais rápidos? (sou de São Domingos de Benfica, Lx).

                                            Se sim eu contacto via mensagem privada.

                                            Obrigado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem, após mais uma insistência forte minha já sei que a bateria foi trocada em Nov/2019 (sendo que veio para as minhas mãos em Março já com o problema e apenas com mais 200kms do que em Nov/2019)! E isto foi no concessionário oficial, tal como todas as restantes intervenções (manutenção programada, pneus, pára-brisas, etc). No nosso país faz muita diferença quem se apanha do outro lado do linha de apoio a cliente!

                                              Logo a seguir liguei para a tal oficina e dizem para levar lá o carro para um diagnóstico sem custos e em função disso logo se vê.

                                              O serviço/bateria em si (da oficina) tem garantia, apesar da bateria estar excluída da garantia entre mim e quem me vendeu o carro, eles (quem me vendeu) dizem que se fôr necessário activar qualquer garantia da bateria entram eles próprios em contacto com a oficina.

                                              Para a semana já dou novidades!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                Pode ser semana e ano.
                                                Pois ... esqueci-me desse tipo de data tal como nos pneus.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por merceeiro Ver Post
                                                  Bem, após mais uma insistência forte minha já sei que a bateria foi trocada em Nov/2019 (sendo que veio para as minhas mãos em Março já com o problema e apenas com mais 200kms do que em Nov/2019)! E isto foi no concessionário oficial, tal como todas as restantes intervenções (manutenção programada, pneus, pára-brisas, etc). No nosso país faz muita diferença quem se apanha do outro lado do linha de apoio a cliente!

                                                  Logo a seguir liguei para a tal oficina e dizem para levar lá o carro para um diagnóstico sem custos e em função disso logo se vê.

                                                  O serviço/bateria em si (da oficina) tem garantia, apesar da bateria estar excluída da garantia entre mim e quem me vendeu o carro, eles (quem me vendeu) dizem que se fôr necessário activar qualquer garantia da bateria entram eles próprios em contacto com a oficina.

                                                  Para a semana já dou novidades!
                                                  É lamentável tanto secretismo por parte dos concessionários em divulgar ou facultar informações ao proprietário sobre a sua própria viatura. Ou até mesmo empurrar os problemas com a barriga.

                                                  Se a bateria nem um ano tem, e se tiver problemas a própria marca/concessionário onde foram prestados os serviços devia assumir o problema.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Finalmente novidades após oficina:

                                                    Informaram-me que o protocolo para verificação das baterias em âmbito de garantia é primeiro fazer uma carga completa durante 24h e depois testar. Assim fizeram e a bateria está ok (86% no teste com mais um descritivo qqr coisa do género "boa / recarregar", deram-me o papel da ODIS a comprovar).

                                                    Foi-me dito que apesar das AGM serem "deep cycle", ainda assim é possível que o carro tendo estado parado 3 meses entre retoma e venda tenha esvaziado de tal forma que o alternador apenas não devolveria ao estado normal.

                                                    Realmente o único sintoma que o carro tenha além do aviso no tablier era que o Start/Stop não funcionava e agora já funciona.
                                                    Por agora fiquei satisfeito com o atendimento e o resultado, vou estar atento.

                                                    Muito obrigado às ajudas e comentários de todos!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não percebendo nada do assunto...
                                                      Se no dia em que eu fosse buscar o carro e detectasse logo um problema dessas (e parece que foi o caso), o carro ficava logo lá....
                                                      Não o trazia, primeiro queria o problema resolvido, o carro não estava em conformidade.
                                                      Abraço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                                        Não percebendo nada do assunto...
                                                        Se no dia em que eu fosse buscar o carro e detectasse logo um problema dessas (e parece que foi o caso), o carro ficava logo lá....
                                                        Não o trazia, primeiro queria o problema resolvido, o carro não estava em conformidade.
                                                        Abraço
                                                        És o maior e gostas de andar a pé.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X