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Pendural da barra estabilizadora.

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    Pendural da barra estabilizadora.

    Boas,

    fui com o carro numa dessas oficinas famosas para a colocação de amortecedores dianteiros com respectivas peças, até aí tudo bem, cobraram menos em relação ao orçamentos que tinham feito.
    O problema é, não tinham uma peça que está danificada, peça essa o pendural do lado esquerdo da barra estabilizadora.
    Por telefone disseram que o carro estava sem a peça, mas para colocar e alinhar novamente a direcção tinha de ser só ao fim de 100km.
    Na loja disserem que não tinham tirado a peça, mas a que está é como se não estivesse, e que só posso trocar e alinhar novamente a direcção ao fim de 300km.
    A minha preocupação é que tenho de levar o carro ao centro de inspecção e ele já chumbou por ter um amortecedor estragado, segundo a oficina o carro passa na inspecção mesmo assim. O outro receio é, não será perigoso andar sem esta peça? eu andei com o carro da loja até casa uns 5km e não notei nada.

    cumps.

    #2
    Se fores à tasca mais próxima e pedires para o gajo mais bêbado de todos opinar sobre isso, vais ter uma opinião mais lógica e verdadeira que a desses gajos
    Não voltes a meter o carro nessa oficina. Faz em casa, não faças, pede ao vizinho, pede a um gajo qualquer que não conheces de lado nenhum...vais sempre ter o carro em melhores condições de segurança do que se voltares a essa oficina.

    O pendural da barra estabilizadora faz falta ao carro. Se não estiver lá, chumbas na IPO. Se estiver "apenas" estragado, pode ser que passe anotado, mas é melhor pensar que vai chumbar.
    Para trocar o pendural, não precisas de alinhar a direcção. é das poucas peças nessa area que não influencia o alinhamento. Um aprendiz de mecânico, drogado e incapaz de estar com atenção nas aulas, sabe isso...

    Posto isto, o "faz falta ao carro" é um pouco relativo. Em utilização normal, é provável que nem notes grande diferença, mas convém ter em mente que os limites do carro são bastante inferiores aos que seriam estando de origem. A longo prazo, vais notar também no desgaste do resto do carro (amortecedores, pneus, etc etc)
    Ou seja, baixas o ritmo por uns dias até meteres a peça nova e não vais ter problemas nenhuns. Na maior parte dos carros, essa peça demora uns minutos a ser trocada e são 2 parafusos. qualquer mecânico (verdadeiro, mesmo que rasca) te vê se precisas de trocar e faz o serviço.

    Não existe qualquer relação entre os 100km, 200km ou 300km e um novo alinhamento ou montagem da peça. Se tiveres dinheiro de sobra, até podes alinhar o carro, empurra-lo 2cm para a frente ou para trás, e alinhar outra vez.

    Não voltes a essa oficina. Acho que já tinha dito

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      #3
      No final acabei por não perceber se fizeram o alinhamento depois da troca dos amortecedores, mas quer parecer que não. Na troca de amortecedores convém fazer o alinhamento.

      O que podes fazer é ir a uma casa de peças compras o pendural, e depois vais a uma casa de alinhamento e pedes para te colocarem o pendural também pois de certeza que o fazem.

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        #4
        Estive na loja para esclarecer isto tudo.
        Ao que parece foi a recepcionista que me induziu em erro, colocam uma pessoa que não percebe nada de mecânica a falar com outro que pouco ou nada sabe, e dá nisto.
        Hoje fui falar com o mecânico de lá.
        Eles não tiraram o pendural, apenas aconselham a substituir o pendural do lado do condutor, ao que parece não está em grandes condições, não colocaram um novo porque não tinham a peça.
        E em relação aos 300Km, segundo eles após 300km devo ir lá para verificar se necessita de novo alinhamento de direcção.

        Mesmo assim tirei umas fotos para ter a certeza que o pendural está lá.

        Pendural 1.jpg
        pendural 2.jpg

        Isto que assinalei nas fotos é o pendural da barra estabilizadora, certo?
        Editado pela última vez por RicardoV; 24 August 2020, 01:02.

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          #5
          Bem acho que foi mais um mal entendido, o pendural está lá, apenas foi aconselhado a trocar é normal.

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            #6
            não é por o pendural estar completamente gasto "a não ser que esteja estruturalmente partido" que não poderás andar. Apenas o deves trocar na primeira oportunidade.. Cumps

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              #7
              Assumiram que se explicaram mal? epah milagre

              Ainda bem que é só isso. assim sendo, troca assim que possível, mas não impede o carro de andar.

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                #8
                Obrigado a todos.

                O carro já passou na inspecção, mas ainda não está tudo bem, agora ando a ouvir um chiar tipo ferro com ferro mas suave na roda do lado do pendura, apenas quando viro a roda toda para a direita ou quando passo num piso mais irregular (trepidação) faz um pequeno chiar, será do pendural?
                Editado pela última vez por RicardoV; 25 August 2020, 20:41.

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                  #9
                  Por vezes nalguns carros isso pode ser pastilhas de travão a chegar ao limite. No caso de ser de limitador mecânico é uma tira de metal a raspar no disco.
                  Se conseguires verificar isso já podes excluir esse caso.

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