Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pneu vs trepidação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pneu vs trepidação

    Olá.

    Recentemente adquiri um carro usado, no momento de entrega deparei me com um defeito num dos pneus traseiros, tendo ficado combinado a substituição do mesmo.

    Substituiram só o pneu defeitoso, argumentando que o outro pneu do eixo traseiro estava em bom estado.
    o pneu novo é igual (marca e modelo) ao outro pneu mais antigo e a diferença de profundidade dos sulcos (desgaste) é de aproximadamente 2,3milimetros (pedi para medirem no dia da substituição), tendo a direção sido calibrada na altura.

    Reparei entretanto que ao circular a velocidades mais elevadas, acima dos 130 km/h sinto uma trepidação no carro bastante desconfortável..
    tudo leva a crer que estará relacionado com a diferença do desgaste entre os pneus traseiros.

    Acham que esta diferença de desgaste entre os pneus será reduzida ao longo do tempo? E poderá resolver o problema?
    Editado pela última vez por sesimbra1992; 26 August 2020, 11:52.

    #2
    Não tem nada a ver com o desgaste, mas apenas mal calibração da roda.

    A direçao alinha-se, os pneus e jantes calibram-se (poem-se pesos)

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
      Não tem nada a ver com o desgaste, mas apenas mal calibração da roda.

      A direçao alinha-se, os pneus e jantes calibram-se (poem-se pesos)
      O desgaste exagerado numa lateral de um pneu pode levar ao desequilíbrio.
      Já me aconteceu exactamente o que o OP descreve e foi resolvido com equilibragem... E era uma por uma questão mínima de peso.

      Comentário


        #4
        Obrigado.
        acham que a diferença de desgaste entre os pneus no mesmo eixo não é significativa? não será problemática?

        Comentário


          #5
          Os pneus/jante deviam era vir mal calibrados de origem, ou saltou algum peso =)

          Imagina uma roda, como teres um prato/base de uma lixadeira a rodar com uma base desiquilibrada onde prato não tem o peso equilibrado. Eu a ti nao andava a mais de 50 kms com isso descalibrado.

          Comentário


            #6
            obrigado a todos, vou tratar disso com o vendedor.

            tinha ficado na cabeça com a situação de não terem trocado os 2 pneus, mas sendo assim estou mais descansado com esta situação.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
              Não tem nada a ver com o desgaste, mas apenas mal calibração da roda.

              A direçao alinha-se, os pneus e jantes calibram-se (poem-se pesos)
              * equilibram-se.

              Calibrar tem a ver com calibre.
              Os pesos são para equilibrar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sesimbra1992 Ver Post
                obrigado a todos, vou tratar disso com o vendedor.

                tinha ficado na cabeça com a situação de não terem trocado os 2 pneus, mas sendo assim estou mais descansado com esta situação.
                Acho que isso não tem a ver com equilíbrio da roda.
                Parece-me que algo está empenado.

                Se equilibram a roda, e ficou bem equilibrada na máquina, eu diria que tens um empeno no cubo da roda, ou algo do género, e por isso é que o pneu traseiro estava “com defeito” (desgaste provocado pelo empeno).

                Imagino que o carro tenha batido de lado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Silent123 Ver Post
                  Os pneus/jante deviam era vir mal calibrados de origem, ou saltou algum peso =)

                  Imagina uma roda, como teres um prato/base de uma lixadeira a rodar com uma base desiquilibrada onde prato não tem o peso equilibrado. Eu a ti nao andava a mais de 50 kms com isso descalibrado.
                  Rodas mal equilibradas à frente, sente-se a vibração no volante, mas não se sente o carro a vibrar.
                  Para se sentir o carro a vibrar, alguma coisa tem de estar muito mal. Não é um mero peso caído que faz isso...

                  Comentário


                    #10
                    Sente-se a direcção a vibrar quando são as rodas da frente. Quando são as traseiras, a vibração sente-se pelo chassis todo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                      Sente-se a direcção a vibrar quando são as rodas da frente. Quando são as traseiras, a vibração sente-se pelo chassis todo.
                      Nopes.
                      Para sentir todo o carro a vibrar tem de ser muito mais que rodas desequilibradas.
                      A suspensão atenua isso tudo.
                      Por isso é que quando são as rodas da frente sentes apenas no volante e não no carro todo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        Nopes.
                        Para sentir todo o carro a vibrar tem de ser muito mais que rodas desequilibradas.
                        A suspensão atenua isso tudo.
                        Por isso é que quando são as rodas da frente sentes apenas no volante e não no carro todo.
                        Atenua mas não elimina por completo.
                        Quem for sentado atrás sente o rabo a vibrar e mesmo tu, estando a conduzir, consegues sentir. Não é algo tão forte como nas da frente, mas sente-se.

                        Isso não significa que não seja algo que esteja de facto errado com a geometria, no entanto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Nopes.
                          Para sentir todo o carro a vibrar tem de ser muito mais que rodas desequilibradas.
                          A suspensão atenua isso tudo.
                          Por isso é que quando são as rodas da frente sentes apenas no volante e não no carro todo.
                          Negativo... já me aconteceu num Punto mk1. Chegava aos 110 km/h e o carro parecia uma Vibroplate. Bastou equilibrar as 4 rodas e nos 5 anos seguintes nunca mais o fez.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Negativo... já me aconteceu num Punto mk1. Chegava aos 110 km/h e o carro parecia uma Vibroplate. Bastou equilibrar as 4 rodas e nos 5 anos seguintes nunca mais o fez.
                            Portanto... equilibraste as 4 rodas (imagino que também tenhas feito alinhamento das 4 rodas)... o que significa que não sabes efectivamente se era apenas uma roda traseira desequilibrada...

                            Uma roda traseira desequilibrada não provoca a vibração do carro todo. Tem de ser algo mais grave que isso, como uma jante empenada. O problema é que uma jante empenada nota-se quando se vai equilibrar a roda. Portanto, a menos que tenham feito vista grossa quando mudaram o pneu (ou nem tenham levado a roda à máquina) não haverá evidências da jante estar empenada.

                            Uma coisa parece ser certa: o estado do pneu antigo, e a vibração, indiciam algo menos simples que um desequilíbrio da roda. A menos que o azar tenha ocorrido duas vezes: caiu o peso que fez o pneu ficar com “defeito”, e depois caiu o peso que fez o carro vibrar...

                            Também há a hipótese de estar a confundir ruído com vibração do carro... e aí pode ser algo como um pneu com desgaste anormal, ou um rolamento gripado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Acho que isso não tem a ver com equilíbrio da roda.
                              Parece-me que algo está empenado.

                              Se equilibram a roda, e ficou bem equilibrada na máquina, eu diria que tens um empeno no cubo da roda, ou algo do género, e por isso é que o pneu traseiro estava “com defeito” (desgaste provocado pelo empeno).

                              Imagino que o carro tenha batido de lado.
                              pois é provável, o pneu tinha uma bolha de lado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Portanto... equilibraste as 4 rodas (imagino que também tenhas feito alinhamento das 4 rodas)... o que significa que não sabes efectivamente se era apenas uma roda traseira desequilibrada...

                                Uma roda traseira desequilibrada não provoca a vibração do carro todo. Tem de ser algo mais grave que isso, como uma jante empenada. O problema é que uma jante empenada nota-se quando se vai equilibrar a roda. Portanto, a menos que tenham feito vista grossa quando mudaram o pneu (ou nem tenham levado a roda à máquina) não haverá evidências da jante estar empenada.

                                Uma coisa parece ser certa: o estado do pneu antigo, e a vibração, indiciam algo menos simples que um desequilíbrio da roda. A menos que o azar tenha ocorrido duas vezes: caiu o peso que fez o pneu ficar com “defeito”, e depois caiu o peso que fez o carro vibrar...

                                Também há a hipótese de estar a confundir ruído com vibração do carro... e aí pode ser algo como um pneu com desgaste anormal, ou um rolamento gripado.
                                é mesmo vibração, por exemplo a 140 km/h o banco do pendura começa a tremer

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sesimbra1992 Ver Post
                                  pois é provável, o pneu tinha uma bolha de lado
                                  Isso normalmente é em buracos ou lancis dos passeios... e normalmente nas rodas da frente...

                                  Podem ter passado os pneus da frente para trás...

                                  As jantes são novas?
                                  Notas alguma diferença de idade/sujidade/uso entre as 4 jantes?



                                  O ideal é levares o carro a uma oficina que te equilibre as 4 rodas (e que te diga se alguma está empenada ou não), e fazeres o alinhamento às 4 rodas, para ver se há algum problema mecânico que possas reclamar do vendedor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Isso normalmente é em buracos ou lancis dos passeios... e normalmente nas rodas da frente...

                                    Podem ter passado os pneus da frente para trás...

                                    As jantes são novas?
                                    Notas alguma diferença de idade/sujidade/uso entre as 4 jantes?



                                    O ideal é levares o carro a uma oficina que te equilibre as 4 rodas (e que te diga se alguma está empenada ou não), e fazeres o alinhamento às 4 rodas, para ver se há algum problema mecânico que possas reclamar do vendedor.
                                    Penso que não tinha indicado, o carro tem 3 anos. As jantes à primeira vista estão impecáveis, vou verificar as mesmas com mais atenção.

                                    Obrigado, vou ter todos estes fatores em atenção.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      Portanto... equilibraste as 4 rodas (imagino que também tenhas feito alinhamento das 4 rodas)... o que significa que não sabes efectivamente se era apenas uma roda traseira desequilibrada...

                                      Uma roda traseira desequilibrada não provoca a vibração do carro todo. Tem de ser algo mais grave que isso, como uma jante empenada. O problema é que uma jante empenada nota-se quando se vai equilibrar a roda. Portanto, a menos que tenham feito vista grossa quando mudaram o pneu (ou nem tenham levado a roda à máquina) não haverá evidências da jante estar empenada.

                                      Uma coisa parece ser certa: o estado do pneu antigo, e a vibração, indiciam algo menos simples que um desequilíbrio da roda. A menos que o azar tenha ocorrido duas vezes: caiu o peso que fez o pneu ficar com “defeito”, e depois caiu o peso que fez o carro vibrar...

                                      Também há a hipótese de estar a confundir ruído com vibração do carro... e aí pode ser algo como um pneu com desgaste anormal, ou um rolamento gripado.
                                      Apenas e só 4 rodas equilibradas, o resto não vale a pena imaginares, porque durante os 83 mil km, que fez nos 5 anos seguintes, nunca mais teve comportamento igual. [emoji6]

                                      Também sei o que é uma jante empenada, e também além disso o carro pode vibrar por ter lama agarrada às jantes, usual no caso dos jipes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        * equilibram-se.Calibrar tem a ver com calibre.Os pesos são para equilibrar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O termo é mesmo equilibrar, independentemente das imbecilidades que encontres na net.
                                          Calibra-se tubos e calibra-se ferramentas. Equilibra-se pneus e tudo o que rode.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É como o porto USB.
                                            É porto (port) e não porta (door), por mais que haja “porta USB” por aí afora escrito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu não sei, só coloquei um print, não sou professor de português. Mas uma coisa sei as linguas são dinamicas, se parar morre. Outra coisa, não sei em que "imbecilidade que encontro na net" hei-de acreditar, se esta ou a outra

                                              Comentário


                                                #24
                                                já tive um carro que vibrava a travar... depois novamente equilibrado e caibrado, nada.
                                                Eram os discos da frente ovalizados, que foram trocados

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                                                  Eu não sei, só coloquei um print, não sou professor de português. Mas uma coisa sei as linguas são dinamicas, se parar morre. Outra coisa, não sei em que "imbecilidade que encontro na net" hei-de acreditar, se esta ou a outra
                                                  Isto não tem nada a ver com dinamismo linguístico.
                                                  Isto é Física.
                                                  Para que o corpo em rotação não tenha oscilações, tem de ter distribuição de massas uniforme em torno do eixo e plano de rotação. Para que isso aconteça, tens de colocar pesos para equilibrar/uniformizar essa distribuição de massas.
                                                  Trata-se de colocar as rodas equilibradas em termos de distribuição de massas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A diferença no desgaste vai desequilibrar o carro, especialmente à chuva em que um pneu tem maior capacidade para escoar a água que o outro. é menos mau que ter uma bolha, mas continua a ser muito mau.
                                                    Quem fez esse serviço devia ser espancado até começar a ladrar e miar ao mesmo tempo

                                                    A vibração que sentes não tem nada a ver com o desgaste ou a diferença no desgaste, e até pode não ter a ver com essa roda.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Há, okapa, é fisica. Como pensava que a questão era de lingua portugues, é que ainda levei a coisa a serio, mas assim ja vi como é. Ps. Ainda bem que não é quimica.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                                                        Há, okapa, é fisica. Como pensava que a questão era de lingua portugues, é que ainda levei a coisa a serio, mas assim ja vi como é. Ps. Ainda bem que não é quimica.
                                                        Também podes ir ao médico dizer que tens pipi.
                                                        O gajo faz exames e diz:
                                                        — Você tem é cancro!
                                                        E tu respondes:
                                                        — Mas eu chamo de pipi. A língua é dinâmica.
                                                        E o gajo responde:
                                                        — Mas isto não é uma questão linguística, é medicina, não pode inventar os nomes que quiser.
                                                        E tu colmatas:
                                                        — Ah! Ainda bem que o cancro é uma questão médica, ainda pensei que fosse algo sério, como química.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda na temática da semântica da calibração.

                                                          Tudo se calibra, quando se mede o seu desvio contra uma referência.

                                                          Logo sim calibram-se as rodas, neste caso com pesos para atingir o equilíbrio dinâmico rotacional de acordo com a Norma ISO 1940, para atingir a G40.

                                                          É contra isto que se calibram rodas.

                                                          Se se calibrar a pressão dos pneus não vão dizer equilibrar a pressão dos pneus.
                                                          Editado pela última vez por Illusion; 28 August 2020, 07:45.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                            Ainda na temática da semântica da calibração.

                                                            Tudo se calibra, quando se mede o seu desvio contra uma referência.

                                                            Logo sim calibram-se as rodas, neste caso com pesos para atingir o equilíbrio dinâmico rotacional de acordo com a Norma ISO 1940, para atingir a G40.

                                                            É contra isto que se calibram rodas.

                                                            Se se calibrar a pressão dos pneus não vão dizer equilibrar a pressão dos pneus.



                                                            https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tire_balance

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X