Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Medições de chassis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Medições de chassis

    Boa tarde,

    Tenho um problema no carro, que insiste em fugir para a direita, mesmo depois de já ter ído alinhar os 2 eixos quando troquei os 4 pneus e de lá ter voltado mais 2 vezes para repetirem o alinhamento. Entretanto, troquei um triângulo e os rolamentos/cubo de ambos os lados, tendo feito desta vez o alinhamento noutra casa. Durante esta saga, os elementos de suspensão e direcção já foram vistoriados várias vezes por 2 ou 3 mecânicos diferentes que me dizem que está tudo bem aparentemente, nada empenado. Passou na IPO sem nenhuma anotação, também. Mas o carro continua a fugir. Torna-se cansativo ir durante quilómetros a direito a fazer força (não muita, mas...) para contrariar a tendência para a direita, para além de que não deve fazer bem aos pneus.
    Então, pensei se não poderia recorrer a um serviço de medição de chassis ou algo do género onde pudessem ver o que é que está a causar isto. Que aconselham?

    #2
    Compraste o carro recentemente?

    Comentário


      #3
      Banco de ensaio talvez. Que carro é?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
        Compraste o carro recentemente?
        Exacto. Conheces o carro há muito tempo ou não? Mais alguém o usa?

        Não poderá ser um problema no interior da caixa de direcção que só se percebe desmontando a mesma?

        Comentário


          #5
          Será que por exemplo medindo num piso totalmente a direito e com os pneus com a pressão correcta e igual por eixo não dará para:

          - Medir as alturas do inicio da cava das rodas ao chão, passando pelo centro da roda: em teoria as medidas tinham de ser as mesmas do lado esquerdo e direito de cada eixo.
          - marcar um ponto no chão no local central onde cada pneu assenta no chão: a distancia do pneu da frente ao pneu de trás deve ser igual de ambos os lados.

          São apenas sugestões de sapateiro!

          Outra questão, o carro foge quando está ao meio da estrada? coloca o carro tipo avião a descolar da pista, metade do carro em cada faixa para ficares com a linha central exactamente ao meio do carro: aí se fugir sempre para um lado poderá haver um problema: é que em estradas mais recentes cada faixa tem um certo desnivel do centro para fora, de forma a permitir o escoamento de águas, e geralmente os carros podem fugir para a berma.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Não poderá ser um problema no interior da caixa de direcção que só se percebe desmontando a mesma?
            Pensei logo nisso, depois de ter posto a hipótese de ser um carro recentemente comprado que levou uma bela pancada.
            Editado pela última vez por brkncrss; 28 August 2020, 21:04.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Exacto. Conheces o carro há muito tempo ou não? Mais alguém o usa?

              Não poderá ser um problema no interior da caixa de direcção que só se percebe desmontando a mesma?
              Já tenho o carro (Vectra C) há uns anos e não era assim. Nunca me falaram nessa hipótese da caixa de direcção. Isso dá algum sintoma para além deste?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                Será que por exemplo medindo num piso totalmente a direito e com os pneus com a pressão correcta e igual por eixo não dará para:

                - Medir as alturas do inicio da cava das rodas ao chão, passando pelo centro da roda: em teoria as medidas tinham de ser as mesmas do lado esquerdo e direito de cada eixo.
                - marcar um ponto no chão no local central onde cada pneu assenta no chão: a distancia do pneu da frente ao pneu de trás deve ser igual de ambos os lados.

                São apenas sugestões de sapateiro!

                Outra questão, o carro foge quando está ao meio da estrada? coloca o carro tipo avião a descolar da pista, metade do carro em cada faixa para ficares com a linha central exactamente ao meio do carro: aí se fugir sempre para um lado poderá haver um problema: é que em estradas mais recentes cada faixa tem um certo desnivel do centro para fora, de forma a permitir o escoamento de águas, e geralmente os carros podem fugir para a berma.
                Não acho isso nada fiável, até porque os painéis muito provavelmente já foram mexidos... Daí procurar um método que tenha referências em pontos fiáveis. Não sei se um banco de ensaio de chassis se justifica ou se existe outro método mais adequado, era isso que gostava de saber.
                Foge em qualquer estrada, em qualquer lado. Também na altura rodaram-se os pneus por todo o lado para descartar defeito dos pneus.
                Editado pela última vez por Zell; 28 August 2020, 21:49.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                  Pensei logo nisso, depois de ter posto a hipótese de ser um carro recentemente comprado que levou uma bela pancada.
                  Como já disse atrás, já na minha mão estava tudo aparentemente bem. A única forma de já existir problema era estar desalinhado para compensar e quando troquei de pneus a primeira vez, também o terem desalinhado, o que não faz sentido nenhum.
                  Mais recentemente dei uma ligeira pancada num lancil a uns 45 graus, o pneu ficou rasgado mas a jante não sofreu nada, não ficou empenada nem amolgada, nem aparentemente nenhum outro orgão, como disse ao início. Foi visto já algumas vezes por diferentes pessoas. Não quer dizer que não haja um ligeiro empeno não perpectível a olho nú de uma manga de eixo, por exemplo...
                  Não consigo dizer se foi a partir daqui que ficou assim porque já antes tinha uma folga num triângulo e antes de o trocar aconteceu isto. Pancadas grandes em buracos também não me lembro (e eu tenho cuidado com isso).

                  Mas o que agora gostava de fazer era arranjar maneira de identificar o que causa isto porque trocar todos os orgãos de direcção/suspensão acho que não faz sentido, até porque a maior parte deles já foi trocada recentemente (antes da pancada no lancil), portanto nem é o caso de "se não for disso não faz mal trocar porque tambem já era velho"... Já para não falar da qu€stão...
                  Editado pela última vez por Zell; 28 August 2020, 21:51.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                    Boa tarde,

                    Tenho um problema no carro, que insiste em fugir para a direita, mesmo depois de já ter ído alinhar os 2 eixos quando troquei os 4 pneus e de lá ter voltado mais 2 vezes para repetirem o alinhamento. Entretanto, troquei um triângulo e os rolamentos/cubo de ambos os lados, tendo feito desta vez o alinhamento noutra casa. Durante esta saga, os elementos de suspensão e direcção já foram vistoriados várias vezes por 2 ou 3 mecânicos diferentes que me dizem que está tudo bem aparentemente, nada empenado. Passou na IPO sem nenhuma anotação, também. Mas o carro continua a fugir. Torna-se cansativo ir durante quilómetros a direito a fazer força (não muita, mas...) para contrariar a tendência para a direita, para além de que não deve fazer bem aos pneus.
                    Então, pensei se não poderia recorrer a um serviço de medição de chassis ou algo do género onde pudessem ver o que é que está a causar isto. Que aconselham?
                    Maior parte das casas não sabem alinhar a direcção, começa logo por não acertar a pressão dos pneus, se vires uma oficina que vai alinhar a direcção e não começa por acertar a pressão dos pneus, podes logo meter uma cruz em cima. Depois, estão a alinhar convergencia e camber de acordo com o fabricante? Cada carro tem o seu alinhamento. Não é só meter a convergência a zero e fechar os olhos ao camber. Só serve para passar na IPO, porque na IPO os alinhamentos são mal lidos, isso é outro tema ...

                    Se tiveres Autodata procura pelos valores de alinhamento do teu carro. Ou alinha a direcção na marca. Se fores da margem sul posso-te recomendar uma boa casa, eles alinham antes e depois da IPO.

                    Os sinoblocos estão ok? As jantes são originais? O charrion foi mexido? Que carro é?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                      ... Ou alinha a direcção na marca. ...?
                      As marcas geralmente vão a uma casa de pneus com quem trabalhem! É tudo treta!

                      Por acaso apenas num local consegui um alinhamento em condições, num Roady e foi porque depois do alinhamento, bastou eu andar uns minutos para ver que não estava em condições.

                      Voltei lá, expliquei como ficou e como queria, dei-lhe a chave e o rapaz foi à estrada. Voltou, colocou na máquina, fez qualquer coisa e ficou 5 estrelas. A partir daí fez pelo menos uma muda dos 4 pneus sem mais nenhum alinhamento! E não, não ficou a comer pneu!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                        Maior parte das casas não sabem alinhar a direcção, começa logo por não acertar a pressão dos pneus, se vires uma oficina que vai alinhar a direcção e não começa por acertar a pressão dos pneus, podes logo meter uma cruz em cima. Depois, estão a alinhar convergencia e camber de acordo com o fabricante? Cada carro tem o seu alinhamento. Não é só meter a convergência a zero e fechar os olhos ao camber. Só serve para passar na IPO, porque na IPO os alinhamentos são mal lidos, isso é outro tema ...

                        Se tiveres Autodata procura pelos valores de alinhamento do teu carro. Ou alinha a direcção na marca. Se fores da margem sul posso-te recomendar uma boa casa, eles alinham antes e depois da IPO.

                        Os sinoblocos estão ok? As jantes são originais? O charrion foi mexido? Que carro é?
                        Como disse atrás, aparentemente está tudo bom. Andei uns tempos com uma folga num triângulo mas isso já foi resolvido há meses. Tudo no carro está como de origem, nada mexido.
                        Que casa é essa, sff?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                          Como disse atrás, aparentemente está tudo bom. Andei uns tempos com uma folga num triângulo mas isso já foi resolvido há meses. Tudo no carro está como de origem, nada mexido.
                          Que casa é essa, sff?
                          AG Pneus

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                            AG Pneus
                            Registado. Obrigado.

                            Comentário


                              #15
                              Entretanto... (isto já chateia e não sei se tem a ver com o problema do tópico mas...) imaginem que têm o volante com uma volta ou mais para um lado (tanto faz qual), mantêm-no quieto e arrancam devagar para a frente, param, marcha-a-trás, arrancam, param, 1.ª, arrancam, e assim sucessivamente. De cada vez que arrancam (para o sentido oposto do movimento anterior) ouvem um ruído, parece que passaram por cima de qualquer coisa que se partiu (um pedaço de madeira a rachar, por exemplo). Se não deixarem o carro parar antes de iniciar o movimento no sentido oposto (1.ª/MA/1.ª) ainda se ouve mais. Se não inverterem o sentido, isto é, se andarem só para a frente ou só para trás, não se ouve. Só ao inverter o sentido. Pensei logo nas juntas homocinéticas mas se fizer o teste de andar em circulos, não se ouve nada. Além disso, as transmissões foram reparadas há pouco tempo devido a vibração, e como disse atrás os rolamentos/cubos também foram trocados. Mas isto só pode ser algo na transmissão, certo?
                              Editado pela última vez por Zell; 01 September 2020, 20:10.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X