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Trocar liquido de refrigeração

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    Trocar liquido de refrigeração

    Boas!!!!
    Tenho um hyundai accent 1.3 de 1995 e preciso de trocar o líquido de refrigeração, estou a pensar em fazer da seguinte forma:
    Vou elevar o carro para chegar ao bujão de dreno e retiro o mesmo (com o carro frio) retiro a tampa do radiador e deixo sair todo líquido.
    Volto a colocar o bujão e meto água da torneira no radiador até ao nível, ponho o carro a trabalhar durante uns 3 minutos com a tampa do radiador colocada , depois volto a drenar, faço este processo duas vezes, para fazer a limpeza.
    Volto a colocar o bujão, meto o líquido refrigerante (comprei num hipermercado que é verde) até ao nível, coloco a tampa e ponho o carro novamente a trabalhar durante uns dez minutos e depois verifico o nível.
    Não sei se esta correto, a minha dúvida é se não fica ar no sistema.

    Agradeço a vossa colaboração.
    Editado pela última vez por detroit; 02 September 2020, 07:53.

    #2
    Falta te o ponto mais importante que é retirar o ar do sistema, se não sabes bem o que estás a fazer é preferível ires a um mecânico pois podes arruinar o motor se não fizeres isso da forma correta
    Além disso os 3 minutos não vão ser suficientes para o termóstato abrir e a água circular por todo o circuito, por isso tens que deixar trabalhar até disparar a ventoinha
    Se quiseres avançar com o trabalho recomendo encheres com água destilada e andar assim uns dias e depois retirar e voltar a encher de anticongelante desta forma vai acabar por fazer uma limpeza mais eficaz
    Lembrei me agora também que durante o processo tens que regular e ligar a chauffage no máximo na posição máxima a quente para o líquido circular e retirar o ar nessa parte do circuito tambem
    Depois do trabalho concluído ir vigiando o nível e ponteiro de temperatura nos primeiros dias

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
      Falta te o ponto mais importante que é retirar o ar do sistema, se não sabes bem o que estás a fazer é preferível ires a um mecânico pois podes arruinar o motor se não fizeres isso da forma correta
      Além disso os 3 minutos não vão ser suficientes para o termóstato abrir e a água circular por todo o circuito, por isso tens que deixar trabalhar até disparar a ventoinha
      Se quiseres avançar com o trabalho recomendo encheres com água destilada e andar assim uns dias e depois retirar e voltar a encher de anticongelante desta forma vai acabar por fazer uma limpeza mais eficaz
      Lembrei me agora também que durante o processo tens que regular e ligar a chauffage no máximo na posição máxima a quente para o líquido circular e retirar o ar nessa parte do circuito tambem
      Depois do trabalho concluído ir vigiando o nível e ponteiro de temperatura nos primeiros dias


      Ora nem mais, ideal será isso.


      De facto deixar trabalhar uns minutos... só irá fazer com que gaste gasolina, já que não irá abrir mesmo o termostato e como tal... só irá saír o que tinha entrado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por detroit Ver Post
        Boas!!!!
        Tenho um hyundai accent 1.3 de 1995 e preciso de trocar o líquido de refrigeração, estou a pensar em fazer da seguinte forma:
        Vou elevar o carro para chegar ao bujão de dreno e retiro o mesmo (com o carro frio) retiro a tampa do radiador e deixo sair todo líquido.
        Volto a colocar o bujão e meto água da torneira no radiador até ao nível, ponho o carro a trabalhar durante uns 3 minutos com a tampa do radiador colocada , depois volto a drenar, faço este processo duas vezes, para fazer a limpeza.
        Volto a colocar o bujão, meto o líquido refrigerante (comprei num hipermercado que é verde) até ao nível, coloco a tampa e ponho o carro novamente a trabalhar durante uns dez minutos e depois verifico o nível.
        Não sei se esta correto, a minha dúvida é se não fica ar no sistema.

        Agradeço a vossa colaboração.



        Dependendo do liquido que compraste... mas muitos dos que tens à venda no hipermercados, são apenas "aguas tingidas"...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
          Falta te o ponto mais importante que é retirar o ar do sistema, se não sabes bem o que estás a fazer é preferível ires a um mecânico pois podes arruinar o motor se não fizeres isso da forma correta
          Além disso os 3 minutos não vão ser suficientes para o termóstato abrir e a água circular por todo o circuito, por isso tens que deixar trabalhar até disparar a ventoinha
          Se quiseres avançar com o trabalho recomendo encheres com água destilada e andar assim uns dias e depois retirar e voltar a encher de anticongelante desta forma vai acabar por fazer uma limpeza mais eficaz
          Lembrei me agora também que durante o processo tens que regular e ligar a chauffage no máximo na posição máxima a quente para o líquido circular e retirar o ar nessa parte do circuito tambem
          Depois do trabalho concluído ir vigiando o nível e ponteiro de temperatura nos primeiros dias
          Então retiro todo liquido de refrigeração pelo bujão de dreno, volto a colocar o mesmo, encho o radiador com água destilada e ando assim uns dias.
          Depois retiro a água destilada e coloco o anticongelante, ponho o carro a trabalhar pondo a chauffage no máximo a quente durante uns 15 minutos, verificar o nível e vigiar a temperatura nos primeiros dias (correto).
          Obrigado.

          Comentário


            #6
            Primeiro compra um líquido de refrigeração decente antes de começares a fazer qualquer coisa.

            Como o G13 da VW, ou no minimo G12+.

            https://texoleo.com/product/motul-inugel-g13-37c-5l

            Com a idade do carro pensa também em substituir o termostato, é barato e facil

            Está por baixo dos dois parafusos da mangueira que sai do motor e entra no radiador.





            Facilmente consegues meter uma mangueira ali para ajudar no limpeza do sistema, tanto metida no bloco do motor, como na mangueira que vai para o radiador.

            Comentário


              #7
              Já agora e mais um como exemplo, o Krafft G13 a 12.95€ na Norauto.


              https://www.norauto.pt/p/anticongela...t-2118806.html

              Comentário


                #8
                tens que verificar também se esse carro tem valvulas para purgar o ar, se tiver facilita muito mais o trabalho, retiras a valvulas e deixas sair liquido de forma fluída sem fazer bolhas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                  Primeiro compra um líquido de refrigeração decente antes de começares a fazer qualquer coisa.

                  Como o G13 da VW, ou no minimo G12+.

                  https://texoleo.com/product/motul-inugel-g13-37c-5l

                  Com a idade do carro pensa também em substituir o termostato, é barato e facil

                  Está por baixo dos dois parafusos da mangueira que sai do motor e entra no radiador.





                  Facilmente consegues meter uma mangueira ali para ajudar no limpeza do sistema, tanto metida no bloco do motor, como na mangueira que vai para o radiador.
                  Ok, vou fazer como o amigo RTXS indica e vou comprar o liquido refrigerante que indicou MOTUL Auto Cool G13 -37ºC 5L

                  Obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Se quiseres avançar com o trabalho recomendo encheres com água destilada e andar assim uns dias e depois retirar e voltar a encher de anticongelante desta forma vai acabar por fazer uma limpeza mais eficaz
                    Lembrei me agora também que durante o processo tens que regular e ligar a chauffage no máximo na posição máxima a quente para o líquido circular e retirar o ar nessa parte do circuito tambem
                    Depois do trabalho concluído ir vigiando o nível e ponteiro de temperatura nos primeiros dias.

                    Já fiz este trabalho, recomendado por RTXS o carro esteve a trabalhar por 20 minutos (não me desloquei) também liguei a chauffage isto com agua destilada o que me surpreendeu é que o radiador só levou 3,5 litros e no manual esta 5.5 litros, penso que seja por ter liquido no bloco que não drenou, a temperatura durante este tempo esteve normal a ventoinha não chegou a ligar. Estou com receio não vá o motor gripar, mas desde que a temperatura não suba penso que não vai acontecer.
                    Agradeço a vossa colaboração.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por detroit Ver Post


                      Já fiz este trabalho, recomendado por RTXS o carro esteve a trabalhar por 20 minutos (não me desloquei) também liguei a chauffage isto com agua destilada o que me surpreendeu é que o radiador só levou 3,5 litros e no manual esta 5.5 litros, penso que seja por ter liquido no bloco que não drenou, a temperatura durante este tempo esteve normal a ventoinha não chegou a ligar. Estou com receio não vá o motor gripar, mas desde que a temperatura não suba penso que não vai acontecer.
                      Agradeço a vossa colaboração.


                      Não admira que não tenha saído todo... em algumas viaturas até, há um parafuso de purga no bloco, para que líquido saia na totalidade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por detroit Ver Post
                        Se quiseres avançar com o trabalho recomendo encheres com água destilada e andar assim uns dias e depois retirar e voltar a encher de anticongelante desta forma vai acabar por fazer uma limpeza mais eficaz
                        Lembrei me agora também que durante o processo tens que regular e ligar a chauffage no máximo na posição máxima a quente para o líquido circular e retirar o ar nessa parte do circuito tambem
                        Depois do trabalho concluído ir vigiando o nível e ponteiro de temperatura nos primeiros dias.

                        Já fiz este trabalho, recomendado por RTXS o carro esteve a trabalhar por 20 minutos (não me desloquei) também liguei a chauffage isto com agua destilada o que me surpreendeu é que o radiador só levou 3,5 litros e no manual esta 5.5 litros, penso que seja por ter liquido no bloco que não drenou, a temperatura durante este tempo esteve normal a ventoinha não chegou a ligar. Estou com receio não vá o motor gripar, mas desde que a temperatura não suba penso que não vai acontecer.
                        Agradeço a vossa colaboração.
                        segue os tubos desde o vaso de expansão e procura a ver se tem valvulas para purgar o ar, retirando o ar não deves ter problemas

                        o ponteiro da temperatura foi até ao sitio habitual?

                        Comentário


                          #13
                          Fui dar uma volta de 6km e o ponteiro da temperatura foi ao sítio habitual, por isso esta tudo ok, agora só falta meter o anticongelante sendo o antigo de cor verde e aconselharam-me a meter da mesma cor.
                          Muito obrigado pela vossa colaboração.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por detroit Ver Post
                            Fui dar uma volta de 6km e o ponteiro da temperatura foi ao sítio habitual, por isso esta tudo ok, agora só falta meter o anticongelante sendo o antigo de cor verde e aconselharam-me a meter da mesma cor.
                            Muito obrigado pela vossa colaboração.
                            Aconselharam te mal.

                            A cor pouco importa, o que importa é a qualidade e normas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                              Aconselharam te mal.

                              A cor pouco importa, o que importa é a qualidade e normas
                              Mas se puder colocar com normas qualidade e a mesma cor melhor ainda
                              Ele acima referiu que colocou um motul g13, cumpre normas de vários fabricantes

                              Detroit aconselho fazer pelo menos mais uma muda, como pudeste verificar o líquido nunca sai todo, eu drenava a água destilada, voltava a encher de água destilada, mais uns km e a seguir drenar novamente e aí colocar anticongelante

                              Vais ver muita porcaria a sair do circuito...
                              Editado pela última vez por rtxs; 02 September 2020, 21:49.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                Mas se puder colocar com normas qualidade e a mesma cor melhor ainda
                                Ele acima referiu que colocou um motul g13, cumpre normas de vários fabricantes

                                Detroit aconselho fazer pelo menos mais uma muda, como pudeste verificar o líquido nunca sai todo, eu drenava a água destilada, voltava a encher de água destilada, mais uns km e a seguir drenar novamente e aí colocar anticongelante.
                                Vais ver muita porcaria a sair do circuito...
                                Acabei de comprar o anticongelante que o amigo NTO aconselhou, Anticongelante 5L Energy Plus G13 KRAFFT na norauto ( sempre é um pouco mais barato que o motul) vou então, como aconselha drenar e voltar a meter água destilada e só depois colocar o anticongelante.
                                Muito agradecido.
                                Editado pela última vez por detroit; 02 September 2020, 22:40.

                                Comentário


                                  #17
                                  DICA SOBRE ANTICONGELANTES

                                  https://youtu.be/09l0w08GuKY

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                    Mas se puder colocar com normas qualidade e a mesma cor melhor ainda
                                    Ele acima referiu que colocou um motul g13, cumpre normas de vários fabricantes

                                    Detroit aconselho fazer pelo menos mais uma muda, como pudeste verificar o líquido nunca sai todo, eu drenava a água destilada, voltava a encher de água destilada, mais uns km e a seguir drenar novamente e aí colocar anticongelante

                                    Vais ver muita porcaria a sair do circuito...
                                    Se ele tivesse metido o motul ou qualquer G13 seria roxo, não verde.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                      DICA SOBRE ANTICONGELANTES

                                      https://youtu.be/09l0w08GuKY
                                      Muito interessante.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por detroit Ver Post
                                        Fui dar uma volta de 6km e o ponteiro da temperatura foi ao sítio habitual, por isso esta tudo ok, agora só falta meter o anticongelante sendo o antigo de cor verde e aconselharam-me a meter da mesma cor.
                                        Muito obrigado pela vossa colaboração.
                                        Originalmente Colocado por detroit Ver Post
                                        Acabei de comprar o anticongelante que o amigo NTO aconselhou, Anticongelante 5L Energy Plus G13 KRAFFT na norauto ( sempre é um pouco mais barato que o motul) vou então, como aconselha drenar e voltar a meter água destilada e só depois colocar o anticongelante.
                                        Muito agradecido.
                                        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                        Se ele tivesse metido o motul ou qualquer G13 seria roxo, não verde.



                                        Felizmente, ele não chegou a colocar o dito anticongelante "verde"... apesar de lhe terem aconselhado a meter da mesma cor.

                                        Acabou por colocar água destilada... e foi comprar o G13 da KRAFFT, que irá colocar a seguir (atendendo ao que ele refere).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                          Se ele tivesse metido o motul ou qualquer G13 seria roxo, não verde.
                                          G13 não sei, mas no caso de g12 tens com cor verde amarelado

                                          De qualquer das formas ele comprou um roxo, referiu em cima
                                          Editado pela última vez por rtxs; 03 September 2020, 08:50.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                            G13 não sei, mas no caso de g12 tens com cor verde amarelado

                                            De qualquer das formas ele comprou um roxo, referiu em cima
                                            Esse em específico não é aprovado oficialmente, cumpre os requisitos de performance que é algo diferente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                              Esse em específico não é aprovado oficialmente, cumpre os requisitos de performance que é algo diferente.
                                              Como referi ainda não meti o anticongelante mas já comprei o KRAFFT G13 na Norauto que é roxo (penso que cumpre as regras) ainda vou fazer mais uma muda com água destilada conforme fui aconselhado, só depois vou meter o anticongelante.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por detroit Ver Post
                                                Como referi ainda não meti o anticongelante mas já comprei o KRAFFT G13 na Norauto que é roxo (penso que cumpre as regras) ainda vou fazer mais uma muda com água destilada conforme fui aconselhado, só depois vou meter o anticongelante.


                                                Faz a muda de água e deixa andar assim uns dias...

                                                Só depois, é que fazes a troca com o anticongelante.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por detroit Ver Post
                                                  Como referi ainda não meti o anticongelante mas já comprei o KRAFFT G13 na Norauto que é roxo (penso que cumpre as regras) ainda vou fazer mais uma muda com água destilada conforme fui aconselhado, só depois vou meter o anticongelante.
                                                  Vê se consegues remover o máximo de agua de dentro do bloco, mesmo que tenhas de abrir umas mangueiras.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                    Primeiro compra um líquido de refrigeração decente antes de começares a fazer qualquer coisa.

                                                    Como o G13 da VW, ou no minimo G12+.

                                                    https://texoleo.com/product/motul-inugel-g13-37c-5l

                                                    Com a idade do carro pensa também em substituir o termostato, é barato e facil

                                                    Está por baixo dos dois parafusos da mangueira que sai do motor e entra no radiador.





                                                    Facilmente consegues meter uma mangueira ali para ajudar no limpeza do sistema, tanto metida no bloco do motor, como na mangueira que vai para o radiador.
                                                    Para meter o termostato tiro os 2 parafusus, essa parte fica solta onde também posso meter uma mangueira depois de tirar o termostato para realizar uma limpeza.
                                                    Encontrei este termostado -- https://www.autopartslogistic.com/in...jLhMXgcTPwAodf -- não sei se vai dar!!!!

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                      Vê se consegues remover o máximo de agua de dentro do bloco, mesmo que tenhas de abrir umas mangueiras.
                                                      Retirando a mangueira onde está o termostato e o mesmo, pelo efeito de gravidade penso que sai a água do bloco.
                                                      Editado pela última vez por detroit; 03 September 2020, 10:36.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por detroit Ver Post
                                                        Para meter o termostato tiro os 2 parafusus, essa parte fica solta onde também posso meter uma mangueira depois de tirar o termostato para realizar uma limpeza.
                                                        Encontrei este termostado -- https://www.autopartslogistic.com/in...jLhMXgcTPwAodf -- não sei se vai dar!!!!
                                                        Sim é esse, mas eu pagaria um pouco mais pelo gates

                                                        https://www.autopartslogistic.com/in...88G1&x=13&y=10

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                                                          #29
                                                          Eu por mim ia mas era à oficina, há coisas com as quais temos de ter cuidado, o motor do carro é uma delas...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                            Sim é esse, mas eu pagaria um pouco mais pelo gates

                                                            https://www.autopartslogistic.com/in...88G1&x=13&y=10
                                                            Já fiz a compra deste termostato,(gates) e fiz uma limpeza metendo a mangueira da água no local do termostato, até sair água limpa pelo dreno do radiador e julgo que o bloco ficou sem água.
                                                            Quando o material chegar (anticongelante mais termostato) monto o termostato e depois meto o anticongelante e deve ficar impecável, ganhando assim o trabalho de oficina, por isso mais uma vez vos quero agradecer.

                                                            Comentário

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