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Isto é normal? Ou é esperteza saloia da marca?? - Reclamação da Hyundai

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    Isto é normal? Ou é esperteza saloia da marca?? - Reclamação da Hyundai

    Reclamação junto da Hyundai e do oficina Auto Júlio em Torres Vedras.


    Exmºs Senhores:

    Hyundai e Auto Júlio Ldª

    Boa tarde,
    Tendo eu e a minha mulher, no passado mês de Outubro de 2018, adquirido no concessionário Auto Júlio em Torres Vedras, uma viatura da marca Hyundai, modelo I30 5p 1.6 CRDI COMFORT + NAVI 110 CV, fomos informados pelo vendedor que a viatura adquirida tinha uma garantia do fabricante de 5 anos ou 100.000 km.
    Acontece que a viatura em questão há poucos dias começou a dar problemas, nomeadamente no nível do óleo do motor.
    Ao colocar o carro em funcionamento, detetei uma mensagem de erro no painel do carro apontando para óleo reduzido.
    De imediato desliguei a viatura e verifiquei o óleo que se encontrava acima do nível (pelo menos 1 cm na vareta) e não abaixo com nível reduzido como era indicado no painel de erros do carro.
    Dirigindo-nos de imediato á oficina, foi-nos transmitido pelo chefe de oficina da Auto Júlio em Torres Vedras de que o problema seria muito provavelmente originado pelas regenerações do filtro de partículas não efetuadas e que teríamos que efetuar a mudança do óleo e do filtro do veículo, talvez também efetuar a regeneração forçada do filtro de partículas em oficina.
    Foi por nós referido que o veículo tem a mencionada garantia, o Sr. Hélder comunicou-nos que a Hyndai recusou cobrir a mencionada anomalia e que teríamos que pagar a intervenção a efetuar no veículo e assim veio a suceder tendo por nós sido pago o valor de 243,60 €.
    Esta reclamação vem no sentido de que o custo da mudança de óleo e filtro, bem como a regeneração que foi efetuada não podem nem devem de modo nenhum ser atribuídas ao cliente, esta intervenção não pode ser considerada como revisão normal quando ela não é mais do que o resultado de alguma anomalia presente na viatura (não resultante de má utilização ou más práticas de condução) e que terá obrigatoriamente que ser coberta pela marca dado que o carro encontra-se na garantia.
    No Passaporte de Serviço da viatura, na sua página 6, é referido que não estão cobertas pela garantia mudanças de óleo e filtros a menos que esses serviços sejam efetuados como parte de uma reparação coberta pela garantia e essa é precisamente a questão, o carro apresenta uma desconformidade que não é mais do que uma consequência de algum problema técnico da viatura que a marca terá que assumir ao abrigo da garantia contratualizada com o consumidor final.
    Foi feita a intervenção já mencionada em oficina no passado dia 05 de Dezembro, fomos informados pelo técnico que efetuou a intervenção de que, ao ser ligado à máquina o computador registou que o carro tinha efetuado a última regeneração do filtro de partículas à 15.000 km atrás, O carro tem 39400 km sensivelmente, considerando a informação avançada pelo técnico, a última regeneração do filtro de partículas teria ocorrido aos 24.000 km? E só agora a viatura dá sintomas? Perguntamos: o que foi feito no check up na Auto Júlio em Maio ou possivelmente no principio de Junho de 2019 bem como na revisão dos 30.000 km realizada a 10 de Julho desse ano? Não foram detetados esses erros? Pelos vistos, não foram.

    Talvez o único sintoma do problema que o carro foi dando, foi precisamente o aumento do consumo do combustível, que começámos a notar precisamente após a revisão dos 30.000 km, no entanto não relevámos esse facto, que pode ser naturalmente atribuído e a muitos outros fatores não relacionados com o filtro de partículas (curiosamente verificámos agora que na revisão dos 30.000 não foi efetuada a mudança do filtro de gasóleo quando é aconselhável que num motor diesel esta seja feita precisamente por volta da quilometragem referida.)

    De acordo com o seu perfil de utilização, a não ser que tenha algum problema, não é possível o veículo não fazer as regenerações do filtro de partículas, sabemos que este processo exige determinadas condições para ser feito pelo veículo (como é referido no manual do mesmo, secção 7—120, mas nunca nenhuma luz de aviso do DPF se acendeu, no veículo só é usado gasóleo Evologic da Galp ou BP Premier Plus que, estamos em crer, cumprem as normas técnicas e especificações em vigor.), mas custa-nos muito a crer que as mesmas estejam sempre ausentes em todas as viagens efetuadas desde os 24.000 km.

    O veículo veio para a nossa posse com cerca de 10.000 km e em 13 meses andou praticamente 29.000 km, muitos dos quais efetuados em autoestrada, quando tinha cerca de 26.000 km (a 8 de junho deste ano) efetuou num dia uma viagem toda em autoestrada de cerca de 1300 km, oito dias depois, a 15 de Junho, outra viagem em autoestrada de 1300 km, durante os meses seguintes, variadíssimas viagens superiores a 150 km (muitas com mais de 200 km) em autoestrada (sem paragens), além disto, o veículo faz regularmente 64 km por dia em estrada como é que é possível que o carro deixe de efetuar as respetivas regenerações? Só é possível se houver algum problema eletrónico ou no próprio filtro de partículas do veículo que o impeçam de efetuar e concluir o processo de regeneração com sucesso.
    Problema esse que a garantia terá que assumir, não pode de forma alguma ser imputado ao consumidor final, é de referir que, mesmo após a regeneração efetuada em oficina percorridos cerca de 150 km após essa intervenção, o carro continua com um consumo fora do normal, cerca de 1,5 lts/100km acima do expectável.

    Á luz da garantia contratualizada, é por nós compradores, solicitado que nos seja devolvido o valor pago pela reparação mencionada bem como que o carro seja avaliado a expensas da garantia para resolver o problema.

    Com os melhores cumprimentos: (…)

    Resposta da Hyundai 4 meses depois da reclamação:

    (...)

    Desde já agradecemos o v/ contacto e a possibilidade esclarecer a situação por v/ descrita.

    Face ao exposto, informamos que a necessidade de substituição do óleo do motor e respetivo filtro de óleo não se deve a uma falha de funcionamento do seu Hyundai, mas sim a uma característica de funcionamento de todos os modelos Diesel EURO 6, característica esta inerente ao sistema de controlo de emissões - DPF - filtro de partículas diesel.

    À medida que circula com o seu Hyundai, o filtro de partículas irá aumentar a quantidade de fuligem até que atinja um valor definido para regeneração, sendo mais rápida a sua saturação em condições de circulação adversas, tal como, a condução repetida em curtas distâncias, condução com paragem e arranque, condução como carro de patrulha, táxi, veículo comercial ou veículo de reboque, entre outras, conforme descrito no manual de instruções do seu Hyundai.

    A regeneração do filtro de partículas é realizada em condições de temperatura e pressão ideais, sendo estas atingidas após alguns quilómetros em circulação, dependendo também das condições externas e de utilização. O inicio da regeneração é controlado exclusivamente pela unidade do motor do seu i30, não existindo qualquer rotina definida (ex. realizar 45km para inicio de regeneração). O processo de regeneração recorre à injeção de combustível adicional sendo que por cada regeneração interrompida existe um novo ciclo de regeneração a realizar. A constante realização e as tentativas de regenerações do filtro de partículas que não terminam por inexistência de condições que permitam a sua conclusão, origina uma maior diluição do óleo do motor e consequente aumento do nível do mesmo, obrigando assim a uma substituição antecipada aquando comparada com uma viatura semelhante com uma utilização em condições "normais", contudo também prevista no manual de instruções do seu Hyundai.

    No momento da intervenção e conforme diagnóstico efetuado pelo Reparador Autorizado Hyundai, Auto Júlio, a última regeneração do filtro de partículas tinha sido concluída cerca de 250km antes de o seu Hyundai dar entrada no Reparador Autorizado. Informamos ainda que a substituição do filtro de combustível do seu Hyundai deverá ser realizada aquando da revisão dos 60.000km ou 48 meses.

    Qualquer questão adicional, não hesite em contactar-nos.
    Gratos pela atenção dispensada, despedimo-nos apresentando os nossos melhores cumprimentos.

    Nova resposta dos reclamantes:

    Exmº Sr. António Duarte, Hyundai

    Boa tarde,

    Nós, como clientes, não deixamos de nos “congratular” com o facto de ao fim de quatro!, dizemos 4 meses, finalmente termos tido uma resposta por parte da marca,

    Tínhamos a marca Hyundai como uma referência no mercado automóvel português mas afinal parece que cometemos um erro de avaliação.

    Relembramos que aquando da compra do carro o stand e a marca com certeza que não esperaram tanto tempo pelo respetivo dinheiro, face a isto, estamos em crer que o cliente merece outro tipo de atenção quando reclama.

    Por outro lado, o objetivo do cliente quando reclama é obter uma resposta concreta e não apenas informação genérica (que foi o caso como pudemos constatar no email abaixo), não é defeito, é feitio, dizem entrelinhas os senhores no texto abaixo, lamentamos, mas, pelas razões apontadas no email anterior (que esperamos e desejamos ao menos tenham sido lidas), não podemos de modo nenhum concordar.

    Relembramos o que foi escrito por nós no que diz respeito à utilização do veículo:

    De acordo com o seu perfil de utilização, a não ser que tenha algum problema, não é possível o veículo não fazer as regenerações do filtro de partículas, sabemos que este processo exige determinadas condições para ser feito pelo veículo (como é referido no manual do mesmo, secção 7—120, mas nunca nenhuma luz de aviso do DPF se acendeu, no veículo só é usado gasóleo Evologic da Galp ou BP Premier Plus que, estamos em crer, cumprem as normas técnicas e especificações em vigor.), mas custa-nos muito a crer que as mesmas estejam sempre ausentes em todas as viagens efetuadas desde os 24.000 km.

    O veículo veio para a nossa posse com cerca de 10.000 km e em 13 meses andou praticamente 29.000 km, muitos dos quais efetuados em autoestrada, quando tinha cerca de 26.000 km (a 8 de junho deste ano) efetuou num dia uma viagem toda em autoestrada de cerca de 1300 km, oito dias depois, a 15 de Junho, outra viagem em autoestrada de 1300 km, durante os meses seguintes, variadíssimas viagens superiores a 150 km (muitas com mais de 200 km) em autoestrada (sem paragens), além disto, o veículo faz regularmente 64 km por dia em estrada como é que é possível que o carro deixe de efetuar as respetivas regenerações? Só é possível se houver algum problema eletrónico ou no próprio filtro de partículas do veículo que o impeçam de efetuar e concluir o processo de regeneração com sucesso.”

    Informamos que:
    O veículo não cumpre em nenhuma das circunstâncias os requisitos para serem consideradas as suas condições de circulação/utilização como adversas:
    - Não faz serviço de reboque
    - Não é usado em condução repetida em curtas distâncias
    - Não é usado em condução como carro de patrulha, táxi, veículo comercial ou veículo de reboque.

    O veículo é usado frequentemente em longas viagens onde estão reunidas geralmente as condições ideais para que o sistema do filtro de partículas efetue com sucesso as respetivas regenerações. E como já foi dito, não há razão nenhuma objetiva e relacionada com a utilização do veículo para que este não faça as regenerações respetivas.

    Portanto não pode ser imputado aos proprietários do veículo uma desconformidade da qual não têm a mínima culpa.
    Tanto assim é, que já fomos proprietários de outros veículos com filtro de partículas, exatamente com o mesmo perfil de utilização da nossa parte e nenhum em circunstância alguma teve algum problema semelhante.

    Considerando o intervalo de intervenção/manutenção de 30.000 em 30.000 km, não é normal que o carro ao fim de pouco mais de 8.000 km de sair da revisão, tenha despoletado uma situação destas, se isto aconteceu pela condução do cliente porque motivo dos 10.000 km (quando foi comprado por nós) até aos 30.000 nunca aconteceu?? Não houveram mudanças no hábito de condução que assim os justificassem.

    Também não deixa de ser estranho (e esperamos que seja esclarecido) porque motivo nos foi informado aquando da intervenção da Auto Júlio, que o carro tinha feito a última regeneração 15.000 km atrás quando agora recebemos a informação de que a última regeneração tinha sido feita 250 km atrás…..

    Como é que 250 km sem regeneração podem justificar um aumento brutal destes do nível do óleo?

    Pelo exposto, não podemos concordar de que esta questão tenha de ser resolvida a expensas do cliente, aguardamos a solução efetiva da Hyundai e ponderaremos o recurso aos respetivos mecanismos legais de conflito de consumo.

    Quanto á questão da manutenção programada:
    Temos também a informar que aos 40.000 km (pouco tempo atrás) foi verificado que o filtro de ar da viatura estava preto…. Podia e devia ter sido mudado aos 30.000, lamentamos que não o fosse e não deixamos de estranhar a situação.
    Relembramos que o cliente paga pela manutenção programada na compra da viatura pelo que a mesma deve ser feita por forma também a evitar problemas (nomeadamente nos filtros de ar, gasóleo, etc).

    Aguardamos a vossa resposta.

    Com os melhores cumprimentos:


    .................................................. ................
    Até agora mais nenhuma resposta, limitam-se a ignorar o cliente, do stand nem sequer responderam, há dias o carro voltou a ter o mesmo problema, a resposta na oficina é sempre a mesma, "não sabemos", "ande mais", "não sabemos"..
    Querem é que o cliente lá vá, quanto mais vezes melhor e que pague...

    Fica aqui um conselho a quem pensa comprar um Hyundai a diesel (mesmo que ande km´s em estrada que o justifique): pensem bem no que se vão meter porque depois na hora que precisarem eles mandam-vos dar uma volta ao bilhar grande...

    #2
    Quando se anda com um diesel a fazer percursos curtos ou nao se anda em AE todas as semanas não sei se isso se pode considerar um problema dado que já é uma característica espectavel dos carros diesel...
    Editado pela última vez por mok; 02 September 2020, 15:33.

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      #3
      Ah e já agora, desta vez fui fazer a muda de óleo e filtro noutra oficina autorizada (onde não perco a garantia), vamos ver no que dá.

      Comentário


        #4
        Considera 32 km + 32 km em percurso misto (estrada e AE) diários um percurso curto? Viagens frequentes de 150 km e muitas vezes mais em AE percursos curtos??
        No lo creyo!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
          Considera 32 km + 32 km em percurso misto (estrada e AE) diários um percurso curto? Viagens frequentes de 150 km e muitas vezes mais em AE percursos curtos??
          No lo creyo!
          Tudo depende de como é feita a regeneração no veiculo. para a mesma ocorrer o carro tem de circular à temperatura normal de funcionamento, depois o fap tem de atingir a temperatura ideal para a queima das particulas.
          Caso isso não aconteça a regeneração não se realiza.
          O aumento "brutal" do nível de óleo deve-se maioritariamente a regenerações interrompidas.
          há que medir o grau de saturação do fap.
          outro pormenor (pormaior) é que nos carros com fap na muda do oleo nunca se coloca o óleo no limite máximo precisamente a contar com regenerações interrompidas que podem provocar uma subida do nível de óleo.
          outra situação é os intervalos de manutenção, 30mil km...ok mas os percursos curtos castigam a mecânica...ponderar com essa tipologia de condução manutenção aos 15 ou 20mil...30mil km mesmo com os supostos óleos long life comigo não pega.
          Certificar-se que o óleo colocado corresponde à especificidade determinada para o fabricante para o modelo do veiculo.
          entretanto ligar o carro à máquina e verificar o grau de obstrução do filtro de particulas.
          Se efetuar regeneração forçada em oficina...efetua-la primeiro e só depois trocar o óleo e o filtro de óleo...e pelo sim pelo não o fiiltro de combustível.
          Mas essa regeneração forçada pode ser efetuada pelo proprietário em estrada forçando a regeneração que no hyundai desconheço se é comum a outras marcas.
          O funcionário que fez a leitura acrescentou aí uns zeros à regeneração...mesmo com muita regeneração interrompida um carro com essa quilometragem deve efetuar regenerações com intervalos até 700km, na minha humilde opinião.

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            #6
            O problema principal aqui é também a minha ignorância sobre estes assuntos, eu tinha um carro a diesel também este com FAP e nunca deu qualquer tipo de problema e há muitos anos que tenho praticamente os mesmos hábitos de condução (em termos de percursos/distâncias percorridas mensalmente/anualmente e agora não sei o que fazer para resolver este problema para além de me irritar profundamente esta atitude da oficina.

            Pesquisando um pouco sobre o assunto, o carro pode estar a efectuar demasiadas regenerações, isso pode ter a ver com sensores de temperatura (por exemplo).
            E não há duvida que o carro faz as regenerações, caso contrário já tinha acendido a luz do motor e isso nunca aconteceu, o único sintoma é mesmo o nível do óleo.

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              #7
              O carro não faz demasiadas regenerações... Ele está é a falhar demasiadas regenerações.
              Das duas uma: ou tiras o FAP ou fazes mudas de óleo anuais ou de 10.000 em 10.000.

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                #8
                Ao menos devia o carro ter um led de aviso porque não consigo detectar quando está a regenerar ou não, nunca notei nada, nem ralantim, nem consumo nem ligação do desembaciador traseiro, pra mim é uma perfeita incógnita.

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                  #9
                  Como já indicaram, se o nível de óleo sobe, é porque tem regenerações falhadas...

                  Atendendo ao percurso diário, de 32km... se são seguidos, até nem deveria ser para dar chatices de maior...


                  Quanto à luz identificadora, nenhuma marca tem a dita luz a indicar quando o FAP está a funcionar.

                  Comentário


                    #10
                    Caro brkncrss
                    Como eu referi, percebo pouco ou nada do assunto no entanto, há uma coisa que me parece lógica:
                    Pelo que percebi, a regeneração do filtro de partículas do meu carro é activa, isto é: atingindo o determinado ponto de saturação (creio cerca de 45%),
                    a ECU do veículo irá fazer com que haja um aumento de injecção de combustível na pós combustão, aumentando assim a temperatura dos gases de escape no FAP, provocando a regeneração activa. e aí reside precisamente o problema, não tenho forma de saber quando se inicia esse processo porque o carro não me dá sintomas nenhuns. Demasiadas regenerações (e sem sintomas) torna-se praticamente impossível não interromper as mesmas sem dar por isso.
                    Tirar filtro de partículas é ilegal, os centros de inspecção por enquanto não detectam mas vão passar a detectar.
                    O problema é que mesmo antes dos 10.000 km dá problemas no óleo, tal como aconteceu na revisão dos 30.000, aos 38.000 km já estava a dar problemas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                      Ao menos devia o carro ter um led de aviso porque não consigo detectar quando está a regenerar ou não, nunca notei nada, nem ralantim, nem consumo nem ligação do desembaciador traseiro, pra mim é uma perfeita incógnita.
                      No consumo instantâneo penso que seja possível ver.

                      Podes experimentar retirar o pé do acelerador e ver se apresenta algum consumo no quadrante.

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                        #12
                        Não é fácil estar a sugerir para ir "passear os cavalos" para auto estrada mais frequentemente...esses 32km são em si trajetos curtos....excepto se vivermos numa ilha.
                        Nunca ao desligar o veiculo a ventoinha ficou a trabalhar mais algum tempo até se desligar passados uns 5min?
                        Não sente o motor mais "rouco"?
                        O ponto de partida é ver via ficha de máquina de diagnóstico o grau atual de saturação do fap (em %) e o intervalo entre regenerações (maioria dos sistemas regista os ultimos 3 ou 4 eventos desse tipo)....e usar essa medida aproximadamente para ter uma ideia quando poderão ocorrer as regenerações.
                        O forçar é aquela jogada de ter o veiculo a circular as 3mil rpm (normalmente 4vel para evitar problemas de excesso de velocidade) e durante uns 10min (aprox) realizar o processo...e ir controlando a questão do óleo.
                        8000km entre a muda de óleo e o erro só pode significar que o grau de obstrução do fap já era bastante elevado e o intervalo entre as regenerações ja estava muito curto...diria algo na casa dos 200km...
                        Mas mais uma vez ligando-o à máquina consegue-se obter essa info.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                          Caro brkncrss
                          Como eu referi, percebo pouco ou nada do assunto no entanto, há uma coisa que me parece lógica:
                          Pelo que percebi, a regeneração do filtro de partículas do meu carro é activa, isto é: atingindo o determinado ponto de saturação (creio cerca de 45%),
                          a ECU do veículo irá fazer com que haja um aumento de injecção de combustível na pós combustão, aumentando assim a temperatura dos gases de escape no FAP, provocando a regeneração activa. e aí reside precisamente o problema, não tenho forma de saber quando se inicia esse processo porque o carro não me dá sintomas nenhuns. Demasiadas regenerações (e sem sintomas) torna-se praticamente impossível não interromper as mesmas sem dar por isso.
                          Tirar filtro de partículas é ilegal, os centros de inspecção por enquanto não detectam mas vão passar a detectar.
                          O problema é que mesmo antes dos 10.000 km dá problemas no óleo, tal como aconteceu na revisão dos 30.000, aos 38.000 km já estava a dar problemas.
                          Há formas de notar. O ralenti ligeiramente mais alto, o carro não tem tanta força, a ventoinha do radiador dispara... Há que estar atento antes de desligar o carro.

                          Comentário


                            #14
                            Bom meus caros, estou aqui a pensar e talvez (perdoem-me a minha ignorância) já tenha em mente um sinal inequívoco da regeneração a decorrer.
                            O problema, pelo que estou a ver será eu desligar o carro quando está a ocorrer uma regeneração, provoca então esse gasóleo não queimado escorrer pelo carter e misturar-se com o óleo do motor.
                            Como eu referi, pese embora a minha atenção ao carro, nunca consegui (possivelmente por ignorância minha) identificar os sinais da regeneração a decorrer mas há um sinal que creio será muito fácil para mim de identificar.
                            O carro está equipado com sistema start & stop e pelos vistos (segundo dizem, não sei com certeza absoluta) o mesmo sistema desliga-se quando ocorre uma regeneração. O botão por defeito tem o led apagado e o sistema ativo, quando o quero desligar carrego no botão e o led acende.
                            Ora, para accionar o start & stop, basta-me com o carro parado, colocar em ponto morto, puxar o travão de mão tirar o pé da embraiagem e o carro desliga-se (voltando a ligar quando carrego novamente na embraiagem) ora, se durante a regeneração ele desligar o sistema automaticamente, mesmo que não acenda o tal led do botão, muito fácil será para mim confirmar, bastando para o efeito executar o procedimento habitual de accionamento do Start & stop, se o mesmo não funcionar é porque (provavelmente) está uma regeneração a decorrer, será que estou a pensar bem?
                            Opiniões agradecem-se, obrigado, abraço a todos.

                            Comentário


                              #15
                              Tenho que pensar em soluções porque se estou à espera da ajuda para resolver o problema da parte da oficina ou da marca bem posso esperar sentado para não me cansar...

                              Comentário


                                #16
                                A regeneração do filtro de partículas é um dos factores que te pode fazer desactivar o sistema de start/stop, se não me engano.

                                Acende a luz de modo desactivado no botão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu tenho uma Kia Carens e andava com esse stress de não saber quando fazia regenerações, mas entretanto já descobri. Por norma eu desligo o S/Stop, ou seja, carrego no botão e o mesmo acende uma luz laranja indicando que está desativado. MAs quando está a regenerar, aparece no painel de instrumentos o simbolo do S/S a laranja (coisa que não acontece quando desativo o sistema), ou seja, é o sinal que a regeneração está a acontecer. Julgo que no teu Hyundai seja a mesma coisa.

                                  Uma dica para ajudar na limpeza do filtro, pelo que tenho lido aqui no fórum, é usar este aditivo https://www.sprauto.pt/pt/product/di...z-250ml-lm2146

                                  Comentário


                                    #18
                                    É por estas que só tenho a gasolinas..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                      Tenho que pensar em soluções porque se estou à espera da ajuda para resolver o problema da parte da oficina ou da marca bem posso esperar sentado para não me cansar...
                                      Se queres facilitar regenerações tens de usar um aditivo que faz baixar o ponto de inflamação.

                                      https://products.liqui-moly.com/dies...otector-5.html


                                      No entanto obviamente que o carro tem um problema, e como tens a indicação que a ultima regeneração foi feita à 15000km atrás, isso seria impossivel, pois a cerca de 300-400km o filtro tem de regenerar.

                                      Abre um caso no

                                      https://www.arbitragemauto.pt/

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os sistemas FAP são uma carga de problemas para muita gente e este é apenas mais um caso, mas há sistemas mais problemáticos que outros, tal como a sensibilidade das pessoas é diferente! A patroa tem um diesel e já aprendeu a reconhecer os sintomas do FAP:

                                        Ralenti mais alto, start-stop não ativa, ventoinha em funcionamento sem necessidade, cheiro diferente... são tantos os sintomas! Acho que qualquer pessoa "normal" aprende isso depressa!

                                        Agora uma coisa é certa: a maioria das pessoas que tem carros com diesel e fap... não os devia ter! Isso e os vendedores explicarem sempre previamente as idiossincrasias destes sistemas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Infelizmente, muitos vendedores nem essa sensibilidade tem...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                            Se queres facilitar regenerações tens de usar um aditivo que faz baixar o ponto de inflamação.

                                            https://products.liqui-moly.com/dies...otector-5.html


                                            No entanto obviamente que o carro tem um problema, e como tens a indicação que a ultima regeneração foi feita à 15000km atrás, isso seria impossivel, pois a cerca de 300-400km o filtro tem de regenerar.

                                            Abre um caso no

                                            https://www.arbitragemauto.pt/
                                            Pois, a questão é que há sempre gente que pensa que por estar a falar com quem nada percebe (ou pouco), neste caso, eu, cliente, mandou essa para o ar, que o carro não fazia regenerações completas há 15.000 km, depois quando veio a resposta da Hyundai disseram-me que o carro quando foi intervencionado tinha feito a última regeneração completa 250 km antes de dar entrada na oficina...
                                            Má politica por parte da oficina, perdi a confiança e eles não pensem que por ter contrato de manutenção programada que vão fidelizar o cliente, muito menos com mentiras

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              É por estas que só tenho a gasolinas..
                                              Motivos porque comprei este carro a diesel:
                                              1 - Sempre tive carros a gasóleo porque por norma ando muito e creio que me compensa, geralmente cerca de 28.000 km por ano, este ano foi excepção por causa da pandemia.
                                              2 - O anterior carro tinha filtro de partículas também e nunca tive qualquer problema a esse nível com ele.
                                              3 - Se soubesse que ia ter problemas, teria antes comprado um carro a GPL, pelos vistos são boas alternativas, agora estou agarrado a um crédito deste carro por uns anos e nada posso fazer quanto a isso, a não ser comprar outro para andar todos os dias com todas as implicações de aumento de despesa que isso terá.

                                              Estou muito desapontado, especialmente com a oficina.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                Eu tenho uma Kia Carens e andava com esse stress de não saber quando fazia regenerações, mas entretanto já descobri. Por norma eu desligo o S/Stop, ou seja, carrego no botão e o mesmo acende uma luz laranja indicando que está desativado. MAs quando está a regenerar, aparece no painel de instrumentos o simbolo do S/S a laranja (coisa que não acontece quando desativo o sistema), ou seja, é o sinal que a regeneração está a acontecer. Julgo que no teu Hyundai seja a mesma coisa.

                                                Uma dica para ajudar na limpeza do filtro, pelo que tenho lido aqui no fórum, é usar este aditivo https://www.sprauto.pt/pt/product/di...z-250ml-lm2146
                                                Olá bom dia, obrigado pela dica,
                                                Hoje aconteceu a seguinte situação:
                                                Como já expliquei, geralmente faço (num dia de trabalho normal) duas viagens de 32 km cada, percurso uma parte em autoestrada (cerca de 8 km para cada lado) e o restante em estrada.
                                                Hoje de manhã, quando cheguei ao local onde geralmente estaciono, decidi experimentar o s/s para ver se o carro desligava ou não, isto tendo por base que se o carro estivesse a regenerar o bendito sistema estaria desligado, tenho também evitado arranques a frio para que o carro aqueça.
                                                quando estaciono verifico que a luz do s/s se encontrava apagada, indicando isto que o sistema se encontrava activo, no entanto, quando executei o procedimento para accionar o s/s o carro manteve-se ligado e não acendeu qualquer luz no painel..
                                                Notei só um ligeiro aumento do ralentim mas de resto mais nenhum sintoma, nem cheiro nem ventoinha, nada, só o ralentim e o S/S sem funcionar.
                                                à cautela, e porque podia ser uma regeneração a ocorrer, deixei o carro ligado, dei mais uma volta e mantive o carro ligado durante cerca de 15 minutos, ao fim desse tempo, executei os procedimentos do S/S e o carro desligou....
                                                Seria uma regeneração a ocorrer??
                                                Boa pergunta....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Na dúvida, é ir passear o cão à autoestrada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Na dúvida, é ir passear o cão à autoestrada.
                                                    Pois, o problema é saber quando é que o "cão" está a fazer as suas necessidades "fisiológicas"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                                      Pois, o problema é saber quando é que o "cão" está a fazer as suas necessidades "fisiológicas"
                                                      A cada ~500kms

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                                        Pois, o problema é saber quando é que o "cão" está a fazer as suas necessidades "fisiológicas"

                                                        Terás de estar atento ao comportamento do motor...

                                                        A questão do S/S é uma delas... outra, será como referido um roncar mais "grosso"... ainda a questão do consumo instantâneo ficar mais elevado e demorar mais tempo a descer, quando de "larga" o acelerador...


                                                        Como também indicaram, ter em atenção se está mesmo a usar o óleo indicado...


                                                        Podes ainda e como alguns já fizeram, colocar um "led" que liga quando a regeneração estiver a ocorrer. Há um colega do fórum que já o fez no seu carro e até colocou info como o tinha feito.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Terás de estar atento ao comportamento do motor...

                                                          A questão do S/S é uma delas... outra, será como referido um roncar mais "grosso"... ainda a questão do consumo instantâneo ficar mais elevado e demorar mais tempo a descer, quando de "larga" o acelerador...


                                                          Como também indicaram, ter em atenção se está mesmo a usar o óleo indicado...


                                                          Podes ainda e como alguns já fizeram, colocar um "led" que liga quando a regeneração estiver a ocorrer. Há um colega do fórum que já o fez no seu carro e até colocou info como o tinha feito.
                                                          Pois, tal como referi acima, creio que talvez pela situação do S/S consiga perceber porque de resto o carro não me apresenta outros "sintomas".

                                                          O óleo? Bem, eu esperava que o oficina oficial da marca soubesse qual o óleo adequado, se não sabe temos mesmo um problema...
                                                          Da última muda, e pela factura, foi Galp Fórmula LONG LIFE III, é adequado?? Boa pergunta! Estava na esperança que a marca soubesse...
                                                          A ideia do LED é boa, muito boa mesmo, vou procurar, obrigado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Terás de estar atento ao comportamento do motor...

                                                            A questão do S/S é uma delas... outra, será como referido um roncar mais "grosso"... ainda a questão do consumo instantâneo ficar mais elevado e demorar mais tempo a descer, quando de "larga" o acelerador...


                                                            Como também indicaram, ter em atenção se está mesmo a usar o óleo indicado...

                                                            Podes ainda e como alguns já fizeram, colocar um "led" que liga quando a regeneração estiver a ocorrer. Há um colega do fórum que já o fez no seu carro e até colocou info como o tinha feito.
                                                            Atendendo a que só o óleo me custou 100,70 € + IVA espero bem que tenha sido o indicado....

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