Isto é normal? Ou é esperteza saloia da marca?? - Reclamação da Hyundai - Página 2

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Título: Isto é normal? Ou é esperteza saloia da marca?? - Reclamação da Hyundai

  1. #31
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    Citação Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
    Atendendo a que só o óleo me custou 100,70 € + IVA espero bem que tenha sido o indicado....

    Poderá ou não o ter sido...

    Infelizmente e já por diversas vezes referido, muito concessionários (e isto em todas as marcas), em muitos dos casos, não utilizam os óleos adequados.

    Não quer dizer que tenha sido o caso... mas...


  2. #32
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
    Reclamação junto da Hyundai e do oficina Auto Júlio em Torres Vedras.


    Exmºs Senhores:

    Hyundai e Auto Júlio Ldª

    Boa tarde,
    Tendo eu e a minha mulher, no passado mês de Outubro de 2018, adquirido no concessionário Auto Júlio em Torres Vedras, uma viatura da marca Hyundai, modelo I30 5p 1.6 CRDI COMFORT + NAVI 110 CV, fomos informados pelo vendedor que a viatura adquirida tinha uma garantia do fabricante de 5 anos ou 100.000 km.
    Acontece que a viatura em questão há poucos dias começou a dar problemas, nomeadamente no nível do óleo do motor.
    Ao colocar o carro em funcionamento, detetei uma mensagem de erro no painel do carro apontando para óleo reduzido.
    De imediato desliguei a viatura e verifiquei o óleo que se encontrava acima do nível (pelo menos 1 cm na vareta) e não abaixo com nível reduzido como era indicado no painel de erros do carro.
    Dirigindo-nos de imediato á oficina, foi-nos transmitido pelo chefe de oficina da Auto Júlio em Torres Vedras de que o problema seria muito provavelmente originado pelas regenerações do filtro de partículas não efetuadas e que teríamos que efetuar a mudança do óleo e do filtro do veículo, talvez também efetuar a regeneração forçada do filtro de partículas em oficina.
    Foi por nós referido que o veículo tem a mencionada garantia, o Sr. Hélder comunicou-nos que a Hyndai recusou cobrir a mencionada anomalia e que teríamos que pagar a intervenção a efetuar no veículo e assim veio a suceder tendo por nós sido pago o valor de 243,60 €.
    Esta reclamação vem no sentido de que o custo da mudança de óleo e filtro, bem como a regeneração que foi efetuada não podem nem devem de modo nenhum ser atribuídas ao cliente, esta intervenção não pode ser considerada como revisão normal quando ela não é mais do que o resultado de alguma anomalia presente na viatura (não resultante de má utilização ou más práticas de condução) e que terá obrigatoriamente que ser coberta pela marca dado que o carro encontra-se na garantia.
    No Passaporte de Serviço da viatura, na sua página 6, é referido que não estão cobertas pela garantia mudanças de óleo e filtros a menos que esses serviços sejam efetuados como parte de uma reparação coberta pela garantia e essa é precisamente a questão, o carro apresenta uma desconformidade que não é mais do que uma consequência de algum problema técnico da viatura que a marca terá que assumir ao abrigo da garantia contratualizada com o consumidor final.
    Foi feita a intervenção já mencionada em oficina no passado dia 05 de Dezembro, fomos informados pelo técnico que efetuou a intervenção de que, ao ser ligado à máquina o computador registou que o carro tinha efetuado a última regeneração do filtro de partículas à 15.000 km atrás, O carro tem 39400 km sensivelmente, considerando a informação avançada pelo técnico, a última regeneração do filtro de partículas teria ocorrido aos 24.000 km? E só agora a viatura dá sintomas? Perguntamos: o que foi feito no check up na Auto Júlio em Maio ou possivelmente no principio de Junho de 2019 bem como na revisão dos 30.000 km realizada a 10 de Julho desse ano? Não foram detetados esses erros? Pelos vistos, não foram.

    Talvez o único sintoma do problema que o carro foi dando, foi precisamente o aumento do consumo do combustível, que começámos a notar precisamente após a revisão dos 30.000 km, no entanto não relevámos esse facto, que pode ser naturalmente atribuído e a muitos outros fatores não relacionados com o filtro de partículas (curiosamente verificámos agora que na revisão dos 30.000 não foi efetuada a mudança do filtro de gasóleo quando é aconselhável que num motor diesel esta seja feita precisamente por volta da quilometragem referida.)

    De acordo com o seu perfil de utilização, a não ser que tenha algum problema, não é possível o veículo não fazer as regenerações do filtro de partículas, sabemos que este processo exige determinadas condições para ser feito pelo veículo (como é referido no manual do mesmo, secção 7—120, mas nunca nenhuma luz de aviso do DPF se acendeu, no veículo só é usado gasóleo Evologic da Galp ou BP Premier Plus que, estamos em crer, cumprem as normas técnicas e especificações em vigor.), mas custa-nos muito a crer que as mesmas estejam sempre ausentes em todas as viagens efetuadas desde os 24.000 km.

    O veículo veio para a nossa posse com cerca de 10.000 km e em 13 meses andou praticamente 29.000 km, muitos dos quais efetuados em autoestrada, quando tinha cerca de 26.000 km (a 8 de junho deste ano) efetuou num dia uma viagem toda em autoestrada de cerca de 1300 km, oito dias depois, a 15 de Junho, outra viagem em autoestrada de 1300 km, durante os meses seguintes, variadíssimas viagens superiores a 150 km (muitas com mais de 200 km) em autoestrada (sem paragens), além disto, o veículo faz regularmente 64 km por dia em estrada como é que é possível que o carro deixe de efetuar as respetivas regenerações? Só é possível se houver algum problema eletrónico ou no próprio filtro de partículas do veículo que o impeçam de efetuar e concluir o processo de regeneração com sucesso.
    Problema esse que a garantia terá que assumir, não pode de forma alguma ser imputado ao consumidor final, é de referir que, mesmo após a regeneração efetuada em oficina percorridos cerca de 150 km após essa intervenção, o carro continua com um consumo fora do normal, cerca de 1,5 lts/100km acima do expectável.

    Á luz da garantia contratualizada, é por nós compradores, solicitado que nos seja devolvido o valor pago pela reparação mencionada bem como que o carro seja avaliado a expensas da garantia para resolver o problema.

    Com os melhores cumprimentos: (…)

    Resposta da Hyundai 4 meses depois da reclamação:

    (...)

    Desde já agradecemos o v/ contacto e a possibilidade esclarecer a situação por v/ descrita.

    Face ao exposto, informamos que a necessidade de substituição do óleo do motor e respetivo filtro de óleo não se deve a uma falha de funcionamento do seu Hyundai, mas sim a uma característica de funcionamento de todos os modelos Diesel EURO 6, característica esta inerente ao sistema de controlo de emissões - DPF - filtro de partículas diesel.

    À medida que circula com o seu Hyundai, o filtro de partículas irá aumentar a quantidade de fuligem até que atinja um valor definido para regeneração, sendo mais rápida a sua saturação em condições de circulação adversas, tal como, a condução repetida em curtas distâncias, condução com paragem e arranque, condução como carro de patrulha, táxi, veículo comercial ou veículo de reboque, entre outras, conforme descrito no manual de instruções do seu Hyundai.

    A regeneração do filtro de partículas é realizada em condições de temperatura e pressão ideais, sendo estas atingidas após alguns quilómetros em circulação, dependendo também das condições externas e de utilização. O inicio da regeneração é controlado exclusivamente pela unidade do motor do seu i30, não existindo qualquer rotina definida (ex. realizar 45km para inicio de regeneração). O processo de regeneração recorre à injeção de combustível adicional sendo que por cada regeneração interrompida existe um novo ciclo de regeneração a realizar. A constante realização e as tentativas de regenerações do filtro de partículas que não terminam por inexistência de condições que permitam a sua conclusão, origina uma maior diluição do óleo do motor e consequente aumento do nível do mesmo, obrigando assim a uma substituição antecipada aquando comparada com uma viatura semelhante com uma utilização em condições "normais", contudo também prevista no manual de instruções do seu Hyundai.

    No momento da intervenção e conforme diagnóstico efetuado pelo Reparador Autorizado Hyundai, Auto Júlio, a última regeneração do filtro de partículas tinha sido concluída cerca de 250km antes de o seu Hyundai dar entrada no Reparador Autorizado. Informamos ainda que a substituição do filtro de combustível do seu Hyundai deverá ser realizada aquando da revisão dos 60.000km ou 48 meses.

    Qualquer questão adicional, não hesite em contactar-nos.
    Gratos pela atenção dispensada, despedimo-nos apresentando os nossos melhores cumprimentos.

    Nova resposta dos reclamantes:

    Exmº Sr. António Duarte, Hyundai

    Boa tarde,

    Nós, como clientes, não deixamos de nos “congratular” com o facto de ao fim de quatro!, dizemos 4 meses, finalmente termos tido uma resposta por parte da marca,

    Tínhamos a marca Hyundai como uma referência no mercado automóvel português mas afinal parece que cometemos um erro de avaliação.

    Relembramos que aquando da compra do carro o stand e a marca com certeza que não esperaram tanto tempo pelo respetivo dinheiro, face a isto, estamos em crer que o cliente merece outro tipo de atenção quando reclama.

    Por outro lado, o objetivo do cliente quando reclama é obter uma resposta concreta e não apenas informação genérica (que foi o caso como pudemos constatar no email abaixo), não é defeito, é feitio, dizem entrelinhas os senhores no texto abaixo, lamentamos, mas, pelas razões apontadas no email anterior (que esperamos e desejamos ao menos tenham sido lidas), não podemos de modo nenhum concordar.

    Relembramos o que foi escrito por nós no que diz respeito à utilização do veículo:

    De acordo com o seu perfil de utilização, a não ser que tenha algum problema, não é possível o veículo não fazer as regenerações do filtro de partículas, sabemos que este processo exige determinadas condições para ser feito pelo veículo (como é referido no manual do mesmo, secção 7—120, mas nunca nenhuma luz de aviso do DPF se acendeu, no veículo só é usado gasóleo Evologic da Galp ou BP Premier Plus que, estamos em crer, cumprem as normas técnicas e especificações em vigor.), mas custa-nos muito a crer que as mesmas estejam sempre ausentes em todas as viagens efetuadas desde os 24.000 km.

    O veículo veio para a nossa posse com cerca de 10.000 km e em 13 meses andou praticamente 29.000 km, muitos dos quais efetuados em autoestrada, quando tinha cerca de 26.000 km (a 8 de junho deste ano) efetuou num dia uma viagem toda em autoestrada de cerca de 1300 km, oito dias depois, a 15 de Junho, outra viagem em autoestrada de 1300 km, durante os meses seguintes, variadíssimas viagens superiores a 150 km (muitas com mais de 200 km) em autoestrada (sem paragens), além disto, o veículo faz regularmente 64 km por dia em estrada como é que é possível que o carro deixe de efetuar as respetivas regenerações? Só é possível se houver algum problema eletrónico ou no próprio filtro de partículas do veículo que o impeçam de efetuar e concluir o processo de regeneração com sucesso.”

    Informamos que:
    O veículo não cumpre em nenhuma das circunstâncias os requisitos para serem consideradas as suas condições de circulação/utilização como adversas:
    - Não faz serviço de reboque
    - Não é usado em condução repetida em curtas distâncias
    - Não é usado em condução como carro de patrulha, táxi, veículo comercial ou veículo de reboque.

    O veículo é usado frequentemente em longas viagens onde estão reunidas geralmente as condições ideais para que o sistema do filtro de partículas efetue com sucesso as respetivas regenerações. E como já foi dito, não há razão nenhuma objetiva e relacionada com a utilização do veículo para que este não faça as regenerações respetivas.

    Portanto não pode ser imputado aos proprietários do veículo uma desconformidade da qual não têm a mínima culpa.
    Tanto assim é, que já fomos proprietários de outros veículos com filtro de partículas, exatamente com o mesmo perfil de utilização da nossa parte e nenhum em circunstância alguma teve algum problema semelhante.

    Considerando o intervalo de intervenção/manutenção de 30.000 em 30.000 km, não é normal que o carro ao fim de pouco mais de 8.000 km de sair da revisão, tenha despoletado uma situação destas, se isto aconteceu pela condução do cliente porque motivo dos 10.000 km (quando foi comprado por nós) até aos 30.000 nunca aconteceu?? Não houveram mudanças no hábito de condução que assim os justificassem.

    Também não deixa de ser estranho (e esperamos que seja esclarecido) porque motivo nos foi informado aquando da intervenção da Auto Júlio, que o carro tinha feito a última regeneração 15.000 km atrás quando agora recebemos a informação de que a última regeneração tinha sido feita 250 km atrás…..

    Como é que 250 km sem regeneração podem justificar um aumento brutal destes do nível do óleo?

    Pelo exposto, não podemos concordar de que esta questão tenha de ser resolvida a expensas do cliente, aguardamos a solução efetiva da Hyundai e ponderaremos o recurso aos respetivos mecanismos legais de conflito de consumo.

    Quanto á questão da manutenção programada:
    Temos também a informar que aos 40.000 km (pouco tempo atrás) foi verificado que o filtro de ar da viatura estava preto…. Podia e devia ter sido mudado aos 30.000, lamentamos que não o fosse e não deixamos de estranhar a situação.
    Relembramos que o cliente paga pela manutenção programada na compra da viatura pelo que a mesma deve ser feita por forma também a evitar problemas (nomeadamente nos filtros de ar, gasóleo, etc).

    Aguardamos a vossa resposta.

    Com os melhores cumprimentos:


    .................................................. ................
    Até agora mais nenhuma resposta, limitam-se a ignorar o cliente, do stand nem sequer responderam, há dias o carro voltou a ter o mesmo problema, a resposta na oficina é sempre a mesma, "não sabemos", "ande mais", "não sabemos"..
    Querem é que o cliente lá vá, quanto mais vezes melhor e que pague...

    Fica aqui um conselho a quem pensa comprar um Hyundai a diesel (mesmo que ande km´s em estrada que o justifique): pensem bem no que se vão meter porque depois na hora que precisarem eles mandam-vos dar uma volta ao bilhar grande...
    Citação Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
    Considera 32 km + 32 km em percurso misto (estrada e AE) diários um percurso curto? Viagens frequentes de 150 km e muitas vezes mais em AE percursos curtos??
    No lo creyo!
    Julgando como verdadeiras estas informações tal como apresentadas, o teu carro tem uma anomalia que terá que ser coberta pela garantia (ponto final paragrafo).
    Viagens de 32km diárias e viagens mais longas pelo meio são mais do que necessário para regenerar um FAP de forma saudável e sem cancelar a regeneração muitas vezes.

    O difícil é fazeres prova que essas informações são as verdadeiras, que não há viagens pequenas pelo meio, é quase impossível fazeres prova disso, de maneira que podes reclamar e barafustar quanto quiseres, não vais conseguir que te paguem um FAP novo.

    O melhor é adoptar os cuidados que referiram atrás e adiar o problema.

  3. #33
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    Citação Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
    Pois, tal como referi acima, creio que talvez pela situação do S/S consiga perceber porque de resto o carro não me apresenta outros "sintomas".

    O óleo? Bem, eu esperava que o oficina oficial da marca soubesse qual o óleo adequado, se não sabe temos mesmo um problema...
    Da última muda, e pela factura, foi Galp Fórmula LONG LIFE III, é adequado?? Boa pergunta! Estava na esperança que a marca soubesse...
    A ideia do LED é boa, muito boa mesmo, vou procurar, obrigado.


    Se foi esse óleo e sem confirmar, parece-me que é o adequado já que é um ACEA C3.
    Última edição por nto : 03-09-20 às 15:22:03

  4. #34
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    Citação Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
    Julgando como verdadeiras estas informações tal como apresentadas, o teu carro tem uma anomalia que terá que ser coberta pela garantia (ponto final paragrafo).
    Viagens de 32km diárias e viagens mais longas pelo meio são mais do que necessário para regenerar um FAP de forma saudável e sem cancelar a regeneração muitas vezes.

    O difícil é fazeres prova que essas informações são as verdadeiras, que não há viagens pequenas pelo meio, é quase impossível fazeres prova disso, de maneira que podes reclamar e barafustar quanto quiseres, não vais conseguir que te paguem um FAP novo.

    O melhor é adoptar os cuidados que referiram atrás e adiar o problema.
    Pois, basta ver que já tive um carro com filtro de partículas e nunca aconteceu isto, e não mudei os meus hábitos de condução nem as viagens efectuadas
    A dificuldade aqui para mim seria efectivamente descobrir qual é a anomalia, se descobrisse podia tentar pela via legal.
    Obrigado.

  5. #35
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    Citação Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
    Pois, basta ver que já tive um carro com filtro de partículas e nunca aconteceu isto, e não mudei os meus hábitos de condução nem as viagens efectuadas
    A dificuldade aqui para mim seria efectivamente descobrir qual é a anomalia, se descobrisse podia tentar pela via legal.
    Obrigado.
    Só se for por uma questão de honra! o processo judicial ficará mais caro que uma eventual troca de FAP.


  6. #36
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    Citação Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
    Pois, basta ver que já tive um carro com filtro de partículas e nunca aconteceu isto, e não mudei os meus hábitos de condução nem as viagens efectuadas
    A dificuldade aqui para mim seria efectivamente descobrir qual é a anomalia, se descobrisse podia tentar pela via legal.
    Obrigado.
    Eu conheci um caso semelhante ao teu, mas detectado mais precocemente e num carro de 0km, o que acabou por fazer com que não fosse possível fugirem muito à responsabilização pelo problema. Acontece que mesmo assim, conseguiriam empurrar o problema com trocas de óleo e regenerações forçadas para lá da garantia, até ao ponto de ser necessário trocar o FAP e como já estava fora de garantia ainda conseguirem que o cliente pagasse metade da reparação.
    O problema não foi dos percursos, era mesmo uma anomalia técnica que só ficou solucionada com um FAP novo.

  7. #37
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    Citação Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
    Só se for por uma questão de honra! o processo judicial ficará mais caro que uma eventual troca de FAP.
    pois, infelizmente é assim, mas era também para lhes chamar incompetentes e esfregar-lhes isso na cara, veríamos depois até onde a coisa poderia ir, agora sem saber qual é realmente o problema.... nada posso fazer.

  8. #38
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    Citação Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
    Eu conheci um caso semelhante ao teu, mas detectado mais precocemente e num carro de 0km, o que acabou por fazer com que não fosse possível fugirem muito à responsabilização pelo problema. Acontece que mesmo assim, conseguiriam empurrar o problema com trocas de óleo e regenerações forçadas para lá da garantia, até ao ponto de ser necessário trocar o FAP e como já estava fora de garantia ainda conseguirem que o cliente pagasse metade da reparação.
    O problema não foi dos percursos, era mesmo uma anomalia técnica que só ficou solucionada com um FAP novo.
    Se o problema foi detectado em garantia não tinha que pagar absolutamente nada, mesmo depois.

  9. #39
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    Atendendo a que só o óleo me custou 100,70 € + IVA espero bem que tenha sido o indicado....
    Como não tens um camião para injetar litros de óleo...esticaram-se bem...

    https://www.misteroil.pt/produto/gal...-iii-5w-30-5l/

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Se o problema foi detectado em garantia não tinha que pagar absolutamente nada, mesmo depois.
    Pois não, como o caso deste user que também não deveria pagar.... Na prática ter se safado com metade acabou por ser um win win.

  11. #41
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Como não tens um camião para injetar litros de óleo...esticaram-se bem...

    https://www.misteroil.pt/produto/gal...-iii-5w-30-5l/
    Venderam-me o óleo a quase a preço de custo concerteza

  12. #42
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Como não tens um camião para injetar litros de óleo...esticaram-se bem...

    https://www.misteroil.pt/produto/gal...-iii-5w-30-5l/
    Se souberes de um concessionário onde não se estiquem no preço do óleo, deve ser raro.

  13. #43
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    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Se souberes de um concessionário onde não se estiquem no preço do óleo, deve ser raro.
    É mais umas das formas onde ganham bem...e normalmente o óleo vem em bidão de 50lts...porque tudo agora digere óleo long life...

  14. #44
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    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Se souberes de um concessionário onde não se estiquem no preço do óleo, deve ser raro.
    É procedimento habitual nas oficinas das marcas (como é o caso).

  15. #45
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    É mais umas das formas onde ganham bem...e normalmente o óleo vem em bidão de 50lts...porque tudo agora digere óleo long life...

    No caso da oficina que o user foi, que se não me engano é Hyundai, Volvo e Mazda junto, por vezes não sei se eles tem mesmo óleo diferenciado para cada marca ou usam um para todas.

  16. #46
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    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    No caso da oficina que o user foi, que se não me engano é Hyundai, Volvo e Mazda junto, por vezes não sei se eles tem mesmo óleo diferenciado para cada marca ou usam um para todas.


    É o que acontece em muitas das vezes... tem um óleo "geral" e vai disto... nuns casos, poderá corresponder ao exigido e em outros não.

    A exemplo do GALP acima indicado, o mesmo é um ACEA C3... ora para os Volvos de Mazdas... não é o correcto.

  17. #47
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    É o que acontece em muitas das vezes... tem um óleo "geral" e vai disto... nuns casos, poderá corresponder ao exigido e em outros não.

    A exemplo do GALP acima indicado, o mesmo é um ACEA C3... ora para os Volvos de Mazdas... não é o correcto.

    O Galp que ele falou não é o usado pelo grupo VW?

  18. #48
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    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    O Galp que ele falou não é o usado pelo grupo VW?

    Sim, cumpre a norma VW...

    Mas a norma "geral" do dito óleo, é a ACEA C3.

  19. #49
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    Sim, cumpre a norma VW...

    Mas a norma "geral" do dito óleo, é a ACEA C3.

    Ah

  20. #50
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    Quando falas em procedimentos para ativar o SS, podes explicar mais concretamente o que significa? Deduzo que o sistema que o I30 tem seja o mesmo da Carens. Por defeito, o SS está ativo mal ligamos o carro e temos o botão para o desativar do lado esquerdo do painel. Não fazendo nada, se ao pararmos num semáforo ou estacionar, metendo em ponto morto, o motor desliga-se automaticamente, mas só e apenas se a bateria der indicaçao de uma carga superior a X (na Carens, 95%).

    Em percursos relativamente curtos, o mais normal é o SS não funcionar pois a bateria tende em não estar >95%. Se o carro desliga automaticamente, o simbolo do SS no painel acende a verde e apaga mal o carro volta a ligar. Quando ocorre uma regeneração, o simbolo SS acende com cor laranja enquanto a mesma ocorre.

    Eu estava otimo com o meu gasolina atmosférico, mas o aumentar da familia e o precisar de 7 lugares, levaram-me para o obscuro mundo diesel, agora é tentar fintar os problemas...

    PS: video que pode ajudar a entender melhor https://youtu.be/qn0cj-ET05w
    Última edição por mpereira : 03-09-20 às 19:04:20

  21. #51
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    Citação Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
    Quando falas em procedimentos para ativar o SS, podes explicar mais concretamente o que significa? Deduzo que o sistema que o I30 tem seja o mesmo da Carens. Por defeito, o SS está ativo mal ligamos o carro e temos o botão para o desativar do lado esquerdo do painel. Não fazendo nada, se ao pararmos num semáforo ou estacionar, metendo em ponto morto, o motor desliga-se automaticamente, mas só e apenas se a bateria der indicaçao de uma carga superior a X (na Carens, 95%).

    Em percursos relativamente curtos, o mais normal é o SS não funcionar pois a bateria tende em não estar >95%. Se o carro desliga automaticamente, o simbolo do SS no painel acende a verde e apaga mal o carro volta a ligar. Quando ocorre uma regeneração, o simbolo SS acende com cor laranja enquanto a mesma ocorre.

    Eu estava otimo com o meu gasolina atmosférico, mas o aumentar da familia e o precisar de 7 lugares, levaram-me para o obscuro mundo diesel, agora é tentar fintar os problemas...

    PS: video que pode ajudar a entender melhor https://youtu.be/qn0cj-ET05w
    Sim, procedimentos, colocar o carro em ponto morto e tirar o pé da embraiagem, não é só quando ocorre uma regeneração que o Start & Stop deixa de funcionar, há outros factores que podem fazer com que não funcione (bateria abaixo do nível, temperatura, etc) não é fiável para avaliar se uma regeneração está a ocorrer ou não.

  22. #52
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    Saga do Hyundai I30 1.6 Diesel, parte II, AGORA É O START AND STOP:

    Como tive a "brilhante" ideia de avaliar através do Start and Stop, se conseguia perceber quando FAP regenera (devo ser muito burro porque por mais que esteja atento não descortino as benditas regenerações a ocorrer), ontem quando fui para casa (fazendo os tais 32 km) experimentei se o SS funcionava, como já tinha experimentado de manhã, chego, estaciono, executo os procedimentos necessários para accionar o SS e nada.... carro acende luz amarela e acende o led do botão e não desliga, volto a andar, dou mais uma volta, estaciono novamente, repito o procedimento, a mesma coisa, luz amarela ligada, led ligado, desligar nada....
    E repito esta operação por mais de 25 minutos e nada, desligar nada... Muito estranho, caso fosse uma regeneração a decorrer não tinha tempo da finalizar em 25 minutos? Eu acho que tinha, ou será que é o SS a dizer-me que o carro precisa de regenerar???? Resumindo e baralhando, aos 30 minutos desliguei na chave.
    Hoje de manhã, saio de casa, dirijo-me à bomba da Galp (li algures que, para não ter problemas de regenerações se deve ter o carro sempre a mais de meio depósito de combustível não sei se é verdade, deve ser), quando chego à bomba, que fica a cerca de 1 km, executo o procedimento para o SS e este funciona perfeitamente, é bom que se diga que o carro estava frio, só teve a trabalhar cerca de um minuto antes de arrancar e fez 1 km, portanto estava frio.
    Para ver se este regenerava, fiz uma volta diferente da habitual, um percurso de cerca de 53 km com mais de 45 em auto estrada. Meto-me na auto estrada, em 5ª a 120, pondo o carro nas 2500 rpm´s e tentando não baixar disso pelo menos durante 10 minutos (o carro tem 6ª mas para ir a 2500 rpm´s em 6ª tenho pelo menos de ir a 150 o que, na A8 nesta zona é complicado, há sempre muito muito trânsito). Ao fim de uns 12 minutos, nem sinal de regeneração a começar, pelo menos que eu notasse, meto-lhe a 6ª e fiz os restantes km de auto estrada sempre na broa (este menino quando lhe pisam os calos anda mesmo...)
    Saio da portagem para a nacional, e conduzo o resto dos km´s mais devagar, com muito trânsito, chego ao local onde geralmente estaciono, acciono o SS, nada, luz amarela acesa, led aceso, desligar, nada, estou ali uns 2 ou 3 minutos com o carro a trabalhar, saio do estacionamento, dou mais uma volta, estaciono outra vez e.... milagre, o SS funciona de imediato, acende-se a luz verde e o carro desliga-se....
    Resumindo e baralhando, será que o SS estava a indicar a falta da regeneração e eu consegui fazê-la????
    Aguardo as vossas opiniões, sugestões.
    Abraço a todos.
    Obrigado.

    PS: Mas porque raio não comprei um carro a GPL???????????????

  23. #53
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    Nem sempre o SS nao actuar quer dizer que está a ocorrer uma regeneração.

    Não sei como funcionam os Hyundai, no grupo VW é facil de dar por elas, rotações ao ralenti nas 1000 e é sinal que tá a regenerar,( no verão tem que se ter cuidado por que quando se liga o AC em dias quentes as rpm também vão pras 1000, descendo uns minutos depois para o normal).

    Tenta ir à oficina a ver se eles sabem que as regenerações provoquem algo de diferente no funcionamento do carro, como aumento do ralenti ou por ex os espelhos retrovisores aquecerem.

  24. #54
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    Citação Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
    Saga do Hyundai I30 1.6 Diesel, parte II, AGORA É O START AND STOP:

    Como tive a "brilhante" ideia de avaliar através do Start and Stop, se conseguia perceber quando FAP regenera (devo ser muito burro porque por mais que esteja atento não descortino as benditas regenerações a ocorrer), ontem quando fui para casa (fazendo os tais 32 km) experimentei se o SS funcionava, como já tinha experimentado de manhã, chego, estaciono, executo os procedimentos necessários para accionar o SS e nada.... carro acende luz amarela e acende o led do botão e não desliga, volto a andar, dou mais uma volta, estaciono novamente, repito o procedimento, a mesma coisa, luz amarela ligada, led ligado, desligar nada....
    E repito esta operação por mais de 25 minutos e nada, desligar nada... Muito estranho, caso fosse uma regeneração a decorrer não tinha tempo da finalizar em 25 minutos? Eu acho que tinha, ou será que é o SS a dizer-me que o carro precisa de regenerar???? Resumindo e baralhando, aos 30 minutos desliguei na chave.
    Hoje de manhã, saio de casa, dirijo-me à bomba da Galp (li algures que, para não ter problemas de regenerações se deve ter o carro sempre a mais de meio depósito de combustível não sei se é verdade, deve ser), quando chego à bomba, que fica a cerca de 1 km, executo o procedimento para o SS e este funciona perfeitamente, é bom que se diga que o carro estava frio, só teve a trabalhar cerca de um minuto antes de arrancar e fez 1 km, portanto estava frio.
    Para ver se este regenerava, fiz uma volta diferente da habitual, um percurso de cerca de 53 km com mais de 45 em auto estrada. Meto-me na auto estrada, em 5ª a 120, pondo o carro nas 2500 rpm´s e tentando não baixar disso pelo menos durante 10 minutos (o carro tem 6ª mas para ir a 2500 rpm´s em 6ª tenho pelo menos de ir a 150 o que, na A8 nesta zona é complicado, há sempre muito muito trânsito). Ao fim de uns 12 minutos, nem sinal de regeneração a começar, pelo menos que eu notasse, meto-lhe a 6ª e fiz os restantes km de auto estrada sempre na broa (este menino quando lhe pisam os calos anda mesmo...)
    Saio da portagem para a nacional, e conduzo o resto dos km´s mais devagar, com muito trânsito, chego ao local onde geralmente estaciono, acciono o SS, nada, luz amarela acesa, led aceso, desligar, nada, estou ali uns 2 ou 3 minutos com o carro a trabalhar, saio do estacionamento, dou mais uma volta, estaciono outra vez e.... milagre, o SS funciona de imediato, acende-se a luz verde e o carro desliga-se....
    Resumindo e baralhando, será que o SS estava a indicar a falta da regeneração e eu consegui fazê-la????
    Aguardo as vossas opiniões, sugestões.
    Abraço a todos.
    Obrigado.

    PS: Mas porque raio não comprei um carro a GPL???????????????
    Não, o SS não indica nada!

    Da experiência que tenho em várias marcas, o SS ligado (costuma estar por defeito), sem o AC ligado e sem estar a fazer uma regeneração e com a bateria em condições, funciona sempre que o carro pára e é colocado em ponto morto sem ter o pé na embraiagem.

    Dito isto:

    Se quando páras o carro à chegada, tiveres o AC desligado, a bateria em ordem e não estiveres a regenerar, o carro vai accionar o SS em 95% das vezes e tu saberás que podes desligar o carro.

    Se o carro por sua vez não acciona o SS, 95% das vezes vai estar a fazer uma regeneração e se tu desligares o carro vais perceber que é ligada a ventoinha do motor para arrefecer o FAP que estava precisamente muito quente por estar a meio de uma regeneração.

    Agora a pior parte.

    Provavelmente no teu, estes procedimentos podem não ser assim tão fáceis porque eu creio, de acordo com o que contaste, que o teu carro tem uma anomalia. Daí que nem sempre faz o SS, eventualmente porque a regeneração esteja sempre a ser tentada!!!! Não sei...

    Experimenta o que te disse e se o SS não accionar, repara se liga a ventoinha do motor, se ligar já sabes que abortaste e já sabes que na próxima não paras o carro até ele acionar o SS. (verificar se a bateria está boa)

  25. #55
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    Em autoestrada devido às temperatura elevada e constante o filtro faz uma regeneração passiva (sem mais combustível adicionado em post e sem fechar a EGR)

    Regeneração activa acontece em todos os outros casos.
    mpereira e edununo gostam disto.

  26. #56
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    Citação Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
    Não, o SS não indica nada!

    Da experiência que tenho em várias marcas, o SS ligado (costuma estar por defeito), sem o AC ligado e sem estar a fazer uma regeneração e com a bateria em condições, funciona sempre que o carro pára e é colocado em ponto morto sem ter o pé na embraiagem.

    Dito isto:

    Se quando páras o carro à chegada, tiveres o AC desligado, a bateria em ordem e não estiveres a regenerar, o carro vai accionar o SS em 95% das vezes e tu saberás que podes desligar o carro.

    Se o carro por sua vez não acciona o SS, 95% das vezes vai estar a fazer uma regeneração e se tu desligares o carro vais perceber que é ligada a ventoinha do motor para arrefecer o FAP que estava precisamente muito quente por estar a meio de uma regeneração.

    Agora a pior parte.

    Provavelmente no teu, estes procedimentos podem não ser assim tão fáceis porque eu creio, de acordo com o que contaste, que o teu carro tem uma anomalia. Daí que nem sempre faz o SS, eventualmente porque a regeneração esteja sempre a ser tentada!!!! Não sei...

    Experimenta o que te disse e se o SS não accionar, repara se liga a ventoinha do motor, se ligar já sabes que abortaste e já sabes que na próxima não paras o carro até ele acionar o SS. (verificar se a bateria está boa)
    Boas, efectivamente não tenho razões para achar que a bateria não está boa, o carro tem 2 anos e alguns meses (é de Março de 2018) e creio que a bateria de origem ainda estará em condições, no entanto vou checar... nem ontem nem hoje eu tinha o ar condicionado ligado
    A questão é que:
    - A frio ou praticamente o SS funcionou perfeitamente.
    - A quente ontem não funcionou hoje funcionou passado uns minutos.

    É bem possível que tenhas razão e que o carro esteja sempre (quando aquece) a tentar regenerar-se e não o conseguindo, aconteça a tal situação do gasóleo no óleo, pode até ser um problema de sensor de temperatura.
    Hoje, e dado o tratamento que lhe dei, concerteza que se tentou regenerar-se o conseguiu, daí que o SS tenha funcionado...
    Não será só pelas regenerações que a ventoinha se ligará (acho eu), ontem estava mesmo muito calor e o carro ficou todo o dia ao sol, estava a ferver e de pois de 32 km ainda mais...
    Muitas dúvidas e poucas ou nenhumas certezas...

  27. #57
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    Citação Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
    Boas, efectivamente não tenho razões para achar que a bateria não está boa, o carro tem 2 anos e alguns meses (é de Março de 2018) e creio que a bateria de origem ainda estará em condições, no entanto vou checar... nem ontem nem hoje eu tinha o ar condicionado ligado
    A questão é que:
    - A frio ou praticamente o SS funcionou perfeitamente.
    - A quente ontem não funcionou hoje funcionou passado uns minutos.

    É bem possível que tenhas razão e que o carro esteja sempre (quando aquece) a tentar regenerar-se e não o conseguindo, aconteça a tal situação do gasóleo no óleo, pode até ser um problema de sensor de temperatura.
    Hoje, e dado o tratamento que lhe dei, concerteza que se tentou regenerar-se o conseguiu, daí que o SS tenha funcionado...
    Não será só pelas regenerações que a ventoinha se ligará (acho eu), ontem estava mesmo muito calor e o carro ficou todo o dia ao sol, estava a ferver e de pois de 32 km ainda mais...
    Muitas dúvidas e poucas ou nenhumas certezas...
    Sobre a ventoinha, se vieres a cumprir as velocidades legais, 32km, não liga a ventoinha no final da viagem.

    Sobre o SS, não conheço a Hyundai, pelo que quem conhece poderá dizer se também é assim, mas em tantas outras marcas, tendo o AC desligado, a bateria em ordem, o carro não estar a regenerar, o SS funciona (quase) sempre, é raro não fazer o SS, se não faz SS a probabilidade de estar a meio de uma regeneração é quase de 1.

  28. #58
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    Citação Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
    Sobre a ventoinha, se vieres a cumprir as velocidades legais, 32km, não liga a ventoinha no final da viagem.

    Sobre o SS, não conheço a Hyundai, pelo que quem conhece poderá dizer se também é assim, mas em tantas outras marcas, tendo o AC desligado, a bateria em ordem, o carro não estar a regenerar, o SS funciona (quase) sempre, é raro não fazer o SS, se não faz SS a probabilidade de estar a meio de uma regeneração é quase de 1.
    Certo, é elevada essa possibilidade da regeneração, só acho estranho demorar tanto tempo, como referi, ontem demorar tanto tempo, eu deixei o carro a trabalhar durante praticamente 30 minutos e nada do SS funcionar, não seria tempo mais que suficiente para uma regeneração (caso esta tivesse a decorrer)??

  29. #59
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    Não percebo a necessidade de ir em 6ª a 150km/h...precisamente para evitar esses excessos é que podes rolar em 4ª a uma velocidade bem mais legal e a rotação nas 3mil rpm para forçar a tal regeneração....após o carro estar na temp normal de funcionamento (manómetro a meio +/- 90º)...

  30. #60
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    Citação Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
    Certo, é elevada essa possibilidade da regeneração, só acho estranho demorar tanto tempo, como referi, ontem demorar tanto tempo, eu deixei o carro a trabalhar durante praticamente 30 minutos e nada do SS funcionar, não seria tempo mais que suficiente para uma regeneração (caso esta tivesse a decorrer)??
    Uma regeneração demora +- 15 minutos, máximo 20 minutos. Acima disto não é normal. Conduzir 32km, chegar ao destino perceber que não fez o SS, deixar o carro ligado mais 30 minutos e mesmo assim não funcionar o SS quer dizer que, se tudo estiver a funcionar bem (bateria, SS, etc) o FAP e o seu funcionamento estão com uma anomalia.

    Tu já perdeste a garantia na prática (não assumiram nada), porque é que não perdes o amor a umas dezenas de € e levas o carro a uma boa oficina (não hyundai) e isenta, para te fazerem um diagnóstico? Uma coisa tipo bosch car service com boas reviews sobre o seu trabalho.

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