Anúncio

Collapse
No announcement yet.

citroen c3 suspensão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citroen c3 suspensão

    Caros leitores,
    Acham normal ter de mudar de amortecedores aos 21.500km? Pois foi isso que a Citroen me recomendou após 3 anos de uso normal do C3 em circuito urbano (asfalto e calçada). Não acho normal. Mas enfim lá vou ter que despender 750,00€ se quiser continuar a conduzir sem ruidos e barulhos insurdecedores no habitáculo do veículo. Enfim.. é o que temos...
    Fica aqui a minha experiência e incompreensão. Pode ser que sirva de alerta a alguém.
    Partilhem as vossas experiências.
    Cumprimentos a todos

    #2
    C3 de que ano?

    A primeira e segunda versão, juntamente com outros PSAs da mesma geração, tinha apetite por comer topos de amortecedores.

    Peça de ~15€ mais a montagem claro.

    Tens os amortecedores babados?

    Nos 208 é comum haver folga no veio do amortecedor e sem sinais de babadelas.... fica a dica. É defeito..ou feitio.

    Comentário


      #3
      O meu citroen C3 é de abril 2017.
      Comecou por fazer ruidos a frente junto ao tubo de exaustao. vibrava na calçada. A citroen nao identificou as peças que faziam o ruido. Fizeram testes aos amortecedores e aconselharam a subtitui-los quando atingussem um determinado valor de referencia. Quando fui la para verem os ruidos nem sequer imaginei que eram os amortecedores. Sai de la e numa semana as rodas começaram a disparar para o chao sempre que encontravam um depresssao ou tampa de saneamento. o barulho comecou a intensificar se e voltei para oedir um orcamento. 750€ para mudar suspensao toda. O barulho das rodas do pendura é tao slto wue ja nem ouço os ruidos de que me queixava no inicio. Tambem colocaram a hipotese de susbtituir o tudo de exaustão e bracos de suspensao e travoes. Dava 1.700 eur em pecas, fora mao obra. Eu nao entendo nada de mecânica, so sei que o carro faz barulho nas rodas do pendura e guincha a frente e em cima. parece uma carroça. Estou desapontado com o C3.

      Comentário


        #4
        A teres de fazer o serviço, mais vale o fazeres, sem ser na marca.

        Sempre te ficará mais em conta.

        Comentário


          #5
          e depois ee continua a fazer barulhos nao podetei reclamar. vai ter r ser na marca. eles é que sugeriram a substituição. se apos a substituição da suspensão continuar com barulhos posso defender-me porque o trabalho fou feito por eles e nao poderão arranjar desculpas.
          Eu pago os 750 eur. Mas logo a seguir vou vende-lo. Para mim chega a Citroen ja me faz é alergia.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carlosm2020 Ver Post
            e depois ee continua a fazer barulhos nao podetei reclamar. vai ter r ser na marca. eles é que sugeriram a substituição. se apos a substituição da suspensão continuar com barulhos posso defender-me porque o trabalho fou feito por eles e nao poderão arranjar desculpas.
            Eu pago os 750 eur. Mas logo a seguir vou vende-lo. Para mim chega a Citroen ja me faz é alergia.


            Pois... mas sempre ficava mais barato, ainda para mais, se tencionas o vender.

            Mas como em tudo, cada um sabe de si.

            Comentário


              #7
              nao confio nas oficinas das marcas quanto mais nas outras que nem sequer tem acesso as instrucoes e procedimentos tecnicos para reparação do veiculo. Nao basta saber desapertar um parafuso. Os automoveis sao feitos por engenheiros. Na engenharia tudo conta, ate a força com que se då aperto ao patafuso. Eu estou s tentar resolver um problema que nao foi provocado por mim. E enquanto for a marca posso juntar o dossier e leva-los a tribunal. Se eu falhar... já nao posso.
              Editado pela última vez por carlosm2020; 04 September 2020, 12:54.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carlosm2020 Ver Post
                nao confio nas oficinas das marcas quanto mais nas outras que nem sequer tem acesso as instrucoes e procedimentos tecnicos para reparação do veiculo. Nao basta saber desapertar um parafuso. Os automoveis sao feitos por engenheiros. Na engenharia tudo conta, ate a força com que se då aperto ao patafuso.
                mas os engenheiros da marca também nao parece terem feito grande trabalho pois no fim de 20 mil km ja tens problemas de suspensão na mesma

                aconselho também a pedir uma 2ª opnião fora da marca, qualquer mecânico está farto de fazer esse tipo de trabalhos

                ainda para mais se é para vender a seguir...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carlosm2020 Ver Post
                  nao confio nas oficinas das marcas quanto mais nas outras que nem sequer tem acesso as instrucoes e procedimentos tecnicos para reparação do veiculo. Nao basta saber desapertar um parafuso. Os automoveis sao feitos por engenheiros. Na engenharia tudo conta, ate a força com que se då aperto ao patafuso. Eu estou s tentar resolver um problema que nao foi provocado por mim. E enquanto for a marca posso juntar o dossier e leva-los a tribunal. Se eu falhar... já nao posso.


                  Compreendo...

                  Mas só tu saberás o que pretendes fazer e se objectivo é seguir a via judicial... se é que possa dar em alguma coisa.


                  No entanto e como referido... mesmo dentro da marca pelos vistos pouco percebem.


                  E mesmo cá fora, não falta gente a seguir os procedimentos, binário de aperto e afins recomendados.

                  Comentário


                    #10
                    Estranho ė que nao dizem exatamente de onde vem o barulho. Eu ė que vou ter de escolger substituir os amortecedores. Sei lá se nao ficara tudo na mesma e a8nda vem a dizer que afinal o prpblema ê noutro sitio.
                    Os testes a suspensaodao valires de desgaste dentro dos parametros. As tantas o barulho pode ser dos batentes e pratos e vao substituir tudo sem necessidade... Enfim... precisava de uma segunda opinião...

                    Comentário


                      #11
                      Procura outro mecânico... Não é nada normal.
                      Acho que o problema não será do carro mas sim da oficina...

                      Comentário


                        #12
                        Se a intenção é vender, porque não vender como está, e tirar algum dinheiro no valor de venda.

                        Comentário


                          #13
                          Muita teoria mas ainda não avançaste para um diagnóstico que diga o que tem.

                          Mas pode ser que o tribunal diga..

                          Comentário


                            #14
                            nao eta suposto a oficina da marca ter feito o diagnostico?
                            Fou isso que pedi.
                            Avancatam com um orcamento de 1.700 euros:
                            suspensao frente
                            pratos suspensao
                            suspensao trazeira
                            bracos de suspensao
                            travoes dianteiros: disco, pastilhas e kit
                            e por fim: tudo de exautao
                            Agora o cliente que escolha por obde quer comecar a tirar os barulhos.
                            O que ė que faziam no meu lugar?
                            Iam as cegas substituindo pecas ate encontrar aquelas que estavam a provocar os barulhos ?
                            Ou vendiam o carro enquanto ainda tem valor de mercado?

                            Comentário


                              #15
                              E ainda queres ir a marca?
                              Vai a um mecânico que ele vê rapidamente de onde vem a folga, mesmo que não acerte à primeira não gastas nem um fração desses 1700€
                              Então eles na marca nem conseguem distinguir se o barulho vem da frente ou da parte de trás?
                              Edit: é melhor nem falares ao mecânico que já foste á marca e que te apresentaram esses orçamentos
                              Editado pela última vez por rtxs; 05 September 2020, 10:31.

                              Comentário


                                #16
                                Se já fizeram o diagnóstico, é avançar com a reparação.

                                Se tens um topo de amortecedor KO, não vais trocar só esse. A não ser que tenha pouco tempo e não há mais danos.

                                É desmontar e ver.

                                Substituir conforme necessidade.

                                Onde fazes, é contigo. Mas há mais barato que esse valor...

                                Sobre o escape, não tenho conhecimento de danos precoces.

                                Comentário


                                  #17
                                  O carro vibra a frente e por baixo quando anda em calçada (paralelos). Foi esta vibracao que nao existia e que qyando apareceu me levou a ir a oficina ver o que se passava. Nao viram nada de estranho nos resultados do aparelho detetor de ruidos, apesar do tecnico ter reparado que em paralelos fazia um ruido vibratorio, mas nao conseguiu identificar a fonte. Expus a situacao a Citroen e esta mandou me ir a oficina ver o que se passava. Apresentaram-me varios testes, travoes, exaustao e suspensão. Fou ai que me apresentaram propostas oara solucionar is ruidos. disseram-me que nenhum dos testes estava fora dos parâmetros mas que no caso dos amortecedores dianteiros o valor ja se aproximava da substituicao.Fiquei indignado. 3 anos e a precisar de amortecedores? Acho que nao souberam r onde provinha os ruidos e lançaram um painel de peças que poderiam estar a contribuir. Com isto mataram 2 coelhos: mostraram a marca que fizeram testes e lançaram a bola pro meu lado. Eu agora que decida... Por mim na boa, substituo tudo o k me disseram e vamos ver se os ruidos se mantem. Se o problema for outro, julgo que tenho matéria para os processar por má prática.
                                  Mas o meu objetivo neste forum era saber se estes carros podem realmente apresentar desgaste de amortecedores tao cedo porque pra mim os componentes sao de qualidade duvidosa e nesse caso eu comprei o carro errado.
                                  Editado pela última vez por carlosm2020; 05 September 2020, 11:59.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu palpite é que tens um problema nos nos topos de amortecedor ou à quem lhe chame cabecotes, como já disseram acontece muito o desgaste dessas peças nos carros franceses, e creio que não existe forma de ter 100% certeza sem os tirar fora
                                    Começava por aí

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já escrevi sobre um problema crónico no topo dos amortecedores ou mesmo nos amortecedores(veio ganha folga).

                                      O resto é o desgaste habitual. Pendural, rótula braço oscilante, desvulcanizacao dos casquilhos do braço, ... depende! Se passaste por uma cratera, não há milagres.

                                      Comentário


                                        #20
                                        exato. obrigado.
                                        o carro so circulou em estrada de asfalto e paralelos.
                                        os paralelos sao irregulares no centro da vila. nao posso evitar.
                                        nunca resvalei para covas, crateras mesmo em tempo de chuva.
                                        porém tendo em conta que o barulho é sobretudo na roda de traz tipo disparo seco pro chao quando a roda nao encontra piso, e no meu percurso habitual passo por uma quantas tampas de saneamento, que é onde se ouve o barulho. Mas caramba como o meu todos os outros passam por elas e eu é que levo com o prejuizo? Enfim... como disse... fiquei indignado com o facto de ter de meter pecas novas ao fim de 3 anos. mas se é necessario paciencia... tive azar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nem com Mercedes.. quanto mais Citroen C3....

                                          Não leves a mal. Mas em gamas mais baixas a qualidade baixou. Não só nestas 2 marcas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Já escrevi sobre um problema crónico no topo dos amortecedores ou mesmo nos amortecedores(veio ganha folga).

                                            O resto é o desgaste habitual. Pendural, rótula braço oscilante, desvulcanizacao dos casquilhos do braço, ... depende! Se passaste por uma cratera, não há milagres.
                                            Sim referia me a ti que já tinhas falado na questão de ser habitual os topos do amortecedor rebentarem nestes carros

                                            O resto casquilhos, ponteiras de direção, pendurais da barra como é de fácil diagnóstico certamente devem estar bons

                                            Originalmente Colocado por carlosm2020 Ver Post
                                            exato. obrigado.
                                            o carro so circulou em estrada de asfalto e paralelos.
                                            os paralelos sao irregulares no centro da vila. nao posso evitar.
                                            nunca resvalei para covas, crateras mesmo em tempo de chuva.
                                            porém tendo em conta que o barulho é sobretudo na roda de traz tipo disparo seco pro chao quando a roda nao encontra piso, e no meu percurso habitual passo por uma quantas tampas de saneamento, que é onde se ouve o barulho. Mas caramba como o meu todos os outros passam por elas e eu é que levo com o prejuizo? Enfim... como disse... fiquei indignado com o facto de ter de meter pecas novas ao fim de 3 anos. mas se é necessario paciencia... tive azar.
                                            Estou confuso, então o barulho é na roda traseira? Mais em cima dizes que o barulho é na frente Na mudanca de amortecedores também foram trocados os traseiros?

                                            Comentário


                                              #23
                                              A conve4sa fou evoluindo... mas nao ha contradicoes:
                                              1. primeiros ruidos: vibracoes a frente e em baixo no centro.
                                              2. mecanico confirmou mas n sabe exatamente de onde.
                                              3. exposicao a Citroen
                                              4. Citroen manda a oficina chamar meu carro
                                              5. fazem testes de ruidos
                                              6. confirmam varios ruidos, incluindo alguns que nao me queixei
                                              7. dizem que as peças que pidem estar a contribyir 0ara as vibracoes de que me queixei pidem ser:
                                              - travoes dianteiros
                                              - bracos de suspensao
                                              - exaustao desde a saida do catalizador ate ao primeiro silencuador ( que fica por vaixo do travao de mao)
                                              - amortecedores dianteiros e respetivos pratos
                                              - amortecedores trazeiros
                                              8. A presentaram o orçamento e disseram que de facto nao é normal a substituição de tantas peças ao fim de 3 anos e com 21.500 km. Ficaria ao meu criterio decidir um plano de substituicao ate eliminar os ruidos.
                                              9. Passaram-se 15 dias e agora para alem das vibracoes iniciais ouço uma chiada na parte de cima e na zona da frente, parece guinchos de ratos e um barulho mais forte quando o carro encontra uma depressao no piso, em piso irregular e em tampas de saneamento. ja passei pelo mesmo local com um C3 de 2020 e nao faz barulho.
                                              10. O barulho da a sensacao que tb vem da roda trazeira do lado do pendura... mas o facto é que me pus deitado no assento de tras com a ceneça enfiada na bagageira e la nao se sente o barulho que ouço quando estou a conduzir.
                                              11. portanto os ruidos iniciais continuam sobretudo em calcada mas agira acompanhados de chiafa a frente e em cima sobretudo do lado do pendura e de manha qdo pego nele pela primeira vez no dia.
                                              12. Atras ( julgo eu porque o som oarece vir tambem de tras) ha uma batida seca da roda do pendura que curiosamente nao consigo ouvur com a cabeça encostada ao amortecedor trazeiro.
                                              13. Como nao sei o k se passa, nao gosto da chiada e da batucada e tenho de pagar sem certeza que o assunto fique resilvido... o melhor é tentar vende-lo porque estou certo que muitos nao se importariam de ter o meu carro mesmo com as queixas que eu tenho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Garantia não deve servir aí. Procura outra opinião com preços mais justos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  muito obrigado pela a atençāo.
                                                  A Citroen resolveu dar um descontos de 50% no custo total da reparação. Reconhecem que não ė uma situação normal.
                                                  Mas quando me apresentaram esta proposta eu já tinha vendido o carro.
                                                  2 meses de emails sem uma resposta concreta que fosse ao encontro das necessidades do cliente.

                                                  Ate foi bom os amortecedores do Citroen C3 1.2 Puretech 82cv Feel de 2017 não terem aguentado 21.000 km de estrada. Foi da maneira que comprei carro novo e me tornei cliente de outra marca.
                                                  Citroen... Never Again.
                                                  Editado pela última vez por carlosm2020; 30 September 2020, 22:07.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X