Saab 93 2.2 TiD, trocar ou manter?

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Título: Saab 93 2.2 TiD, trocar ou manter?

  1. #1
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    Question Saab 93 2.2 TiD, trocar ou manter?

    Bom dia pessoal,

    Tenho um Saab 93 2.2 TiD de '03 que na passada terça-feira me deixou apeado, a bomba injectora foi
    à vida. Tendo em conta que o dono anterior referiu já ter substituído a bomba (problema conhecido como crónico neste motor) eu queria saber o que fariam no meu lugar.
    Mantinham o carro ou trocavam, sob pena de voltar a acontecer o mesmo.
    De referir, que tenho o carro desde 2017 e fiz cerca de 36000km

    Os melhores cumprimentos

    Obrigado


  2. #2
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    O problema é só ao pegar? Um amigo meu tem um Frontera 2.2 Dti com esse problema, por enquanto resolvemos o problema com uma bomba eléctrica auxiliar antes da bomba injectora.

    Também anda na ideia de um dia mandar reparar a bomba quando se for de vez.

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por captus Ver Post
    Bom dia pessoal,

    Tenho um Saab 93 2.2 TiD de '03 que na passada terça-feira me deixou apeado, a bomba injectora foi
    à vida. Tendo em conta que o dono anterior referiu já ter substituído a bomba (problema conhecido como crónico neste motor) eu queria saber o que fariam no meu lugar.
    Mantinham o carro ou trocavam, sob pena de voltar a acontecer o mesmo.
    De referir, que tenho o carro desde 2017 e fiz cerca de 36000km

    Os melhores cumprimentos

    Obrigado
    Há quem troque de carro só porque o cinzeiro está cheio...
    Já tem uns anitos e problemas na bomba injectora nunca são bons.
    Se calhar é hora de trocar...

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    O problema é só ao pegar? Um amigo meu tem um Frontera 2.2 Dti com esse problema, por enquanto resolvemos o problema com uma bomba eléctrica auxiliar antes da bomba injectora.

    Também anda na ideia de um dia mandar reparar a bomba quando se for de vez.
    Não amigo, no meu caso é pior. O carro não pega, de todo. E a reparação da bomba é inviável
    Cumps

  5. #5
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    O que me dizem do Civic 1.8 de 140cv '07?
    Aceito sugestões :-)


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por captus Ver Post
    O que me dizem do Civic 1.8 de 140cv '07?
    Aceito sugestões :-)
    Boa máquina (se estiver em bom estado), mas pra te ser franco se calhar é melhor comprar um carro com menos anos
    CL gosta disto.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por captus Ver Post
    Não amigo, no meu caso é pior. O carro não pega, de todo. E a reparação da bomba é inviável
    Cumps
    No caso dele o carro também não pega por ele. Só mesmo se meter circuito de gasóleo com pressão.

    Já experimentas-te com uma manual?

  8. #8
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    Não sei qual a tua posição, mas eu, se gostasse muito do meu carro, eu ia descobrir uma bomba injectora nova / recondicionada / velha num ferro-velho (será de origem Opel?) mas que desse para recondicionar para eu voltar a ter o meu carro de volta à estrada!

    Mas presumo que não tenhas grande ligação afectiva ao Saab porque já questionas trocá-lo por um Civic do aço.

    Não sei... tu é que sabes!

  9. #9
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    Bomba Bosch VP44 a fazer das suas hehehehe

    Há várias maneiras de resolver o problema.

    Apertar linhas de combustível
    Arranjar a bomba
    Meter uma bomba auxiliar

    Agora é ver o que a carteira aguenta.
    Vocsa e ToniGT gostam disto.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Não sei qual a tua posição, mas eu, se gostasse muito do meu carro, eu ia descobrir uma bomba injectora nova / recondicionada / velha num ferro-velho (será de origem Opel?) mas que desse para recondicionar para eu voltar a ter o meu carro de volta à estrada!

    Mas presumo que não tenhas grande ligação afectiva ao Saab porque já questionas trocá-lo por um Civic do aço.

    Não sei... tu é que sabes!
    Caro amigo, tenho grande afeto pelo carro sim, não fosse este problema. Acho que qualquer dono que lida com duas avarias na injeção fica assustado, ou pelo menos com o pé atrás :-)

  11. #11
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    Inicialmente foi-me dito que a placa elétrica da bomba tinha ido à vida e que era melhor descartar a hipótese da reparação e sim procurar uma bomba recondicionada
    Cumprimentos

  12. #12
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    Devo lembrar que quando isto aconteceu o erro que me deu no computador de bordo foi "traction Control system failure" e não voltou a pegar.
    Obrigado pela prontidão nas vossas respostas

  13. #13
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    Se o carro estiver decente e estimado, eu preferia tratar desse problema e continuar com o carro, ao menos já sabes o que tens.

    E nem é uma despesa tão avultada quanto isso, basta procurares bem e escolheres uma das opção que te sugeriram.


    Que fazes também com o carro avariado? alguém te pega nisso? vendes avariado e sorte ao próximo?
    ToniGT gosta disto.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
    Se o carro estiver decente e estimado, eu preferia tratar desse problema e continuar com o carro, ao menos já sabes o que tens.

    E nem é uma despesa tão avultada quanto isso, basta procurares bem e escolheres uma das opção que te sugeriram.


    Que fazes também com o carro avariado? alguém te pega nisso? vendes avariado e sorte ao próximo?
    O carro está em bom estado geral
    Não, está fora de questão não o arranjar. Não sei quão avultada será mas sei que não vai ficar barato já que me disseram na oficina que a melhor solução é mesmo substituir a bomba. Nem sequer puseram outra hipótese, aliás já estão à procura de uma
    Cumps

  15. #15
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    E estamos a falar de quanto?

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    E estamos a falar de quanto?
    Pelo que me disseram entre 400 e 600 euros fora mão de obra

  17. #17
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    Tive um Vectra 2.2dti em mãos com esse problema e passei a uma casa especialista que repara bombas injectoras etc.

    900€ chave na mão.
    Vocsa gosta disto.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Tive um Vectra 2.2dti em mãos com esse problema e passei a uma casa especialista que repara bombas injectoras etc.

    900€ chave na mão.
    Até doi

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por captus Ver Post
    Até doi
    .. a distribuição tem de sair...

  20. #20
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    Já temos uma ideia do estrago .

    Mas se o entregares assim quanto te dão numa retoma?

    A questão passa por fazer contas à vida.

    Não acredito que te valorizem muito o carro nessas circunstâncias...

  21. #21
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    Pois é. Os 500/600 € podem doer (e doem!), mas a alternativa é sempre mais dispendiosa e poderá ser mais arriscada por não se saber exactamente o que se está a comprar.
    DfOR, ToniGT and SmartPotato like this.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    .. a distribuição tem de sair...
    Tem que sair porquê? Não estarás a ser demasiado fatalista? Só dás más notícias

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Já temos uma ideia do estrago .

    Mas se o entregares assim quanto te dão numa retoma?

    A questão passa por fazer contas à vida.

    Não acredito que te valorizem muito o carro nessas circunstâncias...
    Nunca o vou entregar avariado. Já tinha dito que estava fora de questão :-)

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por captus Ver Post
    Nunca o vou entregar avariado. Já tinha dito que estava fora de questão :-)
    Ah! A tua questão é o receio de voltar a acontecer.

    Na minha opinião terás carro para muito tempo. Desse lado, claro.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Ah! A tua questão é o receio de voltar a acontecer.

    Na minha opinião terás carro para muito tempo. Desse lado, claro.
    Exatamente Vocsa. É esse o meu receio. Se fosse a primeira vez era naquela, mas é a segunda.

  26. #26
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    Tem que sair porquê? Não estarás a ser demasiado fatalista? Só dás más notícias
    Sim claro que a distribuição tem de sair, a bomba injectora está montada na distribuição e olha que aquilo deve ser um pincel pois são duas correntes e tem alguma mão de obra. Bomba reconstuida e mão de obra serviço entregue a uma oficina não me admira de ser coisa para 1500€.

    No frontera trocamos os vedantes/retentores dos injectores que para surpresa tivemos que tirar a arvore de cames fora, felizmente deu para fazer sem mexer muito na distribuição.

    Sinceramente não recomendaria andar com experiências de bombas usadas devido ao factor da mão de obra.

    Devido a esta despesa muitos optam (quando possível) por montar uma bomba auxiliar.

  27. #27
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    Bomba auxiliar ou desistia dele!

    Existia (imagino que ainda exista) em Xabregas uma oficina especializada em Saab. Não custava nada falar com eles e ouvir o que têm a dizer, até porque atrás da bomba podem vir outros problemas...

    Por mim era guia de marcha...

  28. #28
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    A questão aqui não é ser a especialidade Saab, porque o motor em causa é Opel, o 2.2Dti não é mau motor até é fiável mas tem o mal cronico das bombas injectoras.

  29. #29
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    Falem com o Tubular Bells (se conseguirem! ), que ele é "especialista" nesses motores.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Bomba auxiliar ou desistia dele!

    Existia (imagino que ainda exista) em Xabregas uma oficina especializada em Saab. Não custava nada falar com eles e ouvir o que têm a dizer, até porque atrás da bomba podem vir outros problemas...

    Por mim era guia de marcha...
    Ainda existe e vendem peças usadas também.
    petrus gosta disto.

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