Anúncio

Collapse
No announcement yet.

junta da colaça e correia de distribuição?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    junta da colaça e correia de distribuição?

    Boas.
    No início de 2017 a junta da colaça do meu mazda 121 (1998) foi trocada por ter queimado. Não me recordo ao certo o mais foi trocado na reparação.
    Na semana passada a correia de distribuição partiu e lembrei-me desse arranjo. A minha dúvida é: quando a junta da colaça é substituída a correia de distribuição também é?
    Se foi substituída, é possível partir ao fim de 3 anos e tal?
    Não encontro mesmo a fatura disto.

    #2
    As boas práticas mandam trocar.

    Se é possível rebentar com 3 anos? Sim. Basta reduzir uma 5ª para 2ª e pode acontecer.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
      Boas.
      No início de 2017 a junta da colaça do meu mazda 121 (1998) foi trocada por ter queimado. Não me recordo ao certo o mais foi trocado na reparação.
      Na semana passada a correia de distribuição partiu e lembrei-me desse arranjo. A minha dúvida é: quando a junta da colaça é substituída a correia de distribuição também é?
      Se foi substituída, é possível partir ao fim de 3 anos e tal?
      Não encontro mesmo a fatura disto.
      pois não me lembro mesmo se foi ou não... ia devagar, a 20km/h. o motor começou a fazer imenso barulho. cheguei a casa, liguei o motor para ver de onde vinha o barulho, dei a chave novamente não pegou mais. o mecânico ainda nao viu o carro, mas disse que era correia de distribuição.

      Comentário


        #4
        É ver se tem letras na correia e ver a data de fabrico. Se sobrou correia....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          É ver se tem letras na correia e ver a data de fabrico. Se sobrou correia....
          vou ver isso. mesmo que a corrente seja nova? é possível culpabilizar o arranjo? eu ia a 15 km hora...
          diz-me, há duas correntes certo: uma exterior e a interior (corrente de distribuição)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            É ver se tem letras na correia e ver a data de fabrico. Se sobrou correia....
            vi agora a fatura, o que foi feito na altura: reparação de colaça, junta de colaça, parafusos, óleo motor, filtro de óleo, abraçadeiras 2x3, termostato, jogo juntas, válvula de temperatura, torneira de sofagem e mão de obra. Não fala aqui da corrente

            Comentário


              #7
              Da corrente não deve falar. Correia de distribuição sim.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Da corrente não deve falar. Correia de distribuição sim.
                sim, não, é corrente, é correia. mas não, não fala. como podes ver pelo que descrevi

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Da corrente não deve falar. Correia de distribuição sim.
                  pronto, pelo que diz a fatura, ele não trocou a correia de distribuição. Pelo que tenho lido agora, é "obrigatório" a troca da mesma. O mecânico não se pode responsabilizar?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                    pronto, pelo que diz a fatura, ele não trocou a correia de distribuição. Pelo que tenho lido agora, é "obrigatório" a troca da mesma. O mecânico não se pode responsabilizar?
                    ao fim de 3 anos, não querias tu mais nada agora, bem podes começar a preparar uns belos €€€€€ para o arranjo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                      ao fim de 3 anos, não querias tu mais nada agora, bem podes começar a preparar uns belos €€€€€ para o arranjo.
                      bigturbo, foi só uma questão! eu não percebo de mecânica! sabia lá que é essencial um kit de distribuição novo na troca da junta da colaça. não entendo mesmo porque o mecânico não o fez.

                      Comentário


                        #12
                        Não o fez porque o cliente não pediu, da mesma maneira que se chegares lá para trocar a distribuição e ele diz:
                        A correia o preço é X o kit completo é Y, tu podes mandar só trocar a correia mas se o tensor for a vida passado 1 mês vai dar bronca na mesma mas o mecânico não pode ser responsabilizado pois apenas fez o que o mandaram.
                        Como o eblase referiu deve ser feito mas não é obrigatório

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                          Não o fez porque o cliente não pediu, da mesma maneira que se chegares lá para trocar a distribuição e ele diz:
                          A correia o preço é X o kit completo é Y, tu podes mandar só trocar a correia mas se o tensor for a vida passado 1 mês vai dar bronca na mesma mas o mecânico não pode ser responsabilizado pois apenas fez o que o mandaram.
                          Como o eblase referiu deve ser feito mas não é obrigatório
                          eu sou um leigo em mecânica, não sabia o que era preciso!
                          pois, as tantas a correia até estava em bom estado na altura. não vejo a razão de o mecânico não o fazer.
                          a confirmar o valor, o mais provável é ir para a sucata.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                            bigturbo, foi só uma questão! eu não percebo de mecânica! sabia lá que é essencial um kit de distribuição novo na troca da junta da colaça. não entendo mesmo porque o mecânico não o fez.
                            Eu sei que foi um questão, mas tens de ver que não se trata de o mecânico querer ou não fazer, as peças tem tempo de vida estipulado para serem trocadas ou por idade ou km's percorridos o que ocorrer primeiro, isto se não houver desgaste prematuro, mas isso cabe-te a ti "dono do carro" controlar e não o mecânico, este tem muitas mais coisas com que pensar, o não saberes nada de mecânica não invalida que não tenhas o mínimo conhecimento de quando deves executar determinadas intervenções, seja o carro novo ou velho, ele pode não ter trocado a dita na altura porque achou que não valia apena, no entanto passaram mais de 3 anos e só agora é que ela se foi, como podia ter durando mais uns belos anos até se ir, tu é que tens de tomar conta desses pormenores, ou estás à espera que te digam olha está na altura de mudar isto e aquilo, não pode ser.

                            Como o Eblase disse e bem, no tipo de intervenção por norma já que se está a mexer na distribuição troca-se a correia e o restante se houver necessidade ai vai depender de caso para caso, perante a análise que o mecânico fizer, seja como for na altura que houve a intervenção é que devias ter visto isso, não agora que ficas-te a pé tanto tempo de pois.

                            Não é só dar à chave e andar, ter um carro implica estudar e saber um pouco dele sobretudo a nível das intervenções de manutenção, de modo a evitar males maiores, e mesmo assim ninguém está isento de haver situações imprevistas.

                            Comentário


                              #15
                              Pois, acredito que já não valha o custo de reparar o motor mas é tudo uma questão de ver e orcamentar

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                Eu sei que foi um questão, mas tens de ver que não se trata de o mecânico querer ou não fazer, as peças tem tempo de vida estipulado para serem trocadas ou por idade ou km's percorridos o que ocorrer primeiro, isto se não houver desgaste prematuro, mas isso cabe-te a ti "dono do carro" controlar e não o mecânico, este tem muitas mais coisas com que pensar, o não saberes nada de mecânica não invalida que não tenhas o mínimo conhecimento de quando deves executar determinadas intervenções, seja o carro novo ou velho, ele pode não ter trocado a dita na altura porque achou que não valia apena, no entanto passaram mais de 3 anos e só agora é que ela se foi, como podia ter durando mais uns belos anos até se ir, tu é que tens de tomar conta desses pormenores, ou estás à espera que te digam olha está na altura de mudar isto e aquilo, não pode ser.

                                Como o Eblase disse e bem, no tipo de intervenção por norma já que se está a mexer na distribuição troca-se a correia e o restante se houver necessidade ai vai depender de caso para caso, perante a análise que o mecânico fizer, seja como for na altura que houve a intervenção é que devias ter visto isso, não agora que ficas-te a pé tanto tempo de pois.

                                Não é só dar à chave e andar, ter um carro implica estudar e saber um pouco dele sobretudo a nível das intervenções de manutenção, de modo a evitar males maiores, e mesmo assim ninguém está isento de haver situações imprevistas.
                                honestamente.... eu só soube que a correia de distribuição tem um tempo de vida útil depois de ter partido! um grande erro da minha parte e de pessoas como eu que pensam que o carro é só dar a chave. eu não culpo o mecânico pela correia ter partido, atenção! é pelo facto de andar a ler que isso deve ser trocado sempre quando a colaça tbm é trocada! não consigo perceber o porque de não o ter feito. Mas a culpa é inteiramente minha por ter deixado levar a corrente a este estado.
                                lá está, eu na altura nem sabia que o kit de distribuição era recomendável de trocar! aliás, na altura nem sabia o que isso era. pois, o meu problema é que é só dar a chave e andar...
                                obrigado pela atenção!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                  Pois, acredito que já não valha o custo de reparar o motor mas é tudo uma questão de ver e orcamentar
                                  o mecânico ainda não veio ver o carro. mas só com muita sorte é que apenas partiu a correia! ainda lhe dei algumas vezes a chave, infelizmente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O mecânico não o fez porque não é mecânico competente, porque qualquer mecânico que se preze e tenha alguma experiência jamais faria um trabalho incompleto.

                                    Agora isso tem corrente ou correia?

                                    É motor com interferência ou não? Ou seja, as válvulas podem tocar nos êmbolos ou não?

                                    Se tem interferência e foi mesmo a correia/corrente que partiu...

                                    Ainda hoje estive na Norauto a carregar o AC e vi que eles cobram 390€ para mudar uma distribuição com kit da Gates, até não sei que cilindrada... penso que 1.4, não reparei se já incluía o IVA ou não, mas admito que sim... (e já isso é caro!)

                                    Depois se o motor tem interferência... vai contando com mais mil euricos para estares no lado seguro. Pode ser menos... poderá ser mais consoante o estrago que só se vê depois de abrir.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                      O mecânico não o fez porque não é mecânico competente, porque qualquer mecânico que se preze e tenha alguma experiência jamais faria um trabalho incompleto.

                                      Agora isso tem corrente ou correia?

                                      É motor com interferência ou não? Ou seja, as válvulas podem tocar nos êmbolos ou não?

                                      Se tem interferência e foi mesmo a correia/corrente que partiu...

                                      Ainda hoje estive na Norauto a carregar o AC e vi que eles cobram 390€ para mudar uma distribuição com kit da Gates, até não sei que cilindrada... penso que 1.4, não reparei se já incluía o IVA ou não, mas admito que sim... (e já isso é caro!)

                                      Depois se o motor tem interferência... vai contando com mais mil euricos para estares no lado seguro. Pode ser menos... poderá ser mais consoante o estrago que só se vê depois de abrir.
                                      Sobre o primeiro parágrafo, não é bem assim.

                                      Eu dou orçamentos com tudo o que precisa mas é sempre imenso €€€. A pessoa pergunta por alternativa, jeitinho e tal..

                                      Às vezes com o menino na mão, não posso dar ao luxo de bater o pé que só arranjo com tudo.

                                      Em caso de incompatibilidade orçamental, fecho o que tenho a fechar e chama o reboque para levar a outro.

                                      É que depois pode avariar mais tarde, já sei o que a casa gasta...

                                      E para xicos-espertos não tenho pachorra.

                                      Este 1.25 tem interferência e usa correia de distribuição.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois. Eu na altura não me lembro mesmo. Ele só me deu o orçamento e não falou nos componentes.
                                        Eu falei com o meu mecânico que ainda não viu o carro e ele disse que o arranjo ronda os 500-600 euros. Só por um milagre a correia não partiu nada.
                                        O carro já tem 22 anos, já não compensa o arranjo. Tinha ido a inspeção na semana anterior lol. Se eu cancelar o seguro, revejo alguma parte do dinheiro?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post

                                          Este 1.25 tem interferência e usa correia de distribuição.

                                          É o motor da Ford, esqueci-me disso...


                                          Oh blazer... mas tu mudas uma junta da cabeça, com tudo o que vier atrás, e não dizes ao cliente que: "vamos mudar também a distribuição? ou você quer cá voltar daqui a 1-2 anos para gastar mais 300€ ou mudamos já agora, já que está tudo cá fora, e só paga o material e mais 1h de trabalho?"

                                          Eu sei que tu és competente, vai-te encher de moscas!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                                            Pois. Eu na altura não me lembro mesmo. Ele só me deu o orçamento e não falou nos componentes.
                                            Eu falei com o meu mecânico que ainda não viu o carro e ele disse que o arranjo ronda os 500-600 euros. Só por um milagre a correia não partiu nada.
                                            O carro já tem 22 anos, já não compensa o arranjo. Tinha ido a inspeção na semana anterior lol. Se eu cancelar o seguro, revejo alguma parte do dinheiro?
                                            Se fizeres o abate do carro legalmente num centro de abate certificado, pegas no papel que te dão e envias cópia para a seguradora que te enviará o estorno do prêmio pago referente aos meses que ainda faltam para acabar a validade do seguro

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu chamo a esses gajos os mecânicos milionários. têm tanto dinheiro que nem vale a pena explicar as coisas ao cliente e sacar mais uns trocos. é o que há mais!!! e curiosamente, quase todos se queixam de falta de dinheiro ou falta de trabalho ou ambos. estranho

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                Eu chamo a esses gajos os mecânicos milionários. têm tanto dinheiro que nem vale a pena explicar as coisas ao cliente e sacar mais uns trocos. é o que há mais!!! e curiosamente, quase todos se queixam de falta de dinheiro ou falta de trabalho ou ambos. estranho
                                                Conheço muitos assim...
                                                Mas o problema é que uma boa parte dos clientes não percebem nada de mecânica e/ou nem sequer questionam a diferença de preço no orçamento e então siga para o mais barato... Depois dá nestas coisas. (Não quer dizer que foi o que se passou com o autor do tópico).
                                                Já vi vários orçamentos para troca de distribuição com diferenças de centenas de euros, quando se pergunta pela bomba de água/tensores/correia de alternador/etc, a resposta é sempra a mesma: "ele diz que não precisa, ainda estão bons"...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Também depende do valor que foi cobrado pelo mecânico, pelo menos não cobrou uma distribuição nova.

                                                  Se o cliente se queixou que queria gastar o menos possível e realmente o orçamento foi baixo ainda tento compreender.

                                                  Agora se as poucas peças cobradas foram a preço de ouro, mais 100€ não faz grande diferença.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda não percebi porque é que os portugueses chamam colaça à culassa. Será que aquilo cola? É que os franceses chamam "culasse" à cabeça do motor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não penses mais nisso! Parte para outro! O carro vai par a sucata e recebe o estorno do seguro.

                                                      Se tiveres para comprar carro novo... há boas campanhas em que te valorizam bastante o chasso, mas é mesmo só em carros novos e não interessa se o teu velhinho anda ou não...

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X