Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda. Temperatura instavel Clio 2002

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda. Temperatura instavel Clio 2002

    Boas,

    Tenho andado por Lisboa com o meu Clio velhinho de 2002 sem nenhum problema, trânsito, pára-arranca em pleno verão, nada de problemas de temperatura.
    Agora numas férias vim ao norte do país e assustei-me ao ver o ponteiro da temperatura a subir. Não muito, subiu um pouquinho (são 10 traços ao todo, o ponteiro subiu até ao 6/7 traço) e logo a seguir desceu para o meio outravez.

    Ao longo da viagem deu para perceber que isto acontecia consoante aquilo que puxava pelo motor. Ou seja, pelas 2500/3000 rotações o ponteiro vai certinho no meio. Ao acelerar um pouco mais, basta 3200/3400... O ponteiro da temperatura começa logo a subir e a descer.
    Quanto mais acelerar, mais o ponteiro sobe até descer outravez para o 5 traço (seja acelerar ou apanhar uma serra a subir). O ponteiro nunca se matém em excesso de temperatura, vai subindo até que cai para o meio repentinamente. Fica no meio uns 30 segundos, volta a subir e a cair para o meio, sempre assim enquanto mantiver a rotação um pouco mais alta.

    Já levei o carro aqui a um mecanico, garantiu me que sensor de temperatura está bom, o carro parado a trabalhar mantém sempre a temperatura certa. O termoestato está bom, foi trocado recentemente numa revisão.
    Que mais poderá ser?
    Mecânico disse que talvez possa ser bomba de água... Será?
    A distribuição foi mudada à uns 5 anos, não acredito que seja disso.

    O que me faz confusão é este problema acontecer unicamente em estrada, pela cidade como dificilmente passo das 3mil rotações o problema nunca se tinha mostrado....
    Não sei... Entretanto vou passar noutro mecânico.

    Obrigado pela ajuda!
    Editado pela última vez por brunoalex; 04 October 2020, 20:00.

    #2
    Bomba de agua a dar as ultimas, radiador entupido ou termostato a não abrir a 100%

    Comentário


      #3
      Bomba de àgua? Será?
      Realmente o mecânico disse que a bomba de água tinha uma pequena fuga... Perdia um pouquinho de água por ali, mas muito muito pouco, nada de grave mas que realmente é sinal de desgaste...
      Obrigado, vou ver isso e o radiador. O termostato vou trocar também, desconfio que o que está lá não seja o correcto.

      Comentário


        #4
        Termostato moda a cada 50mil klms o anti-congelante a cada 2 anos

        E nada de agua del cano

        Comentário


          #5
          2 anos? Um AG orgânico?

          Comentário


            #6
            Sem antibiótico 2 em 2 esses 5 em 5

            Comentário


              #7
              Sempre mudei a cada 5 anos e/ou 120.000 Km. Problemas, zero.

              O comportamento demonstrado revela um termostato nas lonas ou incorrecto.

              Comentário


                #8
                Sim é o mais certo, mas já com fugas na bomba de agua.Devia trocar tudo.Para ficar top

                Comentário


                  #9
                  Um kit completo de distribuição, termostato e uma limpeza do circuito com anti congelante.... Isto é que vai ser uma bombada...

                  É bom que o problema esteja ai... Se não ao voltar para Lisboa atiro o carro pelo Tejo abaixo

                  Comentário


                    #10
                    350 a 450 paus faz parte

                    Comentário


                      #11
                      O meu Civic 1.6 a gasolina de 2004 está com os mesmos sintomas, para além de não fazer calor no habitáculo. O termostato e o sensor de temperatura já foram substituídos. A bomba de água é ainda a original.

                      O carro tem apenas cerca de 102k km e é usado como segunda viatura, por isso, não estou muito preocupado.

                      Comentário


                        #12
                        Há pouco tempo tive um problema parecido. Quanto mais aumentava a velocidade, mais o ponteiro se aproximava do vermelho. Pata baixar para a temperatura normal tinha de reduzir velocidade para os 90 km/hora. Constatou-se que era o radiador que tinha tanta porcaria dentro (400 mil quilómetros), que só permitia a passagem de pouco caudal. O calor para o habitáculo também já era diminuto.
                        Por setenta euros optou-se por radiador novo. Agora parece um relógio.

                        Comentário


                          #13
                          Já fui deixar o carro no mecânico. Pelo que ele diz... Uma vez que a temperatura quando aumenta não se mantém alta e o ponteiro desce para o meio e volta a subir... De certeza que é o termostato. Também pode ser bomba de água, radiador, etc.... Mas pelos sintomas é quase certo ser termostato.
                          Obrigado pela ajuda!
                          Vou contanto novidades

                          Edit: realmente o meu também não faz calor no habitaculo, fazer até faz, mas é muito pouco....

                          Comentário


                            #14
                            Esta entupido ou quase é muita lambra
                            https://youtu.be/Il34TEeiHn8
                            Editado pela última vez por DfOR; 06 October 2020, 20:31.

                            Comentário


                              #15
                              Como escreveu o Vizza logo no 2º post... Não há mais suspeitos!

                              Ou será preciso chamar o Poirot?

                              Ele só aquece quando se aperta com ele a pedir potência... e depois esse calor não é dissipado!

                              Acho que o Poirot se sentiria ofendido ao ser chamado para um caso tão simples...


                              Ainda sobra a baixa compressão mas como nunca te referiste ao andamento do carro ou consumos excessivos de óleo... é voltar ao que disse o Vizza.



                              Oh Bruno! Alto e pára o baile!

                              Isso não aquece no interior???

                              Tens notado o nível de anticongelante a descer? Tens alguma mistela tipo maionese no vaso de expansão?

                              O nível de óleo tem subido ou tens umas bolhas de água na vareta?

                              A tampa de enchimento do óleo está limpa ou tem alguma maionese?

                              Pode não ser isso! Pode ser "só" o radiador do aquecimento "também" entupido ou com a válvula de abertura meia calcinada e pouco aberta...

                              Ou pode ser a "outra coisa".

                              Os fumos brancos, que são cinzentos claros, a gente nunca vê! Quem os vê são os outros que vêm atrás mas que nunca dizem nada.
                              Editado pela última vez por CL; 06 October 2020, 22:37.

                              Comentário


                                #16
                                Só para actualizar aqui o tópico

                                Mecânico ligou me hoje, circuito de água completamente sujo de ferrugem... Quase papa.
                                Radiador entupido, só passa um pequeno fio de "água"

                                Termostato parece que está bom, mas troca-se na mesma e em principio troco também a bomba de água (troquei à 5 anos, de qualquer forma já é altura de mudar), só estou à espera que me faça as contas todas para avançar com a reparação.

                                Edit:
                                Reparação a decorrer
                                420paus de despesa
                                Kit completo de distribuição, radiador novo, termoestato, limpeza a fundo do circuito de refrigeração e anti congelante... Acho que também vai trocar 1 ou 2 tubos...
                                Para o trabalho acho que a despesa não está cara

                                2 ou 3feira, depois de testar o carro na autoestrada volto a dizer algo.

                                CL
                                Não notei nenhuma falta de potência no carro
                                Mas pelo que o mecanico esteve a ver o motor não tem falta de compressão, parece que está tudo bem.
                                A falta de calor a desembaciar os vidros é o radiador da sofagem completamente cagado.... A ver se dá para desentupir, mas se não der, fica mesmo assim.

                                Obrigado a todos pela ajuda!
                                Editado pela última vez por brunoalex; 09 October 2020, 19:01.

                                Comentário


                                  #17
                                  Menos mal... é só utilizar bons anticongelantes daqui para diante.

                                  E em 2025 trocar a "água".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                    Menos mal... é só utilizar bons anticongelantes daqui para diante.

                                    E em 2025 trocar a "água".
                                    Se o anticongelante for bom daqui a uma ano esta a mudar, poiis levantou o resto da porcaria que andava lá dentro no fundo do bloco

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mais uma actualização, fui buscar o carro hoje... O mecanico avisou para daqui a 1 ano ir lá trocar o anticongelante

                                      Lá fui para espanha testar ao máximo, colar o ponteiro da rotação a ver se a temperuta ainda subia...
                                      E não é que sobe mesmo?
                                      Ainda não está reparado.... A verdade é que faz menos, mas ainda faz...
                                      Pedi ao meu irmão para fazer um video, ele gravou o sintoma do carro, acelerei até às 4/5mil em 5ª e lá o ponteiro da temperatura subiu.

                                      Voltei ao mecânico, mostrei lhe o video e dito por ele, é impossivel a temperatura subir tão depressa, passa dos 90 para 120 em 5 seguntos! E logo de seguida cai para os 90graus em 2 ou 3 seguntos.
                                      Problema de temperatura nunca pode ser!
                                      Só é, ou painel de intrumentos, a indicar mal a temperatura... Ou centralina!

                                      Fiquei de lá voltar 2 ou 3 feira.
                                      Mas agora que estou em casa, e pensei melhor no assunto... Lembrei me daqueles leitores ODBII que se arranjam por 5€
                                      Será que podia ligar isso ao carro e através dessa leitura controlar a temperatura? Isso é de confiança?
                                      Porque o carro não está a aquecer! Isso é certo, fez-se teste de compressão, está tudo bem. A dúvida é só... Que leitura estranha de temperatura é essa que o carro está a fazer...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Deixo aqui o video que mostrei ao mecânico
                                        https://youtu.be/bL0KKwx7h2M

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ainda ha poucos dias apanhei um peugeot 307 hdi com sintomas identicos aos teus, no final era so mau contacto na ficha do sensor de temperatura.
                                          É impossivel subir e descer a temperatura tao rapidamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A sério? só mau contacto?
                                            Vou já ver isso.... Por acaso o carro também levou esse sensor...

                                            Comentário


                                              #23
                                              A luzinha "SERV" serve para alguma coisa ou é mais tipo bibelô?

                                              Nessas mudanças todas, já foi substituído o sensor de temperatura do fluido anticongelante? Já vi que o mecânico jura a pés juntos que o sensor, que custa alguns 15€, está bom!

                                              Então... se está bom! Porque é que está algo mal?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim, mudou o sensor de temperatura do anticongelante mesmo da Reanult.
                                                A luzinha "SERV" é só o sensor do Airbag, tem de se colocar o assento do passageiro ali num ponto certo para a luz apagar.
                                                São coisas de carro com quase 20 anos....

                                                Era para ter passado hoje no mecânico, mas com esta chuva... Vou amanhã.
                                                Entretanto telefonei a um eletrecista, meio sucateiro, mas que não acredita que seja algum mau contacto... Dito por ele, "se há mau contacto o ponteiro no quadrante nem mexia!"

                                                O meu problema agora é encontrar quem perceba disto....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A temperatura sobe por 2 motivos! O motor funciona mal ou o sensor lê mal!

                                                  Se o sensor é novo... sobra a outra razão.

                                                  E mesmo quando o motor funciona apenas mal... isso não faz subir a temperatura! É que preciso que ele funcione mesmo muito mal!!!

                                                  Radiador, tampa do vaso de expansão, termostato, compressão... se já tudo foi visto e está tudo bem... algo continua a estar mal porque isto de motores nem tem milagres nem bruxas!

                                                  Olha... quem diz tampa do vaso de expansão diz igualmente micro-fissuras no próprio vaso de expansão que são piores do que uma tampa fora de condições... vão provocar o mesmo! Fuga de vapor!

                                                  São micro-fissuras porque, por vezes..., nem as vemos! Senão seriam chamadas de "buracos" ou "macro-fissuras"... isto de plásticos e 20 anos de vida por vezes podem ocorrer dessas coisas...

                                                  Um vaso desses deve ser barato ou até numa sucata... e nem perdes muito líquido e nem será preciso purgar... é mudar e encher novamente com o mesmo líquido (ou água destilada...)
                                                  Editado pela última vez por CL; 19 October 2020, 18:06.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brunoalex Ver Post
                                                    Sim, mudou o sensor de temperatura do anticongelante mesmo da Reanult.
                                                    A luzinha "SERV" é só o sensor do Airbag, tem de se colocar o assento do passageiro ali num ponto certo para a luz apagar.
                                                    São coisas de carro com quase 20 anos....

                                                    Era para ter passado hoje no mecânico, mas com esta chuva... Vou amanhã.
                                                    Entretanto telefonei a um eletrecista, meio sucateiro, mas que não acredita que seja algum mau contacto... Dito por ele, "se há mau contacto o ponteiro no quadrante nem mexia!"

                                                    O meu problema agora é encontrar quem perceba disto....
                                                    tenho um clio igual ao seu e ao pesquisar no forum hoje fev 2022 vi este topico que e igual ao problema do meu(ate a luz do airbag) conseguiu arranjar o problema da temperatura? qual era o problema?o meu esta igual se me poder dizer alguma coisa agradecia.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por prest Ver Post
                                                      tenho um clio igual ao seu e ao pesquisar no forum hoje fev 2022 vi este topico que e igual ao problema do meu(ate a luz do airbag) conseguiu arranjar o problema da temperatura? qual era o problema?o meu esta igual se me poder dizer alguma coisa agradecia.
                                                      Boas,
                                                      O carro continua exactamente na mesma, tenho trabalhado de casa... O carro tem estado muito parado, mas sim continua a fazer a mesma coisa. Ali o mecânico onde estava a ir ele realmente é bom mecânico, perdeu ali muito temp e ele mesmo chegou a andar com o carro até conseguir ver o problema, pelo que ele diz é impossivel aquela ser a temperatura real do motor, porque nenhum motor aquece tão depressa e arrefece logo a seguir tão depressa, diz ele que depois de tudo o que já se fez no carro o problema só pode ser no quadrante ou centralina. Andei a ver quadrantes, mais o trabalho de o mudar... E a centralina então... Ainda mais despesa é!
                                                      Desisti de tentar resolver esse problema... Como está ta a trabalhar bem, raramente faço viagens, em cidade essa questão da temperatura nem se coloca. Deixei andar assim até agora, nem pensei mais nisso.
                                                      É um problema estranho, mas fazer o quê... É um carro com 20 anos.
                                                      Vou estar a trocar quandrantes? E se não é disso? Trocar centralina? E se continua?
                                                      Com essa despesa toda trocava de carro por outro charuto qualquer.

                                                      Mas a ti é exactamente o mesmo problema? só em estrada é que o ponteiro da temperatura sobe?

                                                      Edit: Cheguei a ir a um eletrcista que realmente me disse que isso pode ser a ficha por trás do quadrante... Mas nunca cheguei a deixar lá o carro para ele me ver isso.
                                                      Editado pela última vez por brunoalex; 19 February 2022, 16:53.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Então e o sensor quando foi mudado...é original? Viu a fatura? É que por vezes dizem que puseram original e meteram lá o que de mais barato há no mercado paralelo.

                                                        Certas peças, como sensores por exemplo, se não forem originais, nada garante o bom funcionamento dos mesmos...
                                                        Algumas peças há, em que só com material original é que funcionam dentro dos parâmetros corretos.

                                                        Para tirar as duvidas,... era realmente com o software ligado há ficha OBD e ler em tempo real a temperatura,...coisa que o mecânico deveria ter feito antes da "grande" intervenção, embora a limpeza e troca do anticongelante era necessária. Atenção que um leve ressoado seco no furo escoante da bomba de agua é normal. Quando elas são novas, é normal uma ligeira fuga pelo furo nos primeiros kilometros até o vedante de carvão vedar. Mas depois não pode ter fuga... (ver no site da Gates por exemplo)...
                                                        Depois fica lá a marca seca do anticongelante que pode levar a erros de diagnostico.
                                                        Aconteceu comigo...primeiro era a bomba, porque tinha lá a mancha (seca) do anticongelante.

                                                        Depois de teste de pressão, o ligeiro consumo de "água" era das juntas do permutador de óleo/água...(hdi) troca de juntas originais e ficou resolvido.

                                                        Aponto mais para o sensor se o mesmo não for original. Convinha ter a certeza se quem o substituiu tenha montado um original, e não só porque disse que o fez.
                                                        Pelo comportamento do ponteiro, isso nada tem a ver com a leitura correta do liquido refrigerante...mas para andar descansado, e amanha não vá mesmo avariar a bomba/termostato/fuga etc, convém que os valores de temperatura estejam a ser lidos corretamente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          e mais quando puxo por ele em autoestrada o estranho e que no para- arranca esta normal

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o sensor foi mudado estive a ver e e novo pode ser e da concorrencia. E que e estranho subir e voltar logo ao meio
                                                            Editado pela última vez por prest; 20 February 2022, 14:28.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X