Ajuda. Temperatura instavel Clio 2002

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 31
Like Tree1Likes

Título: Ajuda. Temperatura instavel Clio 2002

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito Ajuda. Temperatura instavel Clio 2002

Boas,

Tenho andado por Lisboa com o meu Clio velhinho de 2002 sem nenhum problema, trânsito, pára-arranca em pleno verão, nada de problemas de temperatura.
    Agora numas férias vim ao norte do país e assustei-me ao ver o ponteiro da temperatura a subir. Não muito, subiu um pouquinho (são 10 traços ao todo, o ponteiro subiu até ao 6/7 traço) e logo a seguir desceu para o meio outravez.

Ao longo da viagem deu para perceber que isto acontecia consoante aquilo que puxava pelo motor. Ou seja, pelas 2500/3000 rotações o ponteiro vai certinho no meio. Ao acelerar um pouco mais, basta 3200/3400... O ponteiro da temperatura começa logo a subir e a descer.
    Quanto mais acelerar, mais o ponteiro sobe até descer outravez para o 5 traço (seja acelerar ou apanhar uma serra a subir). O ponteiro nunca se matém em excesso de temperatura, vai subindo até que cai para o meio repentinamente. Fica no meio uns 30 segundos, volta a subir e a cair para o meio, sempre assim enquanto mantiver a rotação um pouco mais alta.

Já levei o carro aqui a um mecanico, garantiu me que sensor de temperatura está bom, o carro parado a trabalhar mantém sempre a temperatura certa. O termoestato está bom, foi trocado recentemente numa revisão.
    Que mais poderá ser?
    Mecânico disse que talvez possa ser bomba de água... Será?
    A distribuição foi mudada à uns 5 anos, não acredito que seja disso.

O que me faz confusão é este problema acontecer unicamente em estrada, pela cidade como dificilmente passo das 3mil rotações o problema nunca se tinha mostrado....
    Não sei... Entretanto vou passar noutro mecânico.

Obrigado pela ajuda!
    Última edição por brunoalex : 04-10-20 às 21:00:21

Piloto de Testes Vizza's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2015

Por Defeito

Bomba de agua a dar as ultimas, radiador entupido ou termostato a não abrir a 100%
    CL gosta disto.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Bomba de àgua? Será?
    Realmente o mecânico disse que a bomba de água tinha uma pequena fuga... Perdia um pouquinho de água por ali, mas muito muito pouco, nada de grave mas que realmente é sinal de desgaste...
    Obrigado, vou ver isso e o radiador. O termostato vou trocar também, desconfio que o que está lá não seja o correcto.

Piloto de Kart DfOR's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Termostato moda a cada 50mil klms o anti-congelante a cada 2 anos

E nada de agua del cano

Piloto Lendário eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

2 anos? Um AG orgânico?

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Sem antibiótico 2 em 2 esses 5 em 5

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Sempre mudei a cada 5 anos e/ou 120.000 Km. Problemas, zero.

O comportamento demonstrado revela um termostato nas lonas ou incorrecto.

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Sim é o mais certo, mas já com fugas na bomba de agua.Devia trocar tudo.Para ficar top

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Um kit completo de distribuição, termostato e uma limpeza do circuito com anti congelante.... Isto é que vai ser uma bombada...

É bom que o problema esteja ai... Se não ao voltar para Lisboa atiro o carro pelo Tejo abaixo

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

350 a 450 paus faz parte

Piloto de Testes CivicES5's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2012

Por Defeito

O meu Civic 1.6 a gasolina de 2004 está com os mesmos sintomas, para além de não fazer calor no habitáculo. O termostato e o sensor de temperatura já foram substituídos. A bomba de água é ainda a original.

O carro tem apenas cerca de 102k km e é usado como segunda viatura, por isso, não estou muito preocupado.

Piloto de Rallye Topolino's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2017

Por Defeito

Há pouco tempo tive um problema parecido. Quanto mais aumentava a velocidade, mais o ponteiro se aproximava do vermelho. Pata baixar para a temperatura normal tinha de reduzir velocidade para os 90 km/hora. Constatou-se que era o radiador que tinha tanta porcaria dentro (400 mil quilómetros), que só permitia a passagem de pouco caudal. O calor para o habitáculo também já era diminuto.
    Por setenta euros optou-se por radiador novo. Agora parece um relógio.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Já fui deixar o carro no mecânico. Pelo que ele diz... Uma vez que a temperatura quando aumenta não se mantém alta e o ponteiro desce para o meio e volta a subir... De certeza que é o termostato. Também pode ser bomba de água, radiador, etc.... Mas pelos sintomas é quase certo ser termostato.
    Obrigado pela ajuda!
    Vou contanto novidades

Edit: realmente o meu também não faz calor no habitaculo, fazer até faz, mas é muito pouco....

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Esta entupido ou quase é muita lambra
    https://youtu.be/Il34TEeiHn8
    Última edição por DfOR : 06-10-20 às 21:31:46

CL
    CL está offline
    Banido CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!

Por Defeito

Como escreveu o Vizza logo no 2º post... Não há mais suspeitos!

Ou será preciso chamar o Poirot?

Ele só aquece quando se aperta com ele a pedir potência... e depois esse calor não é dissipado!

Acho que o Poirot se sentiria ofendido ao ser chamado para um caso tão simples...

Ainda sobra a baixa compressão mas como nunca te referiste ao andamento do carro ou consumos excessivos de óleo... é voltar ao que disse o Vizza.

Oh Bruno! Alto e pára o baile!

Isso não aquece no interior???

Tens notado o nível de anticongelante a descer? Tens alguma mistela tipo maionese no vaso de expansão?

O nível de óleo tem subido ou tens umas bolhas de água na vareta?

A tampa de enchimento do óleo está limpa ou tem alguma maionese?

Pode não ser isso! Pode ser "só" o radiador do aquecimento "também" entupido ou com a válvula de abertura meia calcinada e pouco aberta...

Ou pode ser a "outra coisa".

Os fumos brancos, que são cinzentos claros, a gente nunca vê! Quem os vê são os outros que vêm atrás mas que nunca dizem nada.
    Última edição por CL : 06-10-20 às 23:37:13

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Só para actualizar aqui o tópico

Mecânico ligou me hoje, circuito de água completamente sujo de ferrugem... Quase papa.
    Radiador entupido, só passa um pequeno fio de "água"

Termostato parece que está bom, mas troca-se na mesma e em principio troco também a bomba de água (troquei à 5 anos, de qualquer forma já é altura de mudar), só estou à espera que me faça as contas todas para avançar com a reparação.

Edit:
    Reparação a decorrer
    420paus de despesa
    Kit completo de distribuição, radiador novo, termoestato, limpeza a fundo do circuito de refrigeração e anti congelante... Acho que também vai trocar 1 ou 2 tubos...
    Para o trabalho acho que a despesa não está cara

2 ou 3feira, depois de testar o carro na autoestrada volto a dizer algo.

CL
    Não notei nenhuma falta de potência no carro
    Mas pelo que o mecanico esteve a ver o motor não tem falta de compressão, parece que está tudo bem.
    A falta de calor a desembaciar os vidros é o radiador da sofagem completamente cagado.... A ver se dá para desentupir, mas se não der, fica mesmo assim.

Obrigado a todos pela ajuda!
    Última edição por brunoalex : 09-10-20 às 20:01:30

CL
    CL está offline
    Banido CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Menos mal... é só utilizar bons anticongelantes daqui para diante.

E em 2025 trocar a "água".

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Menos mal... é só utilizar bons anticongelantes daqui para diante.

E em 2025 trocar a "água".
    Se o anticongelante for bom daqui a uma ano esta a mudar, poiis levantou o resto da porcaria que andava lá dentro no fundo do bloco

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Mais uma actualização, fui buscar o carro hoje... O mecanico avisou para daqui a 1 ano ir lá trocar o anticongelante

Lá fui para espanha testar ao máximo, colar o ponteiro da rotação a ver se a temperuta ainda subia...
    E não é que sobe mesmo?
    Ainda não está reparado.... A verdade é que faz menos, mas ainda faz...
    Pedi ao meu irmão para fazer um video, ele gravou o sintoma do carro, acelerei até às 4/5mil em 5ª e lá o ponteiro da temperatura subiu.

Voltei ao mecânico, mostrei lhe o video e dito por ele, é impossivel a temperatura subir tão depressa, passa dos 90 para 120 em 5 seguntos! E logo de seguida cai para os 90graus em 2 ou 3 seguntos.
    Problema de temperatura nunca pode ser!
    Só é, ou painel de intrumentos, a indicar mal a temperatura... Ou centralina!

Fiquei de lá voltar 2 ou 3 feira.
    Mas agora que estou em casa, e pensei melhor no assunto... Lembrei me daqueles leitores ODBII que se arranjam por 5€
    Será que podia ligar isso ao carro e através dessa leitura controlar a temperatura? Isso é de confiança?
    Porque o carro não está a aquecer! Isso é certo, fez-se teste de compressão, está tudo bem. A dúvida é só... Que leitura estranha de temperatura é essa que o carro está a fazer...

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Deixo aqui o video que mostrei ao mecânico
    https://youtu.be/bL0KKwx7h2M

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Ainda ha poucos dias apanhei um peugeot 307 hdi com sintomas identicos aos teus, no final era so mau contacto na ficha do sensor de temperatura.
    É impossivel subir e descer a temperatura tao rapidamente.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

A sério? só mau contacto?
    Vou já ver isso.... Por acaso o carro também levou esse sensor...

CL
    CL está offline
    Banido CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

A luzinha "SERV" serve para alguma coisa ou é mais tipo bibelô?

Nessas mudanças todas, já foi substituído o sensor de temperatura do fluido anticongelante? Já vi que o mecânico jura a pés juntos que o sensor, que custa alguns 15€, está bom!

Então... se está bom! Porque é que está algo mal?

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Sim, mudou o sensor de temperatura do anticongelante mesmo da Reanult.
    A luzinha "SERV" é só o sensor do Airbag, tem de se colocar o assento do passageiro ali num ponto certo para a luz apagar.
    São coisas de carro com quase 20 anos....

Era para ter passado hoje no mecânico, mas com esta chuva... Vou amanhã.
    Entretanto telefonei a um eletrecista, meio sucateiro, mas que não acredita que seja algum mau contacto... Dito por ele, "se há mau contacto o ponteiro no quadrante nem mexia!"

O meu problema agora é encontrar quem perceba disto....

CL
    CL está offline
    Banido CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

A temperatura sobe por 2 motivos! O motor funciona mal ou o sensor lê mal!

Se o sensor é novo... sobra a outra razão.

E mesmo quando o motor funciona apenas mal... isso não faz subir a temperatura! É que preciso que ele funcione mesmo muito mal!!!

Radiador, tampa do vaso de expansão, termostato, compressão... se já tudo foi visto e está tudo bem... algo continua a estar mal porque isto de motores nem tem milagres nem bruxas!

Olha... quem diz tampa do vaso de expansão diz igualmente micro-fissuras no próprio vaso de expansão que são piores do que uma tampa fora de condições... vão provocar o mesmo! Fuga de vapor!

São micro-fissuras porque, por vezes..., nem as vemos! Senão seriam chamadas de "buracos" ou "macro-fissuras"... isto de plásticos e 20 anos de vida por vezes podem ocorrer dessas coisas...

Um vaso desses deve ser barato ou até numa sucata... e nem perdes muito líquido e nem será preciso purgar... é mudar e encher novamente com o mesmo líquido (ou água destilada...)
    Última edição por CL : 19-10-20 às 19:06:32

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por brunoalex Ver Post
    Sim, mudou o sensor de temperatura do anticongelante mesmo da Reanult.
    A luzinha "SERV" é só o sensor do Airbag, tem de se colocar o assento do passageiro ali num ponto certo para a luz apagar.
    São coisas de carro com quase 20 anos....

Era para ter passado hoje no mecânico, mas com esta chuva... Vou amanhã.
    Entretanto telefonei a um eletrecista, meio sucateiro, mas que não acredita que seja algum mau contacto... Dito por ele, "se há mau contacto o ponteiro no quadrante nem mexia!"

O meu problema agora é encontrar quem perceba disto....
    tenho um clio igual ao seu e ao pesquisar no forum hoje fev 2022 vi este topico que e igual ao problema do meu(ate a luz do airbag) conseguiu arranjar o problema da temperatura? qual era o problema?o meu esta igual se me poder dizer alguma coisa agradecia.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por prest Ver Post
    tenho um clio igual ao seu e ao pesquisar no forum hoje fev 2022 vi este topico que e igual ao problema do meu(ate a luz do airbag) conseguiu arranjar o problema da temperatura? qual era o problema?o meu esta igual se me poder dizer alguma coisa agradecia.
    Boas,
    O carro continua exactamente na mesma, tenho trabalhado de casa... O carro tem estado muito parado, mas sim continua a fazer a mesma coisa. Ali o mecânico onde estava a ir ele realmente é bom mecânico, perdeu ali muito temp e ele mesmo chegou a andar com o carro até conseguir ver o problema, pelo que ele diz é impossivel aquela ser a temperatura real do motor, porque nenhum motor aquece tão depressa e arrefece logo a seguir tão depressa, diz ele que depois de tudo o que já se fez no carro o problema só pode ser no quadrante ou centralina. Andei a ver quadrantes, mais o trabalho de o mudar... E a centralina então... Ainda mais despesa é!
    Desisti de tentar resolver esse problema... Como está ta a trabalhar bem, raramente faço viagens, em cidade essa questão da temperatura nem se coloca. Deixei andar assim até agora, nem pensei mais nisso.
    É um problema estranho, mas fazer o quê... É um carro com 20 anos.
    Vou estar a trocar quandrantes? E se não é disso? Trocar centralina? E se continua?
    Com essa despesa toda trocava de carro por outro charuto qualquer.

Mas a ti é exactamente o mesmo problema? só em estrada é que o ponteiro da temperatura sobe?

Edit: Cheguei a ir a um eletrcista que realmente me disse que isso pode ser a ficha por trás do quadrante... Mas nunca cheguei a deixar lá o carro para ele me ver isso.
    Última edição por brunoalex : 19-02-22 às 17:53:36

Piloto de Kart ToniGT's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2019

Por Defeito

Então e o sensor quando foi mudado...é original? Viu a fatura? É que por vezes dizem que puseram original e meteram lá o que de mais barato há no mercado paralelo.

Certas peças, como sensores por exemplo, se não forem originais, nada garante o bom funcionamento dos mesmos...
    Algumas peças há, em que só com material original é que funcionam dentro dos parâmetros corretos.

Para tirar as duvidas,... era realmente com o software ligado há ficha OBD e ler em tempo real a temperatura,...coisa que o mecânico deveria ter feito antes da "grande" intervenção, embora a limpeza e troca do anticongelante era necessária. Atenção que um leve ressoado seco no furo escoante da bomba de agua é normal. Quando elas são novas, é normal uma ligeira fuga pelo furo nos primeiros kilometros até o vedante de carvão vedar. Mas depois não pode ter fuga... (ver no site da Gates por exemplo)...
    Depois fica lá a marca seca do anticongelante que pode levar a erros de diagnostico.
    Aconteceu comigo...primeiro era a bomba, porque tinha lá a mancha (seca) do anticongelante.

Depois de teste de pressão, o ligeiro consumo de "água" era das juntas do permutador de óleo/água...(hdi) troca de juntas originais e ficou resolvido.

Aponto mais para o sensor se o mesmo não for original. Convinha ter a certeza se quem o substituiu tenha montado um original, e não só porque disse que o fez.
    Pelo comportamento do ponteiro, isso nada tem a ver com a leitura correta do liquido refrigerante...mas para andar descansado, e amanha não vá mesmo avariar a bomba/termostato/fuga etc, convém que os valores de temperatura estejam a ser lidos corretamente.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

e mais quando puxo por ele em autoestrada o estranho e que no para- arranca esta normal

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2010

Por Defeito

o sensor foi mudado estive a ver e e novo pode ser e da concorrencia. E que e estranho subir e voltar logo ao meio
    Última edição por prest : 20-02-22 às 15:28:09

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •