Ajuda. Temperatura instavel Clio 2002

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Título: Ajuda. Temperatura instavel Clio 2002

  1. #1
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    Por Defeito Ajuda. Temperatura instavel Clio 2002

    Boas,

    Tenho andado por Lisboa com o meu Clio velhinho de 2002 sem nenhum problema, trânsito, pára-arranca em pleno verão, nada de problemas de temperatura.
    Agora numas férias vim ao norte do país e assustei-me ao ver o ponteiro da temperatura a subir. Não muito, subiu um pouquinho (são 10 traços ao todo, o ponteiro subiu até ao 6/7 traço) e logo a seguir desceu para o meio outravez.

    Ao longo da viagem deu para perceber que isto acontecia consoante aquilo que puxava pelo motor. Ou seja, pelas 2500/3000 rotações o ponteiro vai certinho no meio. Ao acelerar um pouco mais, basta 3200/3400... O ponteiro da temperatura começa logo a subir e a descer.
    Quanto mais acelerar, mais o ponteiro sobe até descer outravez para o 5 traço (seja acelerar ou apanhar uma serra a subir). O ponteiro nunca se matém em excesso de temperatura, vai subindo até que cai para o meio repentinamente. Fica no meio uns 30 segundos, volta a subir e a cair para o meio, sempre assim enquanto mantiver a rotação um pouco mais alta.

    Já levei o carro aqui a um mecanico, garantiu me que sensor de temperatura está bom, o carro parado a trabalhar mantém sempre a temperatura certa. O termoestato está bom, foi trocado recentemente numa revisão.
    Que mais poderá ser?
    Mecânico disse que talvez possa ser bomba de água... Será?
    A distribuição foi mudada à uns 5 anos, não acredito que seja disso.

    O que me faz confusão é este problema acontecer unicamente em estrada, pela cidade como dificilmente passo das 3mil rotações o problema nunca se tinha mostrado....
    Não sei... Entretanto vou passar noutro mecânico.

    Obrigado pela ajuda!
    Última edição por brunoalex : 04-10-20 às 21:00:21


  2. #2
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    Por Defeito

    Bomba de agua a dar as ultimas, radiador entupido ou termostato a não abrir a 100%
    CL gosta disto.

  3. #3
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    Por Defeito

    Bomba de àgua? Será?
    Realmente o mecânico disse que a bomba de água tinha uma pequena fuga... Perdia um pouquinho de água por ali, mas muito muito pouco, nada de grave mas que realmente é sinal de desgaste...
    Obrigado, vou ver isso e o radiador. O termostato vou trocar também, desconfio que o que está lá não seja o correcto.

  4. #4
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    Por Defeito

    Termostato moda a cada 50mil klms o anti-congelante a cada 2 anos

    E nada de agua del cano

  5. #5
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    2 anos? Um AG orgânico?


  6. #6
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    Sem antibiótico 2 em 2 esses 5 em 5

  7. #7
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    Sempre mudei a cada 5 anos e/ou 120.000 Km. Problemas, zero.

    O comportamento demonstrado revela um termostato nas lonas ou incorrecto.

  8. #8
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    Sim é o mais certo, mas já com fugas na bomba de agua.Devia trocar tudo.Para ficar top

  9. #9
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    Por Defeito

    Um kit completo de distribuição, termostato e uma limpeza do circuito com anti congelante.... Isto é que vai ser uma bombada...

    É bom que o problema esteja ai... Se não ao voltar para Lisboa atiro o carro pelo Tejo abaixo

  10. #10
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    350 a 450 paus faz parte

  11. #11
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    O meu Civic 1.6 a gasolina de 2004 está com os mesmos sintomas, para além de não fazer calor no habitáculo. O termostato e o sensor de temperatura já foram substituídos. A bomba de água é ainda a original.

    O carro tem apenas cerca de 102k km e é usado como segunda viatura, por isso, não estou muito preocupado.

  12. #12
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    Por Defeito

    Há pouco tempo tive um problema parecido. Quanto mais aumentava a velocidade, mais o ponteiro se aproximava do vermelho. Pata baixar para a temperatura normal tinha de reduzir velocidade para os 90 km/hora. Constatou-se que era o radiador que tinha tanta porcaria dentro (400 mil quilómetros), que só permitia a passagem de pouco caudal. O calor para o habitáculo também já era diminuto.
    Por setenta euros optou-se por radiador novo. Agora parece um relógio.

  13. #13
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    Já fui deixar o carro no mecânico. Pelo que ele diz... Uma vez que a temperatura quando aumenta não se mantém alta e o ponteiro desce para o meio e volta a subir... De certeza que é o termostato. Também pode ser bomba de água, radiador, etc.... Mas pelos sintomas é quase certo ser termostato.
    Obrigado pela ajuda!
    Vou contanto novidades

    Edit: realmente o meu também não faz calor no habitaculo, fazer até faz, mas é muito pouco....

  14. #14
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    Por Defeito

    Esta entupido ou quase é muita lambra
    https://youtu.be/Il34TEeiHn8
    Última edição por DfOR : 06-10-20 às 21:31:46

  15. #15
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    Como escreveu o Vizza logo no 2º post... Não há mais suspeitos!

    Ou será preciso chamar o Poirot?

    Ele só aquece quando se aperta com ele a pedir potência... e depois esse calor não é dissipado!

    Acho que o Poirot se sentiria ofendido ao ser chamado para um caso tão simples...


    Ainda sobra a baixa compressão mas como nunca te referiste ao andamento do carro ou consumos excessivos de óleo... é voltar ao que disse o Vizza.



    Oh Bruno! Alto e pára o baile!

    Isso não aquece no interior???

    Tens notado o nível de anticongelante a descer? Tens alguma mistela tipo maionese no vaso de expansão?

    O nível de óleo tem subido ou tens umas bolhas de água na vareta?

    A tampa de enchimento do óleo está limpa ou tem alguma maionese?

    Pode não ser isso! Pode ser "só" o radiador do aquecimento "também" entupido ou com a válvula de abertura meia calcinada e pouco aberta...

    Ou pode ser a "outra coisa".

    Os fumos brancos, que são cinzentos claros, a gente nunca vê! Quem os vê são os outros que vêm atrás mas que nunca dizem nada.
    Última edição por CL : 06-10-20 às 23:37:13

  16. #16
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    Por Defeito

    Só para actualizar aqui o tópico

    Mecânico ligou me hoje, circuito de água completamente sujo de ferrugem... Quase papa.
    Radiador entupido, só passa um pequeno fio de "água"

    Termostato parece que está bom, mas troca-se na mesma e em principio troco também a bomba de água (troquei à 5 anos, de qualquer forma já é altura de mudar), só estou à espera que me faça as contas todas para avançar com a reparação.

    Edit:
    Reparação a decorrer
    420paus de despesa
    Kit completo de distribuição, radiador novo, termoestato, limpeza a fundo do circuito de refrigeração e anti congelante... Acho que também vai trocar 1 ou 2 tubos...
    Para o trabalho acho que a despesa não está cara

    2 ou 3feira, depois de testar o carro na autoestrada volto a dizer algo.

    CL
    Não notei nenhuma falta de potência no carro
    Mas pelo que o mecanico esteve a ver o motor não tem falta de compressão, parece que está tudo bem.
    A falta de calor a desembaciar os vidros é o radiador da sofagem completamente cagado.... A ver se dá para desentupir, mas se não der, fica mesmo assim.

    Obrigado a todos pela ajuda!
    Última edição por brunoalex : 09-10-20 às 20:01:30

  17. #17
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    Menos mal... é só utilizar bons anticongelantes daqui para diante.

    E em 2025 trocar a "água".

  18. #18
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Menos mal... é só utilizar bons anticongelantes daqui para diante.

    E em 2025 trocar a "água".
    Se o anticongelante for bom daqui a uma ano esta a mudar, poiis levantou o resto da porcaria que andava lá dentro no fundo do bloco

  19. #19
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    Mais uma actualização, fui buscar o carro hoje... O mecanico avisou para daqui a 1 ano ir lá trocar o anticongelante

    Lá fui para espanha testar ao máximo, colar o ponteiro da rotação a ver se a temperuta ainda subia...
    E não é que sobe mesmo?
    Ainda não está reparado.... A verdade é que faz menos, mas ainda faz...
    Pedi ao meu irmão para fazer um video, ele gravou o sintoma do carro, acelerei até às 4/5mil em 5ª e lá o ponteiro da temperatura subiu.

    Voltei ao mecânico, mostrei lhe o video e dito por ele, é impossivel a temperatura subir tão depressa, passa dos 90 para 120 em 5 seguntos! E logo de seguida cai para os 90graus em 2 ou 3 seguntos.
    Problema de temperatura nunca pode ser!
    Só é, ou painel de intrumentos, a indicar mal a temperatura... Ou centralina!

    Fiquei de lá voltar 2 ou 3 feira.
    Mas agora que estou em casa, e pensei melhor no assunto... Lembrei me daqueles leitores ODBII que se arranjam por 5€
    Será que podia ligar isso ao carro e através dessa leitura controlar a temperatura? Isso é de confiança?
    Porque o carro não está a aquecer! Isso é certo, fez-se teste de compressão, está tudo bem. A dúvida é só... Que leitura estranha de temperatura é essa que o carro está a fazer...

  20. #20
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    Deixo aqui o video que mostrei ao mecânico
    https://youtu.be/bL0KKwx7h2M

  21. #21
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    Ainda ha poucos dias apanhei um peugeot 307 hdi com sintomas identicos aos teus, no final era so mau contacto na ficha do sensor de temperatura.
    É impossivel subir e descer a temperatura tao rapidamente.

  22. #22
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    A sério? só mau contacto?
    Vou já ver isso.... Por acaso o carro também levou esse sensor...

  23. #23
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    A luzinha "SERV" serve para alguma coisa ou é mais tipo bibelô?

    Nessas mudanças todas, já foi substituído o sensor de temperatura do fluido anticongelante? Já vi que o mecânico jura a pés juntos que o sensor, que custa alguns 15€, está bom!

    Então... se está bom! Porque é que está algo mal?

  24. #24
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    Sim, mudou o sensor de temperatura do anticongelante mesmo da Reanult.
    A luzinha "SERV" é só o sensor do Airbag, tem de se colocar o assento do passageiro ali num ponto certo para a luz apagar.
    São coisas de carro com quase 20 anos....

    Era para ter passado hoje no mecânico, mas com esta chuva... Vou amanhã.
    Entretanto telefonei a um eletrecista, meio sucateiro, mas que não acredita que seja algum mau contacto... Dito por ele, "se há mau contacto o ponteiro no quadrante nem mexia!"

    O meu problema agora é encontrar quem perceba disto....

  25. #25
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    A temperatura sobe por 2 motivos! O motor funciona mal ou o sensor lê mal!

    Se o sensor é novo... sobra a outra razão.

    E mesmo quando o motor funciona apenas mal... isso não faz subir a temperatura! É que preciso que ele funcione mesmo muito mal!!!

    Radiador, tampa do vaso de expansão, termostato, compressão... se já tudo foi visto e está tudo bem... algo continua a estar mal porque isto de motores nem tem milagres nem bruxas!

    Olha... quem diz tampa do vaso de expansão diz igualmente micro-fissuras no próprio vaso de expansão que são piores do que uma tampa fora de condições... vão provocar o mesmo! Fuga de vapor!

    São micro-fissuras porque, por vezes..., nem as vemos! Senão seriam chamadas de "buracos" ou "macro-fissuras"... isto de plásticos e 20 anos de vida por vezes podem ocorrer dessas coisas...

    Um vaso desses deve ser barato ou até numa sucata... e nem perdes muito líquido e nem será preciso purgar... é mudar e encher novamente com o mesmo líquido (ou água destilada...)
    Última edição por CL : 19-10-20 às 19:06:32

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por brunoalex Ver Post
    Sim, mudou o sensor de temperatura do anticongelante mesmo da Reanult.
    A luzinha "SERV" é só o sensor do Airbag, tem de se colocar o assento do passageiro ali num ponto certo para a luz apagar.
    São coisas de carro com quase 20 anos....

    Era para ter passado hoje no mecânico, mas com esta chuva... Vou amanhã.
    Entretanto telefonei a um eletrecista, meio sucateiro, mas que não acredita que seja algum mau contacto... Dito por ele, "se há mau contacto o ponteiro no quadrante nem mexia!"

    O meu problema agora é encontrar quem perceba disto....
    tenho um clio igual ao seu e ao pesquisar no forum hoje fev 2022 vi este topico que e igual ao problema do meu(ate a luz do airbag) conseguiu arranjar o problema da temperatura? qual era o problema?o meu esta igual se me poder dizer alguma coisa agradecia.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por prest Ver Post
    tenho um clio igual ao seu e ao pesquisar no forum hoje fev 2022 vi este topico que e igual ao problema do meu(ate a luz do airbag) conseguiu arranjar o problema da temperatura? qual era o problema?o meu esta igual se me poder dizer alguma coisa agradecia.
    Boas,
    O carro continua exactamente na mesma, tenho trabalhado de casa... O carro tem estado muito parado, mas sim continua a fazer a mesma coisa. Ali o mecânico onde estava a ir ele realmente é bom mecânico, perdeu ali muito temp e ele mesmo chegou a andar com o carro até conseguir ver o problema, pelo que ele diz é impossivel aquela ser a temperatura real do motor, porque nenhum motor aquece tão depressa e arrefece logo a seguir tão depressa, diz ele que depois de tudo o que já se fez no carro o problema só pode ser no quadrante ou centralina. Andei a ver quadrantes, mais o trabalho de o mudar... E a centralina então... Ainda mais despesa é!
    Desisti de tentar resolver esse problema... Como está ta a trabalhar bem, raramente faço viagens, em cidade essa questão da temperatura nem se coloca. Deixei andar assim até agora, nem pensei mais nisso.
    É um problema estranho, mas fazer o quê... É um carro com 20 anos.
    Vou estar a trocar quandrantes? E se não é disso? Trocar centralina? E se continua?
    Com essa despesa toda trocava de carro por outro charuto qualquer.

    Mas a ti é exactamente o mesmo problema? só em estrada é que o ponteiro da temperatura sobe?

    Edit: Cheguei a ir a um eletrcista que realmente me disse que isso pode ser a ficha por trás do quadrante... Mas nunca cheguei a deixar lá o carro para ele me ver isso.
    Última edição por brunoalex : 19-02-22 às 17:53:36

  28. #28
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    Então e o sensor quando foi mudado...é original? Viu a fatura? É que por vezes dizem que puseram original e meteram lá o que de mais barato há no mercado paralelo.

    Certas peças, como sensores por exemplo, se não forem originais, nada garante o bom funcionamento dos mesmos...
    Algumas peças há, em que só com material original é que funcionam dentro dos parâmetros corretos.

    Para tirar as duvidas,... era realmente com o software ligado há ficha OBD e ler em tempo real a temperatura,...coisa que o mecânico deveria ter feito antes da "grande" intervenção, embora a limpeza e troca do anticongelante era necessária. Atenção que um leve ressoado seco no furo escoante da bomba de agua é normal. Quando elas são novas, é normal uma ligeira fuga pelo furo nos primeiros kilometros até o vedante de carvão vedar. Mas depois não pode ter fuga... (ver no site da Gates por exemplo)...
    Depois fica lá a marca seca do anticongelante que pode levar a erros de diagnostico.
    Aconteceu comigo...primeiro era a bomba, porque tinha lá a mancha (seca) do anticongelante.

    Depois de teste de pressão, o ligeiro consumo de "água" era das juntas do permutador de óleo/água...(hdi) troca de juntas originais e ficou resolvido.

    Aponto mais para o sensor se o mesmo não for original. Convinha ter a certeza se quem o substituiu tenha montado um original, e não só porque disse que o fez.
    Pelo comportamento do ponteiro, isso nada tem a ver com a leitura correta do liquido refrigerante...mas para andar descansado, e amanha não vá mesmo avariar a bomba/termostato/fuga etc, convém que os valores de temperatura estejam a ser lidos corretamente.

  29. #29
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    e mais quando puxo por ele em autoestrada o estranho e que no para- arranca esta normal

  30. #30
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    o sensor foi mudado estive a ver e e novo pode ser e da concorrencia. E que e estranho subir e voltar logo ao meio
    Última edição por prest : 20-02-22 às 15:28:09

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