Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mecânico - Possível caso de negligência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mecânico - Possível caso de negligência

    Olá,


    Precisava da vossa ajuda sobre uma situação que aconteceu comigo.


    Em Agosto eu fiz a manutenção ao meu carro numa oficina em que para além dos filtros/óleos habituais, teve que levar uma ponteira de direcção na roda direita e um cardan na roda esquerda.


    Na semana passada ao fazer a inspecção, o senhor da inspecção disse-me que o carro ia ter uma anotação porque as rodas não estavam alinhadas, e perguntou-me se o carro teve algum acidente ou algo do género, porque a direcção estava muito desalinhada e que era perigoso eu andar assim! Eu disse que não e a única coisa que fiz foi a manutenção, e mostrei-lhe as faturas que tinha no carro! Ele disse-me que achava impossível uma oficina colocar um cardan e não ter mandado alinhar a direcção! Esteve me a mostrar os pneus, e para meu espanto, o pneu do lado direito estava mesmo mais rompido do que o outro.


    Para terem uma ideia, o senhor aconselhou-me a trocar de pneus à frente, pois o pneu do lado direito já tem uma parte do pneu que está bastante desgastada em comparação ao do lado esquerdo, e os pneus não devem de ter 5000kms!


    De facto eu já tinha notado que o carro fugia um bocado para a direita, mas sempre pensei que fosse da estrada que fazia pois é em paralelo e está cheia de buracos.


    Hoje, dirigi-me à oficina em questão e expliquei a situação ao dono, ao qual ele simplesmente ignorou-me e virou-me as costas dizendo que não é preciso alinhamento e se eu quiser para deixar lá o carro que eles mandam fazer e depois eu vou lá e pago.


    Eu sou uma pessoa pacata e não gosto de confusões, mas também não gosto que se aproveitem das pessoas, e portanto o meu pedido de ajuda era no sentido em saber:
    - Se realmente houve negligência por parte da oficina ao não alinhar a direcção?
    - Do ponto de vista legal, para além de escrever no livro de reclamações e no centro de arbitragem há mais alguma coisa que possa fazer?
    - O que é que vocês fariam na minha situação?


    Obrigado desde já!

    #2
    Reclamação e nunca mais lá metia o carro, nem que pagasse o alinhamento do meu bolso noutro lado.

    Desde Agosto e a sentir o carro a fugir, nunca te lembraste de ir "testar" numa estrada plana de alcatrão?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post

      Desde Agosto e a sentir o carro a fugir, nunca te lembraste de ir "testar" numa estrada plana de alcatrão?
      Muito sinceramente não! Eu utilizo o carro exclusivamente para ir trabalhar, e moro a 10m de carro do trabalho.

      Se eu estivesse consciente que havia um problema na direcção, então teria ido logo ao mecânico novamente, e não estaria aqui a pedir ajuda.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por asaspt12 Ver Post
        Muito sinceramente não! Eu utilizo o carro exclusivamente para ir trabalhar, e moro a 10m de carro do trabalho.

        Se eu estivesse consciente que havia um problema na direcção, então teria ido logo ao mecânico novamente, e não estaria aqui a pedir ajuda.
        Também eu! Mas ou sou muito picuinhas ou qualquer coisa que me pareca estranho (alinhamento, um ruído, o que seja) não descanso enquanto não descobrir o que é.

        Comentário


          #5
          Quando carro passa por alguma intervenção a nível suspensão, transmissões e periféricos principalmente na parte dianteira independente do que o mecânico diga é recomendável sempre alinhar direção.

          Comentário


            #6
            Isso devia ter sido alinhado.

            Para além da queixa no livro de reclamações e da queixa no centro de arbitragem, não há muito mais que possas fazer.

            Um problema que causa tanto desgaste é claramente notório na condução. Uma pessoa habituada a fazer o mesmo percurso diariamente no mesmo carro, tem que notar bem a diferença e deve, pelo menos, questionar a oficina sobre a origem da diferença.

            Posto isto, com a queixa no CASA, deves conseguir que ele pague o alinhamento noutra casa. Já os pneus, não acredito muito, só talvez uma comparticipação. Noutros casos semelhantes, não passou disso.

            O pessoal do CASA tem sido 5 estrelas, podem prestar-te algum auxilio mesmo antes de apresentares queixa, até porque isso tem custos (10€ de abertura, mais um X quando passa à arbitragem)
            Convém teres a fatura à mão para apresentar. Se não pediste fatura, nunca foste cliente

            Comentário


              #7
              O pessoal não deixa de ter razão em reclamares, mas olha as chatices que vais ter e perda de tempo, no teu caso riscava essa oficina de vez e sem grandes alarmes dava sempre a opinião a amigos sobre a oficina.

              Ia a uma casa de pneus alinhar e mesmo que tenhas que por pneus possivelmente deve ser um prejuízo e pouco mais que 100€, é coisa que possivelmente não vais recuperar mesmo indo com o caso para a frente. Portanto segue em frente.

              Comentário


                #8
                Eu trocava de mecânico.
                Era de bom tom ele aconselhar a fazer o alinhamento, depois tu logo vez se alinhas ou não.

                Mas também deixa que te diga, fazer essas intervenções e sentir o carro a fugir desde o verão e não fazer nada, é pedi-las!
                Tiveste sorte de entre tempos não teres tido algum acidente

                Comentário


                  #9
                  Negligência, depende...

                  Se chegaste à oficina e pediste para não gastar muito, ou descontos, etc, se calhar não foi descabido o mau serviço.

                  Se pediste um serviço normal, sem reclamar preço, então devia ter sido sugerido o alinhamento.

                  A bem da verdade, um bom profissional não iria fazer o trabalho mais barato, cortando o alinhamento, mas tenho ouvido tanta coisa, parte a parte...

                  Também sou da opinião que vale mais resolveres o problema, reclamar não vai dar em nada.

                  Cump.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                    Negligência, depende...

                    Se chegaste à oficina e pediste para não gastar muito, ou descontos, etc, se calhar não foi descabido o mau serviço.

                    Se pediste um serviço normal, sem reclamar preço, então devia ter sido sugerido o alinhamento.

                    A bem da verdade, um bom profissional não iria fazer o trabalho mais barato, cortando o alinhamento, mas tenho ouvido tanta coisa, parte a parte...

                    Também sou da opinião que vale mais resolveres o problema, reclamar não vai dar em nada.

                    Cump.
                    Se reclamar no Livro, pelo menos dá trabalho ao gajo da "oficina" (metie entre aspas porque não tenho ainda a confiança de ser uma oficina ou um Manel GT numa garagem...)

                    Comentário


                      #11
                      Vou tentar responder as mensagens apenas numa. De qualquer das maneiras agradeço pelas respostas, apesar de não terem o contexto completo.

                      Neste momento já abri queixa no centro de arbitragem e estou no inicio do processo! Ainda não consegui escrever no livro de reclamações mas tenciono fazê-lo hoje, isto se não se recusarem como imagino que possam fazer!

                      Eu não pedi para me fazerem o preço mais barato ou algo do género! Simplesmente disse que queria fazer a manutenção e perguntei quando é que podia marcar a revisão!

                      Eu tenho faturas a comprovar o que o carro levou, ou pelo menos o que me cobraram, daí confirmar que não fizeram o alinhamento pois não foi faturado e aquela oficina não têm aquela máquina que alinha os pneus!
                      Não sei como conseguem distinguir se é uma oficina ou um Manel GT numa garagem, mas senão for contra as regras eu posso deixar aqui o nome e vocês confirmam se o é ou não!

                      Eu fiz a manutenção no dia 08 de agosto e no dia 20 voltei a levar o carro à oficina porque quando desligava o carro, notava um cheiro a queimado! O mecânico que me atendeu na altura disse que era uma fuga, e resolveu no dia 20.

                      Acrescento também que tive que deixar o carro em novembro na mesma oficina para resolver um problema, e os próprios funcionários andaram com o carro porque o problema vinha de um barulho esporádico(aparentemente eram os apoios do motor)! Eu sei porque andei com eles ao lado, e no fim perguntava se estava tudo bem com o carro, e nenhum dos dois me disse que tinha que alinhar a direcção ou algo do género.

                      Quanto aos apoios de motor, levei à audi e disseram-me que estava tudo bem e que tinha um problema na caixa de ar!

                      O meu problema aqui não se trata de perder tempo ou dinheiro, apesar de dar valor aos dois, mas sim da responsabilidade(ou falta dela) ao executar um trabalho e acima de tudo respeito. Já sei que para muitos de vocês basta sentarem-se no carro que já sabem o que está mal! Se eu fosse assim, não estaria a perguntar opiniões de outras pessoas.

                      A titulo de curiosidade a manutenção ficou-me por 380€(da primeira vez) + 40€(da segunda vez). E podem consultar aqui o que o carro levou:
                      proof.jpeg

                      Com isto aprendi que a partir de hoje só levo o carro à marca.

                      Obrigado e bom natal.

                      Comentário


                        #12
                        O ser "manelgt" não tem nada a ver com o nome ou o sitio. Tem a ver com o poder ou não ter porta aberta e prestar o serviço que presta.
                        Quem não passa fatura ou não tem seguros para ter o carro nas suas instalações ou circular com eles, é manelgt/vão de escada/etc

                        Não esperes garantias de bom serviço na marca. Contas mais caras, sim, mas bom serviço não é bem bem garantido...

                        Escreve também no livro de reclamações. Se se recusarem, chamas a policia e acrescentas isso ao processo do CASA.

                        Comentário


                          #13
                          O preço do óleo foi um absurdo para uma oficina fora da marca....cerca de 50€ de lucro! https://www.endado.pt/p/valvoline-sy...c3-5w30-874308

                          Comentário


                            #14
                            É estranho mudar-se ponteiras de direcção ou rótulas e homocinéticas e não se pensar que a direcção poderá ficar desalinhada...

                            Portanto é oficina onde nunca mais voltar e dizer aqui qual foi, para evitar que outros incautos lá gastem o seu dinheiro.

                            Quanto à tua decisão de recorrer para o CASA é um direito que te assiste! Eu não estaria para perder mais do meu precioso tempo com gente dessa (oficina! Não o Centro de Arbitragem!) e por tão pouco.

                            Mas gabo-te a pachorra! Talvez tenhas razão!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por asaspt12 Ver Post
                              Vou tentar responder as mensagens apenas numa. De qualquer das maneiras agradeço pelas respostas, apesar de não terem o contexto completo.

                              Neste momento já abri queixa no centro de arbitragem e estou no inicio do processo! Ainda não consegui escrever no livro de reclamações mas tenciono fazê-lo hoje, isto se não se recusarem como imagino que possam fazer!

                              Eu não pedi para me fazerem o preço mais barato ou algo do género! Simplesmente disse que queria fazer a manutenção e perguntei quando é que podia marcar a revisão!

                              Eu tenho faturas a comprovar o que o carro levou, ou pelo menos o que me cobraram, daí confirmar que não fizeram o alinhamento pois não foi faturado e aquela oficina não têm aquela máquina que alinha os pneus!
                              Não sei como conseguem distinguir se é uma oficina ou um Manel GT numa garagem, mas senão for contra as regras eu posso deixar aqui o nome e vocês confirmam se o é ou não!

                              Eu fiz a manutenção no dia 08 de agosto e no dia 20 voltei a levar o carro à oficina porque quando desligava o carro, notava um cheiro a queimado! O mecânico que me atendeu na altura disse que era uma fuga, e resolveu no dia 20.

                              Acrescento também que tive que deixar o carro em novembro na mesma oficina para resolver um problema, e os próprios funcionários andaram com o carro porque o problema vinha de um barulho esporádico(aparentemente eram os apoios do motor)! Eu sei porque andei com eles ao lado, e no fim perguntava se estava tudo bem com o carro, e nenhum dos dois me disse que tinha que alinhar a direcção ou algo do género.

                              Quanto aos apoios de motor, levei à audi e disseram-me que estava tudo bem e que tinha um problema na caixa de ar!

                              O meu problema aqui não se trata de perder tempo ou dinheiro, apesar de dar valor aos dois, mas sim da responsabilidade(ou falta dela) ao executar um trabalho e acima de tudo respeito. Já sei que para muitos de vocês basta sentarem-se no carro que já sabem o que está mal! Se eu fosse assim, não estaria a perguntar opiniões de outras pessoas.

                              A titulo de curiosidade a manutenção ficou-me por 380€(da primeira vez) + 40€(da segunda vez). E podem consultar aqui o que o carro levou:
                              [ATTACH]152609[/ATTACH]

                              Com isto aprendi que a partir de hoje só levo o carro à marca.

                              Obrigado e bom natal.
                              Assim já é mais fácil de perceber

                              Reafirmo que se fosse eu não estava para me chatear, porque provavelmente será apenas o que vais conseguir.

                              Ir à marca nem sempre é sinónimo de tudo correr bem... Contudo percebo o teu ponto de vista.

                              Ainda assim e sabendo desde já que pode não ser tarefa fácil, tenta encontrar uma oficina honesta que não se estique muito

                              Quanto à oficina onde foste, é colocar uma cruz na mesma.

                              Cump.

                              Comentário


                                #16
                                A única coisa de que podes acusar a oficina é não ter feito ou ter mandado fazer o alinhamento de direcção. E tal pode ter ocorrido por um simples esquecimento.

                                Negligência houve sim da tua parte, um desalinhamento é facilmente notado, ainda para mais se é tão acentuado como te disseram na IPO. O "deixa andar" apenas te lesou a ti mesmo.

                                Mais, o desgaste dos pneus teve início provavelmente ainda antes da reparação a que o eixo foi sujeito.

                                Posto isto, a oficina falhou mas tu também...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por asaspt12 Ver Post
                                  Olá,

                                  Ele disse-me que achava impossível uma oficina colocar um cardan e não ter mandado alinhar a direcção!
                                  1º o centro de inspecções não lê correctamente o alinhamento de rodas.

                                  Quanto ao possível desalinhamento na troca da transmissão, ... hum ... depende do carro. Se para trocar a ponteira o triangulo tem que apenas desacopular da manga de eixo por via de rotula cónica, não desalinha.

                                  Provavelmente já estava desalinhado. Provavelmente o problema é o camber (que nao é lido na ipo) e nao a convergência.

                                  Podes dizer qual o carro?

                                  Fizeste bem em vir aqui pelo menos pedir uma 2ª opinião.

                                  edit: li agora, "ponteira de direcção na roda direita", ok, isso obriga a um alinhamento. Podes meter a cruz
                                  Editado pela última vez por kpt; 11 December 2020, 21:07.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não acho negligência.

                                    Por exemplo, já tive de fazer operações dessas e o meu mecânico não levou a alinhar a direção. Teve o cuidado de dizer que devia levá-lo rapidamente a uma casa de pneus para alinhar, mas não o levou.

                                    Para mim é algo habitual (até porque, na casa de pneus que sou cliente cobravam-me 10€ e se fosse o mecânico, mandava-me uma conta de 40€/50€ e era justo)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                      Não acho negligência.

                                      Por exemplo, já tive de fazer operações dessas e o meu mecânico não levou a alinhar a direção. Teve o cuidado de dizer que devia levá-lo rapidamente a uma casa de pneus para alinhar, mas não o levou.

                                      Para mim é algo habitual (até porque, na casa de pneus que sou cliente cobravam-me 10€ e se fosse o mecânico, mandava-me uma conta de 40€/50€ e era justo)

                                      Mas ninguém disse que o mecanico devia ter alinhado o carro.


                                      o que está aqui em causa é que não só não o recomendou ao cliente no momento da entrega do carro, como ainda tem a lata de dizer passado uns meses que não precisa de alinhar depois de ter feito um serviço daqueles.

                                      Cruz nessa oficina e parte para outra. eventualmente hás de encontrar uma casa honesta, pode demorar mas encontras

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
                                        ... O que está aqui em causa é que não só não o recomendou ao cliente no momento da entrega do carro, como ainda tem a lata de dizer passado uns meses que não precisa de alinhar depois de ter feito um serviço daqueles...


                                        O problema é que esses mecânicos estão sempre a fugir com o cu à seringa, e não me admira nada que tenha a lata de dizer o contrário, uma vez que não tem máquina de alinhamento, que avisou o cliente para alinhar, no caso de ele vir a ser apertado.

                                        Daí achar que não vale apena a chatice e perda de tempo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mesmo que a oficina tenha sido negligente, também há culpa do cliente que anda com o carro meio ano a fugir para um dos lados, causando danos em outros componentes, nomeadamente nos pneus.

                                          A oficina devia ter alinhado a direção ou aconselhado o alinhamento. Mas não tendo esse serviço, vão dizer que não lhes competia fazer.

                                          É, na minha opinião, perda de tempo, até pelos valores envolvidos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                            1º o centro de inspecções não lê correctamente o alinhamento de rodas.

                                            Quanto ao possível desalinhamento na troca da transmissão, ... hum ... depende do carro. Se para trocar a ponteira o triangulo tem que apenas desacopular da manga de eixo por via de rotula cónica, não desalinha.

                                            Provavelmente já estava desalinhado. Provavelmente o problema é o camber (que nao é lido na ipo) e nao a convergência.

                                            Podes dizer qual o carro?

                                            Fizeste bem em vir aqui pelo menos pedir uma 2ª opinião.

                                            edit: li agora, "ponteira de direcção na roda direita", ok, isso obriga a um alinhamento. Podes meter a cruz
                                            18 roscas numa peça nova por vezes não fica bom hehehe

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X