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    Garantia Caixa Automática | Powershift | Usado

    Comprei em Agosto de 2019 uma viatura de 2015 com 64000km e caixa automática powershift. De há uns tempos para cá começou a ter um comportamento estranho e nem sempre constante como solavancos, queda de rotação ligeira em aceleração constante, ao acelerar mais a fundo o carro parecia que não desenvolvia, etc
    Aproveitei a ida à revisão na marca há cerca de um mês (nesta altura com 82000km) e confirmou-se o pior. Avaria no modulo de comando da caixa. Orçamento para substituição da caixa.
    Ora eu comprei o carro usado, sem mutuo acordo para 1 ano. Acontece que esta avaria no modulo de comando esta a fazer com que a embraiagem tenha um desgaste acelerado, não é que o stand aproveitando-se disso diz que não dá garantia?
    Quais os próximos passos e os melhores para resolver este litigio? O que fariam? Estamos a falar de um carro com 5 anos e 80000km!! como é possível uma caixa auto já estar com problemas de desgaste "normais"? concordam com o stand?
    Embora não interesse para o caso da garantia, o carro é nacional e comprovei que fez todas as revisões na marca. Em 2016 (18000km) , 2017 (34000km) etc...

    #2
    Advogado e entidade que faz a mediação de conflitos.
    Após o resultado da carta escrita por um advogado, ia a uma caixa especializada em caixas automáticas para ter uma segunda opinião.

    Comentário


      #3
      Cuidado com o ir a outro lado que não à marca nestas situações. Se o "outro lado" se lembra de abrir a caixa, bye bye possível garantia que haja.

      Comentário


        #4
        Como referido, é ver com advogado.

        A garantia não pode conter exclusões... a única coisa que pode ser reduzido na garantia, é a sua vigência e isto em usados... de 2 para 1 ano.

        Toda e qualquer clausula que seja aposta na garantia, além da vigência, é nula...

        Comentário


          #5
          Agosto de 2019 (compra)... agosto de 2020 (1 ano), vamos a caminho de agosto de 2021.

          Ficou alguma coisa assinada em termos de garantia quando compraste o carro?

          PS: as powershift da Ford (acho que feitas pela Getrag) têm má fama...

          Comentário


            #6
            Sim, é uma Getrag.
            Não houve qualquer assinatura de mutuo acordo e redução para um ano.
            A garantia é a fatura de compra.

            Já fui a uma casa de caixas. Já sabem tudo de cor e salteado sobre esta caixa, dá para reparar, fica por metade do preço. Mas o stand nem isso aceita. O modulo está a danificar a embraiagem, logo, desgaste, logo não tem garantia. É o argumento.

            Comentário


              #7
              Como já se referiu... se estiveres para aí virado, consulta um advogado.

              As garantias não podem conter exclusões...

              Ainda que os stand/vendedores saibam disso... depois para fazer valer os direitos/legislado, por vezes é para ter chatices...

              Comentário


                #8
                Pois, parece-me que vou ter de ir para tribunal.
                Já seguiu uma carta de um advogado. Mas não sei se vai dar em alguma coisa.. terei mesmo de avançar judicialmente.

                Comentário


                  #9
                  Também fiz aqui queixa. Vale o que vale, mas ao menos alerta para futuros compradores no stand.

                  https://portaldaqueixa.com/brands/ms...000km-52018620

                  Comentário


                    #10
                    A caixa teve manutenção?

                    Comentário


                      #11
                      O carro tem 80.000km e todas as revisões efetuadas na marca.
                      Não ha nenhuma manutenção preconizada ate agora para a caixa.
                      Sao 80 mil


                      Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                        Também fiz aqui queixa. Vale o que vale, mas ao menos alerta para futuros compradores no stand.

                        https://portaldaqueixa.com/brands/ms...000km-52018620
                        No teu lugar, não teria já entrado por aqui... teria esperado pelos resultados da carta do advogado.

                        Quanto à avaria, independentemente de estar a degradar a embraiagem, a avaria estará, pelo que dizem, no módulo eletrónico. E esse não poderá ser considerado peça de desgaste...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                          O carro tem 80.000km e todas as revisões efetuadas na marca.
                          Não ha nenhuma manutenção preconizada ate agora para a caixa.
                          Sao 80 mil


                          Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
                          E sabes qual é a manutenção preconizada?

                          Comentário


                            #14
                            A marca diz que esta caixa não tem manutenção.
                            Que o óleo por exemplo, é for life..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                              A marca diz que esta caixa não tem manutenção.
                              Que o óleo por exemplo, é for life..
                              E a Getrag o que diz?

                              Tens o exemplo da Bmw que não aconselha (ou não aconselhava) qualquer manutenção da ZF, mas a própria ZF preconiza manutenção nessas caixas. Seja como for, eu não andava mais de 60 mil kms com o mesmo óleo. Neste momento e tendo que ser reparada, irá levar óleo novo certamente. Tive a ver na net (desconhecia completamente) e há vários relatos de problemas nessas caixas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                A marca diz que esta caixa não tem manutenção.
                                Que o óleo por exemplo, é for life..
                                Correto...é for life...se a life for curta está feito! resumindo se a caixa necessitar de reparação...leva novo óleo...renew life!

                                E depois lá está o tratamento que o anterior dono deu a esse componente é desconhecido...tens malta que mesmo com caixas auto/robotizadas são uns estronços!
                                Editado pela última vez por midnightblack; 05 January 2021, 15:49.

                                Comentário


                                  #17
                                  Devias ter feito melhor os trabalhos de casa. São conhecidos imensos casos de problemas nessas caixas, devido ao desgaste prematuro das embraiagens. Porque isso é que ninguém quer carros com essa caixa.

                                  Se esses 80.000 km forem com as embraiagens originais, já te podes dar com sorte. Havia casos que nem 40.000 km faziam.

                                  Comentário


                                    #18
                                    @ecoflex, @midnightblack, certo, mas isso não implica que não tenham que me dar garantia pela venda.

                                    @now, sem dúvida. E agora tenho o stand a fugir a responsabilidades...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                      @ecoflex, @midnightblack, certo, mas isso não implica que não tenham que me dar garantia pela venda.

                                      @now, sem dúvida. E agora tenho o stand a fugir a responsabilidades...

                                      Correto, nem que fosse das mais básicas e ilegais...motor e caixa.

                                      O problema é que o stand aliado à baixa quilometragem do veiculo (abaixo dos 100mil km) pode tentar "rabear" com má utilização da caixa, sem no entanto, a ter verificado à data da venda...

                                      Daí estou a ver a teres encargos com assessoria jurídica, sem garantia de seres ressarcido pelo stand.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Uma caixa automatica é dificil assumir ma utilizacao diria eu.. aliado ao facto que a avaria é num modulo de comando. eu nao sei como se avaria esse modulo. nao tnho conhecimentos para isso xD

                                        Comentário


                                          #21
                                          A avaria no modulo de comando está abrangida pela garantia, a bem ou a mal o stand terá que reparar/substituir.

                                          Já a embraiagem, é de facto um elemento de desgaste, portanto a garantia não cobre. Pode cobrir, em parte, se se provar que houve desgaste excessivo por causa da avaria, e mesmo assim só conta a partir do momento em que reportaste a avaria. O que geralmente se faz é um bom desconto na peça nova, evita anos de discussão em tribunal sobre se gastou 10 ou 12 ou 20% nesse periodo, sem que a viatura possa circular.

                                          Insiste novamente, com mais calma e paciência do que é suposto teres nesta situação, pode ser que se faça luz do outro lado. Se não resolver, é falar logo com o centro de arbitragem para o sector automóvel (CASA)
                                          No site tens a lista de empresas aderentes. As empresas aderentes dificilmente poem entraves à resolução de disputas através deles, já os não aderentes podem ou não aceitar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                            @ecoflex, @midnightblack, certo, mas isso não implica que não tenham que me dar garantia pela venda.

                                            @now, sem dúvida. E agora tenho o stand a fugir a responsabilidades...
                                            Eu não me estava sequer a pronunciar sobre isso, até porque não sei. Calculo, no entanto, que tenhas a razão do teu lado e espero que consigas resolver as coisas da melhor forma possível.

                                            O que te perguntei era mesmo uma pergunta séria e não retórica. Não existem (e isso já deves saber) óleos vitalícios. Essa caixa tem que ter manutenção, ainda que a marca diga que não é preciso. Daí a minha questão...será que a Getrag tem a mesma opinião? E tu, como utilizador de uma caixa dessas precisas de saber isso, a não ser que metas vendas o carro (antes ou depois da caixa reparada).

                                            Comentário


                                              #23
                                              @HaagenDazs colocando a hipótese de teres que suportar na totalidade os custos de reparação da caixa e outras coisas relacionadas com esse problema (embraiagem, mão de obra, etc) qual o valor total em causa?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Caixa nova na marca... sete mil euros
                                                Reparação em casa especializada com 12 meses garanta.. quase 4 mil euros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu tenho uma queda/atração para estas m****s...

                                                  Primeiro, tenho um John Cooper Works N14... muitas alegrias mas deu-me muitas despesas. Demais até.
                                                  Agora, para carro do dia a dia.. adquiro um Powershift....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O processo está nos tribunais. Em 8 meses mexeu 0.
                                                    estou tramado. o carro continua na garagem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                      O processo está nos tribunais. Em 8 meses mexeu 0.
                                                      estou tramado. o carro continua na garagem.



                                                      O stand que vendeu o carro, não quer assumir, presumo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        O stand que vendeu o carro, não quer assumir, presumo...
                                                        Claro que não... já está em tribunal e está, para que iriam mexer alguma palha agora?
                                                        Não mexeram quando deviam, foram levados a tribunal, agora navegam na maionese de ***** que é o nosso sistema Judicial.

                                                        Como estes casos são super complicados e complexos 8 meses são insuficientes..

                                                        Os meus pesames ao OP.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          MSCars - Garantia viatura | caixa automática | 82000km (portaldaqueixa.com)



                                                          O stand primeiro culpa o dono pela falta de manutenção da caixa de um carro comprado à 18 mil km atrás, como o João Santos diz e bem que fez a revisão de acordo com o previsto resolvem culpar a marca do carro, já eles que venderam o carro e são os responsáveis pela garantia não assumem nada.

                                                          Se vendem carros problemáticos azar, que façam o trabalho de casa antes. Agora só tem é de assumir.

                                                          Obrigado pelo aviso, mais um stand para riscar da lista

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho piada às desculpas, a marca não indica uma manutenção na caixa, mas o particular que compra o carro tem que saber que a caixa precisa de manutenção mesmo que a marca diga o contrário

                                                            Já o stand que sabe tudo e que este tipo de caixas dá problemas porque o comprou para revenda? Só se for para enganar os clientes, podiam alegar que ignoravam o problema, mas é mais grave ainda, sabem perfeitamente do problema destas caixas mas mesmo assim compram estes carros mais baratos em segunda mão para os revender e ganhar dinheiro à custa dos clientes incautos.

                                                            Comentário

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