Olá,
É o meu primeiro post, e queria desde já, saudar toda a comunidade e agradecer pela oportunidade.
Sou proprietário (único proprietário) de um Volvo V40 1.9D de 2003 com 240,000Km, e estou muito contente com a viatura.
Já recorri a este fórum anteriormente, para a resolução de algumas duvidas e fui bem sucedido.
Foi uma grande ideia a criação deste fórum.
Como o titulo indica, tive um problema com o turbocompressor, que teve como sintomas o assobiar, fumo branco e perda de potência, característicos desta avaria, e com a ajuda do Vida Dice 2014 (software dedicado) procedi a sua desmontagem, e aproveitei para dar uma limpeza na admissão e na Egr, pois desconfio que um problema de soluço entre as 1500 rpm e 2500 rpm era causado pela Egr, como já foi referido noutros tópicos.
A estrutura (carcaça) do turbo estava boa, apenas o CHRA/ cartucho estava danificado deixando passar o óleo pela parte da turbina para o intercooler. Após a substituição do CHRA, foi tudo instalado no sitio respeitando sempre o torque de aperto recomendado pelo VIDA/ Fabricante.
Foi injetado óleo na entada de alimentação do óleo no turbocompressor, e também procedi ao arranque com o motor de arranque desligado, em varias tentativas, para proporcionar assim, a circulação do óleo das partes internas. O óleo claro, foi mudado assim como o respetivo filtro.
Após a fase de teste, com o trabalhar ao ralenti e verificação do nível do óleo, decidi dar uma volta para ver o seu comportamento em estrada, quando aconteceu o pior! Não tinha feito 10 m e o motor começou a desalvorar durante 5 seg. pois consegui engatar a 5 mudança e ele foi abaixo sem esforço. Mas ainda assim, fez uma fumaceira terrível!
Fiquei aterrorizado com o sucedido, e ao mesmo tempo estupefacto pois não conseguia compreender o que tinha causado tal fenómeno. Afinal, tudo tinha sido instalado segundo as regras, pensava eu… Após nova desmontagem do turbocompressor, fiquei de certa maneira contente, pois este estava operacional, sem nenhum defeito a assinalar. Continuei as investigações para averiguar de onde tinha surgido a falha, e ao desmontar a admissão esta estava cheia de óleo e então comecei a perceber o que tinha acontecido… Fiz um erro terrível, inadmissível mesmo, quando não limpei o intercooler! Tinha limpo todas as tubagens adjacentes, mas não o principal suspeito! Que deceção! A salientar, que o óleo que passou para a admissão era o óleo velho depositado no intercooler, como já mencionei.
Bom, atualmente foi tudo limpo como deve ser, o intercooler foi desmontado e limpo, a admissão foi toda desmontada até a entrada das válvulas de admissão e saída de gazes, o pré catalisador e o catalisador foram lavados com lavadora de alta pressão de onde saiu imenso óleo.
O óleo que estava nas válvulas do coletor de admissão foi aspirado (as válvulas estão fechadas), ainda existe alguma humidade no interior, consegui introduzir um tubo com 3mm de diâmetro pelo orifício das velas incandescentes para averiguar se existe óleo nos pistões/ cilindros, e com a ajuda de uma mega seringa suguei e não há vestígio de óleo no seu interior.
Estes passos estão corretos? Quais as vossas sugestões? Mesmo que fique um pouco de óleo existe algum problema no reativar do motor?
Quando sair desta embrulhada, vou fazer um teste de compressão dos cilindros,
para apurar se está tudo ok.
Não sou mecânico de profissão, mas, sou o mecânico do meu Volvo, á vários anos. Já efetuei outros trabalhos, para a sua boa manutenção e sou um adepto fervoroso do DIY.
Grato desde já pela atenção, votos de um bom ano!
mikev40
É o meu primeiro post, e queria desde já, saudar toda a comunidade e agradecer pela oportunidade.
Sou proprietário (único proprietário) de um Volvo V40 1.9D de 2003 com 240,000Km, e estou muito contente com a viatura.
Já recorri a este fórum anteriormente, para a resolução de algumas duvidas e fui bem sucedido.
Foi uma grande ideia a criação deste fórum.
Como o titulo indica, tive um problema com o turbocompressor, que teve como sintomas o assobiar, fumo branco e perda de potência, característicos desta avaria, e com a ajuda do Vida Dice 2014 (software dedicado) procedi a sua desmontagem, e aproveitei para dar uma limpeza na admissão e na Egr, pois desconfio que um problema de soluço entre as 1500 rpm e 2500 rpm era causado pela Egr, como já foi referido noutros tópicos.
A estrutura (carcaça) do turbo estava boa, apenas o CHRA/ cartucho estava danificado deixando passar o óleo pela parte da turbina para o intercooler. Após a substituição do CHRA, foi tudo instalado no sitio respeitando sempre o torque de aperto recomendado pelo VIDA/ Fabricante.
Foi injetado óleo na entada de alimentação do óleo no turbocompressor, e também procedi ao arranque com o motor de arranque desligado, em varias tentativas, para proporcionar assim, a circulação do óleo das partes internas. O óleo claro, foi mudado assim como o respetivo filtro.
Após a fase de teste, com o trabalhar ao ralenti e verificação do nível do óleo, decidi dar uma volta para ver o seu comportamento em estrada, quando aconteceu o pior! Não tinha feito 10 m e o motor começou a desalvorar durante 5 seg. pois consegui engatar a 5 mudança e ele foi abaixo sem esforço. Mas ainda assim, fez uma fumaceira terrível!
Fiquei aterrorizado com o sucedido, e ao mesmo tempo estupefacto pois não conseguia compreender o que tinha causado tal fenómeno. Afinal, tudo tinha sido instalado segundo as regras, pensava eu… Após nova desmontagem do turbocompressor, fiquei de certa maneira contente, pois este estava operacional, sem nenhum defeito a assinalar. Continuei as investigações para averiguar de onde tinha surgido a falha, e ao desmontar a admissão esta estava cheia de óleo e então comecei a perceber o que tinha acontecido… Fiz um erro terrível, inadmissível mesmo, quando não limpei o intercooler! Tinha limpo todas as tubagens adjacentes, mas não o principal suspeito! Que deceção! A salientar, que o óleo que passou para a admissão era o óleo velho depositado no intercooler, como já mencionei.
Bom, atualmente foi tudo limpo como deve ser, o intercooler foi desmontado e limpo, a admissão foi toda desmontada até a entrada das válvulas de admissão e saída de gazes, o pré catalisador e o catalisador foram lavados com lavadora de alta pressão de onde saiu imenso óleo.
O óleo que estava nas válvulas do coletor de admissão foi aspirado (as válvulas estão fechadas), ainda existe alguma humidade no interior, consegui introduzir um tubo com 3mm de diâmetro pelo orifício das velas incandescentes para averiguar se existe óleo nos pistões/ cilindros, e com a ajuda de uma mega seringa suguei e não há vestígio de óleo no seu interior.
Estes passos estão corretos? Quais as vossas sugestões? Mesmo que fique um pouco de óleo existe algum problema no reativar do motor?
Quando sair desta embrulhada, vou fazer um teste de compressão dos cilindros,
para apurar se está tudo ok.
Não sou mecânico de profissão, mas, sou o mecânico do meu Volvo, á vários anos. Já efetuei outros trabalhos, para a sua boa manutenção e sou um adepto fervoroso do DIY.
Grato desde já pela atenção, votos de um bom ano!
mikev40
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