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Ajuda urgente - Fiat punto 55 com problemas

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    Ajuda urgente - Fiat punto 55 com problemas

    Boas, o meu carro está a apresentar vários sintomas, queria pedir ajuda pra saber ao certo qual é o problema.

    O carro é um fiat punto 55.

    Está a gastar muita gasolina
    Engasga muito em baixa rotação até as 3000 como se tivesse aos soluços
    Ouço algo a raspar, parece q é na correia da distribuição
    Ralenti instável, e muitos tremores
    Algumas vezes ao andar, ouve se o motor a falhar como se tivesse a 3 cilindros porém não está
    O carro está fraco
    E quando acelero em ponto morto, ele sobe a rotação porém o barulho não é contínuo na maior parte das vezes
    E por fim, quando ligo o carro, ouço um "tac tac tac" parece vir da cabeça. Que provavelmente se mantém mesmo depois de estar quente

    E são esses os sintomas.
    Alguém me sabe dizer as possíveis causas?

    #2
    Esses motores não são ainda de carburador?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Esses motores não são ainda de carburador?
      Muito improvável.
      1994 já tinham todos ignição electrónica...

      Comentário


        #4
        Não percebo nada de mecânica mas essa sensação de falhar e de estar a trabalhar a 3 cilindros não pode ser alguma vela queimada?

        Comentário


          #5
          Distribuição fora de ponto
          Bobine(s) KO
          Cabos velas
          Velas

          Basicamente o básico.

          Comentário


            #6
            Pode ser tanta coisa, mas suspeito da correia distribuição pode estar fora do ponto

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Distribuição fora de ponto
              Bobine(s) KO
              Cabos velas
              Velas

              Basicamente o básico.
              E entradas de ar

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Muito improvável.
                1994 já tinham todos ignição electrónica...
                Ignição ou injecção?

                De qualquer forma, penso que os primeiros Punto 55 ainda eram de carburador, mas posso estar errado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Ignição ou injecção?

                  De qualquer forma, penso que os primeiros Punto 55 ainda eram de carburador, mas posso estar errado.
                  https://www.tav-autoverwertung.de/sh...to-55-Lancia-Y

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Ignição ou injecção?

                    De qualquer forma, penso que os primeiros Punto 55 ainda eram de carburador, mas posso estar errado.
                    Ou isso ignição.
                    Tive um e não tinha puxada de ar com tinha um R5 que tb tive antes. Garanto que fazia uma diferença enooooormmmme

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Distribuição fora de ponto
                      Bobine(s) KO
                      Cabos velas
                      Velas

                      Basicamente o básico.
                      Velas são novas, cabos também. Tem filtro de ar novo.
                      Eu também estou a achar q pode estar fora de ponto. Isto começou depois q o trouxe da inspeção. Lá no centro levaram as rotações ao fim do redline. Talvez a correia estava com folga e saltou uns dente ou dois

                      Comentário


                        #12
                        Uma junta KO
                        Falta compressão
                        Etc..

                        Comentário


                          #13
                          https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                          Nos outros países europeus, as normas anti-poluição mais exigentes que por cá faziam com que certos motores já tivessem injecção de série, enquanto aqui ainda continuámos a usar o "bom velho" carburador...

                          Mas também tens carburadores no eBay alemão:

                          https://www.ebay.de/itm/Vergaser-Fia...EAAOSw4A5YwGex
                          Editado pela última vez por LinoMarques; 14 January 2021, 17:47.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                            Nos outros países europeus, as normas anti-poluição mais exigentes que por cá faziam com que certos motores já tivessem injecção de série, enquanto aqui ainda continuámos a usar o "bom velho" carburador...

                            Mas também tens carburadores no eBay alemão:

                            https://www.ebay.de/itm/Vergaser-Fia...EAAOSw4A5YwGex
                            Cá, só de injecção.

                            Comentário


                              #15
                              Case esteja mesmo fora de ponto, e eu alinhar. O motor volta a trabalhar no normal ou tem danos permanentes?

                              Comentário


                                #16
                                Esse não faz danos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                                  Nos outros países europeus, as normas anti-poluição mais exigentes que por cá faziam com que certos motores já tivessem injecção de série, enquanto aqui ainda continuámos a usar o "bom velho" carburador...

                                  Mas também tens carburadores no eBay alemão:

                                  https://www.ebay.de/itm/Vergaser-Fia...EAAOSw4A5YwGex
                                  Isso não é um carburador.

                                  É só o corpo da borboleta, que é usado na injecão multiponto até.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Manutenção desse veiculo nao é cara, passar na oficina para ver isso
                                    Editado pela última vez por Rools; 14 January 2021, 18:53.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                      Isso não é um carburador.

                                      É só o corpo da borboleta, que é usado na injecão multiponto até.
                                      Monoponto

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                        Monoponto
                                        Não.

                                        Monoponto foi o primeiro que coloquei.

                                        Os que o Lino colocou são apenas os corpos da borboleta, ou injectores estão depois disso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Ignição ou injecção?

                                          De qualquer forma, penso que os primeiros Punto 55 ainda eram de carburador, mas posso estar errado.
                                          A partir de 1993, os carros eram todos de injecção e catalizador. Os ultimos fiat uno, a partir de de 1992 ou 1993 em diante já eram de injecção monoponto, com exceção do uno turbo i.e., que tinha injecção multiponto. Tanto que as designações dos modelos mudaram nessa altura. Passou de uno 45 para uno 1.0 i.e. o 60 para 1.1 i.e, e por aí fora.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Esse não faz danos.
                                            Reparei mais uma coisa. Hoje fui colocar anti congelante pois o nível estava baixo. Quando desapertei a tampa, ouvi pressão a liberar, tipo ar a escapar rápido. E o carro tava desligado há +- 15 horas.

                                            Junta queimada?

                                            Reparei também q ele está a soltar fumo branco pelo escape. É por conta do frio ou está a entrar água no cilindro?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tiras as velas e saberás..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pressão ao fim de umas horas... é o Fire!

                                                Barato! Fiat fica sempre em conta.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Cá, só de injecção.


                                                  eblase, sim, todos os Fiat Punto com motorização a gasolina possuíam injecção electrónica (pelo menos em território nacional) e até julgo que todos já tivessem catalisador, por isso a injecção electrónica seria obrigatória.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O eblase já te deu os pontos todos para ires despistando. Se um carro falha, assumindo que o barulho não é mecÂnico, é porque a injecção, ignição ou abertura de válvulas não estão no ponto.
                                                    Se não mexeste na distribuição recentemente e esta está dentro do programado para a sua manutenção preventiva é pouco provavel alterações.
                                                    Deverá ser ignição ou injecção, presumo que ainda há material abundante para esses carros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tritton Ver Post
                                                      Boas, o meu carro está a apresentar vários sintomas, queria pedir ajuda pra saber ao certo qual é o problema.

                                                      O carro é um fiat punto 55.

                                                      Está a gastar muita gasolina
                                                      Engasga muito em baixa rotação até as 3000 como se tivesse aos soluços
                                                      Ouço algo a raspar, parece q é na correia da distribuição
                                                      Ralenti instável, e muitos tremores
                                                      Algumas vezes ao andar, ouve se o motor a falhar como se tivesse a 3 cilindros porém não está
                                                      O carro está fraco
                                                      E quando acelero em ponto morto, ele sobe a rotação porém o barulho não é contínuo na maior parte das vezes
                                                      E por fim, quando ligo o carro, ouço um "tac tac tac" parece vir da cabeça. Que provavelmente se mantém mesmo depois de estar quente

                                                      E são esses os sintomas.
                                                      Alguém me sabe dizer as possíveis causas?
                                                      Amigo tive esse problema ou parecido era o sensor Map , vê isso ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ver as bobines (são duas). Tive um igual e tive de trocar por que originava sintomas semelhantes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tritton Ver Post
                                                          Reparei mais uma coisa. Hoje fui colocar anti congelante pois o nível estava baixo. Quando desapertei a tampa, ouvi pressão a liberar, tipo ar a escapar rápido. E o carro tava desligado há +- 15 horas.

                                                          Junta queimada?

                                                          Reparei também q ele está a soltar fumo branco pelo escape. É por conta do frio ou está a entrar água no cilindro?
                                                          Agora reparei neste post. Possivelmente tem a junta queimada pois.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se me é permitido, aproveito este tópico para colocar um problema que o meu 55 apresenta.

                                                            Em dias mais frios/húmidos, por vezes o carro desliga-se quando carrego na embraiagem ao chegar a uma rotunda para reduzir a mudança por exemplo. Ou quando vou com ele engatado, sem acelerar, e carrego na embraiagem. A rotação cai, a luz do óleo acende, e por vezes recupera outras vai a baixo.

                                                            Não é constante, mas ultimamente tem acontecido com mais frequência de se desligar quando pressiono a embraiagem em algumas situações, como chegar a rotundas, entrar em lombas.

                                                            Pensei ser os pontos de massa, limpei e lixei os mesmos, quer da bateria para a carroceria, quer para a caixa mas não resolveu.

                                                            Agora mais virado para o sensor de rotação da cambota, junto ao género de uma roda dentada.

                                                            O que acham?

                                                            Comentário

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