Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - Astra K 1.6 Estranha após mudança de óleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - Astra K 1.6 Estranha após mudança de óleo

    Boas pessoal

    Comprei uma Astra K 1.6 matriculada em maio de 2018 e fabricada em abril de 2018. Houve em tempos um post que dizia que a opel tinha feito uma alteração ao óleo de motor de 5w30 para 0w20.

    Eu consultei a opel e enviaram-me um mail todo giro e um pdf a dizer que sim senhor e tal o meu era dos que levava 0W20.
    (Isto apesar de ter o carro registado no MyOpel e na parte da manutenção recomendam o óleo 5W30)

    Assim fiz vi a norma, fui a oficina e mudei oleo e filtro para os 0W20. Isto foi ontem... Entre ontem e hoje já acendeu 2x a luz de aviso de motor, está mais ruidoso e no geral estranho. Não acho nada normal o comportamento do carro.

    Assumo a perda dos meus preciosos euros e volto a meter 5W30? Ou vou à Opel pedir explicações?

    #2
    Essa mudança de óleo foi numa oficina Opel?

    Comentário


      #3
      Não foi na Norauto, o óleo usado foi o Shell Helix Ultra Profissional AS-L 0W20.

      Comentário


        #4
        Não creio de todo que seja pelo tipo de óleo que o carro mudou de comportamento. Terão andado a mexer no que naõ deviam? é ires lá reclamar, obviamente. Porque se acontecer algum problema mais grave, terão que assumir a cagada que eventualmente fizeram.

        Comentário


          #5
          Os avisos quais são?

          Falta de pressão de óleo no motor?

          Basta uma má manipulação na parte de diagnóstico e eletrónica para muita coisa parecer uma árvore de natal.

          Motor mais ruidoso poderá acontecer efetivamente devido à troca de viscosidade,mas se o teu motor for dos que poderá levar 0w20 não haverá problema para a integridade deste mesmo.

          Caso de dúvida imobiliza a viatura,contacta a Norauto e leva a viatura à Opel.

          PS: Evitem Norautos e outros,muios funcionários não têm sequer habilitações e conhecimentos para certas e muitas funções que lhe são atribuídas,são formados de forma interna.

          Comentário


            #6
            Os erros que vi de esguelha da primeira vez que os fez anteotem foram de MAF e bomba de combustível e um outro de temperatura do Ar muito alta. O carro ilumina apenas a luz do motor. Realmente eu pedi para ser visto se o filtro de ar precisaria de ser substituido.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Goyhaz Ver Post
              Os erros que vi de esguelha da primeira vez que os fez anteotem foram de MAF e bomba de combustível e um outro de temperatura do Ar muito alta. O carro ilumina apenas a luz do motor. Realmente eu pedi para ser visto se o filtro de ar precisaria de ser substituido.
              verifica se o filtro de ar ficou bem encaixado, esta a dar erro de maf pode ser isso

              Comentário


                #8
                Hoje voltou a dar o erro da MAF. Apagou-se e voltou a dar novamente. Vamos desmontar e remontar a caixa do filtro. Entretanto a saga do óleo continua. Como acho o carro estranho fui até ao reparadod autorizado e espante-se afinal o 0W20 não é assim tão obrigatório ou recomendado, só em casos de contratos muito específicos, por isso meta o 5W30... Portanto outra mudança de óleo para fazer...

                Comentário


                  #9
                  Se tiraram a ficha da maf para mudar o filtro de ar, fica registado.

                  Se montarem mal o filtro, fica registado avaria na maf.

                  Sobre o óleo, penso já ter escrito isso no tópico dos 1.6cdti, todos levam 0W20 com a norma Opel excepto os de 136cvs que levam 5W30 DEXOS2. Mais detalhes, só com o VIN. O teu reparador que informe preto no branco.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Sobre o óleo, penso já ter escrito isso no tópico dos 1.6cdti, todos levam 0W20 com a norma Opel excepto os de 136cvs que levam 5W30 DEXOS2. Mais detalhes, só com o VIN. O teu reparador que informe preto no branco.
                    Quanto a isso fui hoje à OPEL com o VIN o plano de manutenção diz 0W20, eles dizem que esse óleo só para contratos ou situações especificas e que metem 5W30. E eu posso dizer que com o 0W20 o carro anda mesmo estranho... Pode ser só da minha cabeça e dos erros da MAF...

                    Não deixa de ser estranho ou caricato o plano de manutenção diz 0W20 e o my astra com o mesmo VIN diz 5W30...

                    Comentário


                      #11
                      se o carro está a dar erros no sensor de massa de ar, é normal que o comportamento do carro não seja o normal

                      Comentário


                        #12
                        PONTO DA SITUAÇÃO: O Filtro do ar (que pedi para verem se estava bom na Norauto) estava mal montado, descaído e fora do encaixe por assim dizer, por isso talvez a má posição estivesse a obstruir o percurso do ar de alguma maneira. Por isso os soluços e mau comportamento em geral podem ter sido apenas resultado do filtro do ar mal montado e não necessariamente do óleo.

                        Resta-me agradecer a todos pelos vossos inputs que por um lado me tranquilizaram e me ajudaram a pensar de forma mais calma para resolver o problema (carro pago com uma semana a dar erros não é a melhor coisa do mundo)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Goyhaz Ver Post
                          PONTO DA SITUAÇÃO: O Filtro do ar (que pedi para verem se estava bom na Norauto) estava mal montado, descaído e fora do encaixe por assim dizer, por isso talvez a má posição estivesse a obstruir o percurso do ar de alguma maneira. Por isso os soluços e mau comportamento em geral podem ter sido apenas resultado do filtro do ar mal montado e não necessariamente do óleo.

                          Resta-me agradecer a todos pelos vossos inputs que por um lado me tranquilizaram e me ajudaram a pensar de forma mais calma para resolver o problema (carro pago com uma semana a dar erros não é a melhor coisa do mundo)
                          Ainda bem que era algo básico.

                          Mas por aí também já "vês" a qualidade do serviço.

                          Comentário


                            #14
                            Já agora em que zona do país te encontras?

                            Comentário


                              #15
                              Beja/Évora - A norauto foi a de évora. Quem resolveu acabou por ser um gajo da Mforce (ex-midas) em Beja.

                              Comentário


                                #16
                                Eu disse que podia ser isso do filtro... [emoji41]

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Goyhaz Ver Post
                                  Beja/Évora - A norauto foi a de évora. Quem resolveu acabou por ser um gajo da Mforce (ex-midas) em Beja.
                                  Ainda bem, provavelmente apanhaste alguém que sabe o mínimo de mecânica, pois a maioria agora sem um PC nas mãos fica à nora. Mas chegaste a trocar o óleo ou ainda foste a tempo de dar com o "gato" antes? Realmente, se nem uma tarefa do mais básico que há que é mudar um filtro do ar fizeram em condições, que imaginar do resto...e pensar que há malta lá a mudar bombas de água, correias de distribuição...MEDO.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                    Ainda bem, provavelmente apanhaste alguém que sabe o mínimo de mecânica, pois a maioria agora sem um PC nas mãos fica à nora. Mas chegaste a trocar o óleo ou ainda foste a tempo de dar com o "gato" antes? Realmente, se nem uma tarefa do mais básico que há que é mudar um filtro do ar fizeram em condições, que imaginar do resto...e pensar que há malta lá a mudar bombas de água, correias de distribuição...MEDO.
                                    O óleo que lá está agora é o 0W20. Confesso que não noto grandes diferenças de performance. Apenas mais ruído. Eu como já tinha visto um Sr na midas há uns bons anos deixar cair um filtro de óleo novinho para dentro da tina do óleo usado e e apanha sacode e não faz mal... Nunca mais deixei o carro sozinho sem eu estar lá em cima... o COVID deu um bocado cabo do esquema que agora nem todos me deixam andar ao pé deles...

                                    Comentário


                                      #19
                                      O 0w20 tem a particularidade de aquecer mais rapidamente e permitir um menor consumo de combustível. Pelo menos, quando tinha o Honda Jazz e levava esse óleo, era o que lá vinha indicado nas características.

                                      https://www.shell-livedocs.com/data/...3bfcd0d34c.pdf

                                      https://pt.radiopachone.org/qual-ole...s-diferem-2951

                                      PS: não admira que a Opel se baralhe, a Norauto também trocou as fotos, espero que não troquem também o óleo que vão colocar nos carros! https://www.norauto.pt/p/oleo-de-mot...-1l-57368.html

                                      Comentário


                                        #20
                                        Este Sábado passei ao lado de uma Astra TVDE e o barulho ao ralenti fez-me lembrar o Alfa 146 do meu pai quando tinha o variador de fase KO, um barulho em que parece que algo anda "partido" no motor, eu sinceramente não conseguia andar com o meu carro assim.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X