Anúncio

Collapse
No announcement yet.

308 com gemido ao virar volante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    308 com gemido ao virar volante

    Boas pessoal. Gostaria se possível se me podem dar alguma dica do que se está a passar com meu 308 de 2010.
    De á uns tempos para cá, depois de ter circulado com carro por uns (20-50 Km)depois de parar o carro por 1 hora ou mais, ao ligar de novo e ao virar a direcção notei um gemido tipo uuuhuummmm. Não é alto mas está lá.
    Isto acontece quando rodo o volante rápido para a esquerda ou direita com o carro parado. O barulho não é continuo. Se rodar lento não faz.

    Depois de estar na garagem, passado umas horas já não faz.
    De manhã quando arranco e ando seguido, enquanto não paro, não faz. Parece que só faz depois de parado por uma hora ou mais (estranho eu sei) e dá a impressão que só faz quando está sol e calor, mas pode ser apenas coincidência.
    Não tem fugas visíveis,o nível não tem baixado, nem folga que se note. Mandei trocar o fluido da marca para ver se melhorava, pois nunca tinha sido mudado. Não fez no dia o gemido, se calhar porque estava a chover mas passado 2 dias com tempo quente lá veio o barulho outra vez, á frente na zona da bomba.
    Quando estava a gemer, tirei a tampa da bomba e o fluido estava com espuma. Rodei o volante para um lado e para o outro sem a tampa umas 15x e o gemido quase que desapareceu e a espuma também.
    No dia seguinte fui ver o nível e o mesmo estava baixo. (ar?)
    Preenchi com fluido DA da Peugeot um pouco acima do máximo.
    Hoje conduzi vários km entre paragens e viagem, não fez barulho e o fluido não apresentou espuma ou bolhas.
    Mas também é certo que antes com carro frio não fazia o gemido.
    Temo que amanha ou depois torne a ganhar ar ou lá o que é. No mínimo estranho...
    Reparei agora, não sei se já fazia ou é paranóia minha agora, que com carro parado a trabalhar rodando o volante muito devagar,em esforço, sinto um ligeiro tremido no volante. Rodando um pouco mais rápido já não faz.
    Não sei se é uma característica do carro ou não que nunca tinha reparado. Em condução não se nota nada.

    Na altura ao mudarem o fluido, disseram que lubrificaram a barra de direcção, dentro da coifa com silicone, que poderia ser os retentores ressequidos,pois fuga não tinha.(o barulho é do lado da bomba)Disseram que quando punham a mão na ponteira de direcção , o barulho desaparecia. Não sei. Não estava perto do carro para ver.
    Se melhorou foi pouco.
    O pequeno tremido do volante com o carro a trabalhar ao ralentin parado, em esforço, é normal nestes carros?
    Agradecia o parecer aqui da malta se possível. Obrigado.
    Editado pela última vez por MarioJose; 31 May 2021, 20:06.

    #2
    Originalmente Colocado por MarioJose Ver Post
    Boas pessoal. Gostaria se possível se me podem dar alguma dica do que se está a passar com meu 308 de 2010.
    De á uns tempos para cá, depois de ter circulado com carro por uns (20-50 Km)depois de parar o carro por 1 hora ou mais, ao ligar de novo e ao virar a direcção notei um gemido tipo uuuhuummmm. Não é alto mas está lá.
    Isto acontece quando rodo o volante rápido para a esquerda ou direita com o carro parado. O barulho não é continuo. Se rodar lento não faz.

    Depois de estar na garagem, passado umas horas já não faz.
    De manhã quando arranco e ando seguido, enquanto não paro, não faz. Parece que só faz depois de parado por uma hora ou mais (estranho eu sei) e dá a impressão que só faz quando está sol e calor, mas pode ser apenas coincidência.
    Não tem fugas visíveis,o nível não tem baixado, nem folga que se note. Mandei trocar o fluido da marca para ver se melhorava, pois nunca tinha sido mudado. Não fez no dia o gemido, se calhar porque estava a chover mas passado 2 dias com tempo quente lá veio o barulho outra vez, á frente na zona da bomba.
    Quando estava a gemer, tirei a tampa da bomba e o fluido estava com espuma. Rodei o volante para um lado e para o outro sem a tampa umas 15x e o gemido quase que desapareceu e a espuma também.
    No dia seguinte fui ver o nível e o mesmo estava baixo. (ar?)
    Preenchi com fluido DA da Peugeot um pouco acima do máximo.
    Hoje conduzi vários km entre paragens e viagem, não fez barulho e o fluido não apresentou espuma ou bolhas.
    Mas também é certo que antes com carro frio não fazia o gemido.
    Temo que amanha ou depois torne a ganhar ar ou lá o que é. No mínimo estranho...
    Reparei agora, não sei se já fazia ou é paranóia minha agora, que com carro parado a trabalhar rodando o volante muito devagar,em esforço, sinto um ligeiro tremido no volante. Rodando um pouco mais rápido já não faz.
    Não sei se é uma característica do carro ou não que nunca tinha reparado. Em condução não se nota nada.

    Na altura ao mudarem o fluido, disseram que lubrificaram a barra de direcção, dentro da coifa com silicone, que poderia ser os retentores ressequidos,pois fuga não tinha.(o barulho é do lado da bomba)Disseram que quando punham a mão na ponteira de direcção , o barulho desaparecia. Não sei. Não estava perto do carro para ver.
    Se melhorou foi pouco.
    O pequeno tremido do volante com o carro a trabalhar ao ralentin parado, em esforço, é normal nestes carros?
    Agradecia o parecer aqui da malta se possível. Obrigado.




    Então ninguém faz ideia do que poderá ser? Será que é só eu que tenho este sintoma no carro? Então é mesmo azar.
    Vou ter que "arriscar" ir a outro mecânico para ver uma segunda opinião. Não quero amanhã ter que mudar a bomba e a caixa por causa de ar ou outro problema no sistema.
    Editado pela última vez por MarioJose; 01 June 2021, 09:57.

    Comentário


      #3
      Boas,
      Eu no seu caso começava por garantir que a correia dos acessórios e respectivo tensor estao em bom estado. Uma correia mal tensionada pode provocar barulho quando sujeita a maior esforço (por exemplo ao virar a direção)

      Comentário


        #4
        nao faço ideia qual poderá ser o problema, mas deixa-me só dizer que deves evitar mexer a direção com o carro parrado, dado que esta vai estar submetida a um muito maior esforço
        sempre que possível colocar o carro a andar ligeiramente enquando trabalhas com a direção, pode ser a bomba já a ficar cansada, mas no teu caso e sendo só nesses situações deixava andar e esperava que o barulho ficasse mais intenso

        Comentário


          #5
          Pois. Esqueci de dizer que quando faz a tal ressonaçia ou barulho, desliguei o carro, e forçando a direcção, sente-se o barulho. Daí ter excluído a bomba. E como não faz sempre... mas não sei. Na altura em que levei á oficina, puseram um mecânico dentro do carro e outro por baixo do elevador a ver de onde o barulho vinha. Disseram que enquanto giravam o volante, ao agarrarem na haste da ponteira, o mesmo desaparecia.
          Daí terem lubrificado por dentro da protecção da caixa a barra dentada. Mas pouco adiantou.
          Reparei que quando o barulho está presente, ao levantar a roda do lado do mesmo, rodando o volante ele não faz. Voltando quando desço a roda.
          Realmente o gemido parece uma borracha ressequida quando está em fricção com um veio.
          Também disseram que folgas ou fugas não tinha, e que deixasse andar até os sintomas agravarem ou notasse folga ou prisão na direcção. Perguntei se era da bomba, disseram que não. Que era da caixa, mas como não tem folgas, aconselharam que não justificava para já estar a gastar dinheiro. (1150 euros mais iva nova na origem, reconstruida 700 e reconstruida com a velha á troca 300) sem mão de obra. Convém ter a certeza.
          Amanhã vou levar a outra oficina para uma segunda opinião e verificação do sistema para ver se o resultado coincide com a primeira.

          Se não detectarem nada, sigo o seu conselho.
          Deixo andar até que os sintomas se manifestem mais acentuadamente e ou sinta a direcção ficar mais pesada. Devido ao custo das peças, é a opção mais acertada para então ter a certeza qual o componente a substituir.
          Obrigado pelos conselhos.
          Quanto á pequena vibração ao rodar o volante muito lentamente? Será normal? Nota se que nao é 100% macio. Tem que ser muito devagar com o carro parado ao ralentin. Alguém me pode confirmar?
          Editado pela última vez por MarioJose; 01 June 2021, 17:08.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carlos93 Ver Post
            Boas,
            Eu no seu caso começava por garantir que a correia dos acessórios e respectivo tensor estao em bom estado. Uma correia mal tensionada pode provocar barulho quando sujeita a maior esforço (por exemplo ao virar a direção)

            Boas Carlos. Pelo que vi, estes carros usam bomba da direcção electro-hidraulica. então o seu funcionamento é feito por um motor eléctrico acoplado a uma bomba hidráulica. Assim sendo , não usa correia para seu funcionamento.
            Vim agora da oficina. Dá a entender que não gostam de mexer/trocar bomba ou caixa com receio que no fim o resultado não seja o pretendido. Disseram que podia ser uma ponteira seca ou gripada a um rolamento do suporte do amortecedor. É daqueles serviços que nao lhes dão interesse.
            Aconselharam como foi dito aqui em baixo, para deixar andar até que o barulho ou sintomas agravassem.
            O caricato é que desde que sangrei á força (rodas no chão) e repus o nível, o barulho e a espuma até agora não apareceu. (para já). Espero que assim se mantenha.
            Obrigado pela atenção.
            Editado pela última vez por MarioJose; 02 June 2021, 15:43.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MarioJose Ver Post
              Boas Carlos. Pelo que vi, estes carros usam bomba da direcção electro-hidraulica. então o seu funcionamento é feito por um motor eléctrico acoplado a uma bomba hidráulica. Assim sendo , não usa correia para seu funcionamento.
              Vim agora da oficina. Dá a entender que não gostam de mexer/trocar bomba ou caixa com receio que no fim o resultado não seja o pretendido. Disseram que podia ser uma ponteira seca ou gripada a um rolamento do suporte do amortecedor. É daqueles serviços que nao lhes dão interesse.
              Aconselharam como foi dito aqui em baixo, para deixar andar até que o barulho ou sintomas agravassem.
              O caricato é que desde que sangrei á força (rodas no chão) e repus o nível, o barulho e a espuma até agora não apareceu. (para já). Espero que assim se mantenha.
              Obrigado pela atenção.
              é daqueles problemas que se calhar até passam 10 anos e continuam sem se agravar, pelo que não vale apena estar a gastar dinheiro e mudar peças à sorte, até acertar no diagnóstico

              Comentário


                #8
                Tal e qual. Obrigado.

                Comentário


                  #9
                  O meu também faz isso de vez em quando. Não ligues... Já pesquisei e li que há quem lubrifique a coluna da direção em baixo (junto aos pedais).

                  Sinceramente nunca o fiz.

                  Comentário


                    #10
                    É. Só sinto uma ligeirissíma vibração ao ir rodando o volante muito, mas muito devagar com carro parado ao ralenti. Mal começo a andar deixa de fazer, ou não sinto. Não sei se é assim mesmo ou agora estou a ser paranóico também))

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MarioJose Ver Post
                      Boas Carlos. Pelo que vi, estes carros usam bomba da direcção electro-hidraulica. então o seu funcionamento é feito por um motor eléctrico acoplado a uma bomba hidráulica. Assim sendo , não usa correia para seu funcionamento.
                      Vim agora da oficina. Dá a entender que não gostam de mexer/trocar bomba ou caixa com receio que no fim o resultado não seja o pretendido. Disseram que podia ser uma ponteira seca ou gripada a um rolamento do suporte do amortecedor. É daqueles serviços que nao lhes dão interesse.
                      Aconselharam como foi dito aqui em baixo, para deixar andar até que o barulho ou sintomas agravassem.
                      O caricato é que desde que sangrei á força (rodas no chão) e repus o nível, o barulho e a espuma até agora não apareceu. (para já). Espero que assim se mantenha.
                      Obrigado pela atenção.
                      Obrigado pelo esclarecimento, assim sendo não estará relacionado e mais vale seguir os bons conselhos de outros users

                      Comentário


                        #12
                        Uma actualização á minha situação, que talvez possa ajudar alguns leitores com problema idêntico. Hoje fui a mais 3 oficinas. Sou teimoso e não descansava enquanto não soubesse o que era. Uma das 3 detectou o barulho ao por a mão em cima do rolamento do cabeçote do amortecedor. Ele vibrava quando fazia o gemido. Até eu lá meti lá a mão a pedido do mecânico. E realmente vibrava ao rodar o volante acompanhado pelo maldito ranger. O mecânico aconselhou-me a que devido aos custos inerentes e não ao preço da peça em si que é barata, que aproveita-se mudar a peça quando precisasse substituir os amortecedores, uma vez que o carro já tem uns bons kilometros, ao que concordei. Como só fazia a quente , saí de lá e fui a uma lavagem com pistola á pressão para tirar a duvida final. Dei umas esguichadelas á pressão por baixo da cava da roda para cima do amortecedor e o barulho desapareceu. Agora ao pesquisar pelo barulho na zona certa ,encontrei este vídeo que é exactamente o mesmo barulho que o meu faz.
                        Quando me fartar ou seja necessário mudar os amortecedores, mando mudar o conjunto completo.

                        https://www.youtube.com/watch?v=8GLW2kljgPE

                        Obrigado aos que tentaram e me aconselharam.
                        Editado pela última vez por MarioJose; 25 June 2021, 14:16.

                        Comentário


                          #13
                          PSA e topos de amortecedor é mato. Tens de mudar.

                          Cabe a ti pagar agora para mudar só isso ou fazes bem feito e mudas os amortecedores.

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado eblase. Sim, quando mudar mudo o conjunto. Ainda são os de origem e já vão com 11 anos.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X