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    Sensor dispara.

    Tenho um C2 VTR 1.4 HDi á uns dois anos e nunca deu alerta de temperatura, sempre com as temperaturas a rondar as 2/3 barras.
    No entanto Sábado após uma viagem de 36mins, encostei o carro á beira da estrada para descansar da viagem, e quando liguei o motor, a temperatura estava normal (2 barras) mas a ultima barra de côr vermelha começou a piscar e apitar. Já vos aconteceu algo parecido neste modelo?

    Isto aconteceu Sábado, e hoje voltou a acontecer. Tem líquido refrigerador suficiente portanto não é daí.

    #2
    Originalmente Colocado por Snowe Ver Post
    a temperatura estava normal (2 barras) mas a ultima barra de côr vermelha começou a piscar e apitar. .
    Que confusao aqui vai. Entao se a ultima estava a piscar como podes dizer q estava normal só com 2 barras?

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      #3
      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
      Que confusao aqui vai. Entao se a ultima estava a piscar como podes dizer q estava normal só com 2 barras?
      Porque na verdade não sobe até ao limite. O que achei estranho porque para acusar temperatura alta deveriam subir as barras todas por ordem. Mas não é o caso. A última fica volta e meia intermitente a dar alerta visual e sonoro. Mas só tens as duas primeiras barras acesas. Não mais.

      Comentário


        #4
        Pode ser um problema no painel ou no computadorzinho que processa a informação. Muitos carros têm um hiato de tempo nas leituras de temperatura pois, em tempo real, ela oscila bastante. No exemplo que tu deste, em que vais a circular e paras, é normal a temperatura subir um bocado, pois o motor deixa de ser arrefecido pela deslocação de ar e demora algum tempo até arrefecer de novo. Provavelmente, ele está a enviar esse alarme de subir porque, ou não está a fazer bem os hiatos de temperatura ou, de facto, a temperatura sobe mesmo demasiado. A ventoinha está a disparar?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
          Pode ser um problema no painel ou no computadorzinho que processa a informação. Muitos carros têm um hiato de tempo nas leituras de temperatura pois, em tempo real, ela oscila bastante. No exemplo que tu deste, em que vais a circular e paras, é normal a temperatura subir um bocado, pois o motor deixa de ser arrefecido pela deslocação de ar e demora algum tempo até arrefecer de novo. Provavelmente, ele está a enviar esse alarme de subir porque, ou não está a fazer bem os hiatos de temperatura ou, de facto, a temperatura sobe mesmo demasiado. A ventoinha está a disparar?
          Penso que a ventoinha esteja a funcionar. Entretanto falei com um amigo que é mecânico e acha que pode ser o termostato. Pelo menos começar por ai pra identificar o problema.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Snowe Ver Post
            Penso que a ventoinha esteja a funcionar. Entretanto falei com um amigo que é mecânico e acha que pode ser o termostato. Pelo menos começar por ai pra identificar o problema.
            Nunca fui grande fã da ideia de trocar peças para identificar o problema, mas se o termostato é velho, não perdes nada com isso.

            Convém ver se a água está a circular bem e com a pressão adequada, não basta ter liquido de refrigeração a nível. O mecânico pode ver isso antes e depois de trocar o termostato para ter um termo de comparação, e também pode testar o liquido de refrigeração para ter mais uma garantia que a junta está boa.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
              Nunca fui grande fã da ideia de trocar peças para identificar o problema, mas se o termostato é velho, não perdes nada com isso.

              Convém ver se a água está a circular bem e com a pressão adequada, não basta ter liquido de refrigeração a nível. O mecânico pode ver isso antes e depois de trocar o termostato para ter um termo de comparação, e também pode testar o liquido de refrigeração para ter mais uma garantia que a junta está boa.
              Tanta gente que pede dicas e preferem trocar 1001 peças até acertarem....

              Tudo para não pagarem um diagnóstico....

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                #8
                Se o teu amigo é bom mecânico de certo que a primeira coisa que te disse é para trazeres o carro que ele vai ver o que se passa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Snowe Ver Post
                  Tenho um C2 VTR 1.4 HDi á uns dois anos e nunca deu alerta de temperatura, sempre com as temperaturas a rondar as 2/3 barras.
                  No entanto Sábado após uma viagem de 36mins, encostei o carro á beira da estrada para descansar da viagem, e quando liguei o motor, a temperatura estava normal (2 barras) mas a ultima barra de côr vermelha começou a piscar e apitar. Já vos aconteceu algo parecido neste modelo?

                  Isto aconteceu Sábado, e hoje voltou a acontecer. Tem líquido refrigerador suficiente portanto não é daí.
                  O facto de ter liquido de refrigeração não implica que o mesmo esteja a circular pelo motor, podes ter uma avaria de bomba de agua ou mesmo um termostato avariado.

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                    #10
                    Como já disseram, somente com um teste se pode saber qual a causa da única "certeza" que existe, o motor aqueceu demais... E mesmo essa possibilidade pode ser afastada se houver um erro algures no circuito que faz a medição!...

                    Comentário


                      #11
                      "para acusar temperatura alta deveriam subir as barras todas por ordem. Mas não é o caso. A última fica volta e meia intermitente a dar alerta visual e sonoro. Mas só tens as duas primeiras barras acesas."

                      Esta parte diz tudo. É avaria no modulo da temperatura.

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