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Opel Corsa C 1.7 DTI (Pressão do Turbo)

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    Opel Corsa C 1.7 DTI (Pressão do Turbo)

    Olá, antes de mais sou novo cá no fórum e infelizmente foi por motivos de desespero pois decidi tentar a minha sorte em pedir ajuda aos mais experientes e aos que têm alguma ideia do que possa ser a origem do problema que eu tenho.

    Bem, o meu carro está com este problema há meses e eu já percorri vários mecânicos e eletricistas e ninguém dá com o jeito.
    Antes de explicar o problema que o carro tem eu vou adicionar em abaixo algumas informações sobre o carro.

    Marca: Opel
    Modelo: Corsa C
    Ano: 2002
    Motor: Isuzu 1.7 DTI 75cv (com intercooler)
    Turbo: O turbo é de um Opel Corsa B 1.5 (o estado do turbo está bom e a funcionar corretamente)
    ECU Reprogramada: Não

    Resumindo quanto ao problema que eu tenho com o carro é o seguinte:

    O meu mecânico consegui colocar 1 bar de pressão através da válvula e de facto está a fazer essa pressão, mas quando o carro entra em força, ou seja, em andamento (acontece sempre quando deixo o pé a fundo no pedal do acelerador) a luz de revisão / erro (ícone amarelo com o carro e a chave no meio) aparece e o carro perde a força e fica totalmente “amarrado”.

    Noto que, quando acelero a fundo e deixo o pedal (a repetir o mesmo processo várias vezes) o carro aguenta por mais algum tempo, mas se eu deixar por mais alguns segundos o pé a fundo no pedal do acelerador a luz garantidamente liga e o carro perde força parecendo que entra num estado de “safe-mode”.

    O carro apenas volta ao normal (a luz desliga) quando desligo o carro e retiro a chave de ignição e o carro mesmo desengatado (em neutro), acelerando a fundo não liga essa luz.

    O que já tentamos para corrigir o problema?

    - Eliminar a válvula EGR (tapamos, simplesmente);
    - Fizemos o diagnóstico à Centralina depois do carro acender a luz mas não originou qualquer código erro quanto ao problema;
    - O único código erro que mostra no diagnósitico e mesmo apagando ele volta a aparecer, é o seguinte:
    13 - Intermittent - Security code not programmed. (eu tentei pesquisar sobre este erro mas não parece que se relaciona com o problema atual que o carro tem)
    - Limpamos o sensor, pressão coletor de admissão;
    - Tentamos (o eletricista) adicionar 4 mapas na Centralina para tentar corrigir o problema.

    O carro continua igual sem solução.
    Editado pela última vez por Flipe97; 29 July 2021, 01:00. Razão: Correção no modelo do carro.

    #2
    Eu sem perceber nada do assunto diria que o problema aí é o turbo, o corsa B é um carro com muito menos eletrónica, quando aceleras a fundo a Centralina do veículo fica à espera de informação do turbo, ela não chega e aparece o erro.

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      #3
      Quanto ao turbo, o do Corsa B 1.5 e do Corsa C 1.7 não tem eletrónica, é uma parte totalmente mecânica, agora o que é diferente do Corsa B para o Corsa C é o funcionamento do pedal, enquanto a do B é por cabo, já do C é eletrónico (pelo menos o meu).

      Independentemente do sistema de aceleração no pedal, seja mecânico ou eletrónico, é uma questão de pressão que o turbo gera e o que a Centralina é capaz de aceitar o que suponho que seja o problema, mas eu não sou mecânico nem eletricista, mas acho que não é difícil perceber que quando o carro entra em força, gera a pressão que possivelmente a Centralina não suporta (ultrapassa o limite de pressão de fábrica) e corta completamente a força e acende a tal luz.

      Mas mesmo se o problema for dos parâmetros do limite de pressão do turbo na Centralina a serem ultrapassados não faz muito sentindo para mim porque o carro às vezes nem chega sequer a 1 bar e liga a luz e corta.
      Editado pela última vez por Flipe97; 29 July 2021, 04:41.

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        #4
        já tentaste com outra centralina e o teu mapa?

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          #5
          Olha já tive um Corsa B 1.5TD e ainda tenho um Astra 1.7Dti com o motor igual ao do teu Corsa, e só posso dizer que estás enganado, a gestão do motor é completamente diferente, uma é mecanica e a outra é electronica, aliás o 1.7 usa duas centralinas.

          De origem a pressão do 1.7 Dti não chega aos 1.0 bar creio que é 0.8, portanto sem alterar os parametros do mapa nunca vais andar com o carro sem ser em safe mode assim que for ultrapassada a pressão.

          No meu Astra tive um problema com o MAP (sensor do colector) assim que passava as 3.000 rpms o carro entrava em safe mode e perdia força.

          Só para veres a sensibilidade da coisa, mandei vir um sensor do ebay através da referencia do meu e não resolveu, reclamei com o vendedor e ele enviou outro ficou igual. Mandei vir um supostamente original autocolante igualzinho e fisicamente igual tambem não resolveu.

          Farto da situação fui a uma sucata e experimentei um usado e pronto ficou bom! Portanto se queres alterar e meter mais pressão tens de o fazer com quem saiba senão vai dar sempre barraca.

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            #6
            Bom pessoal, quero agradeço desde já a todos pelas respostas!

            Quero só atualizar para dizer que já achamos o problema que corta a pressão do turbo!

            O problema tem haver com o sensor, pressão coletor de admissão.

            O meu mecânico desligou a ficha deste mesmo sensor para fazer a experiência e já não corta, porém, a luz ao ligar o carro como é óbvio fica presente no quadrante, mas de resto o carro cria a força e não corta, finalmente!

            Eu já encomendei um novo sensor no AUTODOC que pela descrição diz que aguenta até 1.9 bars de pressão, agora só resta esperar para ver se realmente um sensor novo que aguenta mais pressão resolve o problema da luz e do corte mas por agora, com a ficha do sensor desligado já não há cortes mas a luz fica presente no quadrante o que não me preocupa muito.

            Eu penso que o sensor atual está danificado de alguma forma ou simplesmente não aguenta mais do que uma determinada pressão e quando esse valor é lido pela Centralina, corta.

            Agora é fazer reprogramação no carro e aumentar esses valores.

            Quando chegar o novo sensor eu vou fazer os testes sem a reprogramação para atualizar o post!
            Editado pela última vez por Flipe97; 29 July 2021, 13:59. Razão: Consentimentos.

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              #7
              Vejam lá é se o sensor está a ler bem e realmente há pressão a mais e entra em modo de segurança..

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                #8
                Foi o que acabei de explicar, estamos agora à espera do novo sensor para saber se realmente é o sensor atual que não aguenta a pressão até 1 bar pois com o computador ligado na entrada OBD2 a pressão mostrada que está no manómetro do turbo é igual aos dados do computador em tempo real, chega a 1 bar sem problema agora não sabemos se o sensor em si aguenta essa pressão toda daí dar o corte, só resto esperar pelo novo e ver os resultados.

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                  #9
                  O problema pode ser derivado ao carro não fazer essa pressão de origem, o sensor até pode estar a ler bem, mas assim que passa a pressão de origem entra em safe mode.

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