Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW 320d Sport - Motor gripado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BMW 320d Sport - Motor gripado?

    Bom dia,

    Adquiri há um mês uma BMW 320d Sport (150cv) de 2002, com 276000kms.

    Há uns dias ia na autoestrada e deu-me a sensação que o motor estava a acelerar sozinho. Tirei o pé do acelerador e, de facto, estava. Apertei a embraiagem para perceber a rotação do motor e estava no máximo. Consegui reduzir a velocidade lentamente e cheguei ao destino em segurança.

    Sintomas: uma fumarada descomunal, perda de potência permanente e o motor a trabalhar parece um tractor.

    Dado o carro estar na garantia, fui a uma oficina indicada pelo stand e bastou ao chefe da oficina ouvir o motor para me dizer que está gripado.

    Não estou particularmente preocupado dado que está em garantia mas, no meu caso, o que fariam? Quais são as opções que tenho por forma a não ficar prejudicado no futuro? Reparação? Os motores em 2ª mão darão garantias? Propor devolução do dinheiro?

    Já diz o CR7 das centralinas que jamais se deve rectificar um motor. Por isso, julgo que não seja uma opção para mim...
    Editado pela última vez por japazul; 27 August 2021, 08:08.

    #2
    Por essa descrição diria que o turbo desalvorou (creio que é assim que se escreve)

    Quando à retificação vs motor usado, acho que preferia o primeiro, sendo bem retificado fica como novo, e o CR7 das centralinas disse "cambotas não se retificam" é uma peça do motor, não o motor inteiro

    Comentário


      #3
      Se o CR7 das centralinas diz, é porque é verdade. Um gajo não ia fazer videos no youtube a dizer coisas só para ganhar views que lhe dão bastantes €€, pois não?!

      De qualquer das maneiras, essa opção é de quem dá a garantia e não tua.
      Podes sempre sugerir a opção que tu achas mais adequada e chegar a acordo de valores.

      Comentário


        #4
        Bem se optares por um motor em segunda mão...quem te garante que esse não lhe acontece o mesmo que aconteceu ao teu?

        Se as reparações em garantia forem bem executadas e incluirem a revisão ao turbo...porque não?

        Ficas com o teu motor recondicionado, nova rodagem...se arranjares e venderes uns tempos depos, tens como aqueles anuncios..."carro com 280mil km mas motor 4mil km..."

        Já que vão mexer é ver tudo, tubagens e tal. ( se vires que vale a pena ver a questão do óleo da caixa, refrigeração e embraiagem)..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
          Por essa descrição diria que o turbo desalvorou (creio que é assim que se escreve)

          Quando à retificação vs motor usado, acho que preferia o primeiro, sendo bem retificado fica como novo, e o CR7 das centralinas disse "cambotas não se retificam" é uma peça do motor, não o motor inteiro
          Desalvorou, foi isso mesmo que o homem disse!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
            Bem se optares por um motor em segunda mão...quem te garante que esse não lhe acontece o mesmo que aconteceu ao teu?
            Também pensei nisso... Mas quando tens o coração do carro "morto", pensas em tudo...

            Não digo que a reparação seja pior, mas ando em busca de opiniões de quem percebe muito mais que eu...

            Comentário


              #7
              Mas assim só de repente... Um m47 a gripar com 270mil? Esse carro não tem esses km nem aqui nem ma China.
              Se calhar está em milhas, 270 mil milhas [emoji28]
              Relativamente ao problema, eu arranjaria um motor novo, com km comprovaveis, fica mais barato e ficas mais bem servido.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                Mas assim só de repente... Um m47 a gripar com 270mil? Esse carro não tem esses km nem aqui nem ma China.
                Explica detalhadamente sff

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                  Explica detalhadamente sff
                  Primeiro, um BMW segmento D do inicio dos anos 2000 a diesel com 270 mil? Ja estranhava... tipo, muito!
                  Segundo, um M47 gripar com esses KM é só uma coisa extremamente rara... esse motor foi vendido aos milhões e é do mais fiavel que há.
                  Terceiro, ja ando há muito ano a virar frango neste meio e o meu palpite é que tenha o dobro...
                  Mas se me arranjarem a matricula já confirmo, pelo menos em PT (se nao for importado) se os km batem certo... Apostava um jantar na boa, como não batem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                    Primeiro, um BMW segmento D do inicio dos anos 2000 a diesel com 270 mil? Ja estranhava... tipo, muito!
                    Segundo, um M47 gripar com esses KM é só uma coisa extremamente rara... esse motor foi vendido aos milhões e é do mais fiavel que há.
                    Terceiro, ja ando há muito ano a virar frango neste meio e o meu palpite é que tenha o dobro...
                    Mas se me arranjarem a matricula já confirmo, pelo menos em PT (se nao for importado) se os km batem certo... Apostava um jantar na boa, como não batem.
                    O user que te mande uma pm se tens possibilidade de verificar isso era uma boa.

                    o m47 não padece daquele mal de engolir borboletas de admissão?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                      O user que te mande uma pm se tens possibilidade de verificar isso era uma boa.

                      o m47 não padece daquele mal de engolir borboletas de admissão?
                      Sim padece, mas com 20 anos elas já foram ao tempo... De certeza que já nao estão lá.
                      Isso era obrigatorio remover, deve ser raro o m47 que ainda as tenha.

                      Comentário


                        #12
                        Jedi, assumiste tanta coisa que acabas por ter a mesma credibilidade que o polvo que escolhia a bandeira do vencedor

                        Também ando nisti há uns diazitos, sei como é que as coisas são. Há de tudo, mas há pessoal que assume que só existe a parte que lhes dá mais jeito.

                        Com isso, atiro-te 3 320d desses com menos de 100mil kms e todos com motor trocado. 2 deles em garantia, por 2x, com a ultima mudança em 2010.

                        O 3o foi pago pelo dono porque aos 70mil e 8 anos ainda tinha o óleo de fábrica.
                        Estamos em 2021, e o oleo deste ultimo foi o posto na mudança de motor. Só fez 12mil!
                        O primeiro que andar com este carro depois do homem quinar, fica com o motor nas mãos. Com 82mil!!

                        É fixe assumir cenas lol...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                          Explica detalhadamente sff
                          O colega está a querer dizer q pode ter havido martelanço nos kms. É que com essa idade podia ter quase o dobro. É nacional ou importado?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                            Jedi, assumiste tanta coisa que acabas por ter a mesma credibilidade que o polvo que escolhia a bandeira do vencedor

                            Também ando nisti há uns diazitos, sei como é que as coisas são. Há de tudo, mas há pessoal que assume que só existe a parte que lhes dá mais jeito.

                            Com isso, atiro-te 3 320d desses com menos de 100mil kms e todos com motor trocado. 2 deles em garantia, por 2x, com a ultima mudança em 2010.

                            O 3o foi pago pelo dono porque aos 70mil e 8 anos ainda tinha o óleo de fábrica.
                            Estamos em 2021, e o oleo deste ultimo foi o posto na mudança de motor. Só fez 12mil!
                            O primeiro que andar com este carro depois do homem quinar, fica com o motor nas mãos. Com 82mil!!

                            É fixe assumir cenas lol...
                            Os mitos urbanos do diz que disse... Que bom pra ti [emoji4]
                            Agora 3 exemplares (fazendo fé na tua palavra) fazem regra em milhoes de M47's.
                            Tu deste 3 exemplos, queres 500 exemplos de 20d como eu disse? [emoji38][emoji38][emoji38]
                            Voltando ao assunto e nao querendo ferir a susceptibilidade do user EliseLotus, arranja aí a matricula que eu já vejo os km.
                            Editado pela última vez por JEDI; 27 August 2021, 19:24.

                            Comentário


                              #15
                              Boa tarde caros,

                              Jedi, enviei PM.

                              Obrigado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                O colega está a querer dizer q pode ter havido martelanço nos kms. É que com essa idade podia ter quase o dobro. É nacional ou importado?
                                Nacional

                                Comentário


                                  #17
                                  Não é nada improvável que o carro tenha mais kms, mas é assim tão improvável um motor com 270k e 20 anos desalvorar por causa do turbo e gripar o motor por falta de óleo? Se calhar, se o japazul tivesse tentado imobilizar o motor quando notou a anomalia em vez de prosseguir a viagem até ficar sem óleo, só precisava de substituir o turbo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                    Se calhar, se o japazul tivesse tentado imobilizar o motor quando notou a anomalia em vez de prosseguir a viagem até ficar sem óleo, só precisava de substituir o turbo...
                                    Claro, compreendo isso. Mas como não sou propriamente entendido em automóveis e não conseguindo avaliar a anomalia, ainda assim estando já no fim da autoestrada, imobilizei o carro 2kms depois...

                                    Houve ainda outra coisa que me deixou mais desconfiado: antes de fazer o negócio, quando experimentei o carro, o escape fazia um assobio intenso ao acelerar. Até pensei que o carro tivesse repro ou algo. Perguntei ao vendedor e disse-me que não, que deveria ser apenas o próprio trajecto do fumo dentro do escape. Obviamente que, sendo um perfeito desconhecedor e não tendo motivos para desconfiar do stand (já lá tinha comprado outro carro antes, sem problemas), acreditei.

                                    O mais engraçado é que, quando levei agora o carro à oficina, o mecânico perguntou se o escape não assobiava... :-D

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esse assobio excessivo seria provavelmente um indicador que o turbo já não estava bom. Pelo que descreves o motor devia estar bom, e foi o turbo que arruinou o motor.

                                      É melhor não falares no stand/oficina que andaste os 2km até sair da AE

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                        Não é nada improvável que o carro tenha mais kms
                                        Ao que parece são reais...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                          Esse assobio excessivo seria provavelmente um indicador que o turbo já não estava bom.
                                          Andou assim dois meses. Ainda bem que o "assobio" ficou identificado logo quando experimentei o carro. E depois do comentário do mecânico sobre o "assobio" creio que está assumido que o turbo não estava em condições logo na aquisição. Para mim, o assobio, segundo o vendedor, seria só mesmo "o próprio trajecto do fumo dentro do escape".

                                          Há alguma hipótese de considerar que a responsabilidade me pode ser imputada? Não há, certo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há alguma hipótese de considerar que a responsabilidade me pode ser imputada? Não há, certo?
                                            Não fales naquela parte dos 2km que fizeste depois do problema, não vá quererem usar essa desculpa para descartar responsabilidades

                                            Mas se compraste o carro com garantia, só telêm que te arranjar o carro

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                              Não fales naquela parte dos 2km que fizeste depois do problema, não vá quererem usar essa desculpa para descartar responsabilidades

                                              Mas se compraste o carro com garantia, só telêm que te arranjar o carro
                                              Sim, garantia de 6 meses em caixa e motor.

                                              Olhando à gravidade e independentemente do tipo de reparação (reparar ou substituir motor), devo reclamar garantia adicional? Ou, mesmo assim, no final dos 6 meses expira?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por japazul Ver Post
                                                Sim, garantia de 6 meses em caixa e motor.

                                                Olhando à gravidade e independentemente do tipo de reparação (reparar ou substituir motor), devo reclamar garantia adicional? Ou, mesmo assim, no final dos 6 meses expira?
                                                Essas garantias são ilegais.
                                                Tens direito a 2 anos de garantia geral, que em comum acordo pode ser reduzido para 1 ano.

                                                Prepara-te para teres chatices.... Quem "oferece" 6 meses de garantia de motor e caixa é menino para dizer que o turbo não faz parte do motor. Que é um acessório ou peça de desgaste.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por japazul Ver Post
                                                  Ao que parece são reais...
                                                  A fazer a suposta média p justificar adquirir diesel (30 mil anuais) esse carro devia ter hipoteticamente 600 mil em 20 anos, o que na realidade se traduziria entre 350 a 400 mil.
                                                  O meu 1.4 HDI vai fazer 16 anos e ja conta com 380 mil com media de 70 km diarios.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                    Prepara-te para teres chatices.... Quem "oferece" 6 meses de garantia de motor e caixa é menino para dizer que o turbo não faz parte do motor. Que é um acessório ou peça de desgaste.
                                                    Tal e qual. Vou buscar as pipocas q isto promete.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Calma. Não vale a pena pensar já o pior das pessoas, mas sim é bom estares preparado para apertares com ele, se ele começar a fugir ás responsabilidade. Eu acho que a índole do stand tem que ser muito má para não resolver isto...um carro comprado lá há um mês. Ou arranja o carro, ou devolve o dinheiro ou arranja outro carro ao gosto do japazul como alternativa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                        A fazer a suposta média p justificar adquirir diesel (30 mil anuais) esse carro devia ter hipoteticamente 600 mil em 20 anos, o que na realidade se traduziria entre 350 a 400 mil.
                                                        O meu 1.4 HDI vai fazer 16 anos e ja conta com 380 mil com media de 70 km diarios.
                                                        Os kms são mesmo reais, já consegui confirmar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                                          Calma. Não vale a pena pensar já o pior das pessoas, mas sim é bom estares preparado para apertares com ele, se ele começar a fugir ás responsabilidade. Eu acho que a índole do stand tem que ser muito má para não resolver isto...um carro comprado lá há um mês. Ou arranja o carro, ou devolve o dinheiro ou arranja outro carro ao gosto do japazul como alternativa.
                                                          Para já, não me posso queixar. O rapaz está de férias e já me indicou um parceiro para deixar o automóvel para analisar. Já lá deixei o carro e no início da semana espero ter algum feedback sobre se se confirma a anomalia. O mecânico até me disse que teremos de reunir os três antes da reparação para verificar qual a opção a seguir, já com dados mais concretos na mão...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vais ter ai alguns problemas.

                                                            Esse tipo de casos até deveria ser mesmo na BMW ou assim. É alguma oficina de referência?

                                                            É que se não for, podem vir a arranjar isso o mais barato possível, nem que seja com fita cola castanha ...

                                                            Tem atenção ao que disseram anteriormente, tenta saber onde vão retificar o motor (nem todos os mecânicos fazem isso) e comprovar que vão mudar tubos/vedantes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X