Qual a melhor opção de relação custo/benefício para um filtro de partículas diesel, lavagem ou reconstrução?
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Originalmente Colocado por Picard Ver PostQual a melhor opção de relação custo/benefício para um filtro de partículas diesel, lavagem ou reconstrução?
Pelo meio é util verificar o estado da admissão e da egr (que também pode ser limpa antes de substituida).
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Foi-me aconselhado uma vez lavar a FAP. Ficaria "de molho 24h" num produto qualquer e resolveria o problema de estar constantemente entupida. A oficina foi desonesta e cobrou quase 300€, quando na realidade nada mais fez que uma simples regeneração passiva. Coisa que eu já tinha mandado fazer noutras casas por 20€.
Hoje levei o carro a uma oficina de confiança e o mestre disse que essa coisa da lavagem é uma treta enorme e que não alinha nisso. Eu contei a história acima. Ele aconselhou a reconstrução do miolo do FAP. É enviado o meu filtro a uma casa especializada no ramo e instalado um provisório. A mim, que sou leigo nestas coisas pareceu-me a melhor opção. Ainda assim vim aqui perguntar porque nunca é demais ouvir opiniões.
Edit: Será limpa a válvula EGR. Já era coisa que queria fazer há uns tempos.
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Podiam ter feito a limpeza base do zé da esquina...remover e deixar 24h numa solução de mistolin, deixar secar e reinstalar.
A questão pode ir na pior direção...após a bela da reconstrução (que supostamente fica como original) não tens garantias totais porque estás a analisar só uma componente do problema...devias verificar como estão os itens da admissão.
Outro fator a analisar e uma vez que mandaste 300euros ao lixo na "lavagem"...quanto fica um fap novo para o teu veiculo face à reconstrução que está em análise.
E o que colocam "provisório"...é um novo ou reconstruido? De valor era testar esse reconstruido algum tempo e assim vias se o problema é mesmo só do fap...
Na volta estão a assustar-te com um valor que poderá não superar assim tanto a reconstrução...e novo...é novo!Editado pela última vez por midnightblack; 30 August 2021, 10:19.
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Na marca falaram-me por alto em 3000€ por um FAP novo.
Nesta oficina falam-me em 200/200 e tal pela reconstrução do meu.
Estive a ver na Autodoc e os valores de novo oscilam entre os 500 e 2300€.
Percebo perfeitamente a ideia de testar o substituto. Segundo o que ele disse, leva 12 dias a ir à tal casa.
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Originalmente Colocado por Picard Ver PostNa marca falaram-me por alto em 3000€ por um FAP novo.
Nesta oficina falam-me em 200/200 e tal pela reconstrução do meu.
Estive a ver na Autodoc e os valores de novo oscilam entre os 500 e 2300€.
Percebo perfeitamente a ideia de testar o substituto. Segundo o que ele disse, leva 12 dias a ir à tal casa.
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O carro foi hoje à oficina. Não limparam a EGR "porque não acusou erro" na máquina (carro tem 11 anos).
Fizeram uma regeneração passiva e o chefe deu uma volta. Disse que estava tudo OK.
Saí da oficina e menos de 2km depois, acende-me o aviso de verificar injeção.
A reconstrução do filtro ficou adiada para meados do mês de setembro porque o contacto que o mestre tem, está de férias.
Não tenciono andar com aquela luz vermelha à minha frente. Amanhã volto lá a ver o que eles me dizem.
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver PostVerificar injeção pode ser um injetor com falha , e não ter nada relacionado com FAP.
Os FAP dos 1.5 dCi são do menos problemático que por aí anda. Claro que também têm duração.
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Originalmente Colocado por PSoares Ver PostE se tiver um injetor defeituoso,nãi adinata limpar o fap nem trocar,pois a unidade defeituosa só vai contaminar o novo fap.
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver PostVerificar injeção pode ser um injetor com falha , e não ter nada relacionado com FAP.
Os FAP dos 1.5 dCi são do menos problemático que por aí anda. Claro que também têm duração.
Agora acusa erro nesse mesmo injetor, numa das velas, no sensor de pressão do filtro de partículas e diluição do óleo.
As tentativas de apagar o erro não resultam; volta sempre.
A mensagem no painel agora é Perigo de gripagem de motor e STOP.
(Estou a stressar com isto e não me faz nada bem)
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Originalmente Colocado por Picard Ver PostLevou um injetor há dois anos. E 4 velas.
Agora acusa erro nesse mesmo injetor, numa das velas, no sensor de pressão do filtro de partículas e diluição do óleo.
As tentativas de apagar o erro não resultam; volta sempre.
A mensagem no painel agora é Perigo de gripagem de motor e STOP.
(Estou a stressar com isto e não me faz nada bem)
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Originalmente Colocado por Picard Ver PostLevou um injetor há dois anos. E 4 velas.
Agora acusa erro nesse mesmo injetor, numa das velas, no sensor de pressão do filtro de partículas e diluição do óleo.
As tentativas de apagar o erro não resultam; volta sempre.
A mensagem no painel agora é Perigo de gripagem de motor e STOP.
(Estou a stressar com isto e não me faz nada bem)
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Quando estive na oficina o eletricista tentou várias vezes apagar o erro do óleo e voltava sempre. Ele "enganava" o sistema e dizia que tinha acabado de mudar o óleo e o erro persistia sempre.
O aviso entretanto mudou para Perigo de Gripagem do Motor.
Em casa andei a fazer umas pesquisas e descobri um comentário algures em que alguém dizia que depois de uma ou mais regenerações o nível do óleo subia. Fui verificar a vareta e não é que tinha mais do que o limite? O óleo tinha sido mudado na marca em maio deste ano.
Fui a uma oficina e pedi para me retiraram um bocado do óleo por cima, sem mexer no bujão.
Alguém dá um palpite do que aconteceu a seguir...?
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Originalmente Colocado por Picard Ver PostQuando estive na oficina o eletricista tentou várias vezes apagar o erro do óleo e voltava sempre. Ele "enganava" o sistema e dizia que tinha acabado de mudar o óleo e o erro persistia sempre.
O aviso entretanto mudou para Perigo de Gripagem do Motor.
Em casa andei a fazer umas pesquisas e descobri um comentário algures em que alguém dizia que depois de uma ou mais regenerações o nível do óleo subia. Fui verificar a vareta e não é que tinha mais do que o limite? O óleo tinha sido mudado na marca em maio deste ano.
Fui a uma oficina e pedi para me retiraram um bocado do óleo por cima, sem mexer no bujão.
Alguém dá um palpite do que aconteceu a seguir...?
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Originalmente Colocado por Picard Ver PostVoltou ao normal como se nada fosse.
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver PostNós avisámos-te que isso não era motivo para já se pensar em FAP e afins.
Mas btw, conselho pessoal. Se o nível do óleo subiu (que desconhecia nos 1.5 dCi), significa que está contaminado com gasóleo.
Pondera trocar isso, mesmo fora da marca. Pagas 60-70€ e ficas tranquilo.
Por acaso isso foi outra coisa que li na tal publicação e realmente o óleo cheira a gasóleo. Vou tratar disso, obrigado.
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UPDATE:
Hoje, finalmente o carro deu entrada na oficina. Depois de semanas com a irritante luz de avaria permanentemente acesa e de várias tentativas de arranjar uma FAP de empréstimo, optou-se por lavar este e efetuar mais uma revisão.
A ideia era enviar este para limpeza/reconstrução mas ao que parece, filtros deste modelo em específico, são mais raros em Portugal que não sei o quê.
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