Qual a melhor opção de relação custo/benefício para um filtro de partículas diesel, lavagem ou reconstrução?
Qual a melhor opção de relação custo/benefício para um filtro de partículas diesel, lavagem ou reconstrução?
O ideal é baby steps...cada um sabe da sua carteira, mas dependendo da percentagem de obstrução que o filtro indica na máquina (grau de opacidade) e nessa medida a primeira etapa é a lavagem, não resultando o passo seguinte é a reconstrução...
Pelo meio é util verificar o estado da admissão e da egr (que também pode ser limpa antes de substituida).
Foi-me aconselhado uma vez lavar a FAP. Ficaria "de molho 24h" num produto qualquer e resolveria o problema de estar constantemente entupida. A oficina foi desonesta e cobrou quase 300€, quando na realidade nada mais fez que uma simples regeneração passiva. Coisa que eu já tinha mandado fazer noutras casas por 20€.
Hoje levei o carro a uma oficina de confiança e o mestre disse que essa coisa da lavagem é uma treta enorme e que não alinha nisso. Eu contei a história acima. Ele aconselhou a reconstrução do miolo do FAP. É enviado o meu filtro a uma casa especializada no ramo e instalado um provisório. A mim, que sou leigo nestas coisas pareceu-me a melhor opção. Ainda assim vim aqui perguntar porque nunca é demais ouvir opiniões.
Edit: Será limpa a válvula EGR. Já era coisa que queria fazer há uns tempos.
Podiam ter feito a limpeza base do zé da esquina...remover e deixar 24h numa solução de mistolin, deixar secar e reinstalar.
A questão pode ir na pior direção...após a bela da reconstrução (que supostamente fica como original) não tens garantias totais porque estás a analisar só uma componente do problema...devias verificar como estão os itens da admissão.
Outro fator a analisar e uma vez que mandaste 300euros ao lixo na "lavagem"...quanto fica um fap novo para o teu veiculo face à reconstrução que está em análise.
E o que colocam "provisório"...é um novo ou reconstruido? De valor era testar esse reconstruido algum tempo e assim vias se o problema é mesmo só do fap...
Na volta estão a assustar-te com um valor que poderá não superar assim tanto a reconstrução...e novo...é novo!
Última edição por midnightblack : 30-08-21 às 10:19:33
Na marca falaram-me por alto em 3000€ por um FAP novo.
Nesta oficina falam-me em 200/200 e tal pela reconstrução do meu.
Estive a ver na Autodoc e os valores de novo oscilam entre os 500 e 2300€.
Percebo perfeitamente a ideia de testar o substituto. Segundo o que ele disse, leva 12 dias a ir à tal casa.
O carro foi hoje à oficina. Não limparam a EGR "porque não acusou erro" na máquina (carro tem 11 anos).
Fizeram uma regeneração passiva e o chefe deu uma volta. Disse que estava tudo OK.
Saí da oficina e menos de 2km depois, acende-me o aviso de verificar injeção.
A reconstrução do filtro ficou adiada para meados do mês de setembro porque o contacto que o mestre tem, está de férias.
Não tenciono andar com aquela luz vermelha à minha frente. Amanhã volto lá a ver o que eles me dizem.
Verificar injeção pode ser um injetor com falha , e não ter nada relacionado com FAP.
Os FAP dos 1.5 dCi são do menos problemático que por aí anda. Claro que também têm duração.
Claro.
Com esse aviso, não entendo a prioridade de apontar logo armas ao FAP![]()
Levou um injetor há dois anos. E 4 velas.
Agora acusa erro nesse mesmo injetor, numa das velas, no sensor de pressão do filtro de partículas e diluição do óleo.
As tentativas de apagar o erro não resultam; volta sempre.
A mensagem no painel agora é Perigo de gripagem de motor e STOP.
(Estou a stressar com isto e não me faz nada bem)
Quando estive na oficina o eletricista tentou várias vezes apagar o erro do óleo e voltava sempre. Ele "enganava" o sistema e dizia que tinha acabado de mudar o óleo e o erro persistia sempre.
O aviso entretanto mudou para Perigo de Gripagem do Motor.
Em casa andei a fazer umas pesquisas e descobri um comentário algures em que alguém dizia que depois de uma ou mais regenerações o nível do óleo subia. Fui verificar a vareta e não é que tinha mais do que o limite? O óleo tinha sido mudado na marca em maio deste ano.
Fui a uma oficina e pedi para me retiraram um bocado do óleo por cima, sem mexer no bujão.
Alguém dá um palpite do que aconteceu a seguir...?
Voltou ao normal como se nada fosse.
Nós avisámos-te que isso não era motivo para já se pensar em FAP e afins.
Mas btw, conselho pessoal. Se o nível do óleo subiu (que desconhecia nos 1.5 dCi), significa que está contaminado com gasóleo.
Pondera trocar isso, mesmo fora da marca. Pagas 60-70€ e ficas tranquilo.
UPDATE:
Hoje, finalmente o carro deu entrada na oficina. Depois de semanas com a irritante luz de avaria permanentemente acesa e de várias tentativas de arranjar uma FAP de empréstimo, optou-se por lavar este e efetuar mais uma revisão.
A ideia era enviar este para limpeza/reconstrução mas ao que parece, filtros deste modelo em específico, são mais raros em Portugal que não sei o quê.