Filtro de partículas

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Título: Filtro de partículas

  1. #1
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    Por Defeito Filtro de partículas

    Qual a melhor opção de relação custo/benefício para um filtro de partículas diesel, lavagem ou reconstrução?


  2. #2
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Picard Ver Post
    Qual a melhor opção de relação custo/benefício para um filtro de partículas diesel, lavagem ou reconstrução?
    O ideal é baby steps...cada um sabe da sua carteira, mas dependendo da percentagem de obstrução que o filtro indica na máquina (grau de opacidade) e nessa medida a primeira etapa é a lavagem, não resultando o passo seguinte é a reconstrução...

    Pelo meio é util verificar o estado da admissão e da egr (que também pode ser limpa antes de substituida).
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  3. #3
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    Foi-me aconselhado uma vez lavar a FAP. Ficaria "de molho 24h" num produto qualquer e resolveria o problema de estar constantemente entupida. A oficina foi desonesta e cobrou quase 300€, quando na realidade nada mais fez que uma simples regeneração passiva. Coisa que eu já tinha mandado fazer noutras casas por 20€.

    Hoje levei o carro a uma oficina de confiança e o mestre disse que essa coisa da lavagem é uma treta enorme e que não alinha nisso. Eu contei a história acima. Ele aconselhou a reconstrução do miolo do FAP. É enviado o meu filtro a uma casa especializada no ramo e instalado um provisório. A mim, que sou leigo nestas coisas pareceu-me a melhor opção. Ainda assim vim aqui perguntar porque nunca é demais ouvir opiniões.

    Edit: Será limpa a válvula EGR. Já era coisa que queria fazer há uns tempos.

  4. #4
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    Podiam ter feito a limpeza base do zé da esquina...remover e deixar 24h numa solução de mistolin, deixar secar e reinstalar.

    A questão pode ir na pior direção...após a bela da reconstrução (que supostamente fica como original) não tens garantias totais porque estás a analisar só uma componente do problema...devias verificar como estão os itens da admissão.

    Outro fator a analisar e uma vez que mandaste 300euros ao lixo na "lavagem"...quanto fica um fap novo para o teu veiculo face à reconstrução que está em análise.

    E o que colocam "provisório"...é um novo ou reconstruido? De valor era testar esse reconstruido algum tempo e assim vias se o problema é mesmo só do fap...

    Na volta estão a assustar-te com um valor que poderá não superar assim tanto a reconstrução...e novo...é novo!
    Última edição por midnightblack : 30-08-21 às 10:19:33
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  5. #5
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    Na marca falaram-me por alto em 3000€ por um FAP novo.
    Nesta oficina falam-me em 200/200 e tal pela reconstrução do meu.
    Estive a ver na Autodoc e os valores de novo oscilam entre os 500 e 2300€.
    Percebo perfeitamente a ideia de testar o substituto. Segundo o que ele disse, leva 12 dias a ir à tal casa.


  6. #6
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    Contacta a Imporfase.
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  7. #7
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  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por Picard Ver Post
    Na marca falaram-me por alto em 3000€ por um FAP novo.
    Nesta oficina falam-me em 200/200 e tal pela reconstrução do meu.
    Estive a ver na Autodoc e os valores de novo oscilam entre os 500 e 2300€.
    Percebo perfeitamente a ideia de testar o substituto. Segundo o que ele disse, leva 12 dias a ir à tal casa.
    Com um bocado de sorte mandam o teu filtro à Imporfase e depois acrescentam o valor deles...e na aquisição a mesma coisa...

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Picard Ver Post
    Está correto o valor,ao menos não tens surpresas.

  10. #10
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    O carro foi hoje à oficina. Não limparam a EGR "porque não acusou erro" na máquina (carro tem 11 anos).
    Fizeram uma regeneração passiva e o chefe deu uma volta. Disse que estava tudo OK.
    Saí da oficina e menos de 2km depois, acende-me o aviso de verificar injeção.

    A reconstrução do filtro ficou adiada para meados do mês de setembro porque o contacto que o mestre tem, está de férias.
    Não tenciono andar com aquela luz vermelha à minha frente. Amanhã volto lá a ver o que eles me dizem.

  11. #11
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    Verificar injeção pode ser um injetor com falha , e não ter nada relacionado com FAP.

    Os FAP dos 1.5 dCi são do menos problemático que por aí anda. Claro que também têm duração.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
    Verificar injeção pode ser um injetor com falha , e não ter nada relacionado com FAP.

    Os FAP dos 1.5 dCi são do menos problemático que por aí anda. Claro que também têm duração.
    E se tiver um injetor defeituoso,nãi adinata limpar o fap nem trocar,pois a unidade defeituosa só vai contaminar o novo fap.

  13. #13
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    Claro.

    Com esse aviso, não entendo a prioridade de apontar logo armas ao FAP

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
    Claro.

    Com esse aviso, não entendo a prioridade de apontar logo armas ao FAP
    €€€...

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    E se tiver um injetor defeituoso,nãi adinata limpar o fap nem trocar,pois a unidade defeituosa só vai contaminar o novo fap.
    Correcto. Já aconteceu ser só a egr a causar a avaria. Nada que uma máquina diagnóstico e alguém experiente não saiba resolver.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
    Verificar injeção pode ser um injetor com falha , e não ter nada relacionado com FAP.

    Os FAP dos 1.5 dCi são do menos problemático que por aí anda. Claro que também têm duração.
    Levou um injetor há dois anos. E 4 velas.
    Agora acusa erro nesse mesmo injetor, numa das velas, no sensor de pressão do filtro de partículas e diluição do óleo.
    As tentativas de apagar o erro não resultam; volta sempre.
    A mensagem no painel agora é Perigo de gripagem de motor e STOP.

    (Estou a stressar com isto e não me faz nada bem)

  17. #17
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    Outra oficina?

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Picard Ver Post
    Levou um injetor há dois anos. E 4 velas.
    Agora acusa erro nesse mesmo injetor, numa das velas, no sensor de pressão do filtro de partículas e diluição do óleo.
    As tentativas de apagar o erro não resultam; volta sempre.
    A mensagem no painel agora é Perigo de gripagem de motor e STOP.

    (Estou a stressar com isto e não me faz nada bem)
    De que zona és?

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Picard Ver Post
    Levou um injetor há dois anos. E 4 velas.
    Agora acusa erro nesse mesmo injetor, numa das velas, no sensor de pressão do filtro de partículas e diluição do óleo.
    As tentativas de apagar o erro não resultam; volta sempre.
    A mensagem no painel agora é Perigo de gripagem de motor e STOP.

    (Estou a stressar com isto e não me faz nada bem)
    Tens PM

  20. #20
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    De que zona és?

    Madeira.

  21. #21
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    Madeira.
    Então esquece

  22. #22
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    Quando estive na oficina o eletricista tentou várias vezes apagar o erro do óleo e voltava sempre. Ele "enganava" o sistema e dizia que tinha acabado de mudar o óleo e o erro persistia sempre.
    O aviso entretanto mudou para Perigo de Gripagem do Motor.
    Em casa andei a fazer umas pesquisas e descobri um comentário algures em que alguém dizia que depois de uma ou mais regenerações o nível do óleo subia. Fui verificar a vareta e não é que tinha mais do que o limite? O óleo tinha sido mudado na marca em maio deste ano.
    Fui a uma oficina e pedi para me retiraram um bocado do óleo por cima, sem mexer no bujão.

    Alguém dá um palpite do que aconteceu a seguir...?

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Picard Ver Post
    Quando estive na oficina o eletricista tentou várias vezes apagar o erro do óleo e voltava sempre. Ele "enganava" o sistema e dizia que tinha acabado de mudar o óleo e o erro persistia sempre.
    O aviso entretanto mudou para Perigo de Gripagem do Motor.
    Em casa andei a fazer umas pesquisas e descobri um comentário algures em que alguém dizia que depois de uma ou mais regenerações o nível do óleo subia. Fui verificar a vareta e não é que tinha mais do que o limite? O óleo tinha sido mudado na marca em maio deste ano.
    Fui a uma oficina e pedi para me retiraram um bocado do óleo por cima, sem mexer no bujão.

    Alguém dá um palpite do que aconteceu a seguir...?
    Desapareceu o aviso.
    Picard gosta disto.

  24. #24
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    Voltou ao normal como se nada fosse.

  25. #25
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    Nós avisámos-te que isso não era motivo para já se pensar em FAP e afins.

    Mas btw, conselho pessoal. Se o nível do óleo subiu (que desconhecia nos 1.5 dCi), significa que está contaminado com gasóleo.

    Pondera trocar isso, mesmo fora da marca. Pagas 60-70€ e ficas tranquilo.
    Picard gosta disto.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por Picard Ver Post
    Voltou ao normal como se nada fosse.
    então muito provávelmente o filtro está bom, nestes carros é muito importante alguem que saiba fazer o diagnóstico correto, esse erro nos meganes podem significar muita coisa, até um simples tubo roto pode fazer aparecer essa mensagem no cb
    Picard gosta disto.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
    Nós avisámos-te que isso não era motivo para já se pensar em FAP e afins.

    Mas btw, conselho pessoal. Se o nível do óleo subiu (que desconhecia nos 1.5 dCi), significa que está contaminado com gasóleo.

    Pondera trocar isso, mesmo fora da marca. Pagas 60-70€ e ficas tranquilo.

    Por acaso isso foi outra coisa que li na tal publicação e realmente o óleo cheira a gasóleo. Vou tratar disso, obrigado.

  28. #28
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    Prepara 4 injectores.

  29. #29
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    Por acaso isso foi outra coisa que li na tal publicação e realmente o óleo cheira a gasóleo. Vou tratar disso, obrigado.
    Por isso queria contactar-te

    Ia-te contar todos os cenários possiveis

  30. #30
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    UPDATE:

    Hoje, finalmente o carro deu entrada na oficina. Depois de semanas com a irritante luz de avaria permanentemente acesa e de várias tentativas de arranjar uma FAP de empréstimo, optou-se por lavar este e efetuar mais uma revisão.
    A ideia era enviar este para limpeza/reconstrução mas ao que parece, filtros deste modelo em específico, são mais raros em Portugal que não sei o quê.

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