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Problema ABS ou bomba?

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    Problema ABS ou bomba?

    Boas, precisava de uma opinião da malta acerca de um comportamento que se está a passar no meu carro.

    Trata-se de um Passat B8 (3G5) de 2015 1.6TDI.
    Imediatamente após efetuar uma travagem, a roda frente esquerda e roda traseira direita têm dificuldades em desbloquear, parecendo continuarem a travar. Ou seja, o êmbolo não recolhe imediatamente nessas duas rodas.

    Inicialmente pensou-se que eram os tubos do óleo dos travões entupidos (os que ficam na cava da roda), mudam-se os tubos e problema persiste.
    A centralina não acusa nada no ABS, mas ao travar a fundo não sinto o pedal a compensar. Sinto a roda esquerda (frontal) a deslizar na estrada, enquanto que as outras agarram.

    Será da bomba do óleo dos travões? Será do módulo do ABS? Não terei realmente travado a fundo ao ponto de acionar o ABS?

    Obrigado pelas vossas opiniões.
    Editado pela última vez por fgh; 05 October 2021, 14:44.

    #2
    Originalmente Colocado por fgh Ver Post
    Boas, precisava de uma opinião da malta acerca de um comportamento que se está a passar no meu carro.

    Trata-se de um Passat B8 (3G5) de 2015 1.6TDI.
    Imediatamente após efetuar uma travagem, a roda frente esquerda e roda traseira direita têm dificuldades em desbloquear, parecendo continuarem a travar. Ou seja, o êmbolo não recolhe imediatamente nessas duas rodas.

    Inicialmente pensou-se que eram os tubos do óleo dos travões entupidos (os que ficam na cava da roda), mudam-se os tubos e problema persiste.
    A centralina não acusa nada no ABS, mas ao travar a fundo não sinto o pedal a compensar. Sinto a roda esquerda (frontal) a deslizar na estrada, enquanto que as outras agarram.

    Será da bomba do óleo dos travões? Será do módulo do ABS? Não terei realmente travado a fundo ao ponto de acionar o ABS?

    Obrigado pelas vossas opiniões.
    Parece me bomba central de travoes, se o abs nao chega a atuar provavelmente não será dai.
    Esses sistema de travao sao "divididos" em 2 ,frente esquerda traseira direita e frente direita com traseira esquerda, o proprio deposito do liquido dos travoes tem uma divisória, se tiveres fuga numa roda nunca ficas totalmente sem travões.
    Carece de diagnostico para confirmar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tojeh Ver Post
      Parece me bomba central de travoes, se o abs nao chega a atuar provavelmente não será dai.
      Esses sistema de travao sao "divididos" em 2 ,frente esquerda traseira direita e frente direita com traseira esquerda, o proprio deposito do liquido dos travoes tem uma divisória, se tiveres fuga numa roda nunca ficas totalmente sem travões.
      Carece de diagnostico para confirmar.
      Muito obrigado pela resposta.

      No teu entender, qual seria o diagnóstico a efetuar?

      Já liguei cabo ao carro e módulo do ABS não tem qualquer erro.
      Editado pela última vez por fgh; 06 October 2021, 06:41.

      Comentário


        #4
        Há que diagnosticar a parte eléctrica (sensores, etc), verificar pressão dos pneus e só depois fazer testes tanto à bomba central como ao módulo de abs.

        Comentário


          #5
          Sem ver nada diria bomba central mas não confies em diagnósticos á distancia, esse comportamento verifica se em qualquer travagem , forte ou mais leve?
          és tu que estas a tratar do carro?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tojeh Ver Post
            Sem ver nada diria bomba central mas não confies em diagnósticos á distancia, esse comportamento verifica se em qualquer travagem , forte ou mais leve?
            és tu que estas a tratar do carro?
            Sim, o objetivo é ter outras perspetivas sem qualquer pensamento prévio.

            Não, é um mecânico, mas até ele está intrigado.

            O comportamento verifica-se parado ou a andar. Já foi sangrado o sistema, tirou-se a bomba fora e verificou-se que as molas da mesma funcionam bem.

            Dos quatro tubos do ABS, basta abrir um (correspondente à roda esquerda frente) que a pinça já recolhe e a roda fica libertada. Além disso, a roda traseira (direita) também fica livre.
            Um dos quatro orifícios abaixo. Os dois de cima ligam à bomba dos travões.
            693y07btqbwasiw31ra0tll65phvaoj9.jpg

            Será mesmo da parte mecânica do ABS? Irá isso ao sítio abrindo e verificando?

            EDIT: carro está sem bateria, por isso só pode ser mesmo mecânico.
            Editado pela última vez por fgh; 07 October 2021, 21:24.

            Comentário


              #7
              Tive há pouco tempo um problema idêntico num Auris(sim a toyota é igual às outras todas, o resto é treta e conversa de vendedor).

              No meu caso a roda dianteira esquerda, travava menos que a dianteira direita, levava mais tempo a atuar e não tinha a mesma força.

              Após várias tentativas e análises, o mecânico disse que era do módulo ABS... o pior de tudo é que temos no módulo ABS uma parte electrónica e uma parte mecânica, e apesar de não estar a funcionar bem, não emitia nenhum sinal de erro! portanto a electrónica neste caso e em muitos outros, é uma porcaria.

              A pior parte vem agora... custa só mais de 3mil euros um modulo ABS na marca!

              Solução, encomendei online numa sucata um módulo ABS, e por sorte(sim é preciso, porque mesmo com número de serie igual, pode não ser compatível) é totalmente compatível, e até agora está impecável.
              Atenção que se tentares arranjar um módulo nestas condições, terás que ver o numero de serie do que está agora instalado, ver se é necessário reprogramar, ver se o controlo de estabilidade está ou não lá também, e tudo o que possa dar incompatibilidades, etc...
              No meu caso gastei 200eur e aproveitei e troquei também a bomba de travões, porque com quase 300mil kms e pelo preço de uma bomba nova, convém trocar.

              Boa sorte e vai nos actualizando.

              Comentário


                #8
                De facto tratava-se da parte mecânica do ABS. Incrível...

                Agora tenho outro problema, o carro trava mas parece uma árvore de Natal, cujos erros não consigo limpar.

                Tenho erros no ABS, travões, park assist, start / stop, auto hold e controlo de estabilidade. O carro trava, mas não tem ABS, sensores de estacionamento, auto hold, etc
                Ligando o cabo que tenho VAGCOM 182 ao carro tenho os seguintes erros:

                Erro no módulo Engine
                Código:
                Address 01: Engine (J623-DCXA) Labels:. 0-----7-309-V1.clb
                 Part No SW: ---------026 GJ HW: 04L 907 309 R
                 Component: R4 1.6l TDI X21 1991 
                 Revision: B5X21--- 
                 Coding: 011900120--------
                 Shop #: WSC 92521 052 00000
                 ASAM Dataset: EV_ECM16TDI01104L906026GJ 002002
                 ROD: EV_ECM16TDI01104L906026GJ.rod
                 VCID: 78FF5EE2C3D34D8420-802C
                1 Fault Found:
                17158 - Databus 
                 U1123 00 [039] - Received Error Message
                 Not Confirmed - Tested Since Memory Clear
                 Freeze Frame:
                 Fault Status: 00000001
                 Fault Priority: 6
                 Fault Frequency: 1
                 Mileage: 195122 km
                 Date: 2021.10.06
                 Time: 00:57:14
                 Engine speed: 0.00 /min
                 Normed load value: 0.0 %
                VCDS
                Self-Diagnosis Log
                Saturday,09,October,2021,12:25:03:00006
                Page 2
                VIN: WVWZZZ3CZ------ License Plate: 
                 Vehicle speed: 0 km/h
                 Coolant temperature: 29 °C
                 Intake air temperature: 22 °C
                 Ambient air pressure: 1010 mbar
                 Voltage terminal 30: 11.860 V
                 Unlearning counter according OBD: 40
                 Drivetrain coordinator: ACC fault status-Bits 0-7: 0
                 Drivetrain coordinator: ACC fault status-Bits 0-7: 0
                 Drivetrain coordinator: brake fault status-Bits 0-7: 4
                 Drivetrain coordinator: brake function status-Bits 0-7: 0
                 Drivetrain coordinator: brake function status-Bits 0-7: 0
                 Acceleration: 0.000 m/s²
                Readiness: 0 0 0 0 X
                Erro no ABS
                Código:
                Address 03: ABS Brakes (J104) Labels:. 5Q0-907-379-IPB-V1.clb
                 Part No SW: 3Q0 907 379 AF HW: 3Q0 907 379 F
                 Component: ESC H42 0625 
                 Revision: 00000000 Serial number: 63504000002249
                 Coding: 0FEC6A8F34200------041C549F0562CD0E0608292F10040F078C002
                 Shop #: WSC 131071 1023 2097151
                 ASAM Dataset: EV_Brake1UDSContiMK100IPB 034036
                 ROD: EV_Brake1UDSContiMK100IPB_034.rod
                 VCID: 7EF348FAE1F773B46A-802A
                1 Fault Found:
                4255 - Internal Fault 
                 B200F F0 [137] - Unknown Error Elaboration
                 [New feature! Extended UDS fault detail is only supported by current gen. interfaces]
                 MIL ON - Confirmed - Tested Since Memory Clear
                 Freeze Frame:
                 Fault Status: 00000001
                 Fault Priority: 2
                 Fault Frequency: 1
                 Reset counter: 166
                 Date: 2021.10.06
                 Time: 00:56:23
                Erro no Park/Steer Assist
                Código:
                Address 10: Park/Steer Assist (J446) Labels:| 5Q0-919-294.clb
                 Part No SW: 5Q0 919 294 H HW: 5Q0 919 294 A
                 Component: PARKHILFE 8K H03 0053 
                 Revision: -------- Serial number: 39391433806290
                 Coding: 0071051001
                 Shop #: WSC 00028 028 00023
                 ASAM Dataset: EV_EPHVA18AU3700000 002026
                 ROD: EV_EPHVA18AU3700000_002_VW27.rod
                 VCID: 408FF602DB83C54458-8014
                1 Fault Found:
                13637426 - Databus 
                 U1123 00 [009] - Received Error Message
                 [New feature! Extended UDS fault detail is only supported by current gen. interfaces]
                 Confirmed - Tested Since Memory Clear
                 Freeze Frame:
                 Fault Status: 00000001
                 Fault Priority: 6
                VCDS
                Self-Diagnosis Log
                Saturday,09,October,2021,12:25:03:00006
                Page 5
                VIN: WVWZZZ3CZF------ License Plate: 
                 Fault Frequency: 1
                 Reset counter: 166
                 Mileage: 195122 km
                 Date: 2021.10.06
                 Time: 00:55:39
                Mal limpo os erros de cada módulo com o VCDS, 1s depois voltam a aparecer.

                Detalhe do que foi efetuado:
                - Trocadas pastilhas e tubos na cava das rodas;
                - Situação deteriorou ao ponto de disco ficar incandescente;
                - Tirada bomba de óleo fora, verifica-se que não tem problemas.
                - Ligou-se ignição para fechar vidros (poderá ter aqui a centralina do carro registado problemas que depois não permitem serem anulados?);
                - Apesar de o ABS exteriormente ser igual, a parte mecânica montada neste momento não tem referência igual à original.
                - Manteve-se o módulo de comunicação ABS original
                - Carro apresenta erros na centralina e painel de instrumentos.


                Posto isto, gostaria de saber a vossa opinião quanto à necessidade de se ter de reprogramar o ABS, apesar de apenas a parte mecânica ter sido trocada?
                Terá o facto de termos ligado a ignição (já sem algumas fichas sensor ligadas) criado estes problemas?
                Apesar de já ter agendado para quarta a "reparação" numa casa que trabalha com estes erros de eletrónica, gostaria de saber se poderei eu próprio realizar isto, uma vez que tenho o cabo VAGCOM 182 (pirata).
                Se sim, onde posso obter mais informação acerca do processo?



                Muito obrigado a todos!

                Comentário


                  #9
                  ligeiro update:

                  • Os erros estão registados com data de 06/10, que foi quando se tirou a bomba dos travões e momentaneamente se ligou a ignição.
                  • O steering wheel angle está ok porque já verifiquei no VCDS a informação enquanto a direção era rodada. Será, mesmo assim, necessário fazer recalibração?
                  • Os sensores ABS também estão a detetar a velocidade de todas as rodas.


                  Toda a ajuda é bem vinda

                  Comentário


                    #10
                    Boas, tens novidades?

                    O facto de estar a ser colocada uma peça com um numero de serie diferente, pode originar muitos problemas, os circuitos podem não ser compatíveis, e com travões não podemos inventar...

                    Não consegues arranjar o modulo completo com o mesmo numero de serie do original, numa sucata? loja física ou na internet?

                    Comentário


                      #11
                      Todos os erros que sejam data bus não tens de te preocupar porque derivam de outros, no teu caso do ABS .
                      Em principio tens problemas nessa adaptaçao da unidade de ABS.

                      Comentário

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