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Perda de liquido de refrigeração Skoda Octávia 1.6

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    Perda de liquido de refrigeração Skoda Octávia 1.6

    Olá a todos

    Venho aqui ao fórum para partilhar um problema que o meu Skoda Octavia 1.6 TDI tem e saber se existe mais alguém com o mesmo problema.

    O problema é que perde o Liquido de refrigeração do motor, já fui ao mecânico duas vezes para resolver o problema mas ainda continua a perder muito líquido, ou seja, desde que veio da oficina fiz apenas 1000 km e o depósito do Liquido de refrigeração está quase vazio. Para tentar descobrir onde reside o problema colocaram o circuito à pressão e não detectaram nenhuma fuga, desmontaram o radiador também não detectaram nada e a ultima coisa que fizeram foi mudar a tampa do deposito e continua tudo na mesma.

    Será que alguém com o mesmo problema já conseguiu resolver??

    Obrigado

    #2
    De que ano? Código do motor?

    Comentário


      #3
      "relas" do motor foram verificadas? o liquido aparece na zona inferior/chão ou simplesmente desaparece?

      antes dessas obras de engenharia verificaram o estado das tubagens e do deposito do liquido de refrigeração?

      quando paras e abres o capot ouves algum tipo de pressão em perda?

      Se esse mecânico não resolveu...talvez um mecânico com outra competência que perceba de carros do grupo vag...

      Se tinhas o problema não andaste em cima disso mesmo após reparação? e só ao fim de mil km é que foste verificar?

      Comentário


        #4
        Radiador de sofagem? Tens os tapetes húmidos?

        Comentário


          #5
          ano: 2013

          Comentário


            #6
            Se não há humidade na parte exterior do motor e o óleo não sobe nível poderá estar sumir-se na camara combustão
            Editado pela última vez por Rools; 13 October 2021, 15:03.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
              "relas" do motor foram verificadas? o liquido aparece na zona inferior/chão ou simplesmente desaparece?

              antes dessas obras de engenharia verificaram o estado das tubagens e do deposito do liquido de refrigeração?

              quando paras e abres o capot ouves algum tipo de pressão em perda?

              Se esse mecânico não resolveu...talvez um mecânico com outra competência que perceba de carros do grupo vag...

              Se tinhas o problema não andaste em cima disso mesmo após reparação? e só ao fim de mil km é que foste verificar?

              As tubagens foram colocadas sobre pressão e não se vê nada no chão.
              Durante os 1000 kms tanto perde de repente como anda 1 mês sem perder liquido

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                Radiador de sofagem? Tens os tapetes húmidos?
                Tapetes secos

                Comentário


                  #9
                  Fuga na bomba de água?

                  Comentário


                    #10
                    Muito provavel da bomba água. Mas tem ser diagnosticado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                      Fuga na bomba de água?
                      Como anticongelante não evapora com facilidade, em caso fuga na bomba de agua ou noutra parte qualquer exterior do motor seria visível a escorrer pelo bloco
                      Editado pela última vez por Rools; 13 October 2021, 19:55.

                      Comentário


                        #12
                        Ja tive um problema idêntico no meu, simplesmente a agua desaparecia do deposito... as tubagens estavam duras e quando abria a tampa do vaso saia pressão, resultado junta da cabeça

                        Comentário


                          #13
                          Tenho um Skoda Octavia 1.6 TDI de 2015, por isso deve ser o mesmo motor.
                          Tive de trocar a bomba de água há 2 meses, com somente 58.000km.
                          Estava completamente corroída por dentro, e deixava sair água no eixo das pás, para a zona da correia de distribuição.
                          Nos dias antes de trocar, chegava a perder 0,5 litro de água a cada 100km. (felizmente não tive de andar muito com o carro e andava sempre com uma garrafa de água a atestar, enquanto aguardava vaga no mecânico).
                          É um problema muito conhecido nestes motores do grupo VAG. Há relatos de trocas de bomba de água aos 30.000km (!)
                          Basta pesquisar nos fóruns e grupos de Facebook dos Skodas...

                          Desde então já fez 4000km e nunca mais teve problemas...
                          Editado pela última vez por MLopes; 19 October 2021, 02:40.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por asmatico Ver Post
                            ano: 2013

                            Octavia II ou III ?




                            Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                            Tenho um Skoda Octavia 1.6 TDI de 2015, por isso deve ser o mesmo motor.
                            Tive de trocar a bomba de água há 2 meses, com somente 58.000km.
                            Estava completamente corroída por dentro, e deixava sair água no eixo das pás, para a zona da correia de distribuição.
                            Nos dias antes de trocar, chegava a perder 0,5 litro de água a cada 100km. (felizmente não tive de andar muito com o carro e andava sempre com uma garrafa de água a atestar, enquanto aguardava vaga no mecânico).
                            É um problema muito conhecido nestes motores do grupo VAG. Há relatos de trocas de bomba de água aos 30.000km (!)
                            Basta pesquisar nos fóruns e grupos de Facebook dos Skodas...


                            Desde então já fez 4000km e nunca mais teve problemas...



                            De notar que a bomba de água neste motor EA288 montado em Golf 7 / Octavia III / etc pode falhar por DOIS motivos diferentes:


                            - como em qualquer motor, a bomba de água pode falhar por perda de água, seja pelos kilometros e idade, ou por desgaste prematuro.


                            - neste motor em específico, a bomba de água tem um actuador, uma espécie de anel termostato, que limita a circulação de liquido quando o motor está frio.


                            O que acontece é que esse anel fecha quando o motor está frio, e abre durante o aquecimento. Se encravar, irá surgir um erro de temperatura excessiva.


                            No meu carro, de 2014, foi trocada precisamente aos 30.000 KM. Ouvi falar de vários casos idênticos, ou seja, as bombas foram trocadas dentro da garantia.


                            No entanto, mesmo bombas de água OEM montadas em 2019 e 2020, tiveram ambos os problemas, perda de água ou problema com o termostato, com cerca de 50.000 KM.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                              Octavia II ou III ?









                              De notar que a bomba de água neste motor EA288 montado em Golf 7 / Octavia III / etc pode falhar por DOIS motivos diferentes:


                              - como em qualquer motor, a bomba de água pode falhar por perda de água, seja pelos kilometros e idade, ou por desgaste prematuro.


                              - neste motor em específico, a bomba de água tem um actuador, uma espécie de anel termostato, que limita a circulação de liquido quando o motor está frio.


                              O que acontece é que esse anel fecha quando o motor está frio, e abre durante o aquecimento. Se encravar, irá surgir um erro de temperatura excessiva.


                              No meu carro, de 2014, foi trocada precisamente aos 30.000 KM. Ouvi falar de vários casos idênticos, ou seja, as bombas foram trocadas dentro da garantia.


                              No entanto, mesmo bombas de água OEM montadas em 2019 e 2020, tiveram ambos os problemas, perda de água ou problema com o termostato, com cerca de 50.000 KM.
                              Confirmo.

                              Comentário

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