Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Panda (319) - Barulho em paralelo, braços da suspensão gastos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Panda (319) - Barulho em paralelo, braços da suspensão gastos?

    Boas e desde já obrigado (primeiro post aqui no fórum),

    Ora adquiri um Fiat Panda de 2013 que conta com 129 mil km.
    Em estrada de alcatrão o carro anda bastante bem, sem grandes ruídos, no entanto, quando passo por uma lomba ou superfície mais estragada faz um barulho como se tivesse algo a bater, sendo que por vezes parece que está algo desapertado.

    Decidi levar o carro a uma revisão geral na Stock-Car em Braga.
    O testador andou com o carro e detetou o barulho, mas disseram que não era das borrachas, que ainda dava para andar e que "alguns Pandas tem este ruído crónico".
    Apertaram todos os parafusos da suspensão e veio embora com fluídos e filtros novos apenas.

    Mas mesmo assim, apesar de menos pronunciado, o carro continua a fazer o barulho.
    A pior parte é que quanto mais ando com o carro, mais noto que ao curvar (principalmente para o lado direito) e passando por uma lomba/grade/desnível o carro parece querer fugir.

    Assim e para concluir, queria saber se alguém me ajuda a identificar o problema. Apesar de dar para andar, o comportamento nalgumas situações não me inspira confiança.
    Penso que seja os braços de suspensão gastos, mas será que poderá ser algo mais, por exemplo os apoios/pratos de suspensão.

    Já agora recomendam alguma casa em Braga que faça bom trabalho?

    Obrigado!

    #2
    Boas,

    Até podem ser os topos dos amortecedores, mas o mais certo é ser algum terminal/ponteira/rotula/pendural/sinobloco desgastado. Só pondo o carro no ar e examinando com uma alavanca e atenção... Experimenta ir a outra oficina e pede para examinar a suspensão e direção.

    Comentário


      #3
      Tive um Panda de 2004 (modelo 169) e era efectivamente muito fraco de braços e amortecedores. em quase 200.000 kms mudei vários vezes braços e rótulas. O modelo do teu ainda partilha muita coisa com o 169.
      Eu iria a uma casa especializada em amortecedores e colocava essa questão.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelos feedbacks.

        Alguma oficina que recomendem? Apenas encontrei a JCSuspensões cá em Braga mas não tenho conhecimento de como trabalham.

        Comentário


          #5
          Adquiriste à quanto tempo? Nao terá garantia?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jamichel Ver Post
            Obrigado pelos feedbacks.

            Alguma oficina que recomendem? Apenas encontrei a JCSuspensões cá em Braga mas não tenho conhecimento de como trabalham.
            Jc suspensões em Braga (sete fontes, se não me engano) conheço e sou lá cliente, podes ir sem problema, só tenho a dizer bem.

            Comentário


              #7
              Em paralelo enquanto faz barulho experimenta carregar no pedal de travão "sem para o veiculo é claro" e vê se o barulho baixa ou desaparece.

              Comentário


                #8
                Já testei. O barulho mantém por isso acredito que seja mesmo devido à suspensão e não aos travões.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado pelo feedback! Vou ver então o que eles dizem.

                  Comentário


                    #10
                    Update deste post:

                    Entre trabalhos e outros assuntos o carro acabou por ficar uns bons meses parado, sendo que precisei de o levar à inspeção, e falhou. Foi indicado que o amortecedor traseiro deveria estar rebentado.

                    Ora como recomendado, levei finalmente o Pandinha à JC suspensões.

                    Após observação e orçamento, colocaram novos amortecedores atrás, batentes da suspensão traseira, e também ponteira e bielete da direção do lado direito.
                    Só tenho bem a dizer, resolveu os barulhos e o carro está significativamente mais estável.

                    Recomendo a loja em questão e agradeço a vossa ajuda.

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      Ainda bem que está solucionado e obrigado or vires dar o feedback.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X