Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nível de desgaste de pastilhas de travão: manter, trocar s/disco, trocar c/disco...?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nível de desgaste de pastilhas de travão: manter, trocar s/disco, trocar c/disco...?

    Meus caros, sem grandes tretas... junto as fotos dos quatro cantos do carro.

    Durante a revisão peródica programada a oficina ligou a dizer que era preciso mudar as pastilhas nos 4 cantos, não seria seguro continuar assim (não seriam precisos discos).

    Percebo o mínimo dos mínimos mas costumo estar atento ao carro e sou daqueles gajos da condução tranquila. A ideia que tinha (e tenho) é que:
    -num eixo as pastilhas têm muito material e o disco alguma beira... é portanto deixar acabar as pastilhas e depois trocar tudo
    -num eixo as pastilhas têm menos material mas o disco sem qualquer beira

    Não dei ordem para meter nada novo disto, quando fui buscar o carro revi as pastilhas com o recepcionista e ele insistiu que estas estavam no limite, até disse que se as fosse fazer noutro lado para ir rápido.

    Uma nota: o carro fez agora 6 anos/105k km, comprei há 2 anos com um histórico detalhado em que não referia nada de travões sem ser a mudança do fluido. O material das pastilhas desgasta como a borracha do pneu, por exemplo? Será posssível ainda serem as originais e nesse sentido teria de as mudar de qualquer forma?

    Obrigado
    Ficheiros anexados

    #2
    As pastilhas ainda vai a meia vida e não acho que haja necessidade para já sua substituição. Mais para frente mudas discos que ja tem algum desgaste e pastilhas.

    Comentário


      #3
      Boas,

      Os discos têm marcado a espessura mínima, costuma estar na "bolacha" que fica junto à jante, é questão de pegar num paquímetro (peclisse) e medir a espessura dos discos. Das fotos parece que ainda podem fazer mais uns bons quilómetros, as pastilhas e seguramente os discos.

      Comentário


        #4
        Realmente as pastilhas parece que ainda têm muito por onde gastar.

        Só não achei normal aquela concavidade que as pastilhas traseiras apresentam

        Comentário


          #5
          Acho que é formato próprio, algumas pastilhas têm aquele ângulo de "entrada". Pesquisando for imagens no Google aparecem pastilhas novas assim.

          Comentário


            #6
            Os discos estão novos e as pastilhas são lixo.

            Isto sem grandes tretas... curto e grosso!

            As pastilhas de trás andam lá a fazer o quê? Que metal é esse que se deforma dessa maneira? Plástico? Metal não será certamente... só se for daquele metal chinês de muito má qualidade... porque até os chineses fabricam boas pastilhas de travão!

            As da frente... é assim... quanto vão durar mais? 10-20 mil km? Que utilização lhes dás? A tua vida depende dos travões ou não?

            Quanto custam? Uns 30€?

            Quanto custa a tua vida?

            E as dos teus que vão no teu carro?

            Vale a pena arriscar tanto por 30€? Tens que ser tu a analisar... cada um sabe de si.
            Editado pela última vez por CL; 21 October 2021, 17:41.

            Comentário


              #7
              A "deformação" é normal e serve para os travões não chiarem...

              Comentário


                #8
                Pelas fotos é percetível que ainda tens muita pastilha para gastar, como já disseram. Os discos também me parecem bons, já tive de trocar os meus da frente e estavam bem piores que esses.

                Eu não mexia nisso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                  Pelas fotos é percetível que ainda tens muita pastilha para gastar, como já disseram. Os discos também me parecem bons, já tive de trocar os meus da frente e estavam bem piores que esses.

                  Eu não mexia nisso.
                  Lembro me que quando comprei o meu carro, os travões de trás vinham num estado muito idêntico a estes... E eu cismava que tinha que os trocar, fui aguardando.... Duraram 4 anos (60 mil kms).

                  Comentário


                    #10
                    Típico. A malta gosta muito de 'investir' nos pópós. Desnecessariamente, não raras vezes.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
                      A "deformação" é normal e serve para os travões não chiarem...
                      Originalmente Colocado por merceeiro Ver Post
                      Acho que é formato próprio, algumas pastilhas têm aquele ângulo de "entrada". Pesquisando for imagens no Google aparecem pastilhas novas assim.
                      Boa. Por acaso ainda não tinha visto pastilhas com essas formas.

                      Comentário


                        #12
                        Tanto no 306 como no Astra sempre me calhou destas...

                        Comentário


                          #13
                          As pastilhas parecem OK do lado exterior do disco, mas por vezes o lado interior gasta-se mais, sobretudo com essas pinças de um só embolo. Convém verificar isso.

                          Comentário


                            #14
                            Um facto que as pastilhas que se vê nas fotos, ainda tem "matéria" para romper. seja as da frente como as traseiras.

                            No entanto e como indicado, há que verificar se as pastilhas da parte interior tem ou não o mesmo desgaste.

                            Quanto aos discos e como também já indicado, há os mínimos de espessura que eles tem de ter e no caso, da foto ainda que tenha aquele "calo", não parece de todo que esteja a atingir esses mínimos, mas nada como medir se dúvida houver.

                            Comentário


                              #15
                              Não sei qual a oficina onde foste, mas se foi numa oficina da marca da viatura, é perfeitamente normal dizerem para trocar pastilhas.
                              É uma forma de ganharem dinheiro rapidamente e sem grandes chatices, basicamente uns 150€ / 200€ cada troca de pastilhas ...
                              Pelas fotos, ainda terão alguns milhares de km de vida útil.

                              Ao contrário do que disseram aqui, aquelas pastilhas traseiras não têm deformação, o formato é mesmo assim.

                              É uma decisão pessoal...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                Os discos estão novos e as pastilhas são lixo.

                                Isto sem grandes tretas... curto e grosso!

                                As pastilhas de trás andam lá a fazer o quê? Que metal é esse que se deforma dessa maneira? Plástico? Metal não será certamente... só se for daquele metal chinês de muito má qualidade... porque até os chineses fabricam boas pastilhas de travão!

                                As da frente... é assim... quanto vão durar mais? 10-20 mil km? Que utilização lhes dás? A tua vida depende dos travões ou não?

                                Quanto custam? Uns 30€?

                                Quanto custa a tua vida?

                                E as dos teus que vão no teu carro?

                                Vale a pena arriscar tanto por 30€? Tens que ser tu a analisar... cada um sabe de si.
                                Avaliando somente pelas fotos apresentadas, as pastilhas não apresentam um desgaste absurdo.

                                Muitas marcas já costumam fabricar as pastilhas com aquele ângulo, não é defeito nem desgaste anormal.
                                As pastilhas custam uns 30€ a 60€ dependem da marca, mas uma troca de pastilhas numa oficina de marca, nunca ficam abaixo dos 150€.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                                  Típico. A malta gosta muito de 'investir' nos pópós. Desnecessariamente, não raras vezes.
                                  Depende se pretendes bater a 30 km/h ou não chegar a bater...

                                  Travões e pneus não são materiais para se descurar... (incluindo o fluido) mas tudo depende de como se conduz e onde depositamos a nossa vida e a dos nossos.

                                  Por acaso nestes últimos dias tenho andado a ver pastilhas traseiras de vários carros... um dia ainda me levam preso a julgar que ando a tentar roubar algum deles... e será por vossa culpa!

                                  Tenho visto desde Yaris com discos atrás, Pumas novos com tambores, Cascais com discos, BM séries 3 e 5... nunca vi nenhum com esse tipo de pastilhas com pouca área de contacto, nem na A6 50 TDI Quattro que estive a mirar hoje...

                                  Eu vou parar com esta investigação senão daqui a dias estou a responder nalguma esquadra da PSP!


                                  Preços numa Roady (para o meu carro!):

                                  substituir discos e pastilhas à frente: 27€
                                  spray de limpeza: 6€
                                  pastilhas Ferodo à frente: 50€
                                  par de discos Ferodo frente: 65€
                                  mudança de líquido travões com purga total: 15€
                                  1 litro fluido Mobil Dot 5.1: 21€

                                  Total = 184€

                                  Atrás não precisa de nada porque é de tambor e estava tudo bem... é quase vitalício... é de ajuste automático.

                                  É caro? É barato? É a nossa vida que depende destes materiais... e trava muito bem desde que levou os pneus novos à frente.


                                  Pastilhas com uns 62k km... nota-se o desgaste central:




                                  discos com uns 145k km, até ainda podiam fazer mais meias-solas... mas foi tudo novo!

                                  Editado pela última vez por CL; 23 October 2021, 15:08.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por merceeiro Ver Post
                                    Meus caros, sem grandes tretas... junto as fotos dos quatro cantos do carro.

                                    Durante a revisão peródica programada a oficina ligou a dizer que era preciso mudar as pastilhas nos 4 cantos, não seria seguro continuar assim (não seriam precisos discos).

                                    Percebo o mínimo dos mínimos mas costumo estar atento ao carro e sou daqueles gajos da condução tranquila. A ideia que tinha (e tenho) é que:
                                    -num eixo as pastilhas têm muito material e o disco alguma beira... é portanto deixar acabar as pastilhas e depois trocar tudo
                                    -num eixo as pastilhas têm menos material mas o disco sem qualquer beira

                                    Não dei ordem para meter nada novo disto, quando fui buscar o carro revi as pastilhas com o recepcionista e ele insistiu que estas estavam no limite, até disse que se as fosse fazer noutro lado para ir rápido.

                                    Uma nota: o carro fez agora 6 anos/105k km, comprei há 2 anos com um histórico detalhado em que não referia nada de travões sem ser a mudança do fluido. O material das pastilhas desgasta como a borracha do pneu, por exemplo? Será posssível ainda serem as originais e nesse sentido teria de as mudar de qualquer forma?

                                    Obrigado
                                    Deixar essas pastilhas acabarem e depois sim, discos e pastilhas novas.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X