Falta de "força" em aceleração

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Título: Falta de "força" em aceleração

  1. #1
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    Por Defeito Falta de "força" em aceleração

    Boas,
    De há uns tempos para cá reparo que a minha Laguna (1.9dci) deixou de puxar "bem" a partir das 2500rpm em qualquer mudança. Ou seja, ela até lá eleva as rotações e a velocidade rapidamente (sente-se bem a força do motor e sem fumo) mas chega às 2500rpm e daí para cima começa a deitar um bocado de fumo preto e parece que fica "presa", vai ali a "moer".
    Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

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  2. #2
    CL
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    Por Defeito

    Fumo preto especialmente a mais "altas" rotações significa que há mais gasóleo do que o ar disponível ou, mais certamente, gasóleo mal pulverizado.

    É ver os injectores e lavá-los, mudar os filtrozinhos... e aproveitar para lavar a EGR cá fora. Fica como novo!

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Fumo preto especialmente a mais "altas" rotações significa que há mais gasóleo do que o ar disponível ou, mais certamente, gasóleo mal pulverizado.

    É ver os injectores e lavá-los, mudar os filtrozinhos... e aproveitar para lavar a EGR cá fora. Fica como novo!
    Obrigado pela ajuda. Os filtros são todos novos e a EGR e os coletores foram todos limpos há um ano. Vou ver se falo com o mecânico para ver então a situação dos injetores. Reparei foi ontem, ao colocar água no depósito dos esguichos, que tem um dos tubos da admissão "babado", poderá ser o tubo rachado que com a pressão do turbo perca ar?

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  4. #4
    sat
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    Por Defeito

    Pode ser algum tubo do intercooler roto, ouves algum assobio ou sopro?

  5. #5
    CL
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    Tudo o que contribua na mistura ar/gasóleo tem influência, passe a redundância..., até um filtro de ar muito sujo, uma MAF suja, uma fuga de pressão na admissão... mau funcionamento da bomba injectora... intercooler muito sujo.

    Depois há as outras opções mais caras, mas não será disso certamente no teu caso! Excesso de carvão nos cilindros ou fugas por segmentos (fazer teste de compressão).


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por sat Ver Post
    Pode ser algum tubo do intercooler roto, ouves algum assobio ou sopro?
    Para ser sincero nunca prestei muita atenção! Vou ver se dou umas voltas com a carrinha com o vidro aberto para ver se consigo perceber se faz algum "barulho" fora do normal.

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  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Tudo o que contribua na mistura ar/gasóleo tem influência, passe a redundância..., até um filtro de ar muito sujo, uma MAF suja, uma fuga de pressão na admissão... mau funcionamento da bomba injectora... intercooler muito sujo.

    Depois há as outras opções mais caras, mas não será disso certamente no teu caso! Excesso de carvão nos cilindros ou fugas por segmentos (fazer teste de compressão).
    Mais uma vez obrigado pelas dicas.
    Em princípio, repito, em princípio, não será das opções "mais caras" que mencionou pois quando os coletores foram descarburizados, em janeiro do ano passado, foi vista a compreensão e estava OK, nem pelo respiro do cárter saía ar. Já em relação às opções "mais baratas" tenho de pedir para examinar as que me faltam ver (foi trocado o óleo, filtro de óleo, de ar e combustível no final de dezembro e a MAF foi limpa também na mesma altura).

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  8. #8
    sat
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    Citação Originalmente Colocado por tiagofranca Ver Post
    Para ser sincero nunca prestei muita atenção! Vou ver se dou umas voltas com a carrinha com o vidro aberto para ver se consigo perceber se faz algum "barulho" fora do normal.

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    Um tubo rebentado faz isso que estás a dizer, se não tiver luzes de avaria pode muito bem ser só um tubo

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por sat Ver Post
    Um tubo rebentado faz isso que estás a dizer, se não tiver luzes de avaria pode muito bem ser só um tubo
    Não tenho luzes de avaria no painel nem tenho a menina do computador de bordo a "chatear" com mensagens de erro.
    A ser um tubo rebentado leva com um bocado de "fita cola preta" ou "iogurte mágico" e fica resolvido!! (Estou a brincar )

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  10. #10
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    https://youtu.be/s3EE-w3KJhg

    Aproveitando um tempinho livre dei um salto à garagem para ver o estado do tubo da admissão que estava babado à volta, o resultado está no vídeo.

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  11. #11
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    Fosse tudo assim tão fácil de diagnosticar!
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  12. #12
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    Já troquei o tubo por um novo (dass... que o plástico da Renault está caro) e já ficou "impacábél"!! Já puxa direitinho e já não deita fumo preto!!
    Aproveitei e limpei também a EGR com uma espuma própria, não estava muito suja mas assim sempre ficou limpinha.
    Obrigado a todos pelas dicas.

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    rtxs gosta disto.

  13. #13
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    O famoso tubo 8200488871 (entre outras opções!) que custa uma nota preta.
    tiagofranca gosta disto.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    O famoso tubo 8200488871 (entre outras opções!) que custa uma nota preta.
    Esse mesmo!! Quando me disseram o preço na Renault ainda pensei que estivessem a brincar comigo!!
    Mandei vir um novo e original pela net e sempre ficou mais em conta.

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  15. #15
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    Existe concorrência para esse tubo. O "segredo" é apertar sem esganar o tubo. Senão nem com material original....
    tiagofranca gosta disto.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Existe concorrência para esse tubo. O "segredo" é apertar sem esganar o tubo. Senão nem com material original....
    Realmente o que lá estava, além de estar rachado como se vê no vídeo, também tinha marcas de ter tido a abraçadeira muito apertada e mal posta, pois não estava no encaixe que tem.
    Os que vi da concorrência ainda rondavam os 100€.
    Agora o que importa é que aguente direitinho!!

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