Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SEAT Ação de chamada 23S1 - Dúvida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    SEAT Ação de chamada 23S1 - Dúvida

    Boas,

    Recebi uma carta da SEAT que preciso levar meu carro(Ibiza FR 1.6 TDI) para ser feito uma atualização no software de otimização de valores de NOx.
    E que sem essa atualização, por conta de uma deliberação(723/2020) do IMT, meu carro não pode ser aprovado na inspeção periódica.

    Encontrei alguns casos de pessoas reclamando que essa atualização(recall) diminuiu a potência de seus carros e de alguns até levou problemas na válvula EGR.


    Alguém já fez esse procedimento? Posso fazer sem medo de sair de lá com o carro piorado?

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por acaciotron Ver Post
    Boas,

    Recebi uma carta da SEAT que preciso levar meu carro(Ibiza FR 1.6 TDI) para ser feito uma atualização no software de otimização de valores de NOx.
    E que sem essa atualização, por conta de uma deliberação(723/2020) do IMT, meu carro não pode ser aprovado na inspeção periódica.

    Encontrei alguns casos de pessoas reclamando que essa atualização(recall) diminuiu a potência de seus carros e de alguns até levou problemas na válvula EGR.


    Alguém já fez esse procedimento? Posso fazer sem medo de sair de lá com o carro piorado?

    Obrigado.
    Boas
    Eu tive esse motor na versão 105cv montado num golf 6 e fui fazer essa atualização.
    No meu caso não fiquei nada agradado com as alterações, o carro regenerava o FAP uma vez por semana, após a atualização passou a fazer 2 a 3 vezes por semana...
    EGR a atingir temperaturas muito mais altas, uma ligeira perda de potência...
    Um verdadeiro filme..

    Comentário


      #3
      O que se passou e se passa com essas atualizações pode não ser do agrado de todos,infelizmente às vezes não é o melhor do ponto de vista prático ao olho do consumidor.

      Mas o "problema" que existe é que se mais tarde o fabricante ativa uma campanha em relação ao motor,sistemas de poluição e periféricos que abranjam estes mesmos,eles estarão no seu direito de não cobrirem estas mesmas prestações/obrigações de garantia.

      Em relação às EGR certo que poderão haver problemas devido/relação à fatiga de trabalho destas devido à circulação e quantidade de gases que estas devem processar depois da atualização do sistema,periféricos adjacentes destas nomeadamente tudo o que seja fabricado de "plásticos",juntas devido às temperaturas.

      Quanto ao fap e catalizador do mesmo é normal,pois infelizmente despoluir estes mesmos à que incinerar mais vezes,mais regenerações para eliminar o acumular dos depósitos de carbono que acumulam.

      O problema direto disto e chato é a degradação da vida útil do lubrificante do motor,o que se pode traduzir num encurtar de prazo de mudança de óleo e elemento filtrante do mesmo.

      Comentário


        #4
        Vou ter que fazer a atualização, querendo ou não, por conta da inspeção.
        Só espero que não me traga nenhuma dor de cabeça ou gastos pro bolso.

        Uma dúvida. É melhor deixar para fazer essa atualização para quando estiver mais perto da inspeção que vai ser realizada em agosto ou acham que já devo fazer o quanto antes?

        Muito obrigado pelas respostas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por acaciotron Ver Post
          Vou ter que fazer a atualização, querendo ou não, por conta da inspeção.
          Só espero que não me traga nenhuma dor de cabeça ou gastos pro bolso.

          Uma dúvida. É melhor deixar para fazer essa atualização para quando estiver mais perto da inspeção que vai ser realizada em agosto ou acham que já devo fazer o quanto antes?

          Muito obrigado pelas respostas.
          Por enquanto na inspeção não validam se foi feita essa intervenção.
          É aproveitar enquanto não o fazem..

          Comentário


            #6
            Se pesquisares na Net irás encontrar centenas de casos de pessoas com vários problemas após a atualização, seja nessa motorização ou similares às afectadas com este escândalo da VW, que num qq mundo correcto seria obrigada a recomprar esses modelos adulterados.

            Na minha opinião, e face ao que assisti com colegas e amigos numa roda de problemas, eu iria a uma casa de programação e pedia um orçamento para ler a ECU e ficar com o ficheiro de origem, esta parte é relevante, ficar com a cópia do ficheiro original.

            Iria à actualização e à saida ia direitinho à mesma casa repor a programação, e quem sabe uma adaptação da programação para uns cv's extra.

            Claro que após esta re-adaptação voltar a uma assistência na Seat está fora de questão, caso se lembrem de fazer a correcção da correcção do correctivo.

            Boa Sorte!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por whocarez1973 Ver Post
              Por enquanto na inspeção não validam se foi feita essa intervenção.
              É aproveitar enquanto não o fazem..
              Isso que veio escrito na carta que eu recebi.

              Diz que por conta da deliberação nº 723/2020 https://dre.pt/dre/detalhe/deliberac...2020-137125502, publicada no Diário da República de 03 de julho de 2020, Série II, o IMT aprovou e divulgou a nova tabela de classificação de deficiências dos veículos submetidos a inspeção.
              E que a partir da data de entrada em vigor(1 de novembro de 2020) da deliberação, a falta da implementação da atualização impedirá a aprovação do veículo na inspeção periódica.

              Acredito que agora é obrigatória.
              Editado pela última vez por acaciotron; 26 January 2022, 08:40. Razão: esqueci do quote

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RuiCDI Ver Post
                Se pesquisares na Net irás encontrar centenas de casos de pessoas com vários problemas após a atualização, seja nessa motorização ou similares às afectadas com este escândalo da VW, que num qq mundo correcto seria obrigada a recomprar esses modelos adulterados.

                Na minha opinião, e face ao que assisti com colegas e amigos numa roda de problemas, eu iria a uma casa de programação e pedia um orçamento para ler a ECU e ficar com o ficheiro de origem, esta parte é relevante, ficar com a cópia do ficheiro original.

                Iria à actualização e à saida ia direitinho à mesma casa repor a programação, e quem sabe uma adaptação da programação para uns cv's extra.

                Claro que após esta re-adaptação voltar a uma assistência na Seat está fora de questão, caso se lembrem de fazer a correcção da correcção do correctivo.

                Boa Sorte!
                Já pensava em fazer isso para ganhar uns CVs a mais. Mas não conheço nenhuma casa de programação aqui na região do Barreiro.
                E como realmente acho que agora é obrigatório ter a atualização feita, teria de ter os dois ficheiros para ficar trocando antes de cada IPO.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por acaciotron Ver Post
                  Já pensava em fazer isso para ganhar uns CVs a mais. Mas não conheço nenhuma casa de programação aqui na região do Barreiro.
                  E como realmente acho que agora é obrigatório ter a atualização feita, teria de ter os dois ficheiros para ficar trocando antes de cada IPO.
                  Tens na Moita a PKE.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                    O que se passou e se passa com essas atualizações pode não ser do agrado de todos,infelizmente às vezes não é o melhor do ponto de vista prático ao olho do consumidor.

                    Mas o "problema" que existe é que se mais tarde o fabricante ativa uma campanha em relação ao motor,sistemas de poluição e periféricos que abranjam estes mesmos,eles estarão no seu direito de não cobrirem estas mesmas prestações/obrigações de garantia.

                    Em relação às EGR certo que poderão haver problemas devido/relação à fatiga de trabalho destas devido à circulação e quantidade de gases que estas devem processar depois da atualização do sistema,periféricos adjacentes destas nomeadamente tudo o que seja fabricado de "plásticos",juntas devido às temperaturas.

                    Quanto ao fap e catalizador do mesmo é normal,pois infelizmente despoluir estes mesmos à que incinerar mais vezes,mais regenerações para eliminar o acumular dos depósitos de carbono que acumulam.

                    O problema direto disto e chato é a degradação da vida útil do lubrificante do motor,o que se pode traduzir num encurtar de prazo de mudança de óleo e elemento filtrante do mesmo.
                    Confirmo que o óleo saturava mais cedo que a quilometragem prevista, atingindo já no final do intervalo de manutenção temperaturas elevadas aparecendo no meu caso falha na pressão do óleo.
                    Faltavam ainda 3000 km's para os 15 mil que supostamente faria entre mudas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por acaciotron Ver Post
                      J..... E como realmente acho que agora é obrigatório ter a atualização feita, teria de ter os dois ficheiros para ficar trocando antes de cada IPO.
                      Não necessariamente.

                      As inspecções ainda não aferem o resultado deste fix (por controlo de gases), pode ser daqui a 2 anos, 5 ou 10, não sabemos.
                      A reescrita do ficheiro original é para salvaguarda da nossa carteira, fiabilidade e evitar possíveis complicações mecânicas "Que Nunca Serão Responsabilidade da Seat/VW"

                      O IMT força o utilizador a aceitar um fix que é controlado pela presença de um autocolante ou uma qualquer base de dados da VW, é na realidade um Bluf para que sejas forçado a aceitar algo que na realidade é a solução errada de um problema que nós comprámos :/.

                      Ou seja, uma leitura (save) - um fix - uma reprogramação sob o original e fica o caso resolvido por uns anos, quem sabe mesmo de forma definitiva.


                      Bem melhor que EGR, Injectores, colectores, fap e catalizador, múltiplas mudanças de óleo, solavancos e hesitações, etc etc etc.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado a todos pelas respostas.

                        Vou fazer o que recomendaram. Salvar a versão atual, levar para o update e depois reverter. Aproveito e já aumento alguns cvs.

                        Originalmente Colocado por jferreira Ver Post
                        Tens na Moita a PKE.
                        Vou entrar em contacto com eles, obrigado!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RuiCDI Ver Post
                          Não necessariamente.

                          As inspecções ainda não aferem o resultado deste fix (por controlo de gases), pode ser daqui a 2 anos, 5 ou 10, não sabemos.
                          A reescrita do ficheiro original é para salvaguarda da nossa carteira, fiabilidade e evitar possíveis complicações mecânicas "Que Nunca Serão Responsabilidade da Seat/VW"

                          O IMT força o utilizador a aceitar um fix que é controlado pela presença de um autocolante ou uma qualquer base de dados da VW, é na realidade um Bluf para que sejas forçado a aceitar algo que na realidade é a solução errada de um problema que nós comprámos :/.

                          Ou seja, uma leitura (save) - um fix - uma reprogramação sob o original e fica o caso resolvido por uns anos, quem sabe mesmo de forma definitiva.


                          Bem melhor que EGR, Injectores, colectores, fap e catalizador, múltiplas mudanças de óleo, solavancos e hesitações, etc etc etc.
                          Boa noite,

                          Estive a conversar com um amigo, e este me disse que alguns dos inspetores podem meter um probe para verificar o controlo de gases.
                          Sabes dizer se mesmo com isso ainda não aferem o resultado do fix?

                          obrigado.

                          Comentário


                            #14
                            Eles colocam uma sonda para verificar a opacidade e presença de C02, e não o valor de N0x que a VW adulterou na gestão dos motores em questão.

                            Objetivo


                            Realizar uma inspeção ao carro e controlar a emissão dos gases de escape por medição da sua opacidade (m-1).
                            Especificações Gerais


                            O procedimento da inspecção aplicar-se-á a veículos equipados com motores com ignição por compressão (ciclo Diesel), registados a partir de 01/01/1980. Os veículos registados anteriormente a esta data estão isentos do cumprimento dos requisitos estabelecidos, no que respeita ao controlo de emissões de gases de escape como, por exemplo, a emissão de co2 dos veículos.

                            https://controlauto.pt/inspecao-auto...missoes-de-co2




                            São coisas diferentes e são controlados com equipamentos diferentes

                            https://www.em.com.br/app/noticia/in...o-estufa.shtml




                            Portanto, -> cópia da centralina original -> ida à VW fazer o FIX e colocar o autocolante + base de dados -> recolocar a cópia original da programação ou versão melhorada.

                            Tendo as cópias das diversas versões em tua posse podes em qualquer momento gravar a versão que quiseres, original, melhorada, fix, etc.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X