Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Focus Tddi problemas na caixa e no arranque

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Focus Tddi problemas na caixa e no arranque

    Olá a todos
    Precisava da vossa opinião/sugestão para uns problemas que já me estão a tirar do sério e a pensar mandar o carro para a sucata, embora tenha poucos quilómetros.
    Trata-se de um Focus mk1 Tddi, que comprei o ano passado com 80 e tal mil quilómetros ( garantidos ) e que agora tem +-100mk. O que se passa é que eu estou com bastantes dificuldades em introduzir as velocidades, particularmente a 2ª e a 3ª. A frio custam um pouco a entrar, o que embora não seja normal, é aceitável. Mas quando a caixa aquece quase não as consigo meter, nomeadamente a segunda, que se forçar até arranha ( isto já não é normal ). Para entrar bem, tenho que as “decompor” suavemente. Quando comprei o carro a caixa entrava bem, mas a embraiagem estava a pegar muito em cima e pesada. O normal. Passados ± 3mk comecei a notar o problema. Resolvi então trocar a embraiagem que ainda era original, por um kit sachs ( que neste carro é mono-massa ). O que foi feito:
    1º mecânico- alertei para a dificuldade e para ver a valvulina. Resultado: embraiagem leve, mas a dificuldade em meter as mudanças continuou. Valvulina? Estava tudo ok!! Pois…..Segundo ele esta caixa é dura e as mudanças custam a entrar. Não há nada a fazer. Treta. Tenho outro igual com 292mk e entram como manteiga e a embraiagem já tem mais de 50mk.
    Passei uns meses assim e como não gostei da resposta, tentei outro mecânico.
    2º mecânico – viu os cabos e disse que estavam em bom estado. Trocou a valvulina por uma com especificações Ford. Faltava-lhe ± meio litro. Afinou selector e as mudanças começaram a entrar ligeiramente melhor. Sol de pouca dura. 500 quilómetros depois volta ao mesmo. Disse para andar assim uns tempos que a caixa iria melhorar!!! Voltei lá, falei, mas disse-me que é o desgaste normal! Num carro com 100mk?!
    Mais uns meses assim, até que me chateei e consultei um terceiro mecânico de quem tive boas referências.
    3ª mecânico – diagnóstico: carretos da caixa de velocidades gripados, melhor trocar de caixa. Compro caixa de velocidades usada com garantia. Instala a caixa, diz que a valvulina está nova, bem como o kit de embraiagem, e os cabos estão em muito bom estado. Pego no carro...está na mesma!!!! Só não mandei logo o carro pelo monte abaixo porque preciso dele. Chamo-lhe a atenção e diz-me que pode ser esta “nova” caixa que pode ter defeito. Como ? Se os sintomas são exactamente iguais nas mesmas mudanças?! Era mesmo muita coincidência, não? Diz-me para andar um dia.
    No dia seguinte começo a ter novos problemas. Ao ligar e desligar o carro o motor abana todo, parece que se vai desfazer, estilo o barulho dos bi-massa. Lá pensei que fossem os apoios e troquei-os. Mas ficou na mesma. Se carregar na embraiagem por vezes não faz nada, outras vezes, por frações de segundo, até parece bater válvulas. Se não carregar, até parece que vai sair do chassis. Agora o mais curioso é que quando arranco a frio quase não faz nada e a quente aparecem estes sintomas. Depois de arrancar, fica sereno a trabalhar. De referir que antes de trocar a caixa, também pedi para trocar o tensor da correia de acessórios, que fazia a chiadeira típica, mas trocaram-me apenas o rolamento do tensor, ao contrário do que tinha pedido. Curiosamente a partir daí quando ligo o carro, o motor de arranque parece que fica a rodar mais que o normal, embora pegue logo.
    Como já estou a ficar desanimado, agradecia as vossas opiniões. Será que a caixa não “desembraia” bem? Carretos nesta “nova” caixa? Selector? Cabos lixados? Poderá este novo sintoma ter a ver com o motor de arranque? Volante de motor? Poderá existir alguma ligação entre tudo? Será que é o tensor que provoca esta vibração ao ligar? O mecânico diz que não “desengata” bem, daí esta vibração. Para carregar sempre na embraiagem. Então o meu outro com 290mk não faz isto e este com 100mk faz? Agradecia a vossa opinião ou a indicação de um mecânico competente, na zona do Porto.
    Obrigado e desculpem o testamento.

    #2
    Acho melhor pegar nesses 3 "mecânicos" embrulha-los e empurrar pelo monte abaixo.
    Carretos gripados disse um deles?
    Um carreto para gripar teria que andar sem óleo muito tempo, e mesmo assim...Como é que ele chegou a essa conclusão? Desmontou a caixa?
    De carretos e torno mecânico percebo eu. Até os faço.
    No limite poderia ser na entrada dos dentes, estar danificado (com rebarba ) devido a arranhar/forçar/saltar / a entrada das mudanças e criar calo que impedisse a entrada suave das mesmas.
    Será que o kit de embraiagem foi bem montado?
    Os restantes componentes (rolamento de encosto, forquilha etc) foi tudo substituído ou pelo menos bem analisado ? Ou limitaram-se a substituir somente o disco e a prensa? E mesmo esses foram devidamente montados?
    Apontava mais o problema para um desses "periféricos" que propriamente a caixa.

    Pode também ser algo relacionado com o sistema hidráulico do pedal de embraiagem (cilindro mestre)...Trocar fluido da mesma é barato e faz parte da manutenção.Enfim...
    Tenta um 4º mecânico, porque hoje em dia em cada 4 "mecânicos" só um é que realmente o é...
    Boa sorte com isso.
    Só uma curiosidade:
    Carro parado e desligado as mudanças também custam a entrar?
    Editado pela última vez por ToniGT; 12 June 2022, 07:58.

    Comentário


      #3
      De facto e como tu próprio referes, não é de todo normal isso da caixa. Até porque e como indicas, estando direito, as mudanças entram sem dificuldade e tendo a valvulina correcta e ao nível, isso entra mesmo como "manteiga".

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
        Acho melhor pegar nesses 3 "mecânicos" embrulha-los e empurrar pelo monte abaixo.
        Carretos gripados disse um deles?
        Um carreto para gripar teria que andar sem óleo muito tempo, e mesmo assim...Como é que ele chegou a essa conclusão? Desmontou a caixa?
        De carretos e torno mecânico percebo eu. Até os faço.
        No limite poderia ser na entrada dos dentes, estar danificado (com rebarba ) devido a arranhar/forçar/saltar / a entrada das mudanças e criar calo que impedisse a entrada suave das mesmas.
        Será que o kit de embraiagem foi bem montado?
        Os restantes componentes (rolamento de encosto, forquilha etc) foi tudo substituído ou pelo menos bem analisado ? Ou limitaram-se a substituir somente o disco e a prensa? E mesmo esses foram devidamente montados?
        Apontava mais o problema para um desses "periféricos" que propriamente a caixa.

        Pode também ser algo relacionado com o sistema hidráulico do pedal de embraiagem (cilindro mestre)...Trocar fluido da mesma é barato e faz parte da manutenção.Enfim...
        Tenta um 4º mecânico, porque hoje em dia em cada 4 "mecânicos" só um é que realmente o é...
        Boa sorte com isso.
        Só uma curiosidade:
        Carro parado e desligado as mudanças também custam a entrar?
        É por aqui.

        A embraiagem simplesmente não está a fazer o seu serviço.

        Uns viram 100kkm e mudaram o mínimo para ganhar o máximo. Os outros não mexem A ou B porque assumem que o mecânico anterior mudou.

        A forquilha e o pedal são elementos chave. A forquilha pode ter desgaste e muitos poucos mecânicos mudam o óleo do sistema ou olham com olhos de ver para o pedal e sua função... o que não deixa de ser curioso porque até afinaram os cabos e mudaram a caixa!!! De todos não há UM a olhar para este tema?

        O teste do carro desligado é o primeiro a fazer nestes casos. Está a arranhar a troca de mudanças em andamento e desligado e parado não, então pode ser apenas um problema hidráulico.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Sportive Ver Post
          Olá a todos
          Precisava da vossa opinião/sugestão para uns problemas que já me estão a tirar do sério e a pensar mandar o carro para a sucata, embora tenha poucos quilómetros.
          Trata-se de um Focus mk1 Tddi, que comprei o ano passado com 80 e tal mil quilómetros ( garantidos ) e que agora tem +-100mk. O que se passa é que eu estou com bastantes dificuldades em introduzir as velocidades, particularmente a 2ª e a 3ª. A frio custam um pouco a entrar, o que embora não seja normal, é aceitável. Mas quando a caixa aquece quase não as consigo meter, nomeadamente a segunda, que se forçar até arranha ( isto já não é normal ). Para entrar bem, tenho que as “decompor” suavemente. Quando comprei o carro a caixa entrava bem, mas a embraiagem estava a pegar muito em cima e pesada. O normal. Passados ± 3mk comecei a notar o problema. Resolvi então trocar a embraiagem que ainda era original, por um kit sachs ( que neste carro é mono-massa ). O que foi feito:
          1º mecânico- alertei para a dificuldade e para ver a valvulina. Resultado: embraiagem leve, mas a dificuldade em meter as mudanças continuou. Valvulina? Estava tudo ok!! Pois…..Segundo ele esta caixa é dura e as mudanças custam a entrar. Não há nada a fazer. Treta. Tenho outro igual com 292mk e entram como manteiga e a embraiagem já tem mais de 50mk.
          Passei uns meses assim e como não gostei da resposta, tentei outro mecânico.
          2º mecânico – viu os cabos e disse que estavam em bom estado. Trocou a valvulina por uma com especificações Ford. Faltava-lhe ± meio litro. Afinou selector e as mudanças começaram a entrar ligeiramente melhor. Sol de pouca dura. 500 quilómetros depois volta ao mesmo. Disse para andar assim uns tempos que a caixa iria melhorar!!! Voltei lá, falei, mas disse-me que é o desgaste normal! Num carro com 100mk?!
          Mais uns meses assim, até que me chateei e consultei um terceiro mecânico de quem tive boas referências.
          3ª mecânico – diagnóstico: carretos da caixa de velocidades gripados, melhor trocar de caixa. Compro caixa de velocidades usada com garantia. Instala a caixa, diz que a valvulina está nova, bem como o kit de embraiagem, e os cabos estão em muito bom estado. Pego no carro...está na mesma!!!! Só não mandei logo o carro pelo monte abaixo porque preciso dele. Chamo-lhe a atenção e diz-me que pode ser esta “nova” caixa que pode ter defeito. Como ? Se os sintomas são exactamente iguais nas mesmas mudanças?! Era mesmo muita coincidência, não? Diz-me para andar um dia.
          No dia seguinte começo a ter novos problemas. Ao ligar e desligar o carro o motor abana todo, parece que se vai desfazer, estilo o barulho dos bi-massa. Lá pensei que fossem os apoios e troquei-os. Mas ficou na mesma. Se carregar na embraiagem por vezes não faz nada, outras vezes, por frações de segundo, até parece bater válvulas. Se não carregar, até parece que vai sair do chassis. Agora o mais curioso é que quando arranco a frio quase não faz nada e a quente aparecem estes sintomas. Depois de arrancar, fica sereno a trabalhar. De referir que antes de trocar a caixa, também pedi para trocar o tensor da correia de acessórios, que fazia a chiadeira típica, mas trocaram-me apenas o rolamento do tensor, ao contrário do que tinha pedido. Curiosamente a partir daí quando ligo o carro, o motor de arranque parece que fica a rodar mais que o normal, embora pegue logo.
          Como já estou a ficar desanimado, agradecia as vossas opiniões. Será que a caixa não “desembraia” bem? Carretos nesta “nova” caixa? Selector? Cabos lixados? Poderá este novo sintoma ter a ver com o motor de arranque? Volante de motor? Poderá existir alguma ligação entre tudo? Será que é o tensor que provoca esta vibração ao ligar? O mecânico diz que não “desengata” bem, daí esta vibração. Para carregar sempre na embraiagem. Então o meu outro com 290mk não faz isto e este com 100mk faz? Agradecia a vossa opinião ou a indicação de um mecânico competente, na zona do Porto.
          Obrigado e desculpem o testamento.
          Consulta um destes:
          https://g.page/oficina-amauto?share
          ou
          https://goo.gl/maps/WuzgSDJST9ZmwnTUA


          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
          É por aqui.

          A embraiagem simplesmente não está a fazer o seu serviço.

          Uns viram 100kkm e mudaram o mínimo para ganhar o máximo. Os outros não mexem A ou B porque assumem que o mecânico anterior mudou.

          A forquilha e o pedal são elementos chave. A forquilha pode ter desgaste e muitos poucos mecânicos mudam o óleo do sistema ou olham com olhos de ver para o pedal e sua função... o que não deixa de ser curioso porque até afinaram os cabos e mudaram a caixa!!! De todos não há UM a olhar para este tema?

          O teste do carro desligado é o primeiro a fazer nestes casos. Está a arranhar a troca de mudanças em andamento e desligado e parado não, então pode ser apenas um problema hidráulico.
          Palavras mágicas.
          É isso e levar a peça velha para tirar a referência e encomendar igual. E se a peça não é a correcta? Há engano 2xs

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Consulta um destes:
            https://g.page/oficina-amauto?share
            ou
            https://goo.gl/maps/WuzgSDJST9ZmwnTUA



            Palavras mágicas.
            É isso e levar a peça velha para tirar a referência e encomendar igual. E se a peça não é a correcta? Há engano 2xs
            Sem dúvida, até porque o mundo das peças é outro vortex.

            Deve-se sempre validar a peça nova através da velha.

            Comentário


              #7
              Falava da peça velha já ser a errada. Um caso bastante comum é em discos e pastilhas. Basta serem iguais que passam a servir. Agora se tem 1 ou 2mm de diferença já não importa. O ruído em estrada de paralelos deve ser outra coisa....

              Comentário


                #8
                Antes de mais agradeço a todos as vossas respostas.

                Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                Acho melhor pegar nesses 3 "mecânicos" embrulha-los e empurrar pelo monte abaixo.
                Carretos gripados disse um deles?
                Um carreto para gripar teria que andar sem óleo muito tempo, e mesmo assim...Como é que ele chegou a essa conclusão? Desmontou a caixa?
                De carretos e torno mecânico percebo eu. Até os faço.
                No limite poderia ser na entrada dos dentes, estar danificado (com rebarba ) devido a arranhar/forçar/saltar / a entrada das mudanças e criar calo que impedisse a entrada suave das mesmas.
                Será que o kit de embraiagem foi bem montado?
                Os restantes componentes (rolamento de encosto, forquilha etc) foi tudo substituído ou pelo menos bem analisado ? Ou limitaram-se a substituir somente o disco e a prensa? E mesmo esses foram devidamente montados?
                Apontava mais o problema para um desses "periféricos" que propriamente a caixa.

                Pode também ser algo relacionado com o sistema hidráulico do pedal de embraiagem (cilindro mestre)...Trocar fluido da mesma é barato e faz parte da manutenção.Enfim...
                Tenta um 4º mecânico, porque hoje em dia em cada 4 "mecânicos" só um é que realmente o é...
                Boa sorte com isso.
                Só uma curiosidade:
                Carro parado e desligado as mudanças também custam a entrar?

                Infelizmente nunca conheci mecânicos de jeito. Já tive inúmeras histórias que correram mal, inclusive carros que entram a trabalhar na oficina e vão diretos para abate. Mas isso são outras histórias.
                Eu confiei que o kit foi bem montado, tanto mais que foi visto pelo primeiro que o montou e o terceiro que substituiu a caixa. O kit da sachs foi completo ( rolamento, prato e disco ), comprado numa casa de peças no Porto, bem conhecida e onde sempre comprei todas as peças sem problemas. Podia pôr a hipótese de algum componente ter um problema, mas como disse os sintomas surgiram antes de trocar o kit. Aliás ao surgirem os sintomas associei a embraiagem desgastada. A surpresa foi continuar tudo igual depois da troca pelo novo kit. Quanto ao sistema hidráulico, se existisse alguma fuga teria óleo a aparecer por trás dos pedais, não? A questão da forquilha não tinha efetivamente pensado nisso. Já tive um problema na caixa de um punto de 2018 novo, em que as mudanças custavam a entrar e tiveram que trocar a forquilha em garantia. É uma boa hipótese a considerar efetivamente.
                Eu também achei estranho a caixa estar avariada com tão poucos quilómetros, tanto que estas caixas MTX75 são muito resistentes, mas na base da dúvida preferi trocar. De qualquer modo tenho a original comigo.
                As mudanças com o carro desligado entram bem melhor. Na verdade a sensação que tenho ao conduzir o carro e meter as mudanças, é como quando temos um carro desligado e tentamos metê-las sem carregar na embraiagem. Existe aquela resistência, mas amplificada neste caso.

                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Consulta um destes:
                https://g.page/oficina-amauto?share
                ou
                https://goo.gl/maps/WuzgSDJST9ZmwnTUA



                Palavras mágicas.
                É isso e levar a peça velha para tirar a referência e encomendar igual. E se a peça não é a correcta? Há engano 2xs
                Agradeço essas referências. Até não são muito longe aqui de casa. Vou tentar. Não pretendia estar a tirar pela terceira vez a embraiagem, gastar uma pipa de massa e ficar tudo na mesma. Daqui a pouco fica mais cara a reparação do que me custou o carro. Podem realmente as peças estarem com referências erradas, mas 2 mecânicos a olharem para elas não notavam? E além disso os sintomas já vinham de antes. De qualquer modo era o disco original Ford que lá estava e por acaso até o tenho comigo.

                Comentário


                  #9
                  As coisas que leio aqui [emoji1751]

                  Ontopic:
                  Deixa isso em alguém competente e com tempo para experimentar.

                  Comentário


                    #10
                    Porque não levas o carro à marca?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      As coisas que leio aqui [emoji1751]

                      Ontopic:
                      Deixa isso em alguém competente e com tempo para experimentar.
                      Pois o problema é encontrá-lo. Vou seguir a tua indicação e consultar uma dessas oficinas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                        Porque não levas o carro à marca?
                        Também já os abordei. A resposta é simples: tem que tirar tudo fora, ver o que é e substituir por peças Ford o que for para substituir. Pelas contas que me apresentaram, só a mão de obra para tirar a caixa fora ficava quase por metade do dinheiro que dei pelo carro. Além do que poderia vir por ali acima. Esquece. O carro tem vinte anos e embora esteja muito bom do resto eu não estou para deitar mais dinheiro fora. Irei fazer mais uma última tentativa em alguém que perceba do assunto.

                        Comentário


                          #13
                          Mas não esperes soluções para ontem. Sendo um carro com historial desconhecido, há que avaliar tudo e isso demora o seu tempo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sportive Ver Post
                            Também já os abordei. A resposta é simples: tem que tirar tudo fora, ver o que é e substituir por peças Ford o que for para substituir. Pelas contas que me apresentaram, só a mão de obra para tirar a caixa fora ficava quase por metade do dinheiro que dei pelo carro. Além do que poderia vir por ali acima. Esquece. O carro tem vinte anos e embora esteja muito bom do resto eu não estou para deitar mais dinheiro fora. Irei fazer mais uma última tentativa em alguém que perceba do assunto.
                            Se tiveres um problema na prensa, a caixa tem de sair... Se detectarem um problema na caixa, tem de abrir.

                            Infelizmente não dá para fazer um RaioX/TAC e detectar no problema. A não ser que o problema resida nos membros(cabos, bomba primária, apoios, ..).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Se tiveres um problema na prensa, a caixa tem de sair... Se detectarem um problema na caixa, tem de abrir.

                              Infelizmente não dá para fazer um RaioX/TAC e detectar no problema. A não ser que o problema resida nos membros(cabos, bomba primária, apoios, ..).
                              Paciência é o que eu mais tenho tido. Um ano nesta brincadeira. Não é por um carro ficar lá um mês que me vai tirar o sono. Aliás só para trocar os apoios da caixa e motor ficou lá 15 dias no mecânico. Se isto não é ser paciente...Compreendo que tenha que analisar, se calhar tirar caixa, abrir, etc...agora é para arranjar de vez e sem experiências. Ou é ou não é. E tem que ser um valor que compense porque o carro já tem uns anos. Inclusive já pedi preço para caixa reconstruida na Sparkes ( 1000€). Mas e se é de outra peça? Deitar dinheiro fora? Tem que ser alguém que perceba da poda. Vou contactar essas oficinas que me deste a referência. Obrigado
                              Editado pela última vez por Sportive; 12 June 2022, 14:39.

                              Comentário


                                #16
                                Quanto estás disposto a pagar pela reparação? 100? 300? 500?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Falava da peça velha já ser a errada. Um caso bastante comum é em discos e pastilhas. Basta serem iguais que passam a servir. Agora se tem 1 ou 2mm de diferença já não importa. O ruído em estrada de paralelos deve ser outra coisa....
                                  Percebo, mas supostamente a peça velha (a inicial) era a original do carro (?)

                                  Só o user pode confirmar se assim o é.

                                  E agora um pequeno off-topic dentro do tópico.

                                  Muita gente (donos, mecânicos, etc) ficam cegos com a quilometragem de um carro, quer seja para cima, ou para baixo.

                                  Sobre a questão hidráulica, o dono do carro (Sportive) cai no mesmo erro de muitos mecânicos.
                                  Não tem fuga, está ok. Errado, se for uma massa consistente em vez de óleo, já nao faz metade do que devia... tem de ser mudado.

                                  Por esta lógica nunca se mudaria um óleo do motor. Não ha fuga e está a nível, siga.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                    Percebo, mas supostamente a peça velha (a inicial) era a original do carro (?)

                                    Só o user pode confirmar se assim o é.

                                    E agora um pequeno off-topic dentro do tópico.

                                    Muita gente (donos, mecânicos, etc) ficam cegos com a quilometragem de um carro, quer seja para cima, ou para baixo.

                                    Sobre a questão hidráulica, o dono do carro (Sportive) cai no mesmo erro de muitos mecânicos.
                                    Não tem fuga, está ok. Errado, se for uma massa consistente em vez de óleo, já nao faz metade do que devia... tem de ser mudado.

                                    Por esta lógica nunca se mudaria um óleo do motor. Não ha fuga e está a nível, siga.
                                    Nem mais...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Quanto estás disposto a pagar pela reparação? 100? 300? 500?
                                      Não tenho um valor definido. Mas digamos que até 500 euros estaria disposto a investir. Mais tostão, menos tostão. Acima disso não me compensa atendendo ao que já gastei.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                        Percebo, mas supostamente a peça velha (a inicial) era a original do carro (?)

                                        Só o user pode confirmar se assim o é.

                                        E agora um pequeno off-topic dentro do tópico.

                                        Muita gente (donos, mecânicos, etc) ficam cegos com a quilometragem de um carro, quer seja para cima, ou para baixo.

                                        Sobre a questão hidráulica, o dono do carro (Sportive) cai no mesmo erro de muitos mecânicos.
                                        Não tem fuga, está ok. Errado, se for uma massa consistente em vez de óleo, já nao faz metade do que devia... tem de ser mudado.

                                        Por esta lógica nunca se mudaria um óleo do motor. Não ha fuga e está a nível, siga.
                                        A peça que estava no carro era original Ford. Ainda está comigo. Mas como disse, o problema manifestou-se quando a peça original ainda estava montada no carro. Por isso, mesmo que o kit estivesse errado, não foi ele que provocou o problema. Além disso surgiram depois os outros problemas no arranque, que quanto a mim estão interligados, porquanto só aliviam quando carrego na embraiagem.
                                        BrunoD, eu não tenho a certeza se a hidráulica está bem. Apenas comentei que nesse caso deveria aparecer algum vestígio de óleo, em caso de fuga. Não sou mecânico, apenas tenho algumas luzes. Posso estar errado. Por isso pedi a ajuda.
                                        Os meus carros seguem à risca todas as manutenções. Inclusive até abuso. É para mudar óleo de 15mk em 15mk, eu mudo de 10 em 10 ( sintético ou mineral ) da marca. Não há cá óleos do zé do bidom. Filtros da marca, velas da marca, escovas das boas, calços dos bons, amortecedores aos 80/100 sachs ou, bilstein B4 ( conforme o carro ), correia de distribuição sempre antes do tempo, kits de embraiagem da sachs. Não facilito. Já entrei pela madeira dentro muitas vezes por causa de material barato. Já tive vários carros e aprendi isso à minha custa. Sigo essa lógica e não tenho tido problemas de maior com os meus carros: Punto 199 com 30mk, Corolla XL com 240mk, Focus Tddi com 292mk e Focus Tddi com 103mk. Os quilómetros para mim não são fundamentais, desde que tenha sido bem mantido. Dou preferência a carros com historial. Tanto assim é, que estou a negociar para o meu filho, um terceiro Focus Tddi com mais de 250mk mas que tem um bom historial. Não ligo a ponta de um chavo se é um carro da moda ou xpto. Para mim tem que ser confortável, barato de manutenção, seguro, fiável e económico. Por isso se algum mecânico me disser que é aquela peça xpto que precisa de ser mudada, mudo. Por isso mudei a caixa e nem pus em causa. Agora, como disseram e muito bem, é preciso encontrar um MECÂNICO BOM e isso nunca conheci na minha vida. Se fosse contar as histórias que já passei...
                                        BrunoD eu vou tentar falar com uma das oficinas que o Eblase indicou e depois logo se vê. Agradeço contudo a sugestão.
                                        Editado pela última vez por Sportive; 12 June 2022, 22:59.

                                        Comentário


                                          #21
                                          passou um por aqui com um historial parecido. mais de 4000€ em peças e MO em menos de 1 ano, com fugas aos impostos pelo meio.

                                          Gastou "trocos" a trocar bomba principal e secundária da embraiagem, e milagrosamente os problemas desapareceram todos.
                                          como é que o mecânico reparou no problema? um carrega no pedal, outro olha para a bomba. Quando se carregava no pedal, a bomba junto à caixa ficava a meio caminho
                                          Um teste altamente complexo e especializado

                                          A diferença maior para o teu caso é que tinha passado pela ford pouco depois do problema começar, disseram-lhe que o problema era das bombas e só depois é que podiam avaliar se havia mais problemas. Achou o serviço mau e caro, foi ao mecânico amigo, e depois a outro, e depois a outro...

                                          Não quer dizer que no teu caso seja isso, mas é bem provável

                                          Há (pelo menos) 3 leis fundamentais no manual do bom mechânico:
                                          - um sistema hidraulico só tem problemas quando tem fugas. Se não tem fugas, ou não tem problema, ou o problema é electrónico (modulo ABS, etc)
                                          - um fio descarnado só dá problemas quando toca na chapa
                                          - num carro recente: "isso precisa de programação e o meu computador não faz"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                            passou um por aqui com um historial parecido. mais de 4000€ em peças e MO em menos de 1 ano, com fugas aos impostos pelo meio.

                                            Gastou "trocos" a trocar bomba principal e secundária da embraiagem, e milagrosamente os problemas desapareceram todos.
                                            como é que o mecânico reparou no problema? um carrega no pedal, outro olha para a bomba. Quando se carregava no pedal, a bomba junto à caixa ficava a meio caminho
                                            Um teste altamente complexo e especializado

                                            A diferença maior para o teu caso é que tinha passado pela ford pouco depois do problema começar, disseram-lhe que o problema era das bombas e só depois é que podiam avaliar se havia mais problemas. Achou o serviço mau e caro, foi ao mecânico amigo, e depois a outro, e depois a outro...

                                            Não quer dizer que no teu caso seja isso, mas é bem provável

                                            Há (pelo menos) 3 leis fundamentais no manual do bom mechânico:
                                            - um sistema hidraulico só tem problemas quando tem fugas. Se não tem fugas, ou não tem problema, ou o problema é electrónico (modulo ABS, etc)
                                            - um fio descarnado só dá problemas quando toca na chapa
                                            - num carro recente: "isso precisa de programação e o meu computador não faz"
                                            Gostei dessa das leis. Efetivamente isso é o que acontece com a maior parte dos "bons mecânicos". Mas a primeira lei devia ser: Não sabes, não inventes. Já não precisavam das outras. Mas a porra do ego é lixada....
                                            Eu entendi o que pretendes dizer com o exemplo que apresentaste, mas a realidade é esta: ir à marca não é sinónimo de problema resolvido e mais barato. Inúmeras vezes é o oposto. E este poderia ser um destes exemplos. Mas isso seria tema para uma looooooonga conversa.
                                            Eblase, já fui falar hoje com os senhores da primeira oficina que me recomendaste. Eles trabalham essencialmente com caixas automáticas, mas aceitaram ver o meu caso. Ficou agendado para o mês que vem.
                                            Obrigado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como já disse desde o inicio. Em 4 mecânicos, um aproveita-se. E estou a ser otimista nesta avaliação.
                                              O que se está a passar com o Sportive, com certeza já se passou com muitos de nós.
                                              Se eu fosse a falar situações idênticas que se passaram comigo ao longo de quase 40 anos...as desculpas são sempre esfarrapadas,e é raro um serviço ficar impecável há primeira.

                                              Ou reparam embraiagem e fica com fugas, reparam oringues de permutador e fica fuga entre o fap e o turbo, deixam nível de óleo acima do máximo,vou a outra oficina para tirar o óleo a mais, conduzo uns metros abro o capõ e deixaram o tampao
                                              desapertado virado ao contrário no bocal... a lista é longa.

                                              Se eu não percebesse um pouco de mecânica, os meus carros estavam todos num caos. Algumas vezes fui eu que detetei os problemas e disse o que deveriam fazer, como um barulho que tive na direção. Ninguem sabia, uns era a caixa, outros a bomba, outros os cabeçotes.
                                              Mandei trocar as ponteira de direção e o barulho desapareceu, uma delas estava seca e mal se mexia, provocando esforço e ressonançia dentro do carro.

                                              Enfim. Digo mais, em 6 se calhar há um mecanico que sabe o que faz, o resto limita-se a tentar reparar por tentativas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há problemas que a dentificação avarias são difíceis calcular ainda mais se forem mecânicos multimarcas.
                                                Os médicos mesma coisa, seus diagnósticos divergem um do outro, e esta desgraçado
                                                do doente a tomar medicação nada a ver com sua doença

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para além do que o eblase indicou e caso seja opção em Gaia, veria com a Lau Garage

                                                  https://www.facebook.com/Lau-Garage-353143735108834


                                                  Ou então, espreita no facebook, o "Club C-Max" (https://www.facebook.com/groups/338578782862337/) ou mesmo o Club Ford Portugal (https://www.facebook.com/groups/1009300189164244/), que anda por lá um mecanico de Gondomar e pricipalmente o pessoal do Club C-Max, muitos da zona, tem-se socorrido do mesmo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Sportive Ver Post
                                                    Gostei dessa das leis. Efetivamente isso é o que acontece com a maior parte dos "bons mecânicos". Mas a primeira lei devia ser: Não sabes, não inventes. Já não precisavam das outras. Mas a porra do ego é lixada....
                                                    Eu entendi o que pretendes dizer com o exemplo que apresentaste, mas a realidade é esta: ir à marca não é sinónimo de problema resolvido e mais barato. Inúmeras vezes é o oposto. E este poderia ser um destes exemplos. Mas isso seria tema para uma looooooonga conversa.
                                                    Eblase, já fui falar hoje com os senhores da primeira oficina que me recomendaste. Eles trabalham essencialmente com caixas automáticas, mas aceitaram ver o meu caso. Ficou agendado para o mês que vem.
                                                    Obrigado
                                                    Pede para fazerem video do que irão fazer à tua viatura.

                                                    Depois a malta do forum acompanhava a coisa no Youtube!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por oscari Ver Post
                                                      Pede para fazerem video do que irão fazer à tua viatura.

                                                      Depois a malta do forum acompanhava a coisa no Youtube!!
                                                      Depois acontece como alguns, que não se dão ao trabalho de saber o que estão a fazer, e de repente aparece a malta do RGPD à porta com um caixote na mão para recolher notas de euros.

                                                      Houve um que teve vários avisos por mostrar carros de outros clientes, mas só abriu a pestana quando num video apareceu um cliente a passar com a filha pela mão.
                                                      Um bom advogado explora os cantinhos todos da legislação até não haver mais nada para esmifrar. Largou umas boas notas, mas antes isso que ir para a cadeia.

                                                      Curiosamente, passou a ter cuidado...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ToniGT Ver Post
                                                        Como já disse desde o inicio. Em 4 mecânicos, um aproveita-se. E estou a ser otimista nesta avaliação.
                                                        O que se está a passar com o Sportive, com certeza já se passou com muitos de nós.
                                                        Se eu fosse a falar situações idênticas que se passaram comigo ao longo de quase 40 anos...as desculpas são sempre esfarrapadas,e é raro um serviço ficar impecável há primeira.

                                                        Ou reparam embraiagem e fica com fugas, reparam oringues de permutador e fica fuga entre o fap e o turbo, deixam nível de óleo acima do máximo,vou a outra oficina para tirar o óleo a mais, conduzo uns metros abro o capõ e deixaram o tampao
                                                        desapertado virado ao contrário no bocal... a lista é longa.

                                                        Se eu não percebesse um pouco de mecânica, os meus carros estavam todos num caos. Algumas vezes fui eu que detetei os problemas e disse o que deveriam fazer, como um barulho que tive na direção. Ninguem sabia, uns era a caixa, outros a bomba, outros os cabeçotes.
                                                        Mandei trocar as ponteira de direção e o barulho desapareceu, uma delas estava seca e mal se mexia, provocando esforço e ressonançia dentro do carro.

                                                        Enfim. Digo mais, em 6 se calhar há um mecanico que sabe o que faz, o resto limita-se a tentar reparar por tentativas.

                                                        Se não entendesse um mínimo de carros também já tinha entrado pela madeira dentro. Verifico sempre o que foi feito, quando chego a casa e até mesmo na oficina. Isso já me permitiu descobrir a tempo algumas aselhices. Eu recorro à marca em casos de carros novos ou recentes, ou problemas de eletrónica. O resto pode ser tratado cá fora com um bom mecânico. Para mim o que interessa é a competência do mecânico. Não me importo de pagar um pouco mais, desde que veja brio naquilo que faz. Ter lá o carimbo da marca num carro já com uns anos para mim isso não vale grande coisa.
                                                        Reconheço que existem muitas marcas e modelos, mas o bom profissional, que é interessado e dedicado, acaba sempre por resolver, porque a base é sempre a mesma. Basta querer. Evidentemente que ninguém é obrigado a saber tudo. Mas reconhecermos as nossas limitações só nos fica bem, pois não estamos a aldrabar o outro e ficamos bem com a nossa consciência. Eu quando não sei admito que não sei. Não significa que não possamos tentar, mas quando começamos a “inventar”, acho que devemos recuar. Eu dou-te um exemplo simples através de algo que eu gosto de fazer. Os upgrades dos interiores de carros ( bancos, vidros eléctricos, luzes, computadores de bordo, etc…). Neste caso foi uma experiência de insonorização interior.

                                                        foto1.jpg

                                                        foto2.jpg

                                                        Chegado aqui, quando tentei desmontar os encaixes do tablier junto ao para-brisas, não fui capaz. É pá, mas tu chegaste até aqui, fizeste o mais difícil e não tentaste forçar isso? Dar um jeitinho? Não, porque eu analisei e vi montes de instruções e vídeos para tirar aquilo e continuei sem perceber. Ainda tentei algumas hipóteses. Até vi tipos a arrancarem aquilo. Mas essa é a forma correta? Não. Eu penso que se uma coisa é estudada e concebida de uma forma, então é assim que deve de ser feita ou utilizada. Ora se eu não percebi, tentei e não consegui, o correto é deixar o meu ego de lado, recuar e não me meter a inventar. Portanto tornei a montar tudo. E agora irei pedir ajuda a quem sabe. Se muitas pessoas fossem humildes, metessem o ego de lado e deixassem de trabalhar no típico jeito português do desenrasque, evitavam-se muitos problemas. Atenção que não estou para aqui a acusar ninguém em particular. Nem pensar. Apenas tentei dar um exemplo de que quando não sabemos devemos admiti-lo, antes de fazer asneira. Daí o meu pedido de ajuda neste tópico.


                                                        Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                                        Há problemas que a dentificação avarias são difíceis calcular ainda mais se forem mecânicos multimarcas.
                                                        Os médicos mesma coisa, seus diagnósticos divergem um do outro, e esta desgraçado
                                                        do doente a tomar medicação nada a ver com sua doença
                                                        É cada vez mais difícil porque muitos mecânicos não se reciclam e continuam a trabalhar com os mesmos métodos e vícios desde há anos. Aqui entra a componente do conformismo. A qual mais tarde ou mais cedo nos vai trazer dissabores. Precisamos nos adaptar constantemente nas nossas atividades e fazer as coisas com brio.



                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Para além do que o eblase indicou e caso seja opção em Gaia, veria com a Lau Garage

                                                        https://www.facebook.com/Lau-Garage-353143735108834


                                                        Ou então, espreita no facebook, o "Club C-Max" (https://www.facebook.com/groups/338578782862337/) ou mesmo o Club Ford Portugal (https://www.facebook.com/groups/1009300189164244/), que anda por lá um mecanico de Gondomar e pricipalmente o pessoal do Club C-Max, muitos da zona, tem-se socorrido do mesmo.
                                                        Agradeço as sugestões. Ficam em carteira. Existia um fórum antigo sobre Focus, mas desapareceu. Pelo que entendo passou para o Facebook. Vou espreitar. Quanto ao mecânico de Gondomar vou procurar saber.


                                                        Originalmente Colocado por oscari Ver Post
                                                        Pede para fazerem video do que irão fazer à tua viatura.

                                                        Depois a malta do forum acompanhava a coisa no Youtube!!
                                                        É pá, isso já não me meto. É o trabalho e a casa de cada um. Depois poderei dizer o que foi feito.



                                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                        Depois acontece como alguns, que não se dão ao trabalho de saber o que estão a fazer, e de repente aparece a malta do RGPD à porta com um caixote na mão para recolher notas de euros.

                                                        Houve um que teve vários avisos por mostrar carros de outros clientes, mas só abriu a pestana quando num video apareceu um cliente a passar com a filha pela mão.
                                                        Um bom advogado explora os cantinhos todos da legislação até não haver mais nada para esmifrar. Largou umas boas notas, mas antes isso que ir para a cadeia.

                                                        Curiosamente, passou a ter cuidado...
                                                        Sim é preciso ter cuidado com isso.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X