Bom dia
Além de uma Megane II velhinha, tenho um Ford Focus 1.5 TDCI 2018 que tem umas manias estranhas. Comprei-o em 2018 novo e passado 1 mês de sair do stand, o Start&Stop recusou-se a funcionar mais.
Sei que para funcionar, o Start&Stop tem de cumprir vários critérios, mas das muitas vezes que já estive na oficina, a desculpa é sempre que a bateria tem de carregar e que fazia poucos quilómetros diariamente, sendo que nos últimos 2 anos fazia cerca de 100 quilómetros todos os dias.
Desculpas de análise de carro em garantia, a verdade é que passados 4 anos o problema mantêm-se sem resolução à vista.
Além disso o carro tem umas manias estranhas, já reportadas à oficina, que eu não considero serem normais e que poderão ser indício de perda de energia e consequente descarga da bateria.
Deixo abaixo 2 vídeos onde podem verificar as situações de que falo.
Vídeo 1
<a href="https://youtu.be/HU7Mu_5Tdsg" target="_blank" rel="nofollow ugc">https://youtu.be/LIBIXJ0UasI
Vídeo 2
<a href="https://youtu.be/LIBIXJ0UasI" target="_blank" rel="nofollow ugc">https://youtu.be/LIBIXJ0UasI
No vídeo 1 os manómetros de temperatura e de nível de combustível, animam-se de tempos a tempos movendo-se e as colunas fazem cliques. Esta situação acontece quando o carro está desligado, várias vezes seguidas e não sei durante quanto tempo.
No vídeo 2 quando abro as portas dianteiras do carro, no compartimento do motor ouvia um zumbido que dura sensivelmente um minuto. Isto acontece de cada vez que abro as portas dianteiras. Depois de investigar descobri que a peça que estou a tocar, no vídeo, vibra e o zumbido vem daí. Não faço ideia de que peça é e para que serve.
Parto do princípio que estas duas situações gastam energia sem necessidade e consequentemente descarregam a bateria e por isso o Star&Stop não funciona, pois um dos parâmetros para funcionar é a bateria estar a mais de 75% de carga e continuando assim, qualquer dia chego ao carro e não pega.
Acrescido a estas 2 situações, o pedal de acelerador por vezes fica preso, elevando as rotações quando troco de velocidade.
Na próxima quinta-feira volto a levar o carro à oficina para nova ronda de verificações, se alguém tiver ou teve problema semelhante que partilhe o que é e como resolveu se for caso disso, para desta forma poder confrontar os responsáveis e ter o problema finalmente resolvido, pois a garantia acaba no próximo ano.
Obrigado e bons quilómetros a todos.
Topo
Além de uma Megane II velhinha, tenho um Ford Focus 1.5 TDCI 2018 que tem umas manias estranhas. Comprei-o em 2018 novo e passado 1 mês de sair do stand, o Start&Stop recusou-se a funcionar mais.
Sei que para funcionar, o Start&Stop tem de cumprir vários critérios, mas das muitas vezes que já estive na oficina, a desculpa é sempre que a bateria tem de carregar e que fazia poucos quilómetros diariamente, sendo que nos últimos 2 anos fazia cerca de 100 quilómetros todos os dias.
Desculpas de análise de carro em garantia, a verdade é que passados 4 anos o problema mantêm-se sem resolução à vista.
Além disso o carro tem umas manias estranhas, já reportadas à oficina, que eu não considero serem normais e que poderão ser indício de perda de energia e consequente descarga da bateria.
Deixo abaixo 2 vídeos onde podem verificar as situações de que falo.
Vídeo 1
<a href="https://youtu.be/HU7Mu_5Tdsg" target="_blank" rel="nofollow ugc">https://youtu.be/LIBIXJ0UasI
Vídeo 2
<a href="https://youtu.be/LIBIXJ0UasI" target="_blank" rel="nofollow ugc">https://youtu.be/LIBIXJ0UasI
No vídeo 1 os manómetros de temperatura e de nível de combustível, animam-se de tempos a tempos movendo-se e as colunas fazem cliques. Esta situação acontece quando o carro está desligado, várias vezes seguidas e não sei durante quanto tempo.
No vídeo 2 quando abro as portas dianteiras do carro, no compartimento do motor ouvia um zumbido que dura sensivelmente um minuto. Isto acontece de cada vez que abro as portas dianteiras. Depois de investigar descobri que a peça que estou a tocar, no vídeo, vibra e o zumbido vem daí. Não faço ideia de que peça é e para que serve.
Parto do princípio que estas duas situações gastam energia sem necessidade e consequentemente descarregam a bateria e por isso o Star&Stop não funciona, pois um dos parâmetros para funcionar é a bateria estar a mais de 75% de carga e continuando assim, qualquer dia chego ao carro e não pega.
Acrescido a estas 2 situações, o pedal de acelerador por vezes fica preso, elevando as rotações quando troco de velocidade.
Na próxima quinta-feira volto a levar o carro à oficina para nova ronda de verificações, se alguém tiver ou teve problema semelhante que partilhe o que é e como resolveu se for caso disso, para desta forma poder confrontar os responsáveis e ter o problema finalmente resolvido, pois a garantia acaba no próximo ano.
Obrigado e bons quilómetros a todos.
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