Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carrinha alinhada... mas desalinhada!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carrinha alinhada... mas desalinhada!!!

    Boas, tenho um problema na minha Laguna II Grandtour que é o seguinte:
    Em "andamento normal" ela foge ligeiramente para a direita (tendo de compensar com o volante para a esquerda) mas basta acelerar a fundo que ela fica alinhada (volante direito e a carrinha segue em frente), alivio o acelerador e lá vai ela para a direita outra vez.
    Ela já levou sinoblocos no eixo traseiro e amortecedores e cabeçotes á frente pois estavam todos estourados. Depois disto levou os 4 pneus novos e foi alinhada mas continuava a fugir. Cheguei a ir a outra casa de alinhamento e confirmaram que estava tudo ok, onde até me imprimiram a folha para confirmar e cruzaram os pneus para ver se seria dos pneus mas ficou tudo igual. Entretanto fui com ela à inspeção e a única que disseram é que estava ligeiramente desalinhada mas nem sequer apontaram na folha e também não mencionaram mais nada de mal.
    Já fui ao meu mecânico que após levantar a carrinha não viu nada que justificasse trocar, no entanto disse que quando fosse fazer a revisão que via melhor.
    Alguém tem alguma ideia do que possa ser?! Alguma folga que esteja a passar despercebida?! [emoji2373] É que é estanho ela parada estar alinhada mas em movimento começar a fugir...

    Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk

    #2
    Chassis empenado
    Rótula folgada
    Casquilho folgado
    Pressão dos pneus

    Essa permite alinhamento de camber pelo que deve ser investigado. Tens aí o relatório? Mete uma foto.

    Comentário


      #3
      Aqui há 25 anos, costumava andar muito com um Citroen AX que tinha exactamente esse comportamento, tendo comecado depois de trocar pneus. As jantes tinham sido equilibradas (Lembro-me que até cheguei a escrever a pedir ajuda para aquela revista Guia do Automóvel, tendo a minha pergunta sobre o comportamento em questao ter sido publicada).

      Depois de muito investigar, ficou resolvida a situacao com a troca de jantes da frente para trás (talvez as jantes da frente tivessem algum empeno, nao sei). O certo é que depois de trocar as jantes (frente para trás e vice-versa), passou a andar direito e nunca mais deu chatice. Apenas tinha que ter o cuidado quando se ia trocar de pneus, de avisar o funcionário que as jantes tinham que ficar na mesma posicao.

      Boa sorte na resolucao.

      Comentário


        #4
        Transmissão empenada.

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas dicas, quando a for levar à oficina peço para verificar o que me disseram.
          Em relação à folha do alinhamento vou ver se a encontro para a pôr aqui.

          Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk

          Comentário


            #6
            Mas nesse caso, não era suposto o volante tremer/vibrar?! É que a carrinha não vibra nada, nem em andamento nem a travar!!

            Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tiagofranca Ver Post
              Mas nesse caso, não era suposto o volante tremer/vibrar?! É que a carrinha não vibra nada, nem em andamento nem a travar!!

              Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk
              Estou a referir-me ao caso da transmissão empenada!!

              Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Chassis empenado
                Rótula folgada
                Casquilho folgado
                Pressão dos pneus

                Essa permite alinhamento de camber pelo que deve ser investigado. Tens aí o relatório? Mete uma foto.
                A folha é daquelas de papel térmico e em foto vê-se mal, no entanto aqui estão os valores:

                Frente
                Camber
                Esquerda (entre -0º25' e 0º35') tem -0º05'
                Direita (entre -0º25' e 0º35') tem -0º03'
                Convergência
                Esquerda (entre -0º10' e 0º00') tem -0º05'
                Direita (entre -0º10' e 0º00') tem -0º04'
                Total (entre -0º20' e 0º00') tem -0º09'

                Traseira
                Esquerda (entre 0º11' e 0º21') tem 0º17'
                Traseira (entre 0º11' e 0º21') tem 0º12'
                Total (entre 0º22' e 0º42') tem 0º29'

                Ângulo de impulso -0º02'

                Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Parece que o camber está fora dos parâmetros.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                    Parece que o camber está fora dos parâmetros.
                    Segundo a folha está praticamente a meio das especificações. Tem de estar entre menos 0º25' e mais 0º35' e está com menos 0º05' numa roda e menos 0º03 na outra.

                    Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tiagofranca Ver Post
                      Mas nesse caso, não era suposto o volante tremer/vibrar?! É que a carrinha não vibra nada, nem em andamento nem a travar!!
                      Já tive uma viatura q só vibrava quando virava o volante.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tiagofranca Ver Post
                        Segundo a folha está praticamente a meio das especificações. Tem de estar entre menos 0º25' e mais 0º35' e está com menos 0º05' numa roda e menos 0º03 na outra.

                        Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk
                        Não tinha visto o sinal de menos. Culpa minha.
                        Muitas das Megane 3 saídas em 2009 vieram com problema de alinhamento de fábrica e comiam os pneus por dentro. Houve até um recall, salvo erro, porque as casas de pneus não conseguiam alinhar o "desalinhamento".

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tiagofranca Ver Post
                          Boas, tenho um problema na minha Laguna II Grandtour que é o seguinte:
                          Em "andamento normal" ela foge ligeiramente para a direita (tendo de compensar com o volante para a esquerda) mas basta acelerar a fundo que ela fica alinhada (volante direito e a carrinha segue em frente), alivio o acelerador e lá vai ela para a direita outra vez.
                          Ela já levou sinoblocos no eixo traseiro e amortecedores e cabeçotes á frente pois estavam todos estourados. Depois disto levou os 4 pneus novos e foi alinhada mas continuava a fugir. Cheguei a ir a outra casa de alinhamento e confirmaram que estava tudo ok, onde até me imprimiram a folha para confirmar e cruzaram os pneus para ver se seria dos pneus mas ficou tudo igual. Entretanto fui com ela à inspeção e a única que disseram é que estava ligeiramente desalinhada mas nem sequer apontaram na folha e também não mencionaram mais nada de mal.
                          Já fui ao meu mecânico que após levantar a carrinha não viu nada que justificasse trocar, no entanto disse que quando fosse fazer a revisão que via melhor.
                          Alguém tem alguma ideia do que possa ser?! Alguma folga que esteja a passar despercebida?! [emoji2373] É que é estanho ela parada estar alinhada mas em movimento começar a fugir...

                          Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk
                          Considerando o que escreveste aqui, o problema poderá residir em alguma resistência existente numa das rodas. Significa que quando aceleras, a força exercida sobre as rodas é superior à resistência / atrito que existe, mas quando não aceleras e já não existe força motriz, a resistência provoca o desvio para um lado.
                          Verifica os seguintes pontos:
                          - Travões (discos e calços)
                          - Rolamentos (podem estar a gripar)
                          - Transmissão (empeno)

                          Comentário


                            #14
                            Ora cá venho eu dar notícias acerca da carrinha, a mesma já se encontra "ipacábél"!!
                            Eram os sinoblocos do charriot que já tinham dado o berro, e com a força da tração do motor fazia com que o mesmo se descolasse, pouco mas o suficiente para mexer com a geometria das rodas.
                            Troquei os dois sinoblocos de traz e os outros dois apoios da frente. Agora não mexe nem a carrinha foge!! 👌🏼👌🏼

                            Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X