Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Óleo dos travões vê-se a quente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Óleo dos travões vê-se a quente?

    Boas,

    Tenho andado com o carro da minha namorada, um Peugeot 107 (diga-se de passagem que não combinada nada comigo ) enquanto o meu está na oficina a mudar a embraiagem (por causa duma prensa nas couves... O resto está bom.. Mas pelo sim pelo não leva o kit completo ) e tenho reparado uma coisa no carro dela que não acho normal:

    -A travagem não é nada progressiva. Se eu carregar no pedal ele é macio e sente-se que o carro abranda, mas nada de significativo. Se continuar a carregar de repente fica mais rijo e começa a travar como um animal! Ontem estava a vir para a faculdade e durante uma dessas passagens Macio/rijo ele fez actuar o ABS - senti os toques no pedal e a luz do abs acendeu no painel, sem que nada o fizesse prever, pois era uma travagem bastante normal.

    Fui ver o nível do óleo mas não lhe consigo ver a cor sequer, não sei se por estar quente ou não.

    As minhas perguntas são: pode ver-se o óleo dos travões a quente (o do motor não é fiável p.e)? É normal neste carro o comportamento do pedal? O que pode ter provocado o funcionamento do ABS?

    Obrigado e desde já.

    PS: O carro não é meu, é certo, e alguns podem pensar "não é teu não te preocupes", mas se eu tenho mãos para segurar o carro caso ele fique sem travões ou algo do género, ela não terá, pois apesar de ter carta há quase 1 ano tem algum medo de conduzir e se se vê sem controlo no carro fica à espera que pare.. E eu quero evitar esse tipo de problemas

    #2
    a quente, como? quando está calor?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
      a quente, como? quando está calor?

      Não me parece.

      Ele estará a referir-se em ver o óleo mal acabe de circular com o carro (daí o quente, por ter usado os travões à pouco).

      A frio, será quando o carro já está parado há umas horas.

      Pelo menos presumo que seja isso que ele pretenda referir-se.

      Comentário


        #4
        Não sei mas a variação não deve ser muita. Mas nada como fazeres a experiência. Vês a quente e a frio e vês se há muita diferença. Mas duvido mesmo muito que em qualquer das situações, se estiver no máximo, desça além do mínimo.

        Comentário


          #5
          Sim, exactamente. É que quando pego nele esteve sempre parado por pouco tempo e acaba por nunca "arrefecer" de facto.

          Continuo sem conseguir ver o nível do óleo e a minha questão, ou melhor, uma delas, era para saber se era devido a isso.

          Comentário


            #6
            Quente? Só se vieres a fazer condução de autodromo!

            Verifica isso normalmente, mas também não te assustes se estiver abaixo do máximo, ou seja entre o minimo e o máximo porque o oleo baixa consoante as pastilhas vão-se gastando, por causa do avanço dos bombitos, ao colocar pastilhas novas os bombitos têm de recuar e o nível sobe logo no depósito, convém é mudar o oleo (sangrar) de 3 em 3 anos, porque o sintoma de que falas dá a ideia de haver ar no circuito.

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              O carro ainda não tem 2 anos e o que queria esclarecer é se há algum problema no sistema de travagem pois ainda tem garantia até Novembro. Ela é mulher e a outra pessoa que a conduz é a mãe que são desleixadas por natureza e acham tudo normal.

              No meu carro consigo ver o nível do óleo de longe. Naquele eu bem abano o depósito e não vejo ponta de corno. Só me leva a crer que ou está vazio ou é transparente!

              E se estiver vazio/no mínimo acaba por justificar o facto de actuar tão no fim e de enganar o ABS.. Penso eu, já não sei.

              Comentário


                #8
                Se estivesse vazio, não tinhas travões!

                Porque assim que o oleo baixa do fundo do depósito entra ar, e caso isso aconteça fica sem pressão.
                Experimenta tirar a tampa e ver o nivel olhando lá para dentro. Não deixes é pingar oleo para nada pintado. leva um pano velho.
                E por precaução leva uma garrafa de oleo dot4, caso esteja mesmo no minimo ou abaixo para corrigires o nivel.

                No entanto podes ter algum problema no servofreio.

                Faz este teste com o carro desligado, carrega no pedal a fundo 4 ou 5 vezes até o mesmo ficar duro e mantém-o premido enquanto dás à chave para o motor arrancar, se mal o motor pegue o pedal não aliviar suavemente, significa que tens ai um problema na bomba de travão.

                Comentário


                  #9
                  Fui agora experimentar e o pedal vai logo abaixo quando o motor pega.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                    Fui agora experimentar e o pedal vai logo abaixo quando o motor pega.
                    Então está bom, provavelmente precisa só de trocar o oleo, que já terá absorvido muita humidade, e terá também algum ar no circuito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                      O carro ainda não tem 2 anos e o que queria esclarecer é se há algum problema no sistema de travagem pois ainda tem garantia até Novembro. Ela é mulher e a outra pessoa que a conduz é a mãe que são desleixadas por natureza e acham tudo normal.

                      No meu carro consigo ver o nível do óleo de longe. Naquele eu bem abano o depósito e não vejo ponta de corno. Só me leva a crer que ou está vazio ou é transparente!

                      E se estiver vazio/no mínimo acaba por justificar o facto de actuar tão no fim e de enganar o ABS.. Penso eu, já não sei.

                      Senão consegues ver o nivel é porque não tem oleo, acho que não devias andar com o carro até meteres oleo no deposito respectivo, o melhor é comprares uma embalagem de oleo de travões DOT 4 e meteres até estar a nivel ( o óleo de travões não precisa de ser da mesma marca, é tipo genérico) depois de estar a nivel metes a trabalhar e vais dando umas pisadelas no pedal suavemente mas sempre até ao fundo. Deixas em repouso umas horas e se não baixar está bom.

                      Comentário


                        #12
                        Meti uma palhinha no depósito (aquilo está inacessível de ver por cima, o espaço é muito pouco - o carro também não é grande) e de facto tem muito pouco óleo.

                        Sendo assim é preciso repor. Compro óleo dot 4 ou 5? É preciso sangrar? Se sim, como?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                          Meti uma palhinha no depósito (aquilo está inacessível de ver por cima, o espaço é muito pouco - o carro também não é grande) e de facto tem muito pouco óleo.

                          Sendo assim é preciso repor. Compro óleo dot 4 ou 5? É preciso sangrar? Se sim, como?
                          Por acaso leste o post anterior ao teu?

                          Comentário


                            #14
                            Podes meter DOT 4 sem problemas, depois vais ao pedal e pisas varias vezes seguidas sempre até ao fundo, deixas em descanso ai 2 horas e ves se o nivel baixou ou não.
                            Se estiver a nivel sinal que tudo bem

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
                              Por acaso leste o post anterior ao teu?
                              Li. Se tiveres lá as respostas ao que perguntei dou-te um biscoito.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Scenick Ver Post
                                Podes meter DOT 4 sem problemas, depois vais ao pedal e pisas varias vezes seguidas sempre até ao fundo, deixas em descanso ai 2 horas e ves se o nivel baixou ou não.
                                Se estiver a nivel sinal que tudo bem

                                Não esquecer de fazer isto com o carro a trabalhar (eu sei que já tinhas referido no teu outro post, mas é para reforçar a ideia )
                                Editado pela última vez por nto; 23 June 2011, 20:48.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                  Li. Se tiveres lá as respostas ao que perguntei dou-te um biscoito.

                                  Repara que o que o ferr0 só queria alertar, que acima do teu post, o Scenick já tinha indicado o óleo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                    Li. Se tiveres lá as respostas ao que perguntei dou-te um biscoito.
                                    Está lá escrito para meteres dot 4 e dares uma pisadelas no pedal, pelo menos foi o que eu li, ou não é isso que está escrito?

                                    Mas tudo bem eu aceito o biscoito na mesma

                                    Comentário


                                      #19
                                      A questão é que eu não sei o que lá está e vocês podiam saber o que vem de fábrica.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mete o dot 4 , é tipo universal e no caso do oleo de travoes nao da problemas as misturas, problema é não teres lá oleo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                          A questão é que eu não sei o que lá está e vocês podiam saber o que vem de fábrica.
                                          Tenta ver o manual de instruções.

                                          Mas de cerrteza absoluta que é DOT4.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X