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    O Intercooler (IC)

    Actualmente muito se fala do intercooler, mas afinal para que serve tal peça?



    O intercooler é uma espécie de radiador ou mais especificamente um permutador de calor. O intercooler posiciona-se entre o turbo e os colectores de admissão. Proporciona uma melhor performance ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível , as emissões dos gases de escape e a carga térmica no motor e aumenta a fiabilidade do motor. A sua função é baixar a temperatura do ar que aumentou bastante depois de o ar ser comprimido pelo turbo. A eficiência de um intercooler mede-se pelo sucesso com que consegue remover esse calor. Contudo um intercooler mal dimensionado também pode causar problemas, não é o simples facto de se adicionar um intercooler que se consegue melhorar da melhor forma as performances do motor.

    Modificações:

    O intercooler frontal



    Quem acompanha o mundo das modificações para melhorar performances, saberá que uma das 1ªs coisas a modificar após colocar um turbo maior é o intercooler, colocando um de maiores dimensões.

    Mas aqui surgem-me algumas dúvidas, normalmente estes novos intercoolers de maiores dimensões são colocados a frente do radiador (como ilustra a imagem), e eis as dúvidas:

    -Neste caso ao colocá-lo a frente do radiador não vai obstruir a passagem de ar para o radiador e consequentemente piorar o arrefecimento da água?
    (claro que há aqueles mais pequenos que se colocam em baixo do radiador)

    -Coloca-se o intercooler a frente por uma questão de arrumação/espaço ou para que possa apanhar mais ar?

    -(Decorrente da pergunta anterior) Já analisei dezenas de carros e o intercooler original está um bocado tapado por plásticos e outras peças mecânicas, não deveria apanhar mais ar? Será que as marcas pensam nisto, ou ele não precisa de apanhar ar sequer?

    #2
    O IC está à frente porque é mais importante que este apanhe o ar o mais frio possível. Em relação ao radiador, a temperatura do ar já não é tão crítica.

    O artigo falha, pois não esclarece devidamente sobre a sua importância.

    O rendimento de um motor depende do diferencial de temperatura entre a admissão e o escape. Quando mais frio estiver o ar admitido, mais denso. Logo, melhor o rendimento volumétrico. Uma vez que o turbo e a sobrealimentação em geral provoca um aquecimento do ar, este deve ser arrefecido, ou o objetivo da sobrealimentação (colocar mais ar no mesmo espaço - cilindrada), é comprometido.

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      #3
      Tens intercoolers na cava das rodas da frente. Alias, kits FR e arraçados tem precisamente entradas laterais que canalizam o ar para o ic e é uma das razões de existirem.

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        #4
        Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
        Tens intercoolers na cava das rodas da frente. Alias, kits FR e arraçados tem precisamente entradas laterais que canalizam o ar para o ic e é uma das razões de existirem.
        Exacto, os que tenho visto estão exactamente nas cavas das rodas a frente. Mas nesse sítio, normalmente têm outras peças a frente (exemplo faróis de nevoeiro) e plásticos que impedem que o ar entre com fartura naquele sítio. Isso é que não percebo, não deviam estar num sítio que apanhasse mais ar?

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          #5
          Acho que tem que estar numa zona bem ventilada...No novo Mazda 6 há duas ranhuras em baixo no parachoques frontal..a do lado direito tem uma grelha mas a do lado do condutor não traz essa grelha precisamente para aumentar e facilitar a entrada de ar exterior e facilitar a ventilação e respectivo arrefecimento do Intercooler

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            #6
            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
            ...

            O rendimento de um motor depende do diferencial de temperatura entre a admissão e o escape. Quando mais frio estiver o ar admitido, mais denso. Logo, melhor o rendimento volumétrico.
            Por isso é que a minha mota à noite anda substancialmente mais.

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              #7
              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
              Por isso é que a minha mota à noite anda substancialmente mais.


              E quanto mais embrenhada na escuridão melhor, assim suga aquele ar gélido

              Comentário

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