Actualmente muito se fala do intercooler, mas afinal para que serve tal peça?
O intercooler é uma espécie de radiador ou mais especificamente um permutador de calor. O intercooler posiciona-se entre o turbo e os colectores de admissão. Proporciona uma melhor performance ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível , as emissões dos gases de escape e a carga térmica no motor e aumenta a fiabilidade do motor. A sua função é baixar a temperatura do ar que aumentou bastante depois de o ar ser comprimido pelo turbo. A eficiência de um intercooler mede-se pelo sucesso com que consegue remover esse calor. Contudo um intercooler mal dimensionado também pode causar problemas, não é o simples facto de se adicionar um intercooler que se consegue melhorar da melhor forma as performances do motor.
Modificações:
O intercooler frontal
Quem acompanha o mundo das modificações para melhorar performances, saberá que uma das 1ªs coisas a modificar após colocar um turbo maior é o intercooler, colocando um de maiores dimensões.
Mas aqui surgem-me algumas dúvidas, normalmente estes novos intercoolers de maiores dimensões são colocados a frente do radiador (como ilustra a imagem), e eis as dúvidas:
-Neste caso ao colocá-lo a frente do radiador não vai obstruir a passagem de ar para o radiador e consequentemente piorar o arrefecimento da água?
(claro que há aqueles mais pequenos que se colocam em baixo do radiador)
-Coloca-se o intercooler a frente por uma questão de arrumação/espaço ou para que possa apanhar mais ar?
-(Decorrente da pergunta anterior) Já analisei dezenas de carros e o intercooler original está um bocado tapado por plásticos e outras peças mecânicas, não deveria apanhar mais ar? Será que as marcas pensam nisto, ou ele não precisa de apanhar ar sequer?
O intercooler é uma espécie de radiador ou mais especificamente um permutador de calor. O intercooler posiciona-se entre o turbo e os colectores de admissão. Proporciona uma melhor performance ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível , as emissões dos gases de escape e a carga térmica no motor e aumenta a fiabilidade do motor. A sua função é baixar a temperatura do ar que aumentou bastante depois de o ar ser comprimido pelo turbo. A eficiência de um intercooler mede-se pelo sucesso com que consegue remover esse calor. Contudo um intercooler mal dimensionado também pode causar problemas, não é o simples facto de se adicionar um intercooler que se consegue melhorar da melhor forma as performances do motor.
Modificações:
O intercooler frontal
Quem acompanha o mundo das modificações para melhorar performances, saberá que uma das 1ªs coisas a modificar após colocar um turbo maior é o intercooler, colocando um de maiores dimensões.
Mas aqui surgem-me algumas dúvidas, normalmente estes novos intercoolers de maiores dimensões são colocados a frente do radiador (como ilustra a imagem), e eis as dúvidas:
-Neste caso ao colocá-lo a frente do radiador não vai obstruir a passagem de ar para o radiador e consequentemente piorar o arrefecimento da água?
(claro que há aqueles mais pequenos que se colocam em baixo do radiador)
-Coloca-se o intercooler a frente por uma questão de arrumação/espaço ou para que possa apanhar mais ar?
-(Decorrente da pergunta anterior) Já analisei dezenas de carros e o intercooler original está um bocado tapado por plásticos e outras peças mecânicas, não deveria apanhar mais ar? Será que as marcas pensam nisto, ou ele não precisa de apanhar ar sequer?
Comentário